22 de outubro de 2013

ASSISTÊNCIA RECORDE EM WEMBLEY E TOULOUSE SENTADO NO TOPO

Segunda jornada da Heineken Cup marcada pela vitória do Leinster sobre o Castre, do Scarlets sobre o Harlequins e especialmente do Cardiff sobre o Toulon que provocaram agitação nas tabelas, sem esquecermos a vitória do Toulouse em Wembley sobre o Saracens, perante uma assistência de mais de 61 mil pessoas...

Os jogos de Dezembro vão provavelmente deixar muita coisa resolvida, mas por enquanto apenas o Toulouse leva uma vantagem que pode dar algum conforto.



Grupo 1
O Leinster bateu em casa o campeão francês – Castres Olympique – por 19-7 e segue na liderança com três pontos de vantagem sobre o Northampton Saints, seu adversário da próxima jornada.
Os Saints venceram o Ospreys por 27-16 e os três ensaios que conseguiram
foram uma certa compensação pela derrota na primeira jornada em Castres.
As derrotas que sofreram contra os irlandeses nas três vezes em que se encontraram anteriormente vão com certeza pesar a 7 de Dezembro quando as duas equipas se encontrarem, mas com o factor casa a ajudar para o lado dos ingleses.
O Castres ainda não está afastado da corrida e o resultado do jogo que vão disputar em casa a 6 de Dezembro contra o Ospreys pode ser determinante para a classificação final do grupo.

Grupo 2
Cada equipa venceu uma partida e perdeu outra, e apenas um ponto de bónus separa os dois primeiros dos dois últimos.
Mas a vitória do Cardiff Blues sobre o Toulon por 19-15 foi o resultado mais significativo da jornada, depois da pesada derrota sofrida no primeiro dia de prova, mesmo considerando a inesperada derrota do Exeter Chiefs perante o Glasgow Warriors por 20-16.
Tudo em aberto para ser resolvido nas jornadas futuras.

Grupo 3
Em Wembley Saracens e Toulouse bateram um novo recorde de assitência a um jogo da competição, com 61.248 espectadores no estádio, a verem os franceses baterem os ingleses por 17-16, graças a um ensaio do número 8 visitante, Louis Picamoles, e tomarem a liderança isolada do grupo, com quatro pontos de vantagem sobre os segundos e terceiros.
Valeu ao Saracens o bónus defensivo para não manter ainda alguma esperança no futuro.
Em Itália o Connacht bateu o Zebre por 33-6 deixando os italianos como o pior dos três participantes que não conseguiram um ponto sequer na tabela classificativa.

Grupo 4
Um empate a 26 pontos entre o Scarlets e o Racing Metro eixou as duas equipas
na liderança partilhada, mas apenas a um ponto do Clermont, que recuperou do desaire do primeiro dia e se vingou no Harlequins a quem derrotou por 23-16, deixando os ingleses em  péssima situação com o apuramento praticamente comprometido.
Faltou ao Clermont, ainda sem Bardy, conseguir o quarto ensaio que lhes teria dado também um lugar no topo da tabela.
Em Dezembro Clermont e Scarlets, e Racing e Harlequins vão-se defrontar por duas vezes – ida e volta – e então tudo ficará mais claro.

Grupo 5
O Ulster Rugby está no comando da tabela, depois de uma segunda vitória na prova, desta vez sobre o Montpellier por 25-8 na casa do adversário, e começa a sentir que a quarta presença consecutiva nos quartos de final está ali mesmo à mão de semear.
O Leicester Tigers derrotou o Benetton Treviso por 34-3 e graças aos dois pontos de bónus que conseguiu, está apenas a outros dois da liderança, mas não pode descolar no dia 8 de Dezembro quando defrontar o Montpellier em casa.
Para o Montpellier que está a quatro pontos do líder mais um resultado negativo será a despedida da prova, o que dá um sabor especial à partida.

Grupo 6
Apenas os dois pontos de bónus conseguidos afasta o Perpignan de parte da concorrência, noutro grupo onde todas as equipas já venceram uma vez, já que o Munster , que leva um bónus na sacola, está ali mesmo apenas com um ponto de desvantagem.

Em Dezembro, com os confrontos duplos do Gloucester com o Edimburgh e do Perpignan com o Munster tudo se clarificará...a menos que as equipas resolvam partilhar a pontuação e deixar tudo como antes...






Na Amlin Challenge Cup só três equipas ainda não pontuaram - Mogliano, Aironi e Lusitanos -  apesar de mais uma só ter conseguido um bónus defensivo - Calarieri Prato.

Apuram-se para os quartos de final os vencedores de cada grupo (a que se juntam três equipas que "descem" da Heineken Cup), mas essa não é a única preocupação das equipas, pois o acasalamento dos quartos de final é feito em função da classificação global dos vencedores - por exemplo, o melhor vencedor da fase de grupos, vai jogar aquela eliminatória contra o pior dos vencedores daquela fase.

Neste momento apenas no grupo 5 os dois principais candidatos não se encontraram, e Sale Sharks (Grupo 1), Bath (Grupo 2) e London Wasps (Grupo 4) parecem bem lançados para a vitória na fase de apuramento, secundados respectivamente por Biarritz, Newport/Bordeaux e Bayonne/Grenoble.

Note-se que o Biarritz que tão mal tem andado na Top-14 conseguiu a sua primeira vitória desde 24 de Agosto (!), tendo inclusive perdido para o Oyonnax, a quem bateu neste final de semana - o seu apuramento não é provável, mas talvez este resultado sirva de incentivo para o campeonato francês.

No grupo 3 as coisas estão mais complicadas, e o Brive vai na cabeça, mas apenas com um ponto de vantagem sobre Bucharest Wolves e Newcastle Falcons.

Quanto ao grupo dos Lusitanos, o Stade Français perdeu o bónus ofensivo - e safou-se da derrota! - mas continua na luta pelo apuramento, que só começará a ficar definido na próxima jornada quando defrontar o London Irish, no Majestic.



1 comentário:

MT disse...

Vale a pena ver o jogo dos Saracens x Stade Toulosain

http://www.youtube.com/watch?v=eX-kNZOS4Gc