20 de outubro de 2013

DIGAM LÁ SE ISTO NÃO É COMPETIÇÃO!

Lousã, Caldas e Vitória de Setúbal somaram segunda vitória na Primeirona, com os serranos a beneficiarem ainda do segundo bónus de ataque para se isolarem no comando da tabela, enquanto os pelicanos, sem o ponto de bónus, ficam na segunda posição a um ponto do líder, e os sadinos se ficam no terceiro lugar, já que não conseguiram nas duas partidas, nenhuma bonificação.

No outro lado da tabela Santarém, São Miguel e Agrária somaram a segunda derrota na competição, mas todas elas contam com um ponto de bónus defensivo, para não apresentarem o maldito zero como registo!



No meio da balança seguem Benfica e Évora com cinco pontos, e Sporting e Loulé que não beneficiaram de bónus em nenhum dos encontros, e estão iguais com quatro pontos classificativos, todos com uma vitória e uma derrota.

A jornada mostrou bem o equilíbrio que se vai registar ao longo da prova, e como nenhuma equipa se assume como candidata ao título - coitadinhas, todas tão modestas... - resta-nos ir observando o que se passa, cruzar essa observação com as informações que nos foram chegando ao longo dos meses, e, desprezando o silêncio das inocentes, anunciar quem são eles, os candidatos!

Mas não o vamos fazer para já, pois ainda é cedo para que os factos se sobreponham à conversa e aos silêncios, se não contarmos com a excitação de alguns apoiantes de algumas equipas, que já se vêm em Cardiff, a disputar a final da Heineken Cup!


A História não se repete, mas só quem a conhece sabe dela tirar lições para o futuro, e parece que foi isso que a Lousã fez. E bem, a julgar pelo resultado...
Depois das quatro derrotas que sofreram na última época os serranos prepararam-se para este reencontro com todo o cuidado, e como resultado disso acabaram por ter absoluto domínio no sector dos avançados, em especial nas formações, enquanto os chaparros não tiveram arte para aproveitar alguma vantagem que poderiam ter nas linhas atrasadas.
Muito longe ainda das grandes decisões, algumas indicações se começam a sentir, e com as duas folgadas vitórias nas duas primeiras jornadas, é natural que os focos comecem a estar apontados na direcção da Lousã.


O Caldas foi a equipa do defeso, mais pelo que dela disseram do que ela disse de si mesmo, mas a verdade é que as contratações que os pelicanos fizeram são de peso e representam uma efectiva e grande melhoria no potencial da equipa, e agora exige-se que a equipa cumpra de acordo com a expectativa criada.
Mas será que essa exigência tem que ser cobrada dia a dia, jogo a jogo, ou terá o Caldas necessidade de tempo e espaço para poder desenvolver o seu potencial e então sim, cumprir de acordo com a expectativa?
Nós achamos que todas as equipas precisam de um período de adaptação quando sofrem mudanças significativas, e é nesse sentido que entendemos o momento de cada uma delas.
Por exemplo o Benfica - depois de uma época horrível, começou da melhor maneira com uma vitória e ponto de bónus, e esta semana apesar da derrota, só veio a perder o bónus defensivo já na parte final da partida, o que significa que vai possivelmente ser uma das equipas que estará no play off final.
Mas, como dissemos mais acima, ainda é cedo para ter uma opinião formada.


O Vitória de Setúbal terminou a época passada em baixa, mas tal como então, está começando este ano em alta!
Aproveitando todas as oportunidades os sadinos estão claramente no grupo da frente e parecem querer assegurar uma época tranquila o mais cedo possível.
Os bulldogs conseguiram o seu primeiro ponto e voltaram a marcar ensaios - dois, desta feita - o que pode ser sinónimo da sua capacidade ofensiva.
Será interessante acompanhar o crescimento da equipa, agora que os confrontos semanais são bem mais exigentes que na época passada.


O Sporting conseguiu a sua primeira vitória, mas não sem ter que se esforçar, e os três pontos de vantagem que se registavam a seu favor, ao intervalo, são documento da resistência dos cavaleiros, que falharam o bónus defensivo mas deram boa conta de si.
Os leões fazem parte dos conjuntos com possibilidade de chegar ao play-off - se bem que dizer isto nesta altura do campeonato vale o que vale, já que praticamente todas estão nessa circunstância! - mas como outros precisam também de tempo para que a equipa se adapte ao ritmo da prova e às suas exigências.
Até lá terá que continuar a somar pontos para não perder o contacto com as restantes candidatas à inclusão.


O Loulé voltou a ganhar no primeiro embate da época com a Agrária de Coimbra, mas não existe qualquer semelhança entre o resultado do ano passado e o deste ano.
Significa isso que os algarvios estão mais fracos? Não creio, e dá a impressão é que os charruas estiveram melhores do que então, com a juventude a ganhar calo e a criar expectativas.
(Poderá parecer deslocada a referência que vou fazer - aliás repetir - mas continua a surpresa pela inactividade do Comité Regional de Rugby do Centro, que ainda não deu sinal de vida esta ano, e cuja actividade é imprescindível ao crescimento do rugby na região. O que se passa?)
Os louletanos recuperaram da derrota do primeiro dia, e podem agora respirar um pouco na preparação do próximo jogo em casa frente ao Caldas, e nas três semanas seguintes frente a equipas que lutam por objectivos semelhantes.


17 comentários:

Anónimo disse...

Quem era o 1o centro do Sporting?

Anónimo disse...

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.734703909879529.1073741852.113942631955663&type=1

Anónimo disse...

VERGONHA...

Anónimo disse...

Já percebemos que o Benfica continua com os mesmos métodos "rascas" dos tuneis da luz, as moscas são diferentes mas o resto é igual.

Porque é que a sequência das imagens não mostra tudo desde início? porque é que o Benfica não diz que esse atleta pontapeou Nuno Taful no chão obrigando á saída deste?

O problema do Benfica é o orgulho, o Benfica nunca acreditou que por muito má que fosse a sua equipa existiriam equipas na Primeira Divisão a fazer-lhes frente e quando perceberam que iam perder o jogo, então perderam completamente a cabeça.

Sejam homenzinhos, tentem não copiar os maus exemplos do futebol e tentem, já agora, jogar Rugby e não provocar os adversários como por exemplo fez o vosso 17, o tempo todo desde que entrou em campo até ter sido expulso (entre a entrada e a expulsão passaram 12 minutos).

O Benfica é grande mas os métodos utilizados pelo Rugby no Benfica são rascas.

Anónimo disse...

Pois e o Benfica julgava que so as camisolas ganhavam os jogos, pois nao e bem assim.
Andaram a dar porrada o jogo inteiro e agora queixam-se de uma so situacao feitas donzelas ofendidas? O Benfica de Donzela nada tem.

O Benfica deve-se preparar mentalmente para perder tambem com o Evora e o Lousa e para discutir o Jogo com o Sporting e o Setubal.

O Benfica quando percebeu que o adversario tinha Rugby a mais para o Benfica, procurou a picardia, o jogo feio, enfim nada a que os meninos do Benfica nao nos tivessem habituado ao longo dos anos e quem jogou Rugby sabe do que falo.

Para eles agora vai ser mais doloroso o perderem porque vai acontecer contra equipas que eles achavam ser muito inferiores.

Anónimo disse...

Bem feito.
O Benfica perdeu o jogo e o Emanuel Almeida ainda levou por cima.
Passou o jogo todo malhar nos "putos" do Caldas, para se armar em heroi com a passividade do arbitro, depois a paciência acabou.
Levou como as imagens descrevem, e o curioso e que ninguém do Benfica la foi ajudar o colega.
Que raio de equipa e esta?
Agora a malta do Benfica, nomeadamente o Ricardo Rodrigues (paulinho) já anda no Facebook a partilhar estas imagens com meio mundo atrás do símbolo do Benfica.
Não foi correcto a atitude inicialmente do Emanuel do Benfica, não foi correcto a atitude do jogador do Caldas, não é correcto o Ricardo Rodrigues (paulinho) do Benfica andar a tentar resolver ou divulgar umas fotos que em nada retratam o que se passou.
Que mau perder e cobardia no durante e principalmente no pós...
Perderam, levaram, azar... A vida continua

Ps: Mão de Mestre por favor coloque este comentário pois a verdade tem de ser reposta

Anónimo disse...

Força Benfica, vamos mostrar aquilo que nós somos!

Anónimo disse...

Ao que parece os "putos" das Caldas, arrumaram mesmos com os "Emanueis" do benfica!

Anónimo disse...

É engraçado que todos falem da equipa do Benfica e do jogo com o Caldas. Quem esteve a ver o jogo este fds nas Caldas viu que a equipa da casa não joga NADA! tem lá um ou dois jogadores que podem fazer a diferença, mas de resto... Ganharam o jogo pq o Benfica cometeu 2 erros fatais. O caldas saiu vitorioso como poderia ter sido o Benfica.

mas enfim, no final da época conversamos.

CARREGA BENFICA!!

Anónimo disse...

Estranho é termos em portugal até na 1ª divisão jogadores de grande nivel no "pack" avançado, e a selecção continuar a ir buscar certos "luso-descendentes" e continuar a não ligar nenhuma aos que cá jogam.
Depois de ver aqui os resultados/comentários dá para reparar que o caldas, lousã, sporting e benfica possivelmente seram os clubes a lutar pelo titulo, agrária, são miguel e loulé seram aqueles que estaram a lutar pela manutenção. Não estive presente no jogo entre o Benfica- Caldas mas o que demonstram as fotos é muito grave, e deviam ser dadas as devidas sanções aos jogadores envolvidos das DUAS partes. Obrigado MdM pela vasta informação que dispõe sobre a actualidade do rugby nacional e internacional.

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 17:57,
Aproveito o teu comentário para encerrar nesta caixa o assunto da agressão ou agressões que possam ter acontecido no jogo do Caldas com o Benfica.
O que fica bem claro nas fotos que foram publicadas, é que elas com certeza não contam a história toda. Aliás assim é sempre que se fixa um momento e não se reproduzem as condições em que esse momento aconteceu.
Não vi, não sei o que se pasou, mas confesso que o nível dos comentários aqui publicados, com origem num lado e no outro, são apenas reflexo de um ambiente degradado em que as pessoas não se respeitam, acusam, insinuam, falam de coisas que não sabem, mas sempre com ares de grandes doutores.
Não vi ninguém fazer uma análise ao jogo da sua própria equipa, apenas comentários mais ou menos raivosos sobre a OUTRA equipa.
A culpa é sempre do outro, do árbitro, do Menino Jesus... O comentador está sempre do lado da razão e da verdade absoluta.
É uma pena.
É uma pena que os que aqui escrevem, beneficiando de um espaço que gentilmente colocamos à sua disposição, não o aproveitem para tentar melhorar como Homens e como jogadores de rugby.
É uma pena que não saibam, não queiram ou não possam aprender com os exemplos dos grandes jogadores internacionais que por hábito desculpam até situações de difícil compreensão - mas isso afinal é o que distingue os Grandes dos garotos...
O assunto fica encerrado e não vale a pena continuarem a enviar comentários sobre ele, pois estarão a perder tempo.
Uma última pergunta a todos os que vieram aqui destilar veneno:
O que já fizeste hoje pelo rugby português?
(não é para responder! É apenas para pensares nisso antes de falares sobre o que não conheces!)

niclos disse...

Como interviniente nas fotos, só posso dizer que lamento o ocorrido, não é nada que dignifique o Rugby e aí faço "mea culpa" por vezes fui agressivo demais e desnecessariamente. Por acaso aí só tentei agarrar para separar e foi mal interpretado, pois o jogo sempre foi de muita disputa entre mim e o Luís seja nas melles como no jogo corrido, aconteceu não estivemos bem, não vale a pena extrapolar algo que não é bom para o desporto. Como já referi em outro sitio no fim não tive problemas de dar um aperto de mão e de dar os parabens e ter consciência do sucedido.

Abraço,
Emanuel Almeida

Anónimo disse...

Obrigado Emanuel.

Todo este "enorme" problema foi reduzido á sua real dimensão.


Anónimo disse...

a unica coisa a lamentar desta jornada foi a grave lesao de um jogador da lousa que o afastara dos relvados por uns bons meses, as suas rapidas melhoras. CRE

Anónimo disse...

Muito bem Emanuel!
Gostei muito do comentário anterior também!
Como jogador do CRT saúdo essa atitude! Não vi o jogo mas o que se passa dentro de campo durante o jogo é entre os jogadores. Quando acaba é apertar mãos e seguir em frente.
Abs e parabéns ao mão de mestre!

Anónimo disse...

Bom jogo entre o Sporting e o Santarém, com um resultado que acabou por ser pesado para os ribatejanos que mereciam, no mínimo, o ponto de bónus. Um Sporting igual a si mesmo, com garra e atitude (enquanto Sportinguista só dispensava mesmo o constante sururu com o árbitro...) e um Santarém cheio de juventude bastante motivada a demonstrar toda a sua raça.
Confesso que ao olhar para a equipa do Santarém antes do início da partida conjecturei que a equipa fosse passar um mau bocado, mas surpreenderam-me bastante, ao discutir o jogo de igual para igual, até ao último segundo. Impressionante jogo do número 9 ribatejano (não sei o nome) e excelente raça de um jogador claramente veterano, também do Santarém. Isto é rugby!

Abraço a todos!

Anónimo disse...

Alguns comentários são só rir. Mas será que a malta do Sporting não encaixa? Lemos uns comentários em que o Sporting é candidato ao titulo mas levou 40 do Caldas e ganho por poucos ao Santarém (na sua óptica devia ter ganho por muitos e um comentário aqui deixado diz que o jogo foi equilibrado e o SCP ganha por aproveitar erros).
Depois dizem que o Benfica se deve preparar para o SCP disputar o jogo com eles, quando o Benfica perde por menos de 20 pontos e o Sporting pede quase por 30 pontos com o Caldas?
No fim veremos quem é quem e quem joga o quê.