8 de abril de 2013

SPORTING ESTÁ NAS MEIAS FINAIS

RUGBY EM PORTUGAL
Depois de uma longa fase de apuramento, com 14 jornadas a doer e mais quatro nem tanto, o regressado Sporting conquistou o direito de disputar as meias finais do Campeonato Nacional da 2ª Divisão - a Segundona - onde irá defrontar, em duas mãos, o vencedor do grupo Centro/Norte, o Famalicão.

O mais significativo desta fase de apuramento foi a existência de cinco equipas que disputaram até quase ao fim o direito de prosseguir na prova, e com isso os níveis de exigência a que as equipas foram sujeitas foi bastante elevado, tendo elas sido obrigadas a manter um nível competitivo superior durante quase todos os seis meses em que a prova decorreu.

Repare-se que as equipas do Norte fizeram os mesmos jogos que as que disputaram a zona Sul/Lisboa, mas a verdade é que os dois apurados nunca foram postos perante adversários com reais possibilidades de contestar o seu apuramento, o que, naturalmente, deverá ter levado Famalicão e Guimarães a não terem tido necessidade de se aplicarem tanto tempo em níveis de competição elevados.

O que isto pode ou não dizer, apenas vamos saber a partir do próximo fim de semana, e a única relação que podemos fazer neste momento é a que apresentamos a seguir, considerando a soma dos jogos realizados nas duas fases do apuramento do Centro e do Norte, comparando-a à classificação final da zona Sul/Lisboa, e juntando tudo numa única tabela para efeitos de posicionamento das todas as equipas que disputaram o apuramento da competição.

Mas fica uma dúvida que apenas as próximas semanas poderão começar a esclarecer: qual é o verdadeiro valor relativo destas equipas?


O quadro apresenta a classificação acumulada pelas equipas do centro e Norte, considerando as duas fases do apuramento, e é preciso ter em conta que está em atraso o jogo Tomar-Famalicão da 2ª fase do apuramento Centro/Norte.
No último quadro juntaram-se todas as equipas,  estão marcadas a verde as da zona Norte (5), a azul as da zona Sul/Lisboa (8) e a creme as da zona Centro (3).

Vamos então ao que se passou neste final de semana.

ZONA SUL/LISBOA
SPORTING 22-10 SÃO MIGUEL (3-2)
O Sporting conquistou com inteiro mérito o direito a estar nas meias finais, e a vitória sobre o São Miguel é a melhor prova disso mesmo - os buldogues apenas perderam dois jogos, frente ao Belas e agora frente ao Sporting - e não deixa margem para conversas da treta que desvalorizem o seu segundo lugar na prova.
E note-se que os leões tiveram o ataque mais produtivo e a defesa menos violadas da zona, apesar das três derrotas e um empate que sofreram.
As derrotas foram frente a este mesmo São Miguel, o Belas e o Beira Mar, e o empate frente à FCT, mas souberam vencer quando isso era mais importante e a sua posição na tabela dependeu em exclusivo deles próprios nada ficando a dever a terceiros.
O São Miguel soube governar a equipa, somou pontos como ninguém e é o justo vencedor da zona, mas vai bem acompanhado por este Sporting.

FCT *36-19 OEIRAS (6-3)
A FCT fez o que tinha que fazer, venceu com bónus de ataque, e ficou à espera
do resultado do Sporting para conhecer o seu destino.
Mais não se podia exigir - os tecnológicos não perderam a qualificação hoje, perderam quando não foram suficientemente fortes para derrotar o Sporting, mas a sua terceira posição acaba por ser um prémio ao que fizeram durante os seis meses da prova.
O Oeiras ainda pensou em pregar a partida à FCT - o que acabaria por não ter qualquer influência na classificação - mas os universitários da Sobreda foram fortes demais e não lhes deram esse prazer...

BELAS *34-7 KELLERMAN (?-1)
Vitória natural dos esquilos, mas é de referir o comportamento dos jovens do Cacém nesta ponta final da prova, em que deram mostras de uma grande evolução.
O Belas foi a única equipa que conseguiu vencer os dois apurados, e não fosse uma certa quebra que a equipa teve na passagem para o último quarto da prova poderia estar hoje numa posição diferente.

ELVAS 21-0 TÉCNICO B (?-0)
Não sabemos em que circunstâncias decorreu o jogo no Alentejo, mas a verdade e o que fica registado é a vitória folgada do Elvas sobre o Técnico B.
A juventude dos elvenses pode ter prejudicado em certas alturas, mas agora só representa vantagens, pois significa que a estrutura da equipa se manterá por alguns anos, e isso é uma garantia de que a equipa poderá fazer melhor nos anos que se avizinham.

ÉVORA B 26-12 BEIRA MAR (4-2)
Os chaparros não se deixaram surpreender pelo Beira Mar, mas o importante a reter da equipa da Moita é também a sua juventude e a capacidade que ela teve de se aguentar na luta pela qualificação quase até final.
O quarto lugar que levam consigo é um prémio à sua persistência e é com certeza uma equipa a observar na próxima época.

ZONA CENTRO/NORTE - NÃO APURADOS
BRAGA *51-7 AVEIRO (9-1)
Vitória dos bracarenses por números que surpreendem até porque não temos qualquer informação sobre o que se passou em Lomar.
Esperemos que o Aveiro não sinta muito esta pesada derrota e que aproveite o defeso para se reorganizar e para poder aparecer no futuro como uma equipa ambiciosa e competitiva.
O Braga parece estar no bom caminho, a equipa e a sua organização começam a ver o trabalho aparecer, e agora é continuar a trabalhar que melhores resultados aparecerão.

CRAV B *50-3 AAUTAD (8-0)
Os garranos não deram qualquer hipótese aos universitários de Trás os Montes e apesar da derrota frente à Lousada, estão agora em posição de vencer este grupo, bastando para isso que o encontro com o Aveiro que está em atraso se realize, e, claro!, que os arcuenses vençam.
Vamos ver o que acontece.
A AAUTAD passou este ano por muitas mudanças e vamos esperar pelo próximo ano para saber se as reformas iniciadas terão um bom seguimento.
Como já dissemos várias vezes, é nossa opinião que a equipa devia procurar estabelecer laços com a cidade e não ficar apenas restrita ao campus universitário - o que é válido para o Aveiro também.
Só assim conseguirão garantir equipas consistente ao longo dos anos, já que o recrutamento apenas nas universidades não permite que isso aconteça.

Fotos: Rugby Photo Store/Miguel Rodrigues, Rugby Photo Store/António Simões dos Santos, Rugby Photo Store/Tânia Garrett

16 comentários:

Anónimo disse...

Alguma informação sobre o jogo de Braga: http://www.jdmbraga.com/2013/04/rugby-braga-conclui-com-marco-historico.html

Anónimo disse...

O técnico B marcou dois ensaios. O jogo foi uma vergonha com o arbitro da casa a deixar a equipa do Elvas fazer muitas faltas nos rucks.

Great_duke disse...

Não me levem a mal, mas pergunto: este Sporting o que é que tema ver com o Sporting Clube de Portugal?

É que, segundo creio, não se trata de uma secção do SCP, mas sim de uma associação à parte do SCP (logo não depende da direcção do Sporting).

A ser assim, como podem membros da direcção do SCP vir tomar posições sobre esta equipa?

Bruno Sá Lemos disse...

Quando, leio qualquer coisa acerca da AAUTAD, vejo que dão sempre o conselho que devíamos estabelecer laços com a cidade. Para informação de alguns esta equipa vai entrar para 30º ano de existência, nesses anos sempre se tentou criar laços com a cidade, com a autarquia e com as empresas da zona. Toda a gente que esteve à frente desta equipa, tentou, uns com mais sucesso outros com menos, seguir o conselho dado, mas nunca se conseguiu um apoio da autarquia, como se vê em algumas equipas do país. Culpa de quem? Será de quem assume a equipa? Dos autarcas? Uma coisa é certa, a culpa não morre solteira! Num conselho com pouco mais de 50.000 habitantes, em que existem 4 escolinhas de futebol, a maior parte vivendo na periferia, uma equipa com poucos recursos monetários, de realçar que o apoio dado pela Associação Académica da UTAD cinge-se às inscrições e ao transporte para os jogos, e mesmo assim tem de se levar sempre um carro particular. Uma equipa nestas condições não pode criar uns transporte para possíveis atletas que vivam mais longe. Depois há outra situação, em 2007, criou-se uma equipa de sub-18, que até tiveram 2 anos de bons resultados, mas depois chegou a hora de entrar na Universidade e há uma debandada para outros clubes. Se calhar está na hora de assumir de uma vez por todas que somos uma equipa de formação, pois pagamos caro o facto de sermos uma cidade de interior, com uma grande taxa de desemprego e com uma autarquia que desvia todo o dinheiro do Desporto para outras áreas. Este ano, uma nova direcção assumiu as rédeas da equipa, houve o abandono de 10 jogadores de uma época para a outra, mesmo assim comparecemos sempre com um mínimo de 18 jogadores aos jogos, ao contrário do ano passado, este ano comparecemos em todos os jogos. Os únicos patrocínios que foram conseguidos, foram €1500 da Óptica Melo para uns equipamentos, pois os anteriores tinham 5 anos, e outro, de uma empresa de WEB DESIGN, a Design Lógico, para a criação de um site, para começarmos a "vender" a nossa marca e assim chamar mais gente. De certeza que estas dificuldades são sentidas por mais equipas, mas este é o nosso caso, por isso custa ver a maneira como às vezes se fala na AAUTAD, uma equipa que só perdeu, para o Famalicão, uma equipa que se reforçou (e bem), e este ano deu um salto qualitativo enorme, o que é óptimo para o Rugby no Norte, perdeu também com o Guimarães, a nosso ver, jogos decisivos e muito mal apitados, e com o CRAV, sendo que no jogo de ontem, o CRAV não jogou com a mesma equipa que defrontou o Lousada Rugby. Se vamos melhorar? Se as alterações vão surtir efeito? Só na próxima época se saberá, uma coisa é certa, vamos continuar a trabalhar e a melhorar com as condições que nos dão. Pelos empenho e vontade não vai faltar!!
Deixamos aqui publicamente, os nosso votos de boa sorte para as duas equipas do Norte envolvidas na subida, desejamos uma final CRF x RUGF.

Anónimo disse...

tantos elogios ao Sporting... o melhor ataque considerando que tiveram um jogo a jogar contra 12... e o S.Miguel nem teve oportunidade de marcar pontos ao Elvas num dos jogos. Mas é conversa da treta e o que conta são os pontos e o que fica para a história.

Pela emoção deste campeonato quase que merecida uma final four de todos contra todos! Isso sim, seria emocionante! Ver Sporting e S.Miguel de novo 2x, Famalicão e Guimarães a jogarem também 2x contra o Sul.

Anónimo disse...

Eu nem sou do Sporting, mas acreditem que gostava de ver para o ano um Benfica-Sporting em Rugby. Isso traria uma enorme visibilidade ao rugby e seria para a primeirona um factor fantástico de promoção do rugby nas terras por onde esses clubes passassem.
Só é chato estar a afirmar isso por uma menor falta de consideração pelos outros 3 clubes que estão na fase final, mas essa é a realidade do desporto português e quer queiramos, quer não, tanto uma marca como a outra prestigiam qualquer modalidade.

Jojo disse...

Uma fase de apuramento bem disputada, com vários clubes a evidenciarem um nível similar, depois houve certas fases de maior ou menor desacerto de alguns deles! Em consequência foram apurados o São Miguel e o Sporting, fotam os mais reguralres e mais fortes! Parabéns a todos pela entrega, sobretudo aos que demonstraram melhor espírito, individual e colectivamente!

Anónimo disse...

Eu gostava era de ver uma final guimaraes - famalicao! E já agora que fizessem a final no Minho também, finalmente se começa a ver alguma descentralização do rugby!

Ignatius disse...

Parabéns aos 4 finalistas.........Vai haver grandesjogos na fase final. De facto a final 4 de todos contra todos é que era........!!!!!
Aos restantes, para o ano vai ser melhor. Parabéns a todos os que souberam contrariar as dificuldades e continuar.......

Anónimo disse...

Ao que consta no jogo RC Elvas - Técnico B assistiu-se a um ensaio insólito, para ficar nos anais (ou anedotário)do rugby caseiro:

Pontapé de penalidade contra o Técnico em frente aos postes, fácil dado por adquirido, com os jogadores do Técnico na conversa. O chutador nem consegue levantar a bola e esta vai alegremente pelo chão, entrando na área de validação. O chutador do RCElvas persegue-a e acabar por marcar ensaio, para espanto do adversário.

é um bom tema de discussão: ensaio válido ou não? Pelo menos o árbitro disse que sim.

Anónimo disse...

O resultado do Elvas-Tecnico B foi 21-10. A equipa do Elvas foi esforçada e jogou como o arbito deixou.
Num jogo normal tinham tido 5 ou 6 amarelos por placagens altas, placagens a jogadores no ar e puxões na touche.
Os fora de jogo nos rucks são comuns em Portugal, especialmente na 2º divisão, pois grande parte dos arbitros e jogadores não compreende bem a regra, tendo sido as faltas nos rucks o normal neste campeonato..
O arbitro foi alertado várias vezes para a questão das placagens altas e sobre jogadores no "ar" mas não entendeu o que lhe estava em causa no jogo: a segurança dos jogadores...
Este jogo não acabou em batalha campal, porque a equipa do Elvas é bastante nova, e os jogadores do Tecnico B perceberam que não era por maldade e sim por falta de experiência e orientação que jogavam assim.
Para o ELvas foi bom terem ganho, mas terão muitos problemas a continuarem a jogar assim, pois com arbitagem mais rigorosa, dificilmente jogavam com 15 jogadores em campo.
È fundamental para evolução do rugby a existência de árbitros e treinadores com mais formação...

Anónimo disse...

Sobre o tal ensaio do Elvas:

Se o chutador do Elvas fez isso intencionalmente não é ensaio; formação ordenada no local onde chutou com introdução para a outra equipa.

Se não é intencional:......., não sei.

Unknown disse...

Manuel Cabral, só uma dúvida... Na tabela aparece um empate para o Lousada, no entanto é a única equipa que tem o dito empate (fora o empate da zona sul entre FCT e SCP). Não deveria haver outra equipa com um empate?

Jojo disse...

Aprecio imenso os comentários dos anónimos... sobretudo quando escrevem imensas siglas... mas de facto acabo por não entender muito bem!!! E sobretudo orque denota uma certa forma de frontalidade! Mas casa qual saber sabe da sua vida... como os meus 41 de rugby, como atleta e adepto me dão um uma outra atitude, ex-atleta dos Aranhas... Técnico e São Miguel! Seria mais correcto mostrar a cara!

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 21:13
Tens razão, esse empate não devia estar aí, não passa de um lapso...
Felizmente que isso não altera a posição da Lousada, alterando apenas o total dos seus pontos que são -30 e não -28.
Obrigado pela chamada de atenção.

Anónimo disse...

"perdeu também com o Guimarães, a nosso ver, jogos decisivos e muito mal apitados"?
Qual dos jogos RUFC aautad 14-10 (Vasco Sousa), aautad GRUFC 7-10 (vareta)?