28 de abril de 2013

SPORTING VENCE SEGUNDONA

RUGBY EM PORTUGAL
O Sporting sagrou-se Campeão Nacional da 2º Divisão, ao bater na final o São Miguel por 39-10, demonstrando uma superioridade que ultrapassou as previsões dos leões mais optimistas.

Na verdade ao marcar seis ensaios contra um apenas dos buldogues, o Sporting dissipou qualquer dúvida quanto a quem foi a melhor equipa em campo, aquela que melhor geriu o seu plantel e se apresentou na fase decisiva da prova em melhor forma.

SPORTING 39-10 SÃO MIGUEL (6-1)
Num jogo disputado perante uma plateia quase completa, foi aí mesmo que osleões começaram a ganhar, já que o apoio da sua claque superiorizou em muito a do São Miguel.
Alguns puristas não gostaram da presença das claques organizadas dos Sporting no Estádio Nacional, mas a verdade é que elas deram um colorido espectacular ao encontro, e não temos, até agora, conhecimento de qualquer incidente, o que, a manter-se, deverá ser encarado positivamente, e aos adversários resta organizarem-se e enfrentarem este Sporting também nas bancadas.
Por outro lado espera-se que os responsáveis leoninos imponham algumas restrições ao seu comportamento, nomeadamente no que diz respeito ao uso de petardos e de cânticos com versos de baixo calão que não poderão ser tolerados no meio do rugby.
À FPR compete também tomar algumas iniciativas neste sentido, e exige-se que o faça, por forma a que o regresso do Sporting à modalidade, e a vivacidade dos seus apoiantes seja uma mais valia e não se transforme em pesadelo.
O São Miguel desiludiu os que acreditavam que poderia vencer, com base naquilo que fizeram durante a fase de apuramento, mas se olharmos para os resultados da fase final, verificamos que já nas meias finais os buldogues já tinham perdido exuberância e eficácia.
Resta-lhes agora analisar os erros de percurso cometidos, por forma a apresentarem-se nas melhores condições para a Segundona da próxima época.
De qualquer forma acreditamos que a equipa de Alvalade tem condições para disputar a Primeirona, e continuamos a defender o seu alargamento para 10 equipas, o que iria incluir a Agrária (por não rebaixamento) e o São Miguel (por dupla promoção).
Esperemos que a FPR tenha o bom senso de pensar no assunto e prosseguir aquilo que tão bons resultados deu na Divisão de Honra.


Fotos: António Trigueiros, Paulo Alexandre Baião

6 comentários:

Anónimo disse...

RC Montemor vence final e está na Honra.

Ignatius disse...

Concordo em absoluto com o alargamento para dez equipas......Convém que quem decide pense nisso......!!!!! Parabéns Sporting Rugby.

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/desporto/noticia/sporting-vai-propor-alteracao-dos-quadros-competitivos-no-raguebi-1592895


e discutirmos esta ? ainda agora cá chegaram pensam que vêem descobrir a pólvora.. mais uma mudança de campeonato pois a FPR é bem capaz de ir na cantiga e lá vão os mesmos do costume server de saco às equipas mais organizadas... E o Sporting ? assim sendo fica na divisão de baixo na mesma não ! ou querem ser diretamente promovidos para a honra ? :p

Anónimo disse...

O problema do Sporting é outro e diz respeito ao facto de não ter estruturas nem organização, nem suporte para estar numa Primeira Divisão. Quanto á organização sem dúvida que o Sporting é um dos grandes de Portugal e fácil e rapidamente dota a secção dessa organização. No que diz respeito á estrutura já é mais complicado, se calhar o Sporting não tem estruturas para aguentar uma Primeira Divisão (o fosso de qualidade entre Primeira e Segunda é tão grande como entre DH e Primeira, não tem jogadores em numero e qualidade suficientes, não tem formação a funcionar em pleno. Quanto o suporte pelo qe se diz é que não tem mesmo e daí os problemas em jogar uma Primeira Divisão mas se não tem dinheiro devia ter pensado nisso antes de ter subido, agora nivelar por baixo e querer deitar por terra o trabalho que clubes andaram a fazer durante anos na formação, no aumento da qualidade, na criação de infraestruturas e do tal suporte. Deitar tudo abaixo porque existe um clube que teve mais olhos do que barriga era um enorme retrocesso e uma enorme machadada no trabalho de anos (e não de uma ano)que esse clubes andaram a fazer.

Anónimo disse...

Com respeito por todas as opiniões, gostava de perceber alguns dos comentários que leio neste artigo. Falam em Equipas mais organizadas?! Deitar por terra o trabalho de anos?! Peço desculpa, mas estão a falar de que desporto? Do Rugby português? Não deve ser concerteza. É exactamente por causa dessa forma de pensar de meia dúzia de clubes que dominam a modalidade que o Rugby não é pelo menos a 2ª modalidade em adeptos, praticantes e visibilidade. Basta ver nos Convívios de crianças onde nem sequer, e bem, existe competição, para verificarmos de que forma as equipas são divididas, e quando estranhamente algum destes "colossos" joga com um emergente ou inclusive algum projecto social, corre tudo muito bem até começarem a "levar" lições de como jogar rugby, porque nessa altura aparecem sempre dúvidas sobre as idades das crianças, critérios arbitrais, etc, etc. Enquanto existir esta estranha vontade de que este seja um desporto apenas para alguns e não para todos, onde esses todos devem realmente integrar-se segundo as regras e forma de estar que tão diferente faz o Rugby, não vamos a lado nenhum. Continuaremos a ter 2/3 Equipas a lutar pelo titulo Nacional e a participar num Mundial a cada 100 anos.

Anónimo disse...

Aguardar para ver... há interesses que se mexem nos meandros do rugby português! Há que estudar bem qual o modelo a aplicar, não vamos nivelar por baixo... e nivelar por cima não é de um dia para o outro! Não me parece que internacionalmente estejamos a obter os resultados estipulados! Os senhores responsáveis que o sejam e não andem a defender o 8 e o 80, não dá resultado!