26 de abril de 2013

LEÕES E BULDOGUES, UM DUELO DE DENTES AFIADOS

Uma época longa chega ao fim, e as equipas presentes na final sabem que a diferença entre elas e as que lhes estão imediatamente a seguir não é grande, o que apenas valoriza a sua participação na grande final de sábado.

E se na fase de apuramento o Famalicão e o São Miguel foram significativamente melhores que a concorrência, já na fase final o equilíbrio entre as semi finalistas foi óbvio e as finalistas tiveram que suar para garantirem os lugares de honra.

Em resumo, foi uma prova bem disputada, pese embora o desequilíbrio registado entre o Norte e o Centro.

E quem quer que suba, seja uma equipa apenas, ou duas por um eventual alargamento que nós bem gostaríamos de ver, até porque as duas equipas têm valor para estar no degrau superior, sabe que a tarefa que se avizinha é dura e isso apenas pode servir para que o rugby nacional cresça.

SÃO MIGUEL - SPORTING
Estádio Nacional, sábado, 14,30 horas
As equipas encontraram-se por duas vezes na fase de apuramento, da primeira venceu o São Miguel, da segunda o Sporting, perderam ambas a primeira mão da meia final pela mesma diferença de um ponto apenas, e foi preciso chegarem ao jogo da volta, em Lisboa, para assegurarem a presença na final.
Favorito? Os dois!
Os dois clubes têm tradições no rugby nacional, os buldogues, mais recentes, foram berço de diversas gerações de grandes jogadores e depois de uma ausência de alguns anos estão aí de novo, começando pelas categorias de base, dando uma especial atenção à formação, e aparecendo agora a este nível como resultado desse trabalho.
Os leões, são uma das mais antigas equipas de rugby em Portugal, trazem consigo diversas tradições das quais uma das mais significativas é o equipamento tradicional às riscas, utilizado pelas suas equipas de futebol, que segundo reza a estória, foi originalmente o equipamento da equipa de rugby, cedido numa emergência aos futebolistas...
Depois de muitos anos de ausência dos palcos do rugby, a recente Associação Sporting Clube de Portugal Rugby surge, assumindo a representação do clube de Alvalade, e lançou-se nas competições seniores com o claro intuito de evoluir rapidamente, o que até agora está ao seu alcance.
O que se vai passar no sábado ninguém sabe, mas o que todos esperamos é que o espectáculo seja de qualidade e os adversários se respeitem, respeitem o árbitro e o público e dignifiquem a modalidade.

Foto: Sporting Rugby

22 comentários:

Anónimo disse...

Sportinguistas venham apoiar o Rugby, na subida de divisão.
Sabado as 14h30 no Jamor, sim no campo principal, onde se joga a final da taça de Portugal

Obrigado

Anónimo disse...

Força Sporting! Força Manu!

Anónimo disse...

a divulgação por parte da fpr às finais (honra, sub-21 e 2ªdivisão) é miserável.
uma vergonha!
se para haver divulgação das finais é condição a Agronomia estar presente, então que se mudem os regulamentos e imponha-se a equipa da Tapada nas Finais. Ao menos temos garantida uma divulgação que beneficia o rugby português.

Anónimo disse...

o anónimo das 11:26 escreve o que escreve só pela vontade de dizer mal, a divulgação é a mesma de todas as finais, comferência de imprensa, anúncio na sporttv não é muito nem pouco é o que é e sempre foi nos últimos anos.

Anónimo disse...

as finais de amanhã têm a curiosidade de dois dos quatro finalistas terem sido penalizados por inscrições irregulares: GDD e São Miguel.
Curioso.

Anónimo disse...

Anónimo das 26 de Abril de 2013 à0 09:08 o Campo "A" não é onde se disputa a Taça de Portugal, é o campo relvado cá de baixo (ao lado do sintético)

Anónimo disse...

Juve- Léo vai estar presente, ninguém nos segura Spoting Sporting

Anónimo disse...

houve um bando de pássaros que dizia que se o Bruno Carvalho ganhasse as eleições, que o rugby acabava etc etc.
Com a permissão do MdM coloco aqui a seguinte notícia:

http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/OutrasModalidades/notoutrasmod_rugbybrunocarvalho_240413_110230.asp

Pois é ...

Em frente SCP

Frisco

Anónimo disse...

Que ganhe o melhor, espero que seja o Sporting. Se por acaso for o São Miguel ficarei muito triste por ver mais um alargamento surpresa esta ano.

Great_Duke disse...

"Juve Leo vai estar presente", leio. A futebolização do rugby começou...lamentável.

Anónimo disse...

Parabéns ao Sporting, ganhou quem merecia e fez se justiça

Anónimo disse...

Parabens SPORTING!

Anónimo disse...

Great Duke, tens toda a razão, as bancadas cheias é bom, mas para ver futeboleiros acho que preferia menos gente, é que de petardo, fumaças e bolas de futebol (uma inclusive dentro do campo na hora de festejar o titulo do sporting)ando farto. Gostei de ver o jogo entre o Sporting e o São Miguel, bem como o do Direito e CDUL, parabens a todos os finalistas e campeões.

Jojo disse...

De facto há grandes diferenças, qual não foi o meu espanto qdo comecei a ouvir uma frase estadafa "e quem não salta é lampeão", eu cheguei a ser treinado pos "velhas glórias" do rugby sortinguista... mas é uma equipa feita do telhado para os alicerces... não tem futuro!!! E com os selvagens dos petardos e fumos... só para rir... parabéns aos campeões... mas não é só ganhar, o espírito é importante!

Anónimo disse...

Caro sr jojo tenho seguido os seus comentários ao longo da época e até deve dizer concordei com muitos d eles agora este comentário refleta sem dúvida nenhum a amargura de um adepto quando a sua equipa perde quanto as telhas e alicerces de certeza que o senhor não conhece a realidade do sporting podem ainda não ter muitos miúdos na formacão mas cada semana chega gente nova quanto ao resto eu não chamaria selvagens as pessoas que vem apoiar o seus clubes porque nesse caso o senhor também é um selvagem em apoiar o seu

Jojo disse...

De forma alguma... o projecto do São Miguel não previa a subida de divisão, mas isso são contas do nosso rosário! Digamos que o meu "desabafo" foi em função das atitudes tomadas! Para quem acompanha o rugby há cerda de 40 e tal anos e está habituado a ver as competições nacionais e internacionais há coisas que de facto me escapam! O Rugby é um desporto diferente, não tem a ver com o futsal, nem futebol, nem hoquei, se eu chamo selvagens aos que fazer coisas destas em jogos destes desportos, com muito mais "razão" o digo no que diz respeito ao Rugby, é a minha opinião! Não tem a ver com o vencer ou perder! Que no Rugby, mais uma vez, se encara de uma forma diferente! Veja-se os jogos dos Lobos no Mundial! Os All Blacks deram-nos para cima de 100, mas respeitaram os adversários! Mas entende quem consegue entender! Gostava que me explicasse aquela frase de "quem não salta é lampeão", continuo a não entender!!! Mais uma ves parabéns!!

Anónimo disse...

Estive no Jamor, e todas as equipas tiveram claques (SCP, SM, CDUL e Direito), não percebo o problema. Aliás o único problema que existiu e que levou à identificação de um individuo pelas autoridades foi de alguém perfeitamente identificado com o SM, que aliás não abona nada em favor da excelente massa de apoio que o clube levou e que demonstrou ser 5 estrelas no apoio e no respeito ao jogo.Têm que realmente perceber que existem coisas que não são aceitáveis no Rugby, apenas e só. De qualquer forma deixemo-nos de hipocrisias, por causa de elitismos como os revelados em alguns comentários o Rugby não é o 2º desporto do País. Enquanto continuarmos a pensar que para jogar rugby em Portugal é necessário dar apenas um beijinho e chamar Tio a toda a gente continuaremos a ter 4/5 mil pessoas no máximo a ver jogos da Selecção Nacional de Rugby. O crescimento da modalidade está directamente ligado ao alargamento a todas as classes, sabendo passar quem já está no Rugby todas as diferenças positivas que existem para os outros Desportos, devemos angariar e ensinar, não impedir entradas.

Great_Duke disse...

Caro amigo,

O alargamento a todas as classes que defende e que eu também defendo, não implica que as pessoas (de todas as classes) não tenham de ser educadas e saber o que é ter fair-play (na vitória, como na derrota).

Quanto a ser elitista, se tal for no sentido de ter adeptos, simpatizantes e praticantes melhores que os de outras modalidades (e falo em particular do futebol), então, nesse caso, penso que o rugby deverá ser elitista e não deverá contentar-se com comportamentos menos próprios de quem quer que seja e sem olhar às suas origens.

Note que eu vivo no estrangeiro e não estive no Jamor. Aliás, o comentário que escrevi foi feito antes ainda das finais se terem realizado.

Vi, no Sábado, a transmissão do Leinter - Biarritz, a partir de Dublin. Silêncio sepulcral cada vez que o Biarritz (Yachvili) chutou aos postes. Isso é ser rugby...nada tem a ver com fumos e outras palhaçadas.

Pode não concordar, mas é a minha opinião.

Anónimo disse...

Caro Great, se ler com atenção o meu comentário, perceberá que estamos a dizer exactamente o mesmo, apenas usando palavras diferentes. Se reparar, digo devemos "angariar e ensinar", devemos explicar como funciona o rugby, em que é que somos diferentes, mas nunca impedir a globalização interna (perdoa-me a expressão) da modalidade. Relativamente à claque do Sporting, ouvi cânticos durante a preparação de pontapés de penalidade da própria equipa, estamos a falar de desconhecimento puro e duro. Mas o certo é que foi um dos jogos da época com melhor moldura humana, e estamos a falar de 2 grandes clubes, mas não nos podemos esquecer que disputavam o título da 2ª Divisão!!! Pode o Rugby desperdiçar esta massa humana de futuros adeptos e eventuais futuros jogadores sem sequer tentar corrigir comportamentos?! Concordará comigo que não. O Rugby, juntamente com o futebol, é dos poucos desportos que se pode praticar em qualquer altura do ano, com relva, sem relva, na praia, onde quer que seja, não estará na altura de todos nos questionarmos o porquê do número de praticantes não ser outro? Saudações O.A.R.

Great_duke disse...

Concordo, mas não estou seguro que essa malta das claques futeboleiras tenha sequer vontade de compreender a cultura da nossa modalidade. A esses ditos "ultras" a única coisa que interessa é a vitória das suas cores a todo o custo.

Também concordo que é interessante ter mais gente a ver (e compreender) o rugby, mas se não for malta que valha a pena, então que fiquem longe.

Em todo o caso,; importa dar os parabéns ao Sporting e desejar que este clube com o historial que tem nas modalidades ditas amadoras consiga fazer despertar nas suas claques um genuíno interesse pelo rugby e não apenas pelo clube.

Finalmente, espero sinceramente que o facto de Benfica e Sporting se virem a encontrar na próxima época não seja uma fonte de problemas.

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que o Great Duke disse, mas, para se perceber bem o que se está a passar, falta alguma informação que não se encontra em nenhum meio de informação ligado ao rugby.

Por exemplo, isto: no Belenenses vs. Direito, meia-final da DH, foram lançados dois petardos para dentro do campo, um por adeptos do Belém, outro por adeptos do Direito.

Anónimo disse...

O último comentário diz tudo (algo que não assisti mas que me foi comunicado)e desculpem-me insistir neste ponto, nem tudo o que acontece de bom é fruto das 5/6 equipas de Lisboa que dominam o Rugby desde sempre, para o bem e para o mal, nem tudo o que acontece de mau tem origem em Clubes emergentes ou menos dominadores. Daí defender que o Rugby tem que ser um espaço aberto para quem respeite a modalidade e interprete as suas regras tão diferentes e que fazem também elas que este seja um Desporto diferente. Independentemente das origens sociais ou clubísticas. Ganhará o Rugby em tudo, no aumento do número de praticantes, no aumento de espectadores, no aumento da competitividade das nossas equipas e Selecções... Quero ver novamente Portugal num Mundial, e só com este "alargamento" poderemos diminuir o caminho para tal.