20 de abril de 2013

SANTARÉM VENCE EM COIMBRA E ÉVORA QUASE TROPEÇA NA LOUSÃ

Alheio a dúvidas ou compromissos, o Montemor continua na perseguição do Évora, e está agora apenas a um ponto do líder, depois de vencer o Vitória de Setúbal por larga margem, enquanto os chaparros acabaram por vencer na Lousã, mas para isso tiveram que sofrer muito.

Na decisão da manutenção o Santarém foi vencer a Coimbra e deixou a Agrária em maus lençóis para a última partida, enquanto o Caldas recebeu e bateu com folga o Loulé, que ocupa agora a última posição.

CALDAS *74-5 LOULÉ (12-1)
Confirmando o seu ascendente na recta final da prova, os caldenses obtiveram mais uma robusta vitória mantendo a invencibilidade na fase final da prova.
Os algarvios continuam a causar um certo desapontamento - não esqueçamos que até certa altura da fase de apuramento discutiram a integração no grupo que luta pelo título - e o resultado de hoje chega a ser incompreensível após um certo equilíbrio registado nas anteriores três partidas que as duas equipas disputaram este ano (37-5 derrota nas Caldas, 10-5 vitória e 3-8 derrota em Loulé).
Em nossa opinião - já o dissemos várias vezes - é um desperdício qualquer das equipas que disputam a manutenção descer para a Segundona, mas a verdade é que se tem que exigir maior consistência a quem quer disputar a Primeirona.
Apesar da derrota e dos seus números, o Loulé avança para a última jornada dependendo apenas dele para garantir a manutenção - basta-lhe vencer e evitar que o Santarém faça o bónus defensivo...

AGRÁRIA 15-27 SANTARÉM (2-2)
Depois de uma vitória em Loulé, e a subida ao segundo posto, os charruas voltaram a comprometer, perderam em casa e correm o sério risco de ser despromovidos...
Ou seja, a Agrária não conseguiu uma estabilidade e consistência que acreditávamos verdadeiramente que estivesse ao seu alcance....
E temos que dizer em relação à equipa de Coimbra, o mesmo que dissemos em relação à equipa de Loulé - para jogar na Primeirona, exige-se mais consistência.
Quanto aos cavaleiros errantes (lá conseguiram uma casa para esta fase final, e as obras do seu novo campo lá estão...) a vitória obtida abre melhores perspectivas para a manutenção, quer por sua acção, quer um função de resultados de terceiros...
No entanto temos aqui que repetir o que já dissemos em relação a Loulé e Agrária - para ter assento na Primeirona, exige-se mais consistência...

VITÓRIA DE SETÚBAL 10-71* MONTEMOR (1-11)
Jogo realizado na Frigideira por indisponibilidade do campo do Vale da Rosa, em que os sadinos sofreram mais uma pesada derrota, restando-lhes agora fazer boa figura no derradeiro encontro, frente à Lousã, para poderem ir de férias de consciência tranquila.
Os muflões continuam com o seu passeio pela Primeirona - apenas interrompido no Inferno dos Canaviais por pequena margem - e chegam ao encontro derradeiro e à decisão do título, apenas a um ponto do líder e com a vantagem de jogarem em casa.

LOUSÃ *29-30 ÉVORA (4-5)
Difícil vitória dos chaparros que ao intervalo venciam por 12-15, mas nunca demonstraram a superioridade de jogos anteriores.
Talvez tenha contribuído para isso o facto dos serranos terem apresentado uma equipa completa - coisa rara nesta época - com 22 jogadores para escolher.
Depois da pesada derrota da primeira volta desta fase final perante o mesmo adversário, a Lousã parece querer terminar a época por cima e o resultado é um bom aperitivo para o jogo final com o Vitória de Setúbal, a disputar no próximo fim de semana no José Redondo.



Fotos: Teresa Mendes Vitorino

26 comentários:

Anónimo disse...

Está encontrada a equipa que sobe, Montemor, e a equipa que desce, Agrária.

O Évora ganhou à tangente na Lousã, com os serranos na máxima força, evidenciando que nesta altura não estão tão bem - lambuçaram-se em demasia com a vitória sobre o Montemor - enquanto o Montemor continua a passear.

A Agrária perde com o Santarém que, por sua vez, perdeu todos os encontros que já teve com o Loulé. Na última jornada os caldenses vencerão com facilidade os estudantes e o jogo entre Loulé e Santarém não servirá de nada a não ser para ver qual das duas equipas fica em segundo e terceiro lugar.

Uma última palavra para o Setúbal, que dizer duma equipa que chega à Fase Final e nem um ponto consegue amealhar? Roça o ridículo.

Abraço.

Anónimo disse...

a questão do setúbal também é uma grande interrogação para mim. tudo bem que é mais do que evidente que não tem andamento para vencer a évora e montemor, mas levar cabaz atrás de cabaz? os jogadores não treinam? não são ambiciosos? vá-se lá perceber...

Anónimo disse...

Exibição de gala dos escalabitanos a responder bem à pressão de quem já os julgava relegados para a Segundona. O Santarém mostrou não estar na Primeirona por acaso.
Espero que na próxima época não se repitam tristes episódios que marcaram a temporada e possam fazer bem melhor do que apresentaram este ano.

Força Santarém.

Anónimo disse...

é com mágoa que vejo a agrária numa posição tão delicada, mas com um caldas tão forte e empenhado ganhar no próximo fim-de-semana só jogando com o tom cruise numa missão impossível...

Anónimo disse...

falando nessa situação do setúbal, seria engraçado ver a equipa do caldas neste momento na fase final. pelo menos a lousã metia em sentido!

Anónimo disse...

2 em 1 esta equipa do SANTARÉM. ao mesmo tempo que foge à despromoção ajuda o LOULÉ. e a AGRÁRIA nem uma época aguentou na 1ª.

abraço

Anónimo disse...

Da última vez que olhei para a classificação, o Loulé ainda estava em último. O Santarém vai faltar ao jogo contra os algarvios na próxima semana, para dizerem que a Agrária já desceu?

Anónimo disse...

que se passa com o rugby em setubal? ainda á pouco tempo estiveram quase na divisão de honra (na altura, e bem com 8 equipes)para além dos argentinos tinham outros jogadores com ritmo, agora pelos vistos nem campo tem disponível (é incrivel o problema de falta de estruturas do rugby nacional)

Anónimo disse...

E que lição de rugby deu o RCS. Força malta a manutenção é vossa!

Anónimo disse...

o Santarém já se safou, quem irá descer está no grupo Agrária/Loulé, o que não é lá grande indicativo para os clubes que vêm da Segundona...

apesar de todos os problemas que por aqui vão sendo apontados ao Loulé, penso que a Agrária se deixou ludibriar por certos resultados positivos que obteve... e agora está numa situação difícil!

uma palavra de apreço aos jogadores do Caldas que não baixam guarda de forma nenhuma, o grupo de apurados do próximo ano que se cuide...

abraço

Anónimo disse...

a proxima semana será simplesmente...escaldante!

incrível os niveis de évora e montemor, duas belas equipas que vão incendiar a frigideira pela certa! que vença o melhor...e que o melhor seja o évora!

também acho que a primeirona teria a ganhar se o caldas andasse pela parte dos apurados ao invés do setúbal. o setúbal está muito muito fraco...e o caldas não descarrega!

Anónimo disse...

A Equipa do Caldas não está a fase Final por mérito do Setúbal e Lousã e também por muito demérito do próprio Caldas, que só depois de passado o "tempo" do 4 lugar conseguiu entrar nesta boa fase.

A razão do Caldas estar agora a dar cabazes em equipas com quem perdeu na fase regular tem muito que ver com aquilo que o patrocionador lhes proporcionou e que foi muito mais do que dinheiro, permitindo que os jogadores do CRC que têm uma qualidade acima da média para a Primeira Divisão, de repente mandassem cá para fora todo a sua técnica e qualidade e começassem a dar frutos no jogo contra o Lousã em que o Caldas que ganham por 23-5(depois disso ainda não perderam e já lá vão seis vitórias consecutivas).
Esta equipa do Caldas tinha e tem um excelente treinador mas que era um homem só e sem apoio técnico, não tinha condições para os atletas treinarem (sobretudo os de Lisboa), e tinha muita fala de confiança. Este novo patrocionador chega (chamar-lhe patrocionador é quase que ser ofensivo, talvez fosse mais justo chamar-lhe motivador) e tudo começa a mudar, o Clube ganha estabilidade financeira, a equipa não tinha carrinha para se deslocar para os treinos e ele compra uma (a assiduidade aos treinos subiu em flecha), a equipa tinha má condição física e ele arranja um excelente preparador físico que por acaso é um homem do CRC (vejam hoje a diferença de preparação para as outras equipas), arranja uma nutricionista de alta competição aconselhada pela FPR, contrata jogadores dá DH ou do seu nível para suprir posições em que o CRC estava muito deficiente (O Taful, vária vezes selecionado para o XV nacional e que jogava no Direito e o Nuno Pires que jogava na África do Sul). Fala com os jogadores, motiva-os, está presente em quase todos os jogos (quem o viu em Loulé a apoiar e a puxar que nem um louco pela equipa, num jogo que se sabia ser decisivo para o que se ia seguir e que tinha que ser ganho, sabe do que falo). É um homem que está sempre disponível para os jogadores (chega a disponibilizar o carro pessoal para os jogadores irem treinar), gosta muito de Rugby e é uma pessoa extremamente aberta e amiga dos jogadores. Por aquilo que já foi dito parece que no próximo ano resolveu apoiar ainda mais o CRC, com a contratação de jogadores do melhor que existe em Portugal e com a criação de mais e melhores condições.
O relacionamento entre o António Vidigal (presidente do CRC) e o patrocionador é excelente, quem os vê a falar percebe que aquilo é um elo muito forte, que dificilmente quebra, são as duas faces da mesma moeda, o que também dá outra confiança a toda o clube.
Não tenho dúvidas que no próximo ano o CRC vai ter jogadores na Selecção Nacional de XV e de Sevens e também não tenho dúvidas que seremos um forte candidato á subida.
Á Direcção do Caldas saiu a sorte grande com este patrocionador, façam-lhe uma estátua e depois acendam umas velinhas para ele por aqui ficar muitos e bons anos.

Anónimo disse...

Boas. Ao contrario do que foi dito apesar de a lousã se apresentar com 22 jogadores, nao era a maxima força, pois nao puderam contar com Casper Lotter.
O evora penava que ia a lousã ganhar fácil e nao foi bem assim. que tenha servido de abre olhos para quem tem memoria curta. Para a semana penso que o montemor vai sair por cima na frigideira

Anónimo disse...

a Agrária entrou nesta jornada com tudo para assegurar já a manutenção e agora é a que está mais perto de descer...espantoso

Anónimo disse...

Jogo animado em Coimbra. Santarém a dominar a Agrária e a ser o justo vencedor.

Grande ambiente entre as duas equipas e os adeptos.

Não nos rendemos, força Agrária.

Anónimo disse...

Lá estao vocês a fazer futurologia. A meio ano do inicio da nova época nada desta quer dizer alguma coisa. O Caldas vai estar a lutar pelos 4 primeiros, tanto quzntodadd o Evora que acabou a ultima época de rastos, Pu o Setúbal que dum ano para o outro alterou tufo, como estará o Bmfica? E a equipa que vai subir. E os da Lousã? Se quiserem lutam pelo título. E o Évora que esta num crescendo e sobretudo tem grandes bases. Em Outibro se quiserem falaremos. Até lá.... Prognósticos só no fim

Anónimo disse...

APURAMENTO CAMPEÃO

CRÉ: 50% de probabilidades de ser campeão da 1ª Divisão. O facto do próximo jogo ser em casa do RCM é que complica tudo... Ainda assim, creio ter as mesmas possibilidades que o RCM de se sagrar campeão.

RCM: apresenta o melhor rugby da 1ª Divisão. Oportunidade de disputar o jogo do título em casa pode dar algum avanço, mas o Évora também está forte...

RCL: pena não aspirar a mais. Ano após ano contenta-se em ser a última equipa entre as melhores equipas da 1ª Divisão. Misterioso o facto de nunca ter muitos jogadores disponíveis para os jogos.

VFC: zero pontos, zero ambição. Não merece de forma alguma estar entre as primeiras equipas da 1ª Divisão.

LUTA PELA MANUTENÇÃO

CRC: muito bom rugby, neste momento talvez esteja ao nível dos serranos. Projecto interessante que promete lutar pelos primeiros lugares da 1ª Divisão nos próximos anos. Veremos no que dá.

RCS: Manta de retalhos. Os ribatejanos parecem gostar de sofrer, mas na hora da verdade não falharam. Tudo para se manter na 1ª Divisão.

AEESACR: garra e mãos à obra não falta, mas não é suficiente para o nível que a 1ª Divisão pede. Adivinha-se um fim dramático para a equipa, na última jornada.

RCL: o pior rugby da 1ª Divisão, mas como nem sempre os pecadores pagam, têm boas hipóteses de se manter na 1ª Divisão. A concretizar-se espero ver uma boa evolução no seu rugby no próximo ano.

Abraço.
BM

Anónimo disse...

Setúbal sempre a descer... Nem um jogo? E depois pedem-nos para ir apoiar... Neste momento mais vale ficar em casa a torcer pela equipa.

Anónimo disse...

como é possível os agrários consentirem cinco penalidades? não foi uma nem duas...foram cinco!!

Anónimo disse...

só na última jornada se saberá quem sobe e quem desce, mantendo-se assim a grande competitividade existente na 1ª...até à última!

Anónimo disse...

o santarém safou-se de boa.

Anónimo disse...

Virão a reportagem na Bola TV sobre a Groundlink (patrocionadora do Caldas)? trabalham lá pelo menos quatro jogadores que hoje estiveram no Belenenses-Direito, se eles forem jogar no Caldas e os juntarmos ao Taful, ao Pires e aos excelentes jogadores que o Caldas tem da sua formação, então quer se queira quer não, temos que colocar o Caldas, no mínimo, como potencial candidato à subida no próximo ano.

Anónimo disse...

o Évora está-se a meter a jeito de ir ao campo do rival perder o campeonato.

sinal positivo para o Santarém, boa e importante vitória.

Anónimo disse...

Parabens ao Caldas pela excelente recta final do Campeonato que esta a fazer, aguardo com muita expectativa o que ira acontecer na próxima epoca.

Uma palavra para o Santarem, equipa com a qual ja vi o Caldas perder e vencer algumas vezes, fico feliz por se manterem (nao acredito que venham a descer...) na primeira divisao, e uma equipa com jogadores que gostam e honram o rugby (uns mais outros menos... como em tudo na vida). Espero que os problemas nao so exteriores como interiores da equipa se resolvam e na proxima epoca mostrem o que sao capazes.

cumps
hugo neto

Anónimo disse...

Discordo completamente com o que dizem do loule. E verdade que esta época nao tem sido tão proveitosa como todos esperava-mos mas tambem loule tem tido muitos azares lesões de jogadores importantes outros que nao podem comparecer devido ao trabalho, o loule nao jogou este ano uma única vez na máxima forca. E aliado a um treinador desmotivado que por sua vez influencia os jogadores deu no que se viu. Mas nao duvidem que se as coisas mudarem e formos um pouco mais afortunados no que diz respeito a lesões o loule tem o potencial para lutar no grupo da subida.

Anónimo disse...

O Loulé tem potencial, tem sim senhor, mas primeiro tem que aprender o básico do Rugby.