22 de abril de 2013

EM INGLATERRA QUARTETO CONFIRMA SUPERIORIDADE *

Sábado foi um dia em que sol brilhou por terras de Sua Majestade e à semelhança dos anos anteriores Quins e Saints juntaram-se a Sarries e Tigers para os playoffs que decidirão o título de campeão que ainda pertence aos Quins.

Para decidir falta ainda quem joga em casa nas meias, Saracens já garantiram esse privilégio, Leicester e Quins lutam pela eliminatória caseira na última jornada dentro de duas semanas.

Mas vamos à jornada, cinco jogos no Sábado e duas derrotas surpreendentes de Sarracens e Tigers.
A derrota dos londrinos não afecta em nada o apuramento para as meias e a eliminatória a jogar em casa, mas os de Leicester adiaram a possibilidade de jogar no Welford Road no caminho para Twickenham.
A viagem dos tigres até Bath provou-se amarga mas os fãs de rugby testemunharam um grande espectáculo.
A cidade histórica de Bath dependia da vitória para manter as aspirações de jogar
a Heineken na próxima época e nunca baixaram os braços.
Apesar de três ensaios o Bath perdia ao intervalo por 19-20 e foi só nos últimos minutos de jogo que o fantástico François Louw voou para o ensaio no canto para colocar o marcador no 27-26 final garantido o ponto bónus (Taylor, Rokoduguni e Agulla marcaram na primeira parte), duas penalidades de Flood na 2ª parte foram assim insuficientes.
O flanker Croft e o formação Youngs (ensaio de quase 80 metros) continuaram as suas boas exibições pelos Tigers, coroadas com um ensaio, quando ainda puxam por um lugar no avião que parte para a Austrália com os Lions.
O Bath subiu para sexto, mas tem que esperar pelo Exeter que só joga Domingo contra os Wasps.

Os Saracens também tiveram uma viagem decepcionante até Gloucester, os da casa garantiram a valiosa participação na Heineken Cup na próxima temporada num jogo em que foram superiores aos londrinos.
Jonny May brilhou ao cruzar por duas vezes o toque de meta na primeira parte contra apenas uma do centro Joel Tomkins, Burns adicionou mais seis pontos para o 18-13 ao intervalo.
Na segunda parte Ben Morgan e Tomkins outra vez trocaram ensaios, e o Gloucester teve que sobreviver com 14 devido ao amarelo do formação Robson mas a semana que os Cherry and Whites passaram em exercícios desenvolvidos para trabalhar o espírito de equipa após a derrota com o Sale resultou na perfeição e os guerreiros de Gloucester aguentaram até ao fim para o 28-23.

Os outros dois candidatos não perderam tempo e aplicaram chapa 40 aos seus adversários.
Quins foram até Worcester que já está em velocidade de cruzeiro e ainda assim o defesa Pennell abriu o marcador com um ensaio convertido por Goode.
Mas os Quins contaram com um par de médios endiabrado e a dupla Care/Evans contou 32 pontos entre si suficientes para bater os Worcester.
Uma segunda parte demolidora reduziu os da casa a três pontos contra 22 dos campeões, final 26-42.

Os Saints receberam e ligaram o rolo compressor nos Sharks, antes tarde que nunca finalmente uma dupla de centros que parece funcionar na perfeição, Tom May e Luther Burrel foram constantes ameaças no meio campo dos da casa.
Durante o jogo os Sharks foram lentamente destruídos usando a formação ordenada como plataforma de superioridade, Mujati voltou às boas exibições desde que assinou pelo Racing em Janeiro e sete ensaios depois os northamptonianos garantiam o lugar nos playoffs.
Wood, Dickson e Burrel na primeira parte, Elliot e Wilson duas vezes cada um na segunda puseram o resultado em 47-0.
O jovem talentoso Elliot de apenas 19 anos (oito ensaios no campeonato) terá a concorrência do galês George North na ponta a partir da próxima época.
O jovem Gaskell marcou o ensaio da consolação para os nortenhos que Cipriani converteu, final 47-7.

No fundo da tabela o Welsh queima os últimos cartuxos antes de voltar ao
Championship e em Londres saiu derrotado da batalha dos exilados.
O Irish recebeu os últimos e não perdoou: aplicou sete ensaios nos galeses.
Novamente destaque para o pilar Aulika com mais dois ensaios (11 em todas as competições) e o mais novo dos irmãos Armitage também a bisar.
Humphreys converteu seis dos ensaios, o Welsh respondeu com três ensaios quando se vai despedindo da elite do rugby inglês.
Final 47-28 marcou o regresso de Corbisiero ao Irish também ele de saída para os Saints.

O último jogo de Domingo na luta pela Heineken Cup os Wasps receberam os Chiefs de Exeter.
Os chefes começaram mais fortes com dois ensaios em seis minutos por Yeandle e Nowell, o inevitável Wade respondeu à chegada da meia hora com as vespas a gritar "presente!".
10-20 ao intervalo, os Wasps em desvantagem, viriam as suas aspirações comprometidas quando o 2a linha Damian Welch encontrou o ensaio.
O veterano Southwell mostrou o caminho aos seus companheiros e chegou ao toque de meta também mas os Chiefs, mais determinados, voltaram a ensaiar por Haydn Thomas o que fez o ensaio de Varndell aos 79 minutos insuficiente sequer para um ponto de bónus, final 24-37.
Final de época desastroso para os londrinos com seis derrotas (e mais uma para a Amlin) que atirou a equipa fora da Heineken Cup.


Championship
A segunda liga vai para a fase dos playoffs e foi preciso esperar pela última jornada para ver os Falcons derrotados.
Receberam o Bristol em Newcastle que ambicionava ainda um lugar nas eliminatórias apenas negada pela vitória do Leeds frente ao Nottingham.
O Bristol venceu por 14-19 e o Newcastle conquistou o primeiro bónus defensivo da época.

O Doncaster não saiu do último lugar da tabela e mais uma derrota em casa frente ao Plymouth por 22-26 dá apenas um ponto defensivo, Doncaster condenado à National League 1.

O Leeds cumpriu o objectivo dos quatro primeiros ao bater o segundo classificado Nottingham, 30-26.
O jogo abriu no segundo tempo com seis ensaios para deliciar os espectadores (três para cada lado), com o ensaio vitorioso do Leeds a chegar só aos 77 minutos, o Nottingham ainda respondeu aos 79 para um final emocionante mas a vitória já não escapava aos da casa.

Os Pirates receberam e bateram o Jersey por 28-24 com os insulares a garantirem um pontinho já nos 80 minutos com um ensaio do abertura Le Bourgeois que ele próprio converteu.

Os Titans de Rotherham receberam o London Scottish, quatro ensaios contra três fizeram a diferença e as equipas terminam na metade da tabela, 33-26.

Em Moseley o Bedford puxou dos galões e registou o único resultado desnivelado da jornada, 29-41.
O Bedford terminou no 3º lugar e vai defrontar o Nottingham nos playoffs.



Coventry RFC
Falando em resultados desnívelados, o Coventry bateu em casa o Sedgley Park por 61-7.
Nove ensaios com destaque para o abertura Cliffie Hodgson com três e mais oito conversões.
31 pontos seguram a segunda posição na lista de melhores marcadores da NL1 para o colega de Le Roux.
Com o resultado o Coventry escalou até ao 8º lugar da classificação.

* Texto: Ricardo Mouro
Foto: www.bbc.co.uk/www.premiershiprugby.com
Quadros: www.itsrugby.co.uk

1 comentário:

Anónimo disse...

Textos interessantes e muito informativos. Não há outro sitío em Portugal que fale do que se passa lá fora. Vale a pena ler