25 de fevereiro de 2013

BULDOGUES E ESQUILOS VENCEM JOGOS EM ATRASO

No jogo mais importante dos que estavam em atraso, e que se realizaram este fim de semana, o São Miguel foi à Moita do Ribatejo vencer o Beira Mar e confirmar a sua posição de grande candidato ao apuramento, enquanto o Belas cumpriu a sua obrigação e alcançou o Sporting na terceira posição, a um ponto apenas dos dois primeiros.

Fazemos hoje um pequeno exercício para que se compreenda a relação de forças entre os cinco candidatos aos dois lugares do apuramento.
Notem que este exercício não implica nenhum menosprezo em relação às restantes equipas - que têm, no conjunto, proporcionado um dos mais interessantes campeonatos dos últimos anos em Portugal, em qualquer categoria ou escalão etário - mas apenas demonstra a curiosidade que existe em relação às cinco equipas que chegaram a esta altura da prova com possibilidades de se qualificar.

No conjunto, realizaram-se entre estas equipas 15 jogos, faltando ainda realizar cinco até final da prova (Belas-FCT, São Miguel-Beira Mar, Belas-São Miguel, Sporting-FCT e Sporting-S. Miguel).

Considerando apenas os 15 jogos referidos, verificamos que apenas numa ocasião (Sporting-Belas) a diferença entre ensaios marcados e sofridos foi superior a um - no caso cinco ensaios para o Sporting e três para o Belas.
Verificamos ainda que foi atribuído ponto de bónus defensivo em 10 jogos, e não foi atribuído nenhum bónus de ataque.

 Veja o quadro dos resultados e tabela classificativa destas equipas, com estes 15 jogos:


Vejamos então como correu o fim de semana


BEIRA MAR 10-18 SÃO MIGUEL (1-2)
O Beira Mar com esta derrota fica numa posição difícil para se qualificar, e uma derrota na próxima jornada frente, de novo, ao São Miguel, retira-lhes, provavelmente, a qualificação.
O São Miguel continua num excelente ritmo, e parece a equipa em melhor posição para terminar na frente.
No entanto tem que se acautelar, pois neste momento é o inimigo público número um das restantes quatro, das quais ainda vai enfrentar três - a FCT já fez os seus dois jogos com os buldogues, tendo perdido os dois.

BELAS *60-18 ELVAS (?-?)
O Belas cumpriu a sua obrigação de vencer com ponto de bónus, recuperando a terceira posição a par do Sporting a apenas a um ponto dos dois da frente.
Quanto ao futuro, lembremos que os esquilos foram a única equipa a vencer o São Miguel nesta prova, e se voltar a ganhar fica numa boa posição para se qualificar. Mas antes desse encontro tem que enfrentar a FCT, que parece quem melhor calendário tem das candidatas, sem considerarmos o São Miguel.
Quanto ao Elvas a nossa esperança vai no sentido de que a equipa consiga garantir a sua manutençao nas competições, e esperamos ainda que possa contribuir para o crescimento de equipas na região, condição essencial para a sua sobrevivência.
Portalegre e Borba tem núcleos de rugby, e seria interessante ver  surgir outros na região - Estremoz tem todas as condições para isso, por exemplo, ou mesmo em Évora - o que daria com certeza um forte impulso ao rugby naquela parte do Alentejo.
Já aqui falámos em tempos da necessidade de ver surgir uma Associação Regional dedicada apenas ao Alentejo, e cada dia que passa sem isso acontecer, é mais um dia que se perde no desenvolvimento da modalidade ao sul do Tejo...

KELLERMAN 0-24* ÉVORA B (0-4)
Resultado equilibrado, tendo em atenção o que as duas equipas têm feito durante a época, que esperamos que signifique uma melhoria da equipa do Cacém, e não apenas um facilitar de esforços por parte dos chaparros...
Vamos acompanhar o que se passará nas próximas jornadas...

TOMAR 25-30 GUIMARÃES (4-5)
O Tomar ofereceu grande réplica aos bravos, e chegou ao intervalo na posição de vantagem, com 18-15 no marcador.
No segundo tempo o Guimarães reagiu e acabou por derrotas os templários que terminaram o jogo apenas com 14 jogadores.
Jogo com nove (!) ensaios, em que as equipas se preocuparam apenas com o jogo, o que merece destaque.
Gostávamos de saber se o Tomar tem tido algumas iniciativas de levar o rugby a escolas ou clubes da cidade, para podermos imaginar o que será o futuro da modalidade na região.
Os minhotos conquistaram os pontos de que careciam para subir à segunda posição, e estão agora em excelente condição de garantirem o acompanhamento ao Famalicão na luta do playoff.

Consultem as tabelas classificativas no mini-site dedicado à Segundona, já devidamente atualizados.

Fotos: Júlio Lobo Pimentel e Francisco Madureira

10 comentários:

Anónimo disse...

Belas e são Miguel na fase final.

Anónimo disse...

esta 2ª divisão ainda vai correr muita tinta... não se esqueçam que o Oeiras ainda pode fazer uma graçinha a algum distraído ou os PB sobre o Oeiras podem ser importantes!

Se bem que o S.Miguel ainda tem 3 jogos "grandes" e o Beira Mar apenas tem mais 1, por um lado pode ser bom, mas por outro pode ser mau. Ou seja, se por um lado o S.Miguel tem 3 jogos incertos, também é o que tem mais possibilidade de ganhar a adversários directos e não depender de ninguém.

E vejam que Sporting-S.Miguel é o ultimo jogo da 1ª fase... pode ser decisivo para qualquer das equipas!

Anónimo disse...

Parece-me que um dos grandes favoritos no inicio do ano (FCT) já foram...

Anónimo disse...

pois é a verdade isto esta todo incerto no rugby não há jogos ganhos

Anónimo disse...

Extraordinário campeonato esta 2 divisão da zona Sul, parabéns as equipas.

Quantas das equipas que lutam pela subida apenas dependem delas?

Será este um critério importante para a analise de quem pode subir.

Cumprimentos,

Jose Roque

Anónimo disse...

Para o anónimo das 17h24m parece me que tem razão, o FCT já nao esta na luta, deve estar em ultimo lugar a 20 pontos do líder e além disso deve depender de terceiros para passar....

Ou afinal esta em segundo lugar, a depender só de si para atingir as meias finais, pelo menos para passar em 2 lugar?

um abraço e sorte para a sua equipa,

CSD disse...

Parabéns a todas as equipas!! Está em grande o nosso rugby "de segunda" com um campeonato de primeira!!

Há que louvar também no excelente trabalho realizado pelo Mão de Mestre na divulgação do rubgy através de importates artigos como este que aqui estamos a comentar!

Anónimo disse...

O Guimarães não conseguiu o ponto de bónus em Tomar que poderá dificultar-lhe a vida. O Guimarães fez dois bons resultados fora, mas será que irá aguentar a pressão em casa? Terão equipa para isso? Pela analise feita pela primeira volta, demonstram que subir uma fasquia poderá ser demasiado prematuro para um "bébé" que ainda se encontra no berço... Veremos e esperemos que agora em casa, voltem a jogar um bom rugby como já o demontraram na 1ª Fase...

Anónimo disse...

Também me parece que o RCOeiras ainda pode vir a complicar as contas deste 4 ou 5 q ainda disputam a passagem à fase final.. É preciso que as equipas não se esqueçam!

Parabéns a todos pelo excelente campeonato, incluindo o kellerman q está a aprender ainda a jogar e na minha opiniao tem evoluido depressa, ao Elvas que faz todos os possiveis para representar sempre bem o Alentejo e ao Oeiras que ainda que n esteja a fazer um campeonato como é costume promete ainda criar dissabores aos 4 ou 5 da frente!

Anónimo disse...

Parabens ao trio de arbitragem que tao bem soube contribuir para um excelente espectaculo de rugby dentro e fora do relvado no passado Domingo na Moita e que assim proporcionou um grande jogo entre a O Beira Mar/Moita e o Sao Miguel.