24 de fevereiro de 2013

TRÊS CANDIDATOS AO SEIS NAÇÕES *

Mais um fim-de-semana do torneio que confirma a Inglaterra como favorita a um Grand Slam não se podendo ainda, no entanto, excluir a Escócia após grande demonstração defensiva frente à Irlanda e o País de Gales que tem que receber a Inglaterra no Millennium em Cardiff.
A Itália sem Parisse para o resto do torneio continua incapaz de igualar a exibição contra a França e caiu frente aos galeses.
A Irlanda disse adeus à vitória no torneio após ser incapaz de transformar superioridade territorial em pontos.

Itália 9-26 País de Gales

Os gladiadores não resistiram à maior eficácia galesa que dominou todos os aspectos de jogo, inclusive na formação ordenada onde Castrogivanni, hoje capitão, passou um mau bocado, acabando com um amarelo aos 58'.
Os italianos não contam mais com Parisse devido a indisciplina ao serviço do Stade Français, e Orquera deu lugar a Kris Burton.
O abertura natural da Austrália tomou algumas decisões questionáveis a nível do jogo ao pé.
A primeira parte regista algum equilíbrio com a troca de penalidades entre Burton e Halfpenny, 6-9.
A segunda parte confirmou a superioridade galesa com dois ensaios sem resposta, primeiro foi o centro Jonathan Davies e depois o ponta Alex Cuthbert, o prolífico defesa Halfpenny não falhou as conversões e o jogo terminaria com 9-26.
Destaque para Seru Vosavai, fijiano de origem, que substituiu Parisse e foi dos mais inconformados a perseguir o resultado. O "velho" Ryan Jones mais uma vez foi líder dos galeses, o mais placador, e mantém Warburton no banco.

Inglaterra 23-13 França

A batalha de Twickenham entre os velhos rivais os ingleses sorriram no final devido a uma vitória suada e sofrida.
Com o regresso de Parra ao XV e com Trinh-Duc a abertura os franceses foram mais eficazes e incisivos nas suas ações e começaram com ligeiro ascendente sobre os seus adversários.
Foi no entanto Farrell a causar o primeiro derrame de sangue logo ao primeiro minuto com uma penalidade a que Parra respondeu de seguida.
Wesley Fofana regressou à posição de centro e perto da meia hora encontrou um buraco na defesa inglesa e após várias (fracas) tentativas de placagem falhadas só parou no ensaio que Parra converteu em 7 pontos. Ao intervalo 9-10.
A segunda parte trouxe ao de cima outro interessante duelo em campo, Tuilagi vs Bastaraud.
Os centros foram chamados a fazer aquilo que lhes era esperado, causar impacto na defesa adversária.
Bastaraud encontrou-se muitas vezes rodeado de camisolas brancas, Barritt, Farrell e companhia juntavam-se em grupo para parar o francês.
Tuilagi viria a levar a melhor, recuperou uma bola que parecia perdida e ligou o turbo imparável para o ensaio, discutível se Vunipola ao tocar na bola para Tuilagi estaria em fora de jogo.
Farrell falhou a conversão quando já se encontrava em esforço, não aguentou muito mais e foi substituído por Flood.
Os ingleses resistiram às investidas francesas com Picamoles em destaque e Flood adicionou mais seis pontos contra apenas três de Michalak.
O resultado final confirma a Inglaterra como válida candidata ao Grand Slam.
A superioridade inglesa tremeu após falha defensiva no ensaio francês, Ashton muito mal na fotografia deixa a descoberto uma Inglaterra que joga com dois defesas no três de trás e é o ponta que compromete quando Sharples (Gloucester), Varndell e Wade (Wasps) e Strettle (Saracens) imploram por uma oportunidade com a camisola das Rosas.
A França demonstrou mais qualidade que nos restantes jogos em que a presença de Parra de início, mais dinâmico, se sentiu.

Escócia 12-8 Irlanda

Definitivamente este jogo foi só para homens de barba rija!
A Escócia pareceu levar ligeira vantagem nas formações ordenadas iniciais contra a Irlanda sem o pilar Healym castigado.
No jogo aberto a Irlanda tinha superioridade com O'Driscoll a liderar com diversas incursões aos 22 escoceses, os centros irlandeses encontraram muita facilidade a quebrar a linha de vantagem.
A batalha no breakdown era sempre disputada com ferocidade, tendo a Irlanda mais posse de bola e território.
Aos 15' o pilar escocês Ryan Grant viu amarelo por não recuar, e as penalidades que a Irlanda conseguiam eram para a touche na tentativa de chegar ao ensaio.
Os escoceses protegeram bem a sua área de ensaio tendo vantagem no alinhamento com os gigantes Hamilton e Gray.
Os primeiros pontos só viriam já bem dentro da meia hora, quando Paddy Jackson, na estreia pela Irlanda, apontou uma penalidade em frente aos postes.
A Escócia viu o esforço nos rucks recompensado quando ganhou uma penalidade no final da 1ª parte, mas o defesa Hogg falhou a conversão, intervalo um futebolístico 0-3.
A segunda parte continuou com o domínio irlandês e uma arrancada de Sean O'Brien resultou em várias fases lentas que o ponta Gilroy colocou na área de validação.
No rescaldo do ensaio Hamilton decidiu pedir satisfações aos adversários com a consequente molhada para gáudio dos espectadores. Paddy Jackson falhou a conversão.
Já depois dos 50' a Escócia chegou aos 22 irlandeses e depois de O'Brien ser apanhado em fora-de-jogo Craig Ladlaw finalmente marcou três pontos.
O pé de Paddy Jackson estava desafinado com duas penalidades falhadas e isso permitiu aos escoceses aproximaram-se perigosamente após falta na melée, 6-8 aos 58'.
A garra escocesa foi recompensada em nova incursão aos 22 da Irlanda, um maul dinâmico é parado em falta e Laidlaw passa a Escócia para a frente aos 65', Jackson não resistiu e deu o lugar a O'Gara.
O dia não correu de feição para os aberturas irlandeses e O'Gara numa (muito) má decisão num pontapé perdeu a posse de bola e obrigou os seus companheiros a cometer falta numa placagem. 12-8 com cinco minutos para a carga final da Irlanda.
Os irlandeses conseguiram virar uma melée a seu favor e algumas fases em cima da linha de ensaio escocesa a bola foi para os três-quartos e um avant de Luke Marshall condenou a Irlanda. Impressionante capacidade defensiva da Escócia, a Irlanda teve 74% de posse de bola e 71% de território, excelente Jim Hamilton no alinhamento e a liderar a sua equipa.
A imagem que reflete o jogo é o capitão Kelly Brown com a cara ensanguentada receber o troféu correspondente à vitória da sua equipa.

Resultados e classificação:




6 Nações Sub-20


Na 6ª feira a Itália recebeu o País de Gales que não deu hipóteses e resolveu o jogo na primeira parte com três ensaios. Os avançados galeses foram superiores e controlaram o jogo apesar de dois amarelos. Um ensaio do gigante Mbanda foi insuficiente para os italianos, final 10-25.

A Escócia bateu a Irlanda com um ensaio convertido aos 72 minutos, final 21-20.

No Sábado a Inglaterra não deu hipóteses à França despachando os rivais com 40-10, destaque para o hattrick de Jack Clifford, o poderoso nº 8 tem como mentor Nick Easter nos Quins.

Gales segue isolado com três vitórias em três jogos.

6 Nações Feminino

As inglesas foram incapazes de igualar os homens e perderam em casa com a França por 20-30.
Já a Irlanda conseguiu bater a Escócia por 30-3 e mantém a liderança da tabela.  
No Domingo as galesas foram  a Itália vencer por apenas um ponto, final 15-16.

*Texto: Ricardo Mouro

Quadros e fotos: www.rbs6nations.com

Sem comentários: