12 de fevereiro de 2013

SANTARÉM ESTREIA EM CASA, MONTEMOR VENCE POR MUITOS

Com a separação das equipas para a fase final da competição definida, e com duas jornadas ainda por disputar, o fim de semana foi marcado pelo regresso do Santarém aos jogos na sua cidade e pela pesada derrota que o Montemor infligiu ao Loulé.

A competição entra agora no sistema gota-a-gota, com as meias finais da Taça de Portugal já neste fim de semana, e com a final a ter lugar no fim de semana de 2 de Março.

Note-se que uma equipa da Primeirona ainda se encontra em prova - o Montemor -  recebendo Agronomia na Frigideira no sábado.

LOUSÃ *34-3 SANTARÉM (6-0)
Por troca de mando de campo, o jogo foi disputado em Santarém, e não pode deixar de se referir esse fato, já que foi a primeira vez esta época que os cavaleiros jogaram na capital ribatejana.
Esperemos que não seja um caso isolado, e que o RC Santarém volte a desfrutar do benefício de jogar sem ter que viajar, sempre que o calendário assim o indique.
A vitória da Lousã não constitui surpresa e resta agora ao Santarém encontrar a força e o génio que lhe permitam assegurar a manutenção na Primeirona.
O que não vai ser pera doce tendo em consideração os adversários que vai ter pela frente.
Quanto aos serranos, a sua posição está dentro do previsto, e vão com certeza encarar a fase final com tranquilidade.

MONTEMOR *100-0 LOULÉ (16-0)
Que dizer de um jogo em que uma equipa marcou 16 ensaios e a outra não marcou nenhum?
Especialmente quando na primeira volta a vitória do Montemor tinha sido por números bem mais civilizados?
Sem estar de forma nenhuma em dúvida a superioridade dos alentejanos, o resultado não é normal, e esperamos que não signifique um baixar de braços por parte da equipa algarvia, agora que se aproxima a fase final de manutenção, onde deslizes desta natureza não serão perdoados.
Foi a maior diferença pontual obtida por uma equipa esta época na Primeirona, e foi também o primeiro jogo em que o Loulé não marcou ponto algum.
Os muflões devem ter aproveitado para afinar a máquina para a recepção a Agronomia, no jogo que vai enfeitar a Frigideira no próximo sábado, e que vai servir de balança para se avaliar como anda a distância entre a Primeirona e a Divisão de Honra.

VITÓRIA SETÚBAL 17-25 ÉVORA (2-3)
Os chaparros cumpriram calendário mas não conseguiram somar o ponto de bónus de ataque, já que os sadinos não facilitaram e souberam responder bem ao maior poder dos visitantes.
Podia mesmo ter acontecido um bónus defensivo para a equipa do Vitória de Setúbal, mas, apesar de ter chegado lá perto, o XV da casa não o conseguiu amealhar.
As equipas voltarão a encontrar-se na Fase Final, e veremos então como se portam e qual a diferença real entre as duas no final da prova.

CALDAS *38-13 AGRÁRIA (6-1)
A equipa caldense venceu bem, e assumiu a quinta posição na tabela classificativa, e mesmo que neste momento isso não conduza a lugar algum, é sempre um lugar de destaque entre os últimos da divisão.
Com a Fase Final a chegar, os charruas têm agora oportunidade de mostrar o que valem, em confronto com os seus pares, e de lutar pela manutenção na Primeirona.
Considerando apenas as quatro equipas que vão disputar a manutenção, e os jogos realizados entre elas, e quando faltam realizar o Santarém-Loulé e o Loulé-Agrária, é curioso notar que o Caldas obteve quatro vitória, três bónus da ataque e dois defensivos, perfazendo um total de 21 pontos, enquanto o Loulé obteve três vitórias, um bónus de ataque e 13 pontos, a Agrária obteve duas vitórias e oito pontos, e o Santarém uma vitória e dois bónus defensivos, para seis pontos classificativos, o que estabelece uma primeira hierarquia entre as equipas.
Veremos como tudo se desenrola na Fase Final.

Fotos: Teresa Mendes Vitorino e Carlos Leonardo

5 comentários:

Anónimo disse...

Como jogador do RCLousã queria só deixar uma palavra de apreço aos jogadores do RCSantarém pela forma como o jogo e a respectiva 3a parte decorreram tal como manda a lei do rugby. Como disse a alguns jogadores do RCSantarém fico bastante satisfeito por ver o RCSantarém a jogar em campo próprio e espero que se mantenha até ao final do campeonato já que pelo que me foi dito no próximo ano o campo destinado ao RCSantarém estará pronto.

Um grande abraço a todos e espero voltar a ver-vos no próximo ano. E senão nos virmos que isso seja motivado pela subida do RCLousã e não pela vossa descida.

Anónimo disse...

Muito obrigado ao Jogador da Lousã não só pelas simpáticas palavras mas também pelas "lições" que nos foram dadas no Domingo. Estou certo que nos farão uma equipa mais madura para atacar a final 4.

Cumprimentos

Diogo Stilwell (capitão RCS)

(já agora, podia-me dizer como ficou o vosso sul-afircano 13 que se magoou no joelho? E as melhoras)

Anónimo disse...

Amigo mao de mestre acho que a derrota do loulé tb se deve a falta de alguns jogadores mais exprientes visto que no jogo da 1 volta a diferença pontual n tenha sido tao grande penso que loulé estara mais preocupado c a luta pelo quinto lugar e de certeza que irao fazer a vida negra aos adversarios tendo dado ja provas disso

Abraço forca rcl

Anónimo disse...

Gostei do convívio com os lousanenss e do comentario. Foi pena só se terem apresentado com 16 jogadores, o que para uma equipa com pretensões a subir é pouco. Já na Lousã tinha estranhado só terem 18. Será tactica para enganar os adversarios? Parece-me pelo que vi que estão uns furos abaixo do Evora e do Montemor.

Anónimo disse...

Apenas é difícil de perceber o porque quase nenhum dos atletas da primeirona ser convocado para a selecção, boas equipas, jogadores novos e alguns com grande porte físico, acho que seria bom começarem a ter atenção aos jogadores da primeirona e darem-lhes uma "oportunidade"
Abraço e parabéns novamente mão de mestre pelo excelente trabalho que tem realizado em prol do rugby nacional e internacional