7 de fevereiro de 2013

PRIMEIRONA EM RITMO DE PASSEIO

Definidos que estão os dois grupos que vão disputar a fase final de atribuição do título e da manutenção na divisão, as jornadas que faltam para completar a fase de apuramento serão apenas para cumprir calendário, que as equipas poderão, ou não, aproveitar para rodar jogadores, experimentar soluções, afinar as máquinas para o que se segue.

Já aqui referimos a necessidade de encontrar uma solução para manter o interesse competitivo da prova até final de cada fase, e é nesse sentido que sugerimos desde já o alargamento da 1ª divisão para 10 equipas, e um esquema competitivo semelhante ao da Divisão de Honra, ou seja, um esquema em que as equipas se mantenham até final interessadas em subir mais um lugar na classificação, ou em evitar descer um lugar na classificação.

Na DH são apuradas seis equipas para o play off, mas como os dois primeiros lugares estão dispensados da primeira eliminatória desse play off, quem lá está, está de olho bem aberto para não perder o lugar.

Por outro lado não é indiferente ficar no terceiro posto ou no quarto, já que naquela primeira eliminatória, o terceiro vai jogar com o sexto e o quarto com o quinto.

Ou seja, cada degrau conquistado determina o passo seguinte na prova, e o seu grau de dificuldade.

E o mesmo se passa no play off da manutenção, onde o sétimo vai defrontar o 10º e o oitavo defronta o nono.

Defendemos portanto o alargamento da Primeirona, e a disputa da prova nos mesmos termos da Divisão de Honra, com excepção do sorteio condicionado, que não deverá ter necessidade de existir.

Para este fim de semana repete-se a esperança e curiosidade de assistir ao primeiro jogo do ano em Santarém! Será desta?

VITÓRIA DE SETÚBAL - ÉVORA
Vale da Rosa, sábado, 15 horas
O Vitória de Setúbal garantiu já a presença na fase final de atribuição do título, e pode agora preocupar-se em jogar bom rugby e em preparar a equipa para aquela fase, enquanto o Évora pode aproveitar para lançar novos valores e experimentar outras soluções.
De qualquer forma os favoritos são os alentejanos, que apenas escorregaram uma vez nesta fase, perante o Montemor e na primeira volta infligiram uma pesada derrota por 63-5 aos seus adversários deste fim de semana.
Será interessante verificar se os sadinos conseguem amealhar o ponto de bónus defensivo ou não, mas acreditamos que isso seja possível.

CALDAS - AGRÁRIA
Campo de Rugby das Caldas, sábado, 15 horas
Aqui está um jogo que noutras circunstâncias teria grande interesse, mas que neste momento apenas o apelo à honra das equipas pode animar um pouco.
Na primeira volta o Caldas foi vencer a Coimbra por 32-10, mas os charruas conseguiram na semana passada a sua segunda vitória na prova, faltando saber se esse fato reflete alguma mudança na equipa, no sentido positivo.
Pelo que se tem passado este ano, o Caldas deve vencer, deixar um pouco mais para trás a equipa conimbricense, e ultrapassar o Loulé na classificação.
Será que é desta vez que a Agrária consegue o seu primeiro ponto de bónus?

MONTEMOR - LOULÉ
Frigideira, sábado, 16 horas
As equipas defrontaram-se duas semanas atrás em jogo em atraso da 5ª jornada, e a vitória dos muflões não deixou qualquer dúvida, com a marcação de cinco ensaios e sofrendo apenas um, para um resultado de 35-7.
Nenhuma dúvida quanto ao favoritismo dos montemorenses, que dificilmente deixarão de conseguir o ponto de bónus de ataque.
O Loulé deve ainda perder o quinto lugar na tabela, por troca com o Caldas, e não se vê capacidade na equipa para conseguir o bónus defensivo, frente a adversários do calibre do Montemor.
Os alentejanos seguem no topo da tabela classificativa e não vão perder a vantagem que levam sobre os rivais eborenses.

LOUSÃ - SANTARÉM
Chã das Padeiras, domingo, 15 horas
Será desta que se quebra o tabú?
Depois do jogo da primeira volta se ter realizado na Lousã, por falta de campo em Santarém, e depois do cancelamento do jogo da semana passada que esteve previsto para este mesmo campo, será agora que o Santarém vai jogar em casa?
A menos que a Câmara Municipal de Santarém volte a anular o desafio, os cavaleiros jogarão pela primeira vez em casa, e vai ser um dia de rija festa ribatejana!
O problema é que a Lousã não gosta de participar em festas fazendo figura de corpo presente, e apesar das suas já lendárias dificuldades em viajar, vai querer estragar a festa dos visitantes, agora a jogar em casa.
Favoritismo para os serranos, e a esperança de ver um Santarém renascido a dar prova de que merece ter uma casa e a conseguir pelo menos o bónus defensivo.
Na primeira volta os beirões venceram os escalabitanos por 39-7, mas não vai ser fácil repetir a façanha por números tão expressivos.

Fotos: João Paulo Pedrosa e João da Franca

1 comentário:

Jonas Stilwell disse...

infelizmente para o rugby nacional a melhor vitória do Santarém vai ser jogar em casa e isto se se concretizar...

abraços