22 de fevereiro de 2013

NA DANÇA DAS CADEIRAS, QUEM FICARÁ DE FORA?

A cinco jornadas do final da fase de apuramento, continua em aberto a luta pelos lugares que dão acesso ao playoff do título, com as posições mais baixas da tabela aparentemente definidas.

A Académica, última equipa na corrida por esses lugares, vai até às margens do Vez, para tentar roubar das margens do Tejo, um lugar para a equipa do Mondego, com a equipa das margens do Douro atenta ao que se passa...

E nesta confusão de águas reside o pouco interesse que este quarto final da prova ainda mantém...


BENFICA - AGRONOMIA
Sobreda, sábado, 12 horas
Em véspera de final de Taça de Portugal, Agronomia tem a oportunidade de recuperar lesionados e afinar detalhes que se podem revelar importantes na tentativa de conquistar a sua quinta Taça seguida, fato inédito na história do rugby nacional - aliás, já a quarta só foi conseguida por eles mesmo.
O jogo não vai oferecer dificuldades aos agrónomos, apesar da ligeira melhoria que o Benfica registou, e deve mesmo saldar-se por mais um resultado bem desequilibrado, mas acreditamos que o resultado da primeira volta não deverá repetir-se.

Aos encarnados resta tentar manter a equipa unida, desapontando aqueles que esperavam assistir ao seu desaparecimento, e esperar pelos dois decisivos jogos do playoff, em que, para não ser despromovido, lhe basta uma vitória.

CRAV - ACADÉMICA
Arcos, sábado, 15,30 horas
Aqui a situação é muito diferente, e se, para se manter na corrida por um lugar entre os primeiros, a Académica tem que ganhar, de preferência com pontos de bónus, a tarefa apresenta-se muito complicada, já que os arcuenses não são pera mole e podem mesmo dar cabo dos dentes dos conimbricenses (em sentido figurado, claro!).
Na primeira volta, em Coimbra a sorte esteve do lado dos pretos que venceram por 37-28, mas em Arcos a tendência seria a reversão do resultado - só que o interesse de cada equipa no desfecho do jogo pode influenciar a entrega dos seus jogadores.
E neste particular a vantagem está por inteiro do lado dos visitantes, que podem mesmo entrar no grupo dos seis, em substituição do Técnico, que tem uma tarefa difícil frente ao Belenenses...
Quanto ao Arcos, e apesar de matematicamente ainda poder acontecer, não têm grandes hipóteses de lá chegar...

CDUP - DIREITO
Leça da Palmeira, sábado, 17,30 horas
Os portuenses estão na quarta posição, apenas a dois pontos do Belenenses, e como na Divisão de Honra não é igual ficar em terceiro ou em quarto, é natural que os nortistas não queiram perder nem um milímetro na luta por esse lugar - no playoff o terceiro joga a pré eliminatória contra o sexto, e o quarto defronta o quinto...
O Direito é segundo isolado na tabela e com essa posição garante a isenção da pré-eliminatória, e depois de ter vencido em Monsanto por 57-16, não vai querer entregar os pontos aos portuenses.
Acontece que os advogados estarão desfalcados de alguns dos seus mais importantes jogadores ao serviço da seleção nacional, e não se sabe até que ponto a juventude que vai ser injetada na equipa aguentará a pressão a que estarão sujeitos.
Mas a verdade é que Direito venceu todos os encontros que disputou em dia de trabalhos da nossa representação, o que dá excelentes indicações sobre aquela juventude...

TÉCNICO - BELENENSES
Olaias, domingo, 15 horas
Mais um jogo de elevada temperatura, em que as duas equipas precisam de vencer, e que até pode ser uma antevisão da pré-eliminatória do playoff.
O Técnico está sob ameaça direta da Académica, na luta pelo sexto lugar, e o Belenenses tem o CDUP a morder-lhe as canelas...
E a única certeza é que quem perder vai pôr o seu lugar em risco.
Na primeira volta o Belenenses venceu por 44-20, mas é natural que a diferença entre as equipas, neste momento, não seja tão acentuada, prevendo-se grande equilíbrio e vencedor desconhecido...

CASCAIS - CDUL
Guia, domingo, 17 horas
Na primeira volta o CDUL bateu os engenheiros pesadamente por 54-6, no universitário de Lisboa, e apesar de ter meia equipa a jogar contra a Bélgica e algumas lesões significativas, os azuis são favoritos e devem mesmo conseguir o bónus de ataque.
O Cascais é uma equipa em formação, e estamos certos que se evitar a despromoção vai aparecer na próxima época com uma nova cara.
Mas a travessia do deserto não tem sido nada fácil, e os meninos da Linha têm passado as passas do Algarve... e ainda não vai ser desta vez que o sofrimento termina.
Para já o Cascais continuará marcado para o playoff da manutenção, e o CDUL continua com descanso marcado para o dia da pré-eliminatória do playoff do título.

Fotos: António Simões dos Santos

2 comentários:

Jonas Stilwell disse...

Agronomia
Académica
Direito
Belenenses
CDUL

dentro dos jogos não vejo grandes hipóteses para surpresas... siga!

abraços

Anónimo disse...

enganaste-te... CDUP 28 gdd 20