23 de fevereiro de 2013

NOTA OFICIAL SOBRE A QUESTÃO DA ARBITRAGEM

A situação da arbitragem tem preocupado toda a comunidade do rugby nacional, de tal forma que hoje, inesperadamente, o presidente da FPR emitiu uma nota através do site oficial do organismo, que reproduzimos na íntegra e sem comentar.

Aproveitamos para informar, e como já referimos nos artigos anteriores sobre esta matéria, que NÃO SERÃO PUBLICADOS comentários que façam referência a casos concretos e pessoas definidas, pelo que agradeço que parem de encher a caixa de comentários com textos dessa natureza.



Independentemente do apuramento das responsabilidades e das consequências que decorrerão do juízo que delas vier a fazer o Conselho de Disciplina - Órgão próprio da Federação- não quero deixar de lamentar e repudiar a agressão a um árbitro no final de um jogo, ainda que a mesma não tenha, ao que parece, envolvido jogadores ou dirigentes de qualquer dos Clubes e se tenha registado nas bancadas.
O clima de suspeição, de agressividade e de intolerância que se vem registando, semana a semana, conjugado com a evidente preocupação e desencanto no quotidiano dos portugueses, pode reflectir-se no desporto e, particularmente, nos árbitros, que serão os alvos mais fáceis e desprotegidos, não pode, no entanto, justificar o que aconteceu.
O RUGBY rege-se por normas e defende valores que a todo o custo temos que preservar sob pena de hipotecarmos uma história e a uma imagem de diferença positiva relativamente a outras modalidades o que nos tem grangeado o respeito e admiração da comunidade, em geral, e da desportiva em particular.
A Direcção guardará pela conclusões do Conselho de Disciplina deixando claro, de forma inequívoca, que não pactuará com qualquer acto de indisciplina, independentemente dos seus intervenientes ou do local onde se venham a verificar.
Aproximam-se os jogos das decisões importantes e com eles um risco compormental mais elevado, pelo que apelo, a todos, que se esforcem para ajudar a que a normalidade seja a " festa do jogo " , com respeito pelos adversários e pelos árbitros que apenas têm a difícil tarefa de ajuizar.....
Deixo, aqui, o meu abraço solidário ao Sr. árbitro, Sebastião Petronilho e a todos os outros que tão importantes são para que o rugby se possa desenvolver.Sem deixar de me preocupar com árvore continuarei a preocupar-me mais com a floresta, acreditando que, juntos, saberemos ultrapassar os acidentes de percurso, sem que nos desviemos dos nossos propósitos fundamentais.

Presidente Carlos Amado da Silva

1 comentário:

Jonas Stilwell disse...

pois é... mas não devia ter-se pronunciado o quanto antes sobre o assunto? acho vergonhoso fazer estas declarações apenas pelo facto dos árbitros terem marcado posição e o RVM prestar esclarecimentos.

abraços