23 de fevereiro de 2013

PREMIERSHIP DÁ ESPETÁCULO ALHEIA AO SEIS NAÇÕES *


O principal campeonato de clubes inglês arrancou ontem com dois jogos.

O Gloucester recebeu em casa o Worcester que começa a ver as equipas atrás de si na tabela aproximarem-se perigosamente.
O jogo começou com claro domínio do Gloucester, mais agressividade, posse de bola e a jogar no terreno adversário.
Vida difícil para o pilar escocês Murray que esteve sob pressão nesta fase inicial nas formações ordenadas, a Escócia joga no Domingo e o avançado foi libertado devido à sua conhecida incapacidade religiosa de jogar aos Domingos.
O Worcester resistiu como pôde mas o defesa Rob Cook convertia a posse de bola em pontos devido ao jogo faltoso do adversário, contra apenas uma penalidade de Goode.
Após boa arrancada do centro Molenaar o flanker do Worcester veria um amarelo por placagem perigosa e o jogo abriu, foi o seu colega Matavesi a contrariar a fluxo de jogo e a ensaiar para conversão de Goode (35'), mas 3 minutos depois a defesa dos visitantes ressentiu-se da inferioridade numérica e o centro Trinder, a vestir a camisola de Tindall, ensaiou também para o 13-10 ao intervalo.
A segunda parte começou com troca de penalidades, mas superioridade para o Gloucester com 19-13 aos 45'.
A partir daqui notou-se um ligeiro ascendente do Worcester mas algumas más decisões de Goode impediram a conversão em pontos, até que o centro Grove interceta um passe ainda no meio campo adversário e só para no ensaio, Goode não falhou desta vez e o Worcester passa para frente com 19-20.
O Gloucester carregou e conseguiu mais uma penalidade, mas teimosamente o Worcester não descolava e com Goode já no banco o abertura suplente Gray coloca novamente os visitantes em vantagem, 22-23.
O jogo parecia bem encaminhado para a vitória quando o ponta do Gloucester Jonny May numa excelente arrancada é parado pelo defesa Claassens, o árbitro dá vantagem e quando a bola "morre", a decisão vai para o TMO.
Os 80 minutos já se esgotaram e a decisão é para dar vermelho ao defesa por uma "rasteira" que invejava muitos centrocampistas dos distritais de futebol e ensaio de penalidade, aqui decisão mais discutível, final 29-23 para desespero do Worcester.


No outro jogo encontraram-se os extremos da tabela, tarefa hercúlea para os Sale Sharks a receberem os Quins.
Rebeldia dos da casa logo ao primeiro minuto a meter os campeões em sentido com um ensaio do defesa Cameron Shepherd convertido por Cipriani.
Os Quins, já sem o contingente inglês ao serviço da seleção, demoraram a recuperar e só aos 31' Tom Williams cruzou a linha de ensaio para Botica converter.
O abertura já tinha apontado dois pontapés de penalidade e o jogo foi com 7-13 para o intervalo.
Na segunda parte os campeões ligaram o rolo compressor, Botica excelente como habitual nas botas de Evans, marcou mais três pontos logo aos 44'.
Depois foi o jovem 2ª linha  Charlie Matthews a abater os tubarões com dois ensaios em menos de 10 minutos, ambos convertidos por Botica.
Os irreverentes Sharks prontos a darem a volta ao seu campeonato não desistiram e conseguiram dois ensaios nos últimos cinco minutos.
O flanker suplente Vernon e o centro Tuitupou conseguiram 10 pontos que Cipriani convertiu em 14, insuficientes para o ponto de bónus, final 21-30.

O campeonato continua hoje com três jogos, o Exeter recebe o aflito London Welsh.
Julio Farias é mais uma vez titular pelo Welsh, o Exeter viu fugir os lugares de playoff e não pode deixar de castigar os exilados com ponto bonús se pretende continuar as suas aspirações.
]
Em Northampton os Saints também não podem perder o comboio e recebem a equipa três pontos abaixo de si. Tom Mercey parece ter ganho a corrida a Doran Jones a pilar dos santos quando Mujati, após assinar pelo Racing Metro, nunca mais se viu.

O Bath vem de uma excelente vitória a semana passada e mesmo sem Louw procura aproximar-se dos lugares cimeiros, um dos jogos da jornada.

O jogo grande disputa-se em Leicester, os tigres locais recebem os sarracenos separados por apenas um ponto com os Wasps a baterem à porta destas duas equipas.
Os Saracens levam o seu contingente sul-africano no banco (John Smit, du Plessis, de Kock) enquanto que os Tigers apesar dos trabalhos da seleção consegue apresentar um XV incrivelmente experiente (Ayerza, Croft, Salvi, Crane, Murphy). Grande expectativa para este jogo.

Mas no Domingo o espectáculo continua com um derbi londrino entre o Irish e os Wasps.
Os Wasps se vencerem, e se tiverem a máquina ofensiva afinada para o ponto bónus, podem intrometer-se no topo da tabela devido ao duelo Sarries-Tigers.
O Irish desespera por se afastar da miraculosa recuperação do Sale.
A luta a três, neste momento, pela despromoção está bem acesa.

* Texto: Ricardo Mouro
Fotos:  www.premiershiprugby.com

Sem comentários: