18 de fevereiro de 2013

SINTÉTICOS CHEGAM A INGLATERRA*


O Bath venceu com ponto bónus o London Irish em casa, e continua a sua confortável travessia na Premiership, podendo ainda ambicionar um pouco mais.
Os avançados do Bath dominaram o jogo e foi o pilar Perenise a garantir o ponto bónus já na bola de jogo.
As 23 penalidades e três amarelos contra o Irish custaram caro e o Bath não enjeitou a possibilidade de vitória.
Topsy Ojo viu um amarelo aos 29 minutos que custou um ensaio de penalidade e mais sete pontos durante a inferioridade numérica.
Aos 73 foi o flanker Jonathan Fisher a ver uma cartolina e o Bath meteu mais 17 pontos no marcador, final 40-16.

Os Saracens fizeram história na Premiership, estrearam o primeiro relvado sintético da liga perante 10.000 espetadores e igualmente importante um bar que se estende por mais de 100 metros, o que facilita o acesso ao merecido pint do intervalo.
O jogo contra o Exeter confirmou a superioridade teórica dos Saracens e o nome de uma família que promete escrever o nome na história do rugby inglês, Vunipola.
Não é um nome típico inglês, mas sim neo-zelandês, mas os irmãos Vunipola já estão qualificados para jogar por Inglaterra e por cá agradece-se esse tipo de jogadores poderem jogar pela seleção das rosas, não se discute se são filhos de ingleses ou se sentem a camisola.
Os avançados sarracenos dominaram o jogo, mas foi o veterano Hodgson a testar a defesa dos Chiefs e a ensaiar já passava da meia hora.
Na segunda parte mais três ensaios para os Saracens através de dois pilares, um para Matt Stevens e dois para Maku Vunipola, todos convertidos por Hogdson.
Os Chiefs só conseguiram um ensaio aos 75 minutos por Richie Baxter, final 31-11.

Em Worcester os Saints voltaram às vitórias onde contaram com o regresso de Hartley, Lawes e Foden.
O capitão Hartley voltou e cedo meteu o seu nome na ficha de jogo a fazer aquilo que sabe melhor, amarelo aos 32' por falta num ruck.
A primeira parte foi dividida entre penalidades de Myler e Goode, com Goode a abrir hostilidades a mais de 50 metros dos postes.
Os Saints já perderam o abertura Lamb para os rivais Tigers para a próxima época e os rumores correm que os santos procuram aliciar o experiente Goode para os seus quadros.
Na segunda parte um amarelo ao flanker Neil Best custou caro ao Worcester, os Saints carimbaram a vitória com o poderio da sua avançada.
Primeiro foi Samu Manoa e depois um ensaio de penalidade para o 18-27.

O Sábado terminou com o excelente jogo entre primeiros, os campeões Quins e os Tigers.
Sem Evans o seu conterrâneo Ben Botica teve uma tarde perfeita no jogo ao pé.
O jogo começou melhor para o outro abertura, Flood, interceptou um passe de Easter (a 2a linha), e só parou nos postes.
Ainda antes do intervalo Adam Thompstone continuou a sua veia marcadora para o sexto ensaio no campeonato.
Ao intervalo 12-18.
A segunda parte, um momento de génio de Danny Care, com uma penalidade rápida correu mais de meio campo por entre adversários até à área de validação, 19-18.
Flood adicionava mais uma penalidade mas Botica (com 7/7 em pontapés) garantiu a vitória para os Quins que recuperaram bem da derrota contra os Wasps a semana passada. Final 25-21.

No Domingo dois jogaços com "o outro" Vunipola (Wasps) a despachar o Gloucester em casa na luta por um lugar nos playoffs.
O Gloucester começou melhor com o inevitável Akapusi Qera numa arrancada imparável a entregar para o seu formação Robson que só teve que colocar a bola no ensaio.
O jogo muito aberto viu um ensaio para os Wasps 10 minutos depois através do flanker Ashley Johnson.
Do lado do Gloucester o veterano Tindall e Charlie Sharples eram os mais expeditos dos visitantes, Tindall recebeu um passe curto e furou pelo meio dos centros adversários para o seu regresso aos ensaios.
A resposta do "trator" adversário, Billy Vunipola pega numa bola que parecia perdida de uma formação e depois de atropelar um adversário encontrou o inevitável Wade que fintou mais um defesa para o seu ensaio.
Os Wasps beneficiaram de uma formação perto da área de ensaio adversária e Vunipola arrancou da posição 8 e arrastou dois defesas até ao toque de meta, 30-17 com 10 minutos para jogar.
O Gloucester não se deu por vencido e o abertura Ryan Mills e o ponta Sharples meteram 10 pontos no marcador com dois ensaios, um convertido por Tindall mas os Wasps resistiram ao assalto final e o resultado ficou em 33-29.

O último jogo de Domingo foi importantíssimo para a luta da despromoção, o Sale parece querer recuperar o tempo perdido e viajou até Londres onde visitou o Welsh e saiu com quatro pontos valiosos.
Cipriani esteve inspirado e contou com a colaboração do flanker Daniel Braid.
O ex-All Black chegou recentemente aos nortenhos e esteve novamente em destaque, criou o primeiro ensaio de Will Cliff com um turnover e depois encontrou o toque de meta a abrir a segunda parte, o segundo ensaio em dois fins-de-semana.
No London Welsh destaque para estreia de um nome conhecido Julio Farias, que com uma derrota merecia melhor sorte, final 25-26.
O resultado mantém o Sale no último lugar mas a um ponto do London Irish e a dois do Welsh. As três equipas não têm a vida facilitada na próxima jornada, a haver alterações serão uma surpresa.

Tabela

Championship

Os Newcastle Falcons, com um regresso inspirado de Gopperth (1E, 3C), não teve problemas em colocar 6 ensaios no Moseley.
Os 36-3 finais são uma formalidade para os Falcons mas o Moseley continua a sua dura batalha com o Jersey e o Doncaster no fim da tabela.

O Jersey viu mais um jogo adiado ainda a contas com o seu terreno de jogo.
O jogo estava previsto para o campo de treino mas o capitão do Nottingham decidiu contra a realização da partida.

Em Devon, o Plymouth recebeu o Bedford num encontro disputado literalmente até ao último pontapé.
O Bedford perseguia o resultado 22-21 aos 79 minutos quando o formação suplente Veenendaal encontrou um buraco na defesa do Plymouth e Pritchard converteu para o 22-28.
Na bola de jogo, já 7 minutos depois dos 80, os "albionianos" ensaiaram no canto pelo internacional canadiano Carpenter, mas o seu abertura falhou a conversão. 27-28 e a vitória não fugiu aos Blues.

O último jogo de Sábado o Doncaster negou ao Leeds o regresso ao lugar de playoff com a vitória caseira, a lanterna vermelha aproximou-se de Jersey e do Moseley mas tem mais um jogo.

No Domingo os Pirates receberam os exilados da Escócia.
O London Scottish arrecadou uma vitória nesta viagem ao sul por 17-20, este resultado permitiu ao Bristol chegar ao 4º lugar após receber e vencer o Rotherham com direito a ponto de bónus. 30-20 permite ao Brister liderar a luta pelo último lugar do playoff com um ponto de vantagem sobre os Pirates e dois sobre o Leeds (com mais um jogo).

Tabela

Coventry RFC

O Coventry perdeu dramáticamente no terreno do Richmond no Sábado.
Após se encontrar a perder ao intervalo por 20-6 o companheiros de Jacques Le Roux encetaram uma perseguição e reviravolta fenomenal e estiveram até aos últimos minutos a vencer por 27-33.
Os avançados do Richmond foram mais fortes e após duas formações ordenadas o árbitro acabaria por dar ensaio de penalidade aos da casa.
A conversão do defesa Platt condenou o Coventry à derrota por 34-33.
O Coventry continua no 10º lugar da tabela.

*Texto: Ricardo Mouro
Quadros: itsrugby.co.uk
Fotos: www.premiershiprugby.com

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas Manuel , tem de corrigir o seu comentario , pois Plymouth se encontra no condade de Devon , e naõ de Cornualha , a Minha esposa e de tal terra , e sempre chatearem sobre isso ;) .
Um abraço , Steve .

Manuel Cabral disse...

Steve, vou tratar disso, mas olha que o texto é do Ricardo Mouro e não meu!
Abraço

Anónimo disse...

Ola Steve,

Peo desculpa pelo lapso.
De facto Plymouth fica mesmo na fronteira da Cornualha, inclusive os meus colegas ingleses quando lhes perguntei disseram prontamente "Cornwall". Nao sendo desculpa para o meu erro geografico, na nossa linha de trabalho (meu e dos meus colegas), do ponto de vista de Governo Local alguns codigos postais na Cornualha sao cobertos por Plymouth, sendo a mais proxima grande cidade. Mas geograficamente sim tem razao Steve!

Obrigado e abraco

Mouro