Parecendo que os dois primeiros não vão abrir mão dos seus lugares, a questão, para já, põe-se entre cinco equipas para ocuparem quatro lugares na dança das cadeiras, e todas elas vão ter que utilizar os seus melhores argumentos para conseguirem um lugar de destaque.
ACADÉMICA - CDUP
Sérgio Conceição, sábado, 14 horas
Já houve tempo em que os pretos eram um adversário temível, especialmente quando jogavam em casa, mas isso agora já não é assim, e a equipa de Coimbra atravessa uma crise que não se sabe onde vai acabar.
Apesar da vitória na semana passada frente ao Benfica, a Académica vai ter sérios problemas para levar de vencida a jovem equipa do CDUP.
O clube do Porto, com a batuta de Marcello d'Orey a dirigir a orquestra, tem conseguido alguns resultados surpreendentes e o terceiro lugar que ocupam na tabela não é obra do acaso sendo antes um caso com muita obra!
Na primeira volta os portuenses perderam em casa por 27-17, e apresentam-se sem alguns dos seus jovens mais promissores, envolvidos com a seleção de sevens em Las Vegas, mas mesmo assim vão representar uma ameaça real para os estudantes, que, perdendo, não vão conseguir reduzir o atraso para os seus diretos concorrentes.
DIREITO - BENFICA
Monsanto, sábado, 15 horas

O Benfica continua a sua travessia do deserto, na esperança de ainda vir a conseguir alguns pontos na tabela de classificação, mas dificilmente isso acontecerá contra o Direito, que não vai relaxar ao ponto de pôr em risco o seu segundo lugar.
Mas o resultado da primeira volta - o resultado mais desnivelado de toda a prova com 125-0 - não deve voltar a acontecer.
CDUL - TÉCNICO
Universitário de Lisboa, sábado, 15,30 horas
O CDUL é outra das equipas que mais abastecem as seleções nacionais, e por isso recorrem aos mais jovens e menos utilizados sempre que as equipas nacionais estão a trabalhar, mas continua na primeira posição apenas com uma derrota e um empate.
O Técnico tem sido uma excelente revelação e tem subido de rendimento ao longo da prova, assumindo-se como um dos candidatos ao play off do título, coisa que poucos acreditariam em Outubro.
Apesar dos universitários serem favoritos, não se pode pôr de lado a hipótese de uma surpresa dos engenheiros, que estão numa posição delicada na tabela, ainda sob ameaça da Académica, e o resultado da primeira volta - vitória do CDUL por 6-64 - não se repetirá.
AGRONOMIA - CASCAIS
Guia, Cascais, sábado, 19 horas
Os agrónomos conseguiram uma importante vitória na semana passada contra o Técnico, e vão tentar aproveitar a embalagem para conquistar pontos que lhe assegurem a permanência na zona do play off.
O Cascais ofereceu excelente réplica ao Direito na última jornada, mas ainda não conseguiu entrar no ritmo da Divisão de Honra, e na primeira volta perdeu em casa com Agronomia por 3-31, sofrendo cinco ensaios (na verdade o jogo foi na Tapada, por troca de jornada, já que na altura o sintético da Guia estava a ser mudado, e o jogo deste fim de semana será então na Guia e não na Tapada como erradamente tínhamos indicado).
A equipa da Tapada é favorita, mas os cascalenses podem conseguir o bónus defensivo, naquele que será o 200º jogo de Gustavo Duarte com a camisola de Agronomia.
BELENENSES - CRAV
Restelo, domingo, 15,30 horas (O site do Belenenses diz que o jogo é no Estádio Nacional, mas no site da FPR continua indicado o Restelo - sexta-feira, 22,20 h)
Os arcuenses venceram o Belenenses na primeira volta por 30-20, no Minho, mas desde então os azuis subiram muito de rendimento e estão lançados na luta pelo terceiro lugar, apesar da derrota da semana passada frente ao CDUP, no Porto.
O CRAV apenas conseguiu três vitórias na prova, mas a resistência que opôs ao CDUL no passado final de semana pode indicar que atravessa um bom momento.
Apesar disso o favoritismo é da equipa do Restelo, que vai tentar desforrar-se da derrota sofrida em Arcos de Valdevez.
Fotos: Aguinaldo Vera Cruz, Fernando Nanã Soares, Agronomia On Line e José Cerqueira
5 comentários:
A jornada inverte o jogo Cascais vs agronomia e em cascais, a 1a volta foi na tapada
o jogo Agronomia - Cascais é em Cascais às 19.
Força Agro! Parabens Gustavo!
Vai ser renhido o AAC - CDUP.
Académica a necessitar de ganhar para manter a luta pelo acesso ao play-off. O CDUP a necessitar de ganhar (ponto de bónus defensivo não chega) para manter 3º posto face a uma previsível vitória do Belenenses.
Académica ganha ao CDUP por 35-31, numa vitória suada mas merecida. Quem tem andado a enterrar os Pretos, sabe-se lá com que motivação escusa, deve estar a morder a lingua neste momento.
Pretos sempre.
JBR
Enviar um comentário