11 de fevereiro de 2013

FAMALICÃO A CAMINHO DA FASE FINAL

O Famalicão gostou de vencer o primeiro jogo da segunda fase do apuramento marcando 57 pontos, e resolveu marcar outros tantos no segundo jogo, isolando-se com destaque no comando do grupo Norte/Centro.

Entretanto no Sul/Lisboa o Beira Mar devolveu a gentileza do Sporting na primeira volta e isolou-se mais no comando, beneficiando de mais uma adiamento de jogo, desta vez o Belas-Elvas.

Que me desculpem os que me acompanham com mais regularidade, mas não posso deixar aqui mais uma nota negativa em relação aos jogos que não se realizam, não se sabe bem porquê, mas que apenas prejudicam o andamento das provas.

Aproveito também para manifestar o meu desagrado quanto às diversas inversões de mando de campo que se verificam, e não deviam acontecer, exceto em casos de verdadeira necessidade.

Porque não se seguem os calendários? É tal a quantidade de jogos alterados, que seria preciso um livro de alertas para se saber onde andam as equipas...

Apenas a título de exemplo reparem que o Guimarães-Famalicão foi disputado em Famalicão e na próxima semana o Famalicão-Tomar será em Tomar...

Seria maravilhoso se os regulamentos e os sorteios fossem respeitados...

ZONA CENTRO/NORTE 
APURADOS
GUIMARÃES 18-57* FAMALICÃO (2-9)
Agora já não restam dúvidas sobre ao favoritismo do Famalicão para chegar ao final da fase de apuramento como primeiro representante do Centro/Norte na fase final da Segundona, e da sua afirmação como pretendente ao título nacional, e ao acesso à Primeirona.
114 pontos marcados em dois jogos, liquidaram os seus principais adversários, faltando apenas saber o que acontecerá em Tomar para fechar a contabilidade antes de tempo...
O Guimarães não conseguiu manter a distância para o seu vizinho na casa dos 15 pontos e sofreu um pesado castigo que não deveria estar nas suas previsões.
Resta agora aos bravos imporem as suas leis aos leitões, ou recolherem as armas e começarem a preparar a próxima época...

BAIRRADA *32-12 TOMAR (5-2)
Depois da sova que levaram em Famalicão, os leitões não podem tornar a pôr o pé em ramo verde, sob risco de não chegarem à fase final da Segundona.
Assim, a vitória sobre o Tomar, em valores dentro da média dos jogos anteriores, poderá ter sido um primeiro passo para acompanharem o Famalicão na passagem, mas ainda terão que provar a sua capacidade em relação ao Guimarães, o que vai acontecer já para a próxima semana.
Quanto ao Tomar veremos do que é capaz com o segundo classificado da zona Norte, para podermos aferir com mais rigor o valor relativo das duas zonas.

NÃO APURADOS
AAUTAD 15-3 LOUSADA (3-0)
Jogo marcado por alguma confusão no referente a identificação de jogadores, que os universitários venceram, mas sem a exuberância de outros tempos.

ZONA SUL/LISBOA
BEIRA MAR 23-17* SPORTING (3-3)
Jogo mais importante do fim de semana, a vitória da equipa da Moita do Ribatejo empurrou a equipa na primeira posição, agora mais distante do Belas - o tal jogo adiado - e consolidando a sua indicação como um dos principais favoritos desta fase da prova.
A vantagem do Beira Mar só não é maior porque a equipa regista apenas quatro pontos de bónus, contra sete da FCT e seis do Sporting - já aqui referimos anteriormente à importância destes pontos, e do efeito que os mesmos podem ter no apuramento final.
O Sporting perdeu uma excelente oportunidade de se isolar no comando, e agora, com 28 pontos, corre o sério risco de ser ultrapassado por Belas e São Miguel, depois de já estar atrás da FCT, e perder a corrida pela classificação.

KELLERMAN 19-54* FCT (3-8)
Os universitários da Sobreda cumpriram a sua obrigação com mérito e ultrapassaram o Sporting na tabela classificativa, ficando a três pontos do atual líder.
Aos tecnológicos não resta outra coisa senão continuarem a amealhar todos os pontos que seja possível - os sete pontos de bónus que já contabilizam podem vir a ser de extrema importância - na esperança que um dos principais candidatos tenha uma escorregadela.
O Kellerman conseguiu neste encontro o seu maior número de pontos marcados num jogo desta época, e pela primeira vez marcaram três ensaios duma só vez.

TÉCNICO B 7-26* OEIRAS (1-4)
Fim de semana estranho para os engenheiros, que perdendo com a sua equipa principal perante o CDUL, perderam também com a sua equipa B, e deram falta de comparência com os Sub-21...
Nós que temos acompanhado o que se vai passando com as equipas do clube, e que ainda há bem pouco tempo elogiámos publicamente, ficamos com a cara ao lado, e sem saber bem o que dizer...
O Oeiras é que não tem nada com isso, e venceu repetindo a vitória da primeira volta, mas desta vez com direito a ponto de bónus.

ÉVORA B *47-10 SÃO MIGUEL (5-2)
Outra surpresa da jornada foi a derrota do São Miguel - um dos principais candidatos à qualificação - perante os chaparros B, ainda por cima com números muito expressivos.
Recorde-se que na primeira volta os buldogues tinham vencido com facilidade, em Lisboa, restando-lhes agora continuarem a sua preparação para alcançarem os objetivos que foram traçados no início da época.
Infelizmente há a registar neste encontro a grave lesão sofrida por um dos jogadores do Évora, a quem desejamos rápidas melhoras.

Fotos: Luis Moutinho, Francisco Madureira, José Chorão e Tânia Garrett

8 comentários:

Anónimo disse...

Famalicão ! O claro campeão !! Venha quem vier !

Anónimo disse...

estou curioso por ver o Famalicão jogar na Bairrada, onde o ano passado ninguém venceu, mesmo quando davam cabazes ao Bairrada fora da Bairrada.

Jojo disse...

Em termos do São Miguel houve factores estranhos! Não me pronuncio porque não vi, mas é estranho não haver uma só falta marcada contra o CRE em todo o jogo pelo que me disseram! Lamento a grave lesão do jogador do CRE!

Anónimo disse...

Boa tarde

suponho que pels regulamentos a bairrada nao fez ponto bonus contra tomar. a diferença entre ensaios marcados e sofridos e de 3.


com os melhores cumprimentos

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 16:12
Tem direito a ponto de bónus de ataque a equipa que fizer, cumulativamente:
1 - marque um mínimo de 4 ensaios;
2 - marque no mínimo, MAIS de 2 ensaios que o adversário.

Anónimo disse...

Caro Manuel, estás enganado em relação ao ponto bónus, é necessário marcar 4 ou mais ensaios e obter pelo menos mais 3 que o advresário.
Esta situação está prevista no regulamento do campeonato nacional da 2ª divisão, artigo 10º.
Conforme a seguir se transcreve.

Artigo 10º
1- No Campeonato Nacional da 2ª Divisão adoptar-se-á, a seguinte tabela
de pontuação:
Vitória 4 pontos;
Empate 2 pontos;
Derrota 0 pontos.
2- Às pontuações acima referidas, acrescem as seguintes, a título de
bonificação (designados por “ponto de bónus”):
- Um “ponto de bónus” à equipa que tiver marcado quatro (4) ou mais
ensaios e desde que obtenha mais três (3) ensaios que o adversário.
- Um “ponto de bónus” à equipa que tiver perdido por uma diferença igual
ou inferior a 7 pontos.

Abraço

Manuel Cabral disse...

Anonimo das 15,54
Se reparares eu digo Mais de dois, ou seja, três ou mais...
Por outro lado o Regulamento não é sufucientemente claro quando diz apenas mais três, deixando de fora se forem mais do que três (4, 5, 6 ...etc)
Mas nós sabemos que o sentido é esse.
Portanto "Mais de dois ensaios" está correto, significando 3, 4, 5, 6 etc...
Se lá estivesse "Mais dois" é que não estaria certo.
Esclarecido?

Anónimo disse...

Rugby Vila da moita, equipa mais fraca!!