22 de fevereiro de 2013

A BOLHA REBENTOU - OU PORQUE O APITO DEIXA DE SOAR

Tinha que acontecer, mais dia, menos dia! E aconteceu agora, em resultado de uma situação que não devia ter acontecido e que foi a gota de água na paciência dos árbitros.

Tanto atacaram os árbitros - começando pelo atual presidente da Federação que, enquanto presidente de um clube da Divisão de Honra, incendiava o ambiente no seu Cantinho, quando o seu clube perdia um jogo importante (os maus exemplos dão mau resultado...) - que eles agora estão decididos a pôr fim à situação.

E enquanto isso não acontece, alguns jogos de capital importância, poderão ser apitados por um qualquer georgiano arrebanhado na bancada...

Para um país que tem pretensões a qualificar-se para o Mundial de 2015, que vai estar presente no Mundial de Sevens deste ano e que diz que vai lutar por estar nos Jogos Olímpicos de 2016, não estamos mal...

Não nos vamos alargar em considerações para que todos possam ler e pensar no comunicado da Associação Nacional de Árbitros de Rugby, que foi divulgado esta noite.

E vamos aguardar os acontecimentos, pois aquilo que se diz no comunicado, acontece com outros clubes e outras competições, mesmo de divisões superiores, e só esperamos que seja possível colocar um ponto final nesta situação, com a maior brevidade.

E pedimos-lhe que você ajude na resolução deste gravíssimo problema de uma forma muito simples:

Respeite os árbitros, acate as suas decisões e comporte-se civilizadamente, em especial quando o seu clube é derrotado.

E já agora note que não será publicado nenhum comentário que faça referência, mesmo veladamente, a qualquer arbitragem ou a qualquer árbitro - quer comentar, fale da falta de observadores (prometidos há anos, e que continuam a não existir), do recrutamento de árbitros (aceitam-se sugestões), do treinamento dos árbitros (que devia ser permanente), do entrosamento entre os árbitros e os clubes (que não existe), ou da classificação dos árbitros (que, não havendo observadores, não pode existir).

Tem muito por onde falar, mas lembre-se - sem árbitros o rugby só pode andar para trás!





ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ÁRBITROS DE RUGBY

COMUNICADO OFICIAL DA ANAR


Para: Árbitros, Clubes, Associações e demais Membros e Delegados da Assembleia Geral da F.P.R.







1.        No passado sábado, dia 16/02/13, o árbitro Sebastião Petronilho, após arbitrar o jogo entre as equipas séniores do clube Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia (AEFCT) e o clube Beira Mar Futebol Clube Gaiens(BMFCG),  para o qual foi nomeado  pelo Conselho  de Arbitragem  da FPR  (CA),  foi objecto  de coação,  agressões  morais  e agressão  sicpor partde elementos ligados ao BMFCG, que se encontravam na assistência.



2.        Os acontecimentos ocorreram imediatamente após o final do jogo, diante do senhor presidente do BMFCG, o qual se manteve passivo perante as agressões sucessivamente infligidas ao Sebastião Petronilho.



3.      Da parte da direção daquele clube o houve uma única palavra ou manifestação de desconforto com a situação, tendo, pelo contrário, procurado desmentir a realidade dos factos, recusando-se, bem como  senhor  delegado  ao  jogo  do  mesmo  clube,  assinar  boletim  de  jogo  e  a  identificar  o perpetrador da agressão sica ao árbitro.



4.         Os árbitros solicitam ao BMFCG que assuma as suas responsabilidadesenvie um pedido de desculpas ao árbitro e identifique o indivíduo que agrediu o árbitro Sebastião Petronilho.



5.      Na eventualidade de tal o acontecer, os árbitros tomam a devida nota das atitudes dos adeptos e, sobretudo  do comportamento  dos responsáveis  do BMFCGReconhecem  que a agressividade  e hostilidade  para com os árbitros, por parte do BMFCGtem sido crescente,  tendo desencadeado  a agressão de sábado último, pelo que continuando  a aceitar todas as nomeações,  estão disponíveis para arbitrar  qualquer  equipa,  de qualquer  escalão,  em qualquer  lugardo BMFCG,  desde  que as seguintes condições se realizem:



a. Seja assegurado o policiamento do encontro, desde a chegada do árbitro até a saída do mesmo;

b. Seja assegurada a presença de delegado ao jogo por parte da FPR;

c. Seja assegurada a presença de observador de árbitros.



6.       A falta de qualquer destas premissas provocará a imediata indisponibilidade do árbitro nomeado para qualquer jogo de qualquer equipa do BMFCG, seja na condição de clube visitado ou visitante.



7.      Os árbitros desejam esclarecer que estas condições resultam da aplicação das normas previstas em regulamentos aprovados oportunamente no seio da FPR, sem que se saiba, qualquer contestação na sua aprovação.




8.        Ainda que o resultassem dos regulamentos, os árbitros querem deixar bem claro o repúdio pelas manifestações  antidesportivas  e violentas que tenham qualquer agente desportivcomo alvo, nomeadamente, mas o exclusivamente, os árbitros.



9.           Os árbitros  apelam  aos órgãos  competentes  da FPR  parque, no cumprimento  das suas obrigações  estatutárias,  actuem com o vigor e rigor indispensáveis  à prevençãde um caminho de crescente hostilidade e agressividade para com os árbitros.



Sem outro assunto, apresentamos respeitosamente os nossos melhores cumprimentos, 
  José Machado Almeida
  Presidente da Direcção da ANAR

17 comentários:

Anónimo disse...

Muito Bem. Aplaudido, pena é não ter vindo mais cedo.
O Rugby é um jogo bruto mas se fôr jogado e dirigido por brutos vamos estar mal.
Este não foi o primeiro jogo com ofensas graves aos arbitros, no Caldas-Santarem os adeptos e jogadores do Santarem tambem tentaram agredir fisicamente o arbitro e ofensas morais foram mais do que muitas. Os tempos estão difíceis, as agruras da vida fazem os adeptos descarregarem sobre os arbitros mas se quem está á frente dos clubes não tem juizo, se quem está à frente dos clubes são brutamontes, então isto só pode ir por mau caminho.
Tenho pena dos clubes que têm que jogar com o Beira Mar porque é mais um custo que vão ter que suportar, mais um custo quando os tempos estão difíceis. E que tal o Beira Mar ser multado pecuniariamente (nao sei se é possivel) no valor dos custos de policiamento? O Beira Mar não tem dinheiro? faz falta de comparência, mais vale um clube a menos do que um desporto estragado.

Anónimo disse...

Sou capitão de uma equipa da 2ª divisão e o que se passa em relação ao árbitros é vergonhoso. Tento sempre zelar pelo comportamento dos meus jogadores. São alvo de injúrias e faltas de educação permanentes, principalmente do público, que sempre me disseram que não tinham lugar no Rugby. Já arbitrei em alguns convívios de u12 e u14 e sem dúvida nenhuma ser árbitro a tarefa mais difícil dentro de campo. Antes levar biqueiros no ruck do que ser árbitro.

Anónimo disse...

Este é um dos casos da crescente falta de fair play que está a assolar os jogos de rugby, e que efectivamente começa nos clubes, dirigentes e inclusivamente jogadores.Não é só falta de fair play como também de educação por parte dos treinadores aos jogadores. A federação deverá ser culpabilizada pelos castiguinhos impostos aos prevaricadores. O que são 6 semanas de suspensão a um jogador ou dirigente que chama tudo ao arbitro à frente de toda a gente e só falta bater-lhe - aconteceu na DIVISÃO DE HONRA !! com espectadores de todos os escalões - este é o exemplo ! Para que não continuem a existir situações destas, e porque possivelmente a federação não pode gastar mais dinheiro com Observadores de arbitros SUGIRO que seja de OBRIGAÇÃO DOS DIRETORES DE EQUIPA fazerem e enviarem o relatório da cada jogo / caso para a federação em tempo util de 24h ( hoje é fácil pela net )sejam avaliados por um conselho de 3 pessoas minimo, no prazo max de uma semana, e se for o caso reunir com o arbitro, ou dirigentes ( pode ser via skype para os mais distantes ) e tomar as devidas atitudes/sanções a aplicar a quem quer que seja. Deveria ser feito a partir do escalão sub 16 inclusive. Dedixo o alerta para, e com tantos cursos de arbitros que tem existindo, que sejam colocados arbitros nos jogos sub 14, pois já aí se têm passado situações que estão a denegrir a imagem do rugby e a dar maus exemplos ao ponto dos atletas comentarem o abandono da modalidade. Normalmente são os treinadores / pessoas disponiveis dos clubes que apitam, e aí nota-se falta de desportivismo em deterimento da ansia de ganhar. É o caminho que o Rugby está a tomar, as palmadinhas nas costas no final dos jogos são muito engraçadas, mas é durante os jogos que se vê o espirito do Rugby.

Anónimo disse...


Uma vergonha, se o Sr. dirigente tudo viu e nada fez, deveriam era proibir esta equipa de jogar enquanto o autor das agressões nao for identificado e este dirigente punido com uma coima!

Anónimo disse...

Se é para manchar o espírito do rugby que se criam equipas como o Beira Mar , mais valia nao criarem nada.

Anónimo disse...

As multas pecuniarias ficar por pagar

Anónimo disse...

Claro que sim os exemplos devem vir de cima ! Mas só há maus exemplos de quem devia dar bons. Como se pode compreender que ainda não haja nada no site da FPR a combater este tipo de acções. Quando em outras situações são tão prontos ,porque o não são neste tipo situações que influenciam de sobremaneira o Rugby português e a sua essência . Já sei estão preocupados mais uma vez com a selecção , que é o garante da continuidade.
Claro que o problema deve ser encarado com a preocupação necessária e não assobiar para o lado. Mas , infelizmente , é o que tem feito a FPR se assim não fôsse não teriam posto o único técnico da arbitragem da fpr ( sim porque para as outras áreas há aos magotes ) a acumular outras funções que não só a arbitragem . Como pode ser técnico de arbitragem e competições ao mesmo tempo ? Qual acham que vai ficar para trás? Está à vista o resultado e ainda vai ser bem pior se se não tomar as medidas necessárias e eficazes no desenvolvimento do Rugby em geral e da arbitragem em particular. Pois apesar de tudo continua a ser o parente pobre do Rugby nacional.

Anónimo disse...

Os directores de equipa a fazer os relatórios ?! Oh amigo se isto já assim nuinguem viu a agressão ao arbitro imagine lá se tivesse de se por por escrito... Era cada um a contar a sua história ou andar ao estalo. A FPR tem é de mandar delegados ao jogo que exerçam essas funções para além da verificação dos boletims e legalidade dos jogadores. Sim, porque aqueles 200 e tal pontos virtuais de castigo que foram na sua maioria perdoados não resolveram os problemas que já existiam na mé fé de alguns clubes na gestão dos seus jogadores.

Anónimo disse...

Onde está a FPR ?! É pena termos pouco mediatismo se isto fosse futebol estava em todas as notícias !

Anónimo disse...

A FPR... hahaha, primeiro deve o actual presidente cumprir o castigo de 6 meses que tem por ter tido um comportamento lastimável quando a sua agronomia perdeu o campeonato no campo... pois é, já ninguém se lembra disso?

Anónimo disse...

O Rugby interno português está podre e a FPR não quer saber, viva a seleção... quando alguém da IRB ou AEFR se aperceber do que de facto se passa em portugal....

Anónimo disse...

" Oh Amigo " é fácil desdizer ou pedir para mandar delegados ao jogo, dificil é dar uma solução rápida e barata para o problema.
Oh Amigo se estamos sempre a olhar para trás a sombra acaba por nos apanhar.
Oh Amigo se cada um mantiver a postura da critica em vez da solução o Rugby vai sofrer a curto espaço de tempo. - Que tal uma solução para a mesa, pq isso de enviar delegados para o jogo, se vai a votos, você é o primeiro a ir a todos os jogos do CRAV ....á borla pois a FPR não pode custear tudo a todos não é anonimo das 13h51

Anónimo disse...

É a única solução, basta viver a realidade para o perceber amigo das 21:27

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Se nao ha condicoes, nao ha arbitros!!

CSD disse...

Há violência no rugby nacional e a culpa é do Beira Mar!! Se não conhecesse o meio e depois de ler os comentários aqui existentes, era a conclusão a que chegava. Por favor,o ambiente no rugby é assim há anos quer na Divisão de Honra, Primeirona, Segundona e mais houvesse. Claro está que sou adepto do Beira Mar e parece-me que este é um acto isolado e que teve lugar nas bancadas - o que faz o arbitro nas bancadas - pois no seu campo não há noticias de semelhante acontecimento.
O que faz falta ao nosso rugby são mais clubes como o BM, clube relativamente recente com instalações próprias - campo relvado, equipa sénior a disputar a liderança, jovens chamados ás selecções, centenas de jovens e crianças a praticar rugby e tudo isto resultado de alguns românticos do rugby que por sua iniciativa e conta decidiram pôr mão à obra! Um exemplo! Há anos que o rugby nacional se resume à selecção e à divisão principal, o resto... O resto é o resto!
Há violência no rugby nacional e a culpa é do Beira Mar?

Anónimo disse...

não me faça rir instalações ja chamei aquilo muita coisa agora bancadas bem não as vi lá

Anónimo disse...

Para o Sr. Anónimo de, 25 de Fevereiro de 2013 à0 17:47.
Ou deve estar a confundir o campo do BMFCG com o da Sobreda, ou então não leu O COMUNICADO do BMFCG... O incidente não foi no campo do BMFCG, foi no campo da Sobreda.
Na moita não há bancadas, as instalações são o que são, mas sabe uma coisa... Há outros que jogam em campos alugados a época toda!
Já agora... se um desses clubes ficar interdito de jogar no "seu"
campo... como é que faz? Aluga outros e está tudo bem?

http://www.maodemestre.com/2013/02/aberta-caixa-de-todos-os-males.html