25 de novembro de 2012

FAMALICÃO E BELAS BRILHAM NA TAÇA

Os resultados mais espetaculares da 3ª eliminatória da Taça de Portugal foram protagonizados pelo Famalicão e pelo Belas, que derrotaram duas equipas da Primeirona, o Loulé e o Caldas.

Outro resultado que surpreendeu foi a vitória do Santarém em Setúbal, quebrando uma (longa) série de quatro domingos sem vencer, e que talvez queira dizer que a crise se afasta da equipa escalabitana.

AGRÁRIA 10-50 LOUSÃ
A Lousã repetiu na Taça uma vitória que já tinha conseguido para o campeonato, mas por números um pouco inesperados, não porque se duvide da sua capacidade, mas antes porque se esperava que os charruas recuperassem alguma da força que se esperava que tivessem nesta altura do ano.
Mas a verdade é que as melhores equipas da Primeirona, são demasiado fortes para a concorrência.

GUIMARÃES 0-69 ÉVORA
O que se disse em relação ao Agrária-Lousã, aplica-se inteiramente a este jogo, em que o atual líder da Primeirona não deixou qualquer margem de manobra para o seu adversário, que sofreu um pesado castigo.
As equipas da Segundona, que pretendem disputar com sucesso provas nacionais, e escalar posições no ranking nacional, tem que repensar as suas opções, sob risco de, cada vez que jogam com equipas da divisão superior, sofrerem desanimadoras derrotas.

OEIRAS 3-81 MONTEMOR
E como não há duas sem três, aqui fica o último jogo envolvendo um dos três primeiros da Primeirona, defrontando equipas da Segundona, com mais uma pesada derrota para a equipa da casa.
Aqui também não haveria dúvidas quanto à vitória dos mouflons, mas a expressão numérica dessa vitória espantou sim, pelo seu volume.
Melhor dizendo, o que espantou não foi a vitória, foi a pesadíssima derrota de uma equipa que tem pretensões a lutar pelo acesso à Primeirona.

SETÚBAL 15-19 SANTARÉM
Em Setúbal o Santarém teve oportunidade de espantar um pouco os fantasmas que poderiam afetar a equipa depois de quatro derrotas seguidas, e venceu uma equipa sadina que se tem mostrado claramente como candidata à Fase Final do campeonato.
O principal efeito que este resultado pode ter será na reabilitação da equipa escalabitana, já que não acreditamos que a derrota vá afetar o rendimento dos setubalenses para o Nacional.

BELAS 13-5 CALDAS
O Belas protagonizou uma das grandes surpresas da eliminatória, ao bater o primodivisionário Caldas, na esteira do que tem conseguido nas últimas semanas, sendo esta a sua 5ª vitória seguida.
Pode-se argumentar, como nos informaram, que o Caldas não se apresentou na máxima força, antes preferindo guardar forças para as tarefas do campeonato, mas que me desculpem os envolvidos, este argumento nem sequer é elegante, em especial quando feito depois de perder.
Em qualquer dos casos, o que fica na história da competição é que o Belas, da 2ª Divisão, bateu o Caldas, da 1ª Divisão, e continua em frente, levando os esquilos aos oitavos de final.
Depois de duas vitórias contra um emblema famoso como é o Sporting, Belas está em festa por esta excelente vitória para a Taça de Portugal, sobre um adversário teoricamente de um universo bem mais poderoso.

FAMALICÃO 15-3 LOULÉ
Os minhotos conseguiram uma excelente vitória sobre os algarvios, vingando-se da derrota sofrida no ano passado na Fase Final do Campeonato da 2ª Divisão, e demonstraram que são uma equipa que poderia estar num patamar mais competitivo - e talvez não esteja porque regionalmente a competição é pouca.
A verdade é que se existem na Primeirona três equipas que são bem mais competitivas que as restantes, existem também pelo menos duas ou três com as quais as mais fortes da Segundona jogam de igual para igual - e, como se viu, por vezes vencem.
Claro que não sabemos se o Loulé jogou com a sua melhor formação, mas eles também nem falaram nisso...
Mais uma vez, o que fica na história é a brilhante vitória de uma equipa da Segundona, o Famalicão, sobre uma equipa da Primeirona, o Loulé.

Apenas para que fiquem com toda a informação, aqui fica o quadro de resultados, e o acasalamento das equipas para a próxima eliminatória da Taça, que se disputa no fim de semana que vem.


24 comentários:

Anónimo disse...

O Santarém estreou o seu mais recente reforço argentino de seu nome Carlos Leonardez...mais conhecido por Cale.

Anónimo disse...

O Santarém recebeu 5 novos jogadores estrangeiros ( 3 argentinos e 2 de leste), patrocinados pelo politécnico de Santarém (os argentinos estão ao abrigo de um intercambio de estudantes do curso de produção animal) os jogadores de leste foram contratados pelo grupo El Galego. Uma receita típica não têm jogadores contrata-se. Mas de facto são jogadores de grande nível o RCS ainda vai ter uma palavra a dizer acerca da Final 4

Rute Carla D'Andrade
Administrativa da ESAS

Anónimo disse...

Parabéns ao Belas e ao Famalicão (o norte tanto precisa de equipas. Este Familicao é um exemplo com uma mistura de jovens jogadores e de ex-cdups).

Ao ver as caixas de comentarios reparo que há temas tabu ou estou enganado? as más arbitragem, as escolhas para a selecção, as indisciplinas nos jogos, assim como alguns problema como o das inscrições tardias e não inscrições. Estou certo? é uma opção do Portal?

boa noite e continuação de bom trabalho

Anónimo disse...

e o Santarem vai ter campo para receber o Benfica ? Nao me parece ...

Anónimo disse...

Que engracado, os criticos do santarem agora não vem aqui dizer nada!!!

Anónimo disse...

Pelo que sei, Loulé nao foi na sua maxima força,um pouco/muito pelo contrário, como seria de esperar, numa equipa que penso que a sua prioridade será a manutençao da primeirona, mas mérito para o Famalicao que soube aproveitar isso !!

Anónimo disse...

grande lição do Santarém à crítica.

Anónimo disse...

O sorteio da Taça sem condicionamentos vai fazer com que o vencedor do Famalicão-Montemor jogue contra o do Belas-Lousã, o que significa que uma destas equipas vai ser semi-finalista da Taça!!! O que, na minha opinião, é um bocado absurdo. Teoricamente, a idéia parece muito democrática, mas na prática, porque o Rugby, (ao contrário do Futebol, por exemplo) é um jogo muito físico, ou o adversário entra com cuidados, ou então ainda alguém se arrisca a magoar a sério...

Anónimo disse...

hum.

Anónimo disse...

lol parece que o santarém ganhou a heineken cup...

rui disse...

ah bom, assim o santarém já vai ser campeão!!! lol, que anedota de equipa...

Anónimo disse...

boa vitória do SANTARÉM, com MESQUITELLA a jogar quase sozinho. que grande jogador!

Anónimo disse...

não é ao acaso que cdul e direito andam a disputar o mesquitella. boa sorte para o rapaz

Anónimo disse...

o Bernardo Mesquitella é o homem do momento. no sábado no Restelo só se falava nele.

Pedro disse...

Não percebo porque é que o mestre continua a publicar tanta alarvidade sobre o Santarém. Toda a gente já percebeu que a equipa não tem a qualidade do ano passado, mas, devido à elevada qualidade do râguebi em Portugal, vão ter de continuar a levar com eles. Penso que todos concordamos que no passado recente houve equipas a fazerem figuras bem mais tristes nesta divisão e com condições de trabalho bem melhores. Deixem o RCS sossegadito.

Ex-jogador do RCS

PS: Já agora, deixem-se de bocas ao Mesquitella.

Anónimo disse...

Mas magoar aserio porque?? quantos clubes da 1ª ou da 2ª divisão já jogaram com as equipas ditas grandes?? não me lembro de aconteçer nada de mal,apenas levarem grandes cabazes,mas isso é normal. pareçe-me mais que estas com inveja que um clube de uma divisão inferior chegue as meias e o teu fique já nesta eleminatoria. e ate porque me lembro de bons resultados ,tipo do setubal do crav do cascais. alias no rugby tens menos probabilidades de te magoar quando das duas partes se sabe jogar ou ter mais expriençia.


Abraço a todos
VPA

Anónimo disse...

Montemor a capital do rugby alentejano já.

Anónimo disse...

No Belas vs SLB de há dois anos, o único magoado foi um jogador do SLB...

Anónimo disse...

Na minha opinião o facto de a taça ter uma importancia minima no panorama rugbistico Português deve-se em facto a uma organização deficitaria em termos de calendario por parte da Federação, Não tem lógica organizar dois fins de semana seguidos de taça, com tudo o que desses jogos pode surgir prejudicando as mais diversas equipas. Acho que as equipas que a disputam merecem reconhecimento por a estarem a disputar, mas penso que se deve respeitar as equipas que por disversos motivos optam por não considerar a taça uma prioridade aproveitando a mesma para rodar a equipa e dar experiencia aos jogadores menos utilizados. Sabemos que mesmo na divisão de honra muitos clubes optam por não dar importancia a esta competição como se viu o ano passado. A Federação tem que repensar esta competição de outra forma pois da forma como esta organizada prejudica os clubes e os atletas.

Anónimo disse...

Acho que a Lousã tambem vai perder com o Belas no jogo da taça, não vai poder arriscar perder com o Caldas no fim de semana seguinte.

Anónimo disse...

Olhe que não, olhe que não....

Anónimo disse...

O comentário das 12:52 é um disparate sem ponta por onde pegar, é mesmo de algué, que não vê as coisas como um todo, é de alguém que não faz a minima ideia o que custa conciliar um calendário com as provas internacionais ainda para mais quando se trata de um desporto amador, quanto aos clubes optarem por rodar jogadores e utilizar os mais fracos isso deve ser confusão com o que vês na taça de futebol, se estivesses mais atento verias que nos últimos anos a taça é sempre disputada ao mesmo tempo que os jogos internacionais por isso é lógico que os melhores jogadores não estão disponiveis.
quanto ao anónimo das 12:56 é mesmo aquele comentário à pintas da bola que quer ver a malta toda no insulto... que tristeza um blog tão bom a ser estragado por um bando de ignorantes...

Anónimo disse...

lol a lousa vai perder com o belas?! vejam rugby! e ja agora nao se passa dos oitavos para a meia final!
cambada de burros

Anónimo disse...

Verdadeira cambalhota na 2ªDivisão...