10 de dezembro de 2014

PARA REPRESENTAR PORTUGAL É PRECISO ALEGRIA, HONRA E ORGULHO *

Nos últimos tempos tem havido alguns rumores que indicam que a equipa técnica nacional de rugby não iria contar com a participação dos jogadores portugueses que jogam no estrangeiro, e dad a importância do assunto o Mão de Mestre conversou com o Director Técnico Nacional, Tomaz Morais, solicitando-lhe que esclarecesse o assunto.

Tomaz Morais, como habitualmente foi directo, não fugiu ao assunto e disse-nos:

Isso para mim é uma falsa questão. 
Nós conhecemos muito bem os jogadores que jogam em França.
Não é para nós qualquer obstrução os jogadores estarem fora de Portugal. 
Convocámos para o encontro com a Namíbia o Mike Tadjer, o Jacques Le Roux, o Julien Bardy, o Eric dos Santos, o Francisco Fernandes – até estou com medo de me esquecer de algum – o Tony Martins, o Jonathan Leite, e eles não vieram porque não podiam.
Vieram o Geoffray Moise, o Maxime Tonietta, o José Lima e o Pedro Bettencourt.

Os nossos adversários são a Geórgia, a Roménia, a Rússia, a Espanha, a Alemanha, todos os que jogarem contra nós, e não vamos criar qualquer barreira entre nós, não criamos adversários cá dentro, não é isso que nós queremos.

Portanto, para nós os jogadores que estão em França fazem parte dos jogadores elegíveis para jogar por Portugal, e serão seleccionados sempre que acharmos necessário, sempre que o justifiquem, sempre que o estado de forma deles assim o permita, e sempre que eles tenham estes três valores que nós consideramos essenciais: alegria, honra e orgulho de estarem a representar Portugal.

Agora tem que ser com os mesmos princípios que colocamos a todos os jogadores. 
Não vai haver condições especiais para ninguém, jogam todos sob a mesma batuta, e foi isso também que acordamos com a liderança da equipa, com o Vasco Uva, com o Gonçalo Foro.

Não há qualquer questão, nem queremos que isso seja um problema, vamos pôr um ponto final nisso – os jogadores que nós acharmos que devem ser seleccionados vão ser, nós queremos sempre os 23 melhores para cada jogo, para ganharmos jogos logo que pudermos,
Queremos criar um grupo muito forte, com os jogadores que estão cá, com os jogadores que estão fora, estamos a comunicar com eles sistematicamente, temos conversado com todos eles.

Temos um estilo de jogo, vamos ter um estágio nos dias 22 e 23 de Dezembro, que não estava previsto, estamos apenas a aguardar autorização da direcção da federação para o fazermos, porque tem custos acrescidos, e é um bom momento para nos juntarmos.
Não há desculpas, todos os jogadores que forem seleccionados têm que vir treinar. 
Não há campeonatos, não há nada, e é também aí que queremos ver o comprometimento dos jogadores, até que ponto representar Portugal é importante, porque todo o jogador para quem representar Portugal seja o mais importante, terá a sua oportunidade.


E foi isto que nós pré definimos, não há qualquer problema nem vai haver em relação aos jogadores que estão fora, tanto é que houve um grupo alargado que foi convocado em Novembro, uns vieram, outros não puderam vir.

Acreditamos que o assunto fica esclarecido e que as portas estão abertas para todos os portugueses que estejam verdadeiramente interessados em vestir a camisola das quinas!
Vamos aguardar o referido estágio dos dias 22 e 23 de Dezembro, para ficarmos com uma melhor ideia sobre tudo o que Tomaz Morais nos disse.

* Manuel Lopes
FIM DE SEMANA EM FRANÇA
Entretanto com a Top-14 e a ProD2 paradas, aqui fica a nossa viagem pela Federal 1
PERIGUEUX 21-17 LIMOGES
Bónus defensivo merecido para o Limoges com o Jonathan Leite e o Tony Martins a titulares e assinalados como dos melhores em campo!

MONTLUÇON 19-13 LORMONT
Com a presença de Julien Bardy nas tribunas o Anthony Alves foi titular no Montluçon.

BOURG EN BRESSE 39-23 TRICASTIN
Em casa dum favorito à promoção para a ProD2 o RC Tricastin vendeu muito cara a pele! fiquei agradavelmente surpreendido com a boa actuação do Anthony da Costa, terceira linha do Tricastin pois foi a primeira vez que o vi jogar. O outro português do Tricastin, Adrien Timoteo também esteve bem.

RODEZ 29-16 SAINT JEAN DE LUZ 
O capitão Alex Barros assinalado como um dos melhores do jogo levou a sua equipa à vitória. No SJ Luz o Kévin da Costa não entrou em jogo.

BAGNERES DE BIGORRE 28-6 AGDE
Vincent Pereira foi titular no Agde.
OLORON 19-9 VALENCE D'AGEN
Charly Chantereau Morais titular como de costume no Oloron.

ESPOIRS 
BIARRITZ 19-5 TOULOUSE 
Bela vitória dos bascos com o Eric dos Santos a titular!
CLERMONT 23-5 PERPIGNAN
O Clermont com o Pedro Bettencourt a titular perdeu o bónus ofensivo nos últimos minutos do jogo.

PAU 23-21 AGEN 
Geoffray Moise jogou 70 minutos a pilar direito com o Pau.

AURILLAC 35-3 OYONNAX
Maxime Tonietta jogou os 80 minutos com os oyomens.

CASTRES 27-15 MONT DE MARSAN
Jocelyn Richard lesionado não jogou.

10 comentários:

Claudio disse...

Obrigado pelo esclarcimento mesmo se, por meu lado, assim como já escrito aqui, não tinha minima duvida e nunca acreditei nesse "rumor".

E agora quid do Steevy Cerqueira do Lyon ? É portugués ou não é ? Quer representar Portugal ? Peço desculpa por estar sempre a dar muito importancia a caracteristicas fisicas (c.f. Por exemplo a minha insistencia em ver Hugo Valente no 7) mas não pudemos não insistir para ver nas nossas tropas um jogador acima de dois metros e com apenas 21 ano !

Abraço .

Manuel Cabral disse...

Cláudio, segundo apurei o Steevy representou a França, não podendo representar Portugal. Não sei mais pormenores...
Talvez alguém possa falar com ele e esclarecer a questão...

Anónimo disse...

Quero o Cerqueira quer o Laranjeira jogaram nos sub 20 de França não podendo, por isso representar Portugal. O Sousa que tambem tem dois metros é que pode jogar. Sei que o presidente tem acompanhao estes assuntos e que sempre quis os lusodescendenes a jogar nos lobos, queiram ou não os treinadores.

Anónimo disse...

O presidente agora não manda nada nas seleções. E ainda bem! A maneira como ele tratou da escolha dos treinadores, e a maneira como tratou muitos dos jogadores que jogam fora de Portugal, foi uma miséria! Houve jogadores que se lesionaram ao serviço da seleção e nunca mais ouviram falar do presidente!
Foi ele que andou a espalhar depois do jogo com a Namíbia que os treinadores não queriam os luso descendentes, e agora o Morais vem claramente dizer que isso não é verdade.
Felizmente que o presidente está em trem de sair!

Anónimo disse...

Tenho quase a certeza que jogar pelas selecções de formação/jovens de um país não é impedimento para jogar pela selecção sénior de outro país. Caso disso é o Tommaso Allan, que jogou pela Escócia sub-20 e agora joga pela selecção sénior italiana.
A não ser que a lei tenha mudado (mas este caso foi o ano passado).

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 22:46
Essa questão de ficar preso a um país é simples:
Existe uma tabela de segundas equipas nacionais - Next Representative Team - reconhecida pela World Rugby, e um jogador que tenha jogado por uma equipa principal, ou por uma Next Representative, fica preso a esse país.
A Next Representative da França é a equipa de sub-20, enquanto a da Escócia é a Escócia A. Em Portugal é a equipa de sub-19.
Assim se o Cerqueira, por exemplo, jogou nos Sub-20 da França, ele não pode representar Portugal.
No entanto eu fiz uma pequena busca no site da Federação Francesa, e só vi o Cerqueira na equipa de sub-17 da França. Não vi nos sub-20, mas admito que a busca que fiz pode não ter sido exaustiva.
No caso do Tommaso Allan, não há dúvida - se ele jogou pela Escócia sub-20, não ficou preso ao país, daí poder jogar pela Itália.

Manuel Cabral disse...

Já agora, aqui fica a lista das Next Representative dos países do Tier 1 e 2:
Argentina - Jaguares; Austrália - Austrália A; Canadá - Canadá A; Inglaterra - England Saxons; Fiji - Fiji A; França - França Sub-20; Irlanda - Ireland Wolfhounds; Italia, Italia Sub-20; Japão - Junior Japan; Nova Zelândia - Junior All Blacks; Roménia - Bucharest Wolves; Samoa - Samoa A; Escócia - Escócia A; África do Sul - África do Sul Sub-20; Tonga - Tonga A; EUA - USA Select; País de Gales - Gales Sub-20.
Reparem que esta é a lista para 2014, e que nos anos anteriores nem todas as Next Representative eram as mesmas.
Por exemplo, em 2013, a Next da Itália era a Italia Emergenti. Mas em geral são as mesmas.

Anónimo disse...

Já vi jogadores em Portugal com porte físico maior que o Steevy Cerqueira é que nunca foram chamados para a seleção. Acho que não é por jogar em Franca que deve ser chamado.

Anónimo disse...

Se O Eric dos Santos não estava lesionado, e acho que não estava, não percebo porque é que não veio, apesar de ter sido chamado.

Pôr um jogo duma equipa de Éspoirs à frente dum jogo da selecção não faz sentido, até porque ele costuma vir sempre.

Claudio disse...

Anónimo das 00:27 não é apenas por o Cerqueira estar em França OU por ter mais de dois metros que deve ser observado. É por estar acima do dois metros E jogar num campeonato supostamente competitivo que deve ser observado. Depois, pode finalmente não estar em grande forma ou não trazer mais que outros que jogam em Portugal ou estão abaixo dos dois metros. Mas essas duas suas características mais a sua idade são suficientes, no meu ver, para chamar a nossa atenção.

Se há em Portugal outros com mais de dois metros não sei. Pode haver. Eu vi poucos (alguns estrangeiros mas portugueses poucos o mesmo nenhum a parte do Gonçalo).

Também em relação as características físicas espero sinceramente que o Francisco Domingues da Agronomia terá um grande lugar no XV do próximo CEN. Vi este jogador de perto num jogo em Lisboa na época passada e é realmente impressionante. Se estiver com condições físicas na altura será uma grande maisvalia.

Enfim, confesso,aqui que estou um pouco aborrecido por ver o Hugo Valente sempre a suplente no 7 (apenas foi titular no primeiro jogo do primeiro torneio e acho que era precisamente no primeiro jogo que ele não deveria ter sido titular visto que vinha de uma ausência de muitos meses, o ter metido titular nesse jogo foi realmente uma "prenda envenenada"). Será que o jogador não está em condições físicas ? Esta situação terá outra explicação ? Jogar um ou dois minutos em cada jogo não faz sentido... Espero que isso mude na África do Sul.

Abraço.