13 de dezembro de 2014

PASSO A PASSO LINCES VOLTAM A SER UMA EQUIPA!

Um dia sem sobressaltos para a equipa portuguesa em Port Elizabeth, que não conseguindo o apuramento para a Cup, deixou no entanto a certeza de que algo está a mudar na equipa - e está a mudar para melhor.

A equipa apresenta-se com personalidade, apesar das falhas na defesa individual há uma significativa melhoria na defesa colectiva, e foi muito bom ver que começa a haver uma preocupação em transformar o gesto da defesa ao homem, numa movimentação colectiva.

O ponto alto dessa demonstração deu-se logo no primeiro jogo, quando Adérito Esteves perseguiu um adversário que caminhava isolado para pontuar, e em vez de tentar a placagem obrigou o adversário a retroceder, enquanto a nossa defesa se organizava!
É verdade que os australianos acabaram por marcar na sequência dessa jogada, mas posso afirmar sem medo de me enganar - e tenho o privilégio de acompanhar a nossa selecção nacional de sevens desde a sua fundação em 1992... - que foi um dos melhores momentos de sempre da nossa equipa a defender!

Perdemos contra a Austrália e perdemos contra a Argentina, mas a impressão com que fiquei é que o nosso pior jogo foi contra o Zimbabwé, que ganhámos!

Amanhã, nos quartos de final da Bowl os Linces têm o jogo mais difícil e importante da sua participação no Circuito Mundial desta época, defrontando um adversário directo no apuramento para os Jogos Olímpicos e precisam ganhar para impedir que o Canadá - que defronta o Zimbabwé e vai ganhar! - consiga anular a vantagem que nós temos no ranking  geral da prova.

E vencendo esse jogo, os portugueses abrem a porta da final da Bowl, já que defrontarão nas meias finais, ou o Japão ou o Quénia.

Falando em Japão eles protagonizaram a grande surpresa do circuito ao vencerem Samoa (por 17-14) e conseguirem ficar na terceira posição do grupo, registando a sua primeira vitória na prova e somando também pela primeira vez, três ensaios no mesmo jogo.

Claro que são conhecidos os problemas internos de Samoa, que levaram mesmo os seus jogadores a ameaçarem fazer greve ao jogo Inglaterra-Samoa do passado mês de Novembro, em Twickenham, e que se prendem em grande parte com a falta de cumprimento das obrigações financeiras da Federação com os seus internacionais, mas a verdade é que os japoneses estão melhor, embora continuem, na nossa opinião, a ser uma das piores equipas em prova.
A outra equipa em péssimo estado é o Quénia, e também essa equipa - como Samoa - atravessa uma crise de secretaria, com a saída de Paul Treu e a continuação dos problemas que têm existido na constituição da equipa.

Quanto aos apurados para a Cup, registe-se que a Argentina conseguiu suplantar a Austrália e terminou na primeira posição do Grupo B, e os Estados Unidos conquistaram, com inteiro mérito, o direito a disputar a Cup, ao derrotarem o País de Gales logo no seu primeiro jogo do dia.
Depois foi só cumprir contra o Quénia, e esquecer a derrota contra a África do Sul.

Amanhã os Linces entram em campo, contra a França, às 9,57 horas de Lisboa, e nós estaremos como habitualmente no Facebook, para lhe trazer as informações do que se vai passando, em cima da hora.

Fiquem com os resultados completos do dia e os jogos dos quartos de final da Cup e da Bowl, de amanhã.


13 comentários:

Claudio disse...

Esta equipa está claramente a subir... Muitos parabéns !
(Temos que esconder o passaporte do Nuno Guedes ou então um clube estrangeiro é capaz de nos roubar o rapaz antes dos jogos olímpicos !)

Anónimo disse...

Será um jogo muito complicado. Era preferivel até que nos tivesse calhado o Canada, em vez da França.

A verdade é que tb os franceses tiveram um dia para esquecer e simplesmente não estiveram lá....somente o Candellon.

A ver se amanhã tb "não aparecem"

:-)

Anónimo disse...

Da discussão e da diferença de ideias é que nasce a luz!

De acordo com a teoria da relatividade, todos os comentários ou opiniões são relativos.

Isto para afirmar que «voltamos a ter uma equipa» é também relativo.

É verdade que os processos melhoraram, que se voltou a defender melhor (embora os erros continuem a ser muitos). Como se viu hoje, "sofremos" muito para marcar ensaios, mas rapidamente os consentimos, como aconteceu com a Austrália.

Talvez fosse útil perguntar então porque «voltamos a ter uma equipa», se bem que a contabilidade é a do costume (fase de grupos: 3 jogos com, ou 2 derrotas e 1 vitória ou 3 derrotas)?

Será porque há dinheiro a circular, com os jogadores a receberem 1000 Euros por mês, alguns até mais?

Será por isso que o Lino e o Miranda voltaram, quando a época passada estavam indisponíveis?

Não estou a criticar ou sequer a condenar o pagamento de incentivos ou de "mensalidades".

O circuito é exigente, obriga a estar muito tempo fora de casa, há empregos, estudos, etc. E, acredito que seja esta a evolução natural das coisas, num circuito praticamente profissional a 100%, se nos queremos manter entre os melhores do mundo.

Por isso, quando se paga pode-se exigir, quando se recebe, há que justificar o pagamento! Daí, talvez seja por isso que há mais entrega, mais vontade de jogar.

Não me parece que as melhorias sejam devidas à presença do DTN, penso até que o Neto sozinho dá conta do recado.

No entanto, já se viu que o manager Mateus não tem pernas nem ritmo para jogar, se bem que dê mais jeito ser pago pela dupla função. E, a este nível, a função de team manager é fundamental, só não vê isso quem não percebe nada do assunto. Melhor seria então regressar à sua função...

Por isso, com pequenas afinações, com a mudança de 2 ou 3 jogadores então talvez sim «voltemos a ter equipa». Que é o que todos desejamos.

Amanhã é uma boa oportunidade para isso! Vamos então para cima dos franceses com toda a garra!

Boa sorte.

Anónimo disse...

A melhoria da equipa è evidente. É bom compreender-se que se o dinheiro ajuda à atitude é verdade que há um melhor conjunto de jogadores com mais experiencia , com melhores condições de trabalho e mais e melhor acompanhamento técnico. Dizer-se que o Neto chegaria parce-me insensato. Não que não seja competente e dedicado mas porque não pode ser lider, como se viu o ano passado em que destroçou uma equipa jovem construída muito pelo Pico e que o Tomaz agora está a recuperar.
Está na hora de assumirem que somos fortes candidatos à permanencia no Circuito Mundial e aos Jogos do Rio. Amanhã será um excelente teste ás nossas capacidades. A equipa está a evoluir.Penso todavia que se deveria fazer uma maior rotação dos jogadores que têm um valor mais proximo.
Penso que dada a extensão das competições se deveriam preparar outros jogadores como o Vasco Uva, o Banana, o Foro e os manos Bettencour.Acho que seria uma mais valia importante.
Para já vamos tratar dos franceses.

Anónimo disse...

"De acordo com a teoria da relatividade, todos os comentários ou opiniões são relativos."

O senhor está a precisar de ler o livro do Sokal e do Bricmont, já! Chama-se Imposturas Intelectuais.

Bom proveito.

Anónimo disse...

isto é uma palhaçada!anda esta gente a fazer turismo pelo mundo adiante,à pàla do contribuinte com o apoio de certas pessoas incluindo o senhor M cabral! e durante esse tempo as naçoes inteligentes como a romenia,a georgia,a russia,a italia investem no XV !e estào no mundial! e nos que queremos ser aquilo que nào somos!aliàs isto em tudo nào é so no desporto!hoje viu-se a melhoria contra a frança!e ainda sonham com os J.O.!por favor acabem de sonhar! senhor cabral tenha a curagem de publicar este comentàrio

Anónimo disse...

Jogo vergonhoso contra a França...

Anónimo disse...

E pronto...cá está a equipa que voltamos a ter!

Miseráveis ao nível da placagem, sem saber o que fazer à bola quando estamos em vantagem, com jogadores que não têm pernas para o nível que se exige (não é Sr. David Mateus?)

Vamos ver o que acontece agora frente ao Japão, nosso concorrente directo.

Claudio disse...

Com a França, não basta sermos rápidos... Com aquelas duas ou três "bestas" que eles têm tínhamos antes de tudo que ser fortes para "partir" aquilo tudo defender defender e não procurar marcar fora de um contra ataque ! Acho que tinhamos que compor para este jogo uma equipa exclusivemente de "gordos" mas não o fizemos ! É sempre assim temos pouca sorte com os franceses ! Pena !

Anónimo disse...

Já se viu que o nosso campeonato vai se apenas com o Japão e o Quénia.

E com o Japão, mais 1 ou 2 minutos de jogo e...

A tal "equipa" que voltámos a ter não dá para mais. Já se percebeu que com o Canadá, Estados, Unidos, França, Escócia, com quem até há uns anos discutíamos resultados, agora é impossível, a não ser num dia muito mau destas equipas.

Portanto, esqueça, jogos olímpicos e façam o melhor para se manterem no grupo de core teams...

Anónimo disse...

Tanta crítica barata de pessoas ignorantes e maldizentes. Andam numa romaria a gastar o dinheiro publico ? A Romenia, a Georgia etc é que sabem ? Os Lobos estão no Circuito onde todos os outros querem estar e têm investido milhões sem sucesso. Os custos do Circuito são pagos integralmente pelas organizações e a Federação recebem verbas específicas para a preparação dos Lobos- O mão de Mestre limita-se a apoiar os sevens. Não pode ? Não podemos ir aos Jogos ? Então limitamo-nos a tentar ficar no Circuito. Dantes não era assim)? Pois não, não lá estávamos. Ganhámos vários Campeonatos da Europa quando as Países mais poderosos não investiam nos sevens. Tanta ignorancia.

Anónimo disse...

Caros amigos do rugby português

Não admitir que esta equipa é muito melhor que a do ano passado, é impossível!

Estamos a atacar muito melhor! A defesa é no entanto, a nossa grande deficiência!É difícil a gente com 1,80m placar gajos com 1,90m e tal e muito mais pesados. Mas quando melhorarmos esse aspeto...
O Sousa Guedes é um jogador do quatorze! E quanto ao Diogo Mateus é fácil falar mal,mas se houvesse melhores que ele com certeza eram convocados!
Abraço para todos!

Anónimo disse...

Vimos neste torneio o melhor e o pior de Portugal este ano no circuito mundial.
Fizemos o pior jogo do ano com a França, mas em contrapartida tivemos um belíssimo jogo contra Samoa que, recordando os mais esquecidos, ainda há dois meses na Austrália disputou a final da Cup...

Esta equipa tem qualidade. Não há que negar. E quando joga o melhor que sabe, causa mossa a qualquer um!

Espero continuar a ver jogos como o que vi contra Samoa!

Boa sorte!

P:S.: é muito triste ler certos comentários que se postam aqui. Gente que não percebe a importância dos sevens nem respeita o trabalho que Portugal tem nesta vertente.
Os sevens são tão irrelevantes que, vejam lá, até se tornaram um desporto olímpico...
Enfim, ao ler certas e determinadas coisas, só posso concluir que há gente que não quer o bem do rugby em Portugal...