20 de dezembro de 2014

SEVENS EM MOVIMENTO, EM ÉPOCA NATALÍCIA

Apesar da época natalícia que se aproxima a passos largos, e que vai fazer parar quase completamente o rugby em Portugal, surgem algumas notícias que nos interessam e que dizem respeito aos sevens, quer ao Circuito Mundial, quer ao Mundial de Sevens de 2018.

Como já aqui se falou, e em relação ao Circuito Mundial, correm informações cruzadas que falam da integração de novos destinos e exclusão de alguns já tradicionais, mas não existe até agora qualquer indicação mais segura do que vai acontecer.


BRASIL EM TODAS AS ETAPAS DO CIRCUITO MUNDIAL
O primeiro sinal de que alguma coisa vai mudar chega-nos do Brasil, onde a CBRu anunciou que a sua equipa masculina de sevens irá participar em todas as etapas do Circuito da época 2015-2016.

Ora o anúncio desta participação não foi acompanhada por nenhuma explicação que esclarecesse como se vai dar a entrada da equipa do Brasil - será que os Tupis vão participar como uma das 15 equipas residentes, ou como a 16ª equipa?

Porque se for como equipa residente, isso significa que daquelas que este ano participam nessa
condição, terão que sair duas e não uma, já que não é credível que seja anulado o anunciado torneio de qualificação programado para Hong Kong, em simultâneo com a realização da etapa daquele território do Circuito Mundial.

Ora isto implicaria uma profunda alteração nas regras do jogo em relação ao 14º classificado no Circuito deste ano, que pode muito bem vir a ser Portugal!

Mas caso o Brasil participe em todas as etapas, mas não como equipa residente e sim como equipa convidada, como irão reagir outras equipas que podem eventualmente até ser apuradas para os Jogos Olímpicos, e ficarão então em clara situação de desvantagem em relação aos brasileiros?

E.U.A. - LEBRE NAS CANDIDATURAS À ORGANIZAÇÃO DO MUNDIAL 2018
Os Estados Unidos submeteram na passada quarta feira junto da World Rugby a sua candidatura à organização do Mundial de Sevens de 2018, apesar de nos encontrarmos ainda a quatro anos do evento.

A proposta da USA Rugby prevê a realização dos três dias da prova na região de São Francisco e é apresentada conjuntamente com os San Francisco Giants (equipe da Major League Baseball sediada em São Francisco), com os San Jose Earthquakes (equipe de futebol que actua na Major League Soccer) e com a Bay Area Sports Organizing Committee, que já teve papel fundamental na candidatura à organização dos Jogos Olímpicos de 2012 - que acabou por ser atribuída a Londres.


"Sediar um Campeonato do Mundo de Sevens nos E.U.A. seria um enorme impulso para o desenvolvimento do rugby no país, e está de acordo com os objectivos da World Rugby de transformar a modalidade num jogo verdadeiramente global" afirmou Nigel Melville, CEO da USA Rugby. "Nós estamos empenhados em proporcionar uma experiência desportiva inesquecível para as equipas e para os fans".

Sem comentários: