5 de dezembro de 2014

CHEGOU A VEZ DOS CAMPEÕES AFERIREM CASCAIS *

* António Henriques   
A DH conclui este fim-de-semana a sua 1.ª volta com a realização da 10.ª jornada, de novo composta por duelos cruzados entre equipas dos grupos A e B.

E mesmo numa prova que vai merecendo críticas quanto à sua competitividade e previsibilidade, encontramos de novo um conjunto de jogos bem interessantes.

Um com implicações diretas na luta pelos lugares do topo da tabela (CDUL-Cascais) e ainda duas partidas relevantes para a definição das posições de acesso aos play-off: o Académica-Agronomia e o Belenenses-CDUP.


Quanto aos duelos de Monsanto e Olaias, as previsões apontam – para lá da “acentuada descida de temperatura no país com sérios riscos para a saúde” – um incremento do número de ensaios para os anfitriões… com graves consequências para os visitantes.
   
Eis o programa completo desta 10.ª ronda distribuída por sábado e domingo:                    

CDUL-CASCAIS (EU Lisboa, 13.00)
Em apenas uma semana o Dramático de Cascais vê-se obrigado a enfrentar campeão e vice-campeão nacionais o que, convenhamos, não se aconselha a ninguém e é um teste suficientemente espinhoso para qualquer um, mesmo como, no caso vertente, se trate da equipa-surpresa da época, aquela que menos ensaios consentiu e quando os adversários se apresentam diminuídos pela presença portuguesa nos sevens do circuito mundial.
Amanhã o CDUL estará sem João Lino e Carl Murray, baixas que não serão suficientemente significativas para reduzir o potencial do mais bem apetrechado plantel nacional.
Na semana passada a equipa da Linha, em nítido processo de crescimento e assimilação de conceitos, deu muito boa luta a Direito e espera-se que consiga o mesmo amanhã.
Mas o favoritismo pende, naturalmente, para a equipa da casa.  
     
DIREITO-RC MONTEMOR (Monsanto, 14.00)
O que é que se pode esperar de um jogo no qual uma das equipas que mais ensaios marcou até aqui (46) recebe uma das que mais concedeu (45), ou seja, que prognóstico poderemos fazer da partida em que o vice-líder recebe o penúltimo da tabela?
Mesmo sabendo que os advogados alinharão desfalcados dos seus cinco elementos presentes no Dubai, a pergunta tem uma resposta que é… um óbvio ululante, como diria o grande Nélson Rodrigues.  

TÉCNICO-CRAV (Olaias, 15.00)
Outro confronto desigual entre engenheiros, que começam a aproximar-se do nível que apresentaram em grande parte da época passada, e o último classificado, que na sua derradeira deslocação a Lisboa, há duas semanas, sofreu em Monsanto um daqueles desaires que já não se usam: 81-0, com 13 ensaios encaixados!
Ou seja, tal como as raparigas que, Marcelo Rebelo de Sousa dixit, os deputados se entretêm a ver na Assembleia da República enquanto debatem o Orçamento de Estado para o próximo ano, também nos cheira que o resultado será… avantajado.        

ACADÉMICA-AGRONOMIA (Sérgio Conceição, 15.00)
 A priori, estes serão os 80 minutos mais interessantes do fim-de-semana em termos de importância para a classificação final, em especial para os agrónomos que quererão pôr um ponto final na série negra de quatro derrotas consecutivas, algo que nunca tinham experimentado desde que a prova se realiza nestes moldes, desde 2006.
Em caso de novo desaire da equipa de João Moura, quase se poderia dizer que uma posição entre os quatro primeiros será mera miragem na Tapada, pois o fosso cavado passaria a ser dificilmente ultrapassável, ficando Agronomia limitada à luta pelas derradeiras duas posições de acesso ao play-off.
Pelo contrário, os pretos sabem que depois do descalabro vivido em Leça da Palmeira no domingo à noite (um resultado de 32-3 é concebível?), um triunfo recolocaria a equipa da Académica nos trilhos rumo aos seis primeiros.
Recordamos que na época passada, a 9 de novembro de 2013, este foi um duelo ‘à Super 15’, tendo sido o jogo em que o derrotado mais pontos marcou em toda a temporada – e cujo total teria valido a vitória em 38 das 90 partidas da DH! Na altura, Agronomia foi ao Sérgio Conceição vencer por 53-34, com 7-4 em ensaios.
Pelo que se viu às duas equipas até aqui, metade destes números no sábado e já nos poderíamos dar por contentes.    

BELENENSES-CDUP (Domingo, Restelo, 14.00)
A jornada encerra no sintético do Restelo com novo teste relevante para a equipa da casa, cuja vitória em Montemor, no sábado, pôs fim à sequência de cinco derrotas seguidas que estavam a deixar os azuis à beira… de um ataque de nervos.
A última vez que os portuenses – 3 triunfos nas 4 mais recentes jornadas – viajaram até à capital sofreram uma dúzia de ensaios às mãos do Técnico.
E mesmo sabendo que a equipa de Miguel Moreira se mostra desconfortável quando atravessa a ponte da Arrábida, pensamos que desta vez o jogo será bem mais equilibrado.
E com o Belenenses mantendo dificuldades para arregimentar alguns jogadores vitais em épocas anteriores e ainda sem quatro elementos ausentes no Dubai, as possibilidades de vitória forasteira aumentam exponencialmente.  

Sem comentários: