19 de dezembro de 2014

DOIS MESES DEPOIS, VAI TER AGRONOMIA UMA VITÓRIA NO SAPATINHO? *

* António Henriques
Em pleno período natalício, arranca este sábado a 2.ª volta da DH com a realização da 11.ª jornada, que engloba duelos entre equipas do mesmo grupo, pelo que haverá lugar a folgas, neste caso para Direito e CDUP, formações que terão assim mais tempo para preparar o presépio e as rabanadas.

Está é a derradeira oportunidade que terão ainda este ano algumas equipas, antes da despedida de 2014, para inverterem uma tendência negativa ou consolidarem as respectivas posições.
E por isso as atenções estarão centradas em especial nos jogos de Montemor – onde Agronomia poderá voltar aos triunfos quase dois meses depois! – e Taveiro, onde dois históricos emblemas vão poder relembrar antigas e árduas pelejas com influência directa nos play-off do título.


Eis o programa completo desta 11.ª ronda que será toda jogada no sábado:                    

CDUL-BELENENSES (Restelo, 12.00)
Invencível e por agora sem oposição à altura, o campeão nacional segue bem acima da concorrência, numa confortável via láctea e já prepara baterias para, no próximo fim-de-semana, ir a Valladolid para tentar trazer a sua 2.ª Taça Ibérica consecutiva após a ali conquistada em Janeiro de 2013.
Pelo caminho vai ter que defrontar um quinze de azul desmaiado (2 vitórias nos 9 jogos realizados) e que dificilmente – por maior que seja a gestão de plantel a efcetuar por Damien Steele – constituirá um obstáculo intransponível para os universitários.
Já estava bem na altura do Belenenses ir ao fundo da sua memória e da tradição que carrega no râguebi nacional, para arrancar uma jogatana que deixasse adeptos e adversários de boca à banda. Mas não é só o Pai Natal e o seu trenó de renas que constituem uma ficção…           
     
ACADÉMICA-TÉCNICO (Sérgio Conceição, 15.00)
Somando 4 vitórias nas suas 5 partidas em casa – onde só o campeão CDUL passou… –, os pretos recebem engenheiros em alta rotação e que venceram os últimos 4 compromissos na DH somando 238 pontos (e 35-8 em ensaios), ou seja, uma média de praticamente 60 pontos e 9 ensaios por jogo!
Para a Académica este é um importante confronto com vista ao seu futuro próximo e dada a atual igualdade pontual com CDUP e Agronomia numa luta a três pelas duas últimas posições de acesso aos play-off, uma vitória significaria um mui valioso estímulo para atingir esse objetivo.
Já para o Técnico, que vem nas últimas semanas reduzindo progressivamente a distância para o 3.º lugar ocupado pelo Cascais, um eventual inêxito seria um passo atrás nesse seu desejo de atingir o mais rapidamente possível uma posição idêntica à ocupada no final da pretérita temporada. Um triunfo significaria que essa ambição estaria cada vez mais perto.           

RC MONTEMOR-AGRONOMIA (Montemor-o-Novo, 16.00)
Agrónomos deslocam-se ao Alentejo tentando pôr para trás das costas uma série negra como breu de cinco derrotas consecutivas no campeonato seguidas de uma eliminação da Taça de Portugal. Noutras circunstâncias seria caso para se dizer na Tapada: ”abençoada e descansada viagem”, lembrando que na última jornada da época passada os lisboetas foram lá triunfar por esmagadores 88-0!
E verdade se diga que mesmo fragilizados por tudo o que lhe tem acontecido nesta temporada (ao que há que somar os castigos pelos dois vermelhos mostrados na Guia, sábado passado, a jogadores seus), um eventual novo desaire de Agronomia perante um quinze que apenas ganhou um jogo esta época, seria razão para: a) o Pai Natal esquecer-se por completo de passar pela Tapada este Natal; b) serem tomadas medidas, agora sim, se calhar mesmo drásticas….     

CASCAIS-CRAV (Guia, 16.00)
Apesar das recentes derrotas perante as duas equipas mais apetrechadas da DH, Direito e CDUL, nem o mais pintado ou exigente dos adeptos ousará levantar a voz ao desempenho da equipa da Linha perante a prestação de excelência desta valorosa versão 2014/15 do Dramático de Cascais. E estamos certos que o último classificado CRAV vai sentir amanhã no corpo (e no marcador…) a ‘extravagância’ que é o quinze de João Bettencourt não ter conseguido marcar, para o campeonato, um só ensaio que fosse nos últimos dois jogos.   

8 comentários:

Anónimo disse...

Jornadas sem supresas cdul vence Belenenses mesmo jogando a passo, pois a equipa do Restelo não existe é apenas um conjunto de jogadores em que alguns tem bstante talento.
Agronomia embora vá passar por dificuldades vence o Montemor, tecnico vai vencer folgadamente em Coimbra, e cascais esmaga Crav.

Anónimo disse...

Creio que a Agronomia teve três, e não duas, expulsões em Cascais.

Anónimo disse...

Belenenses x CDUL mudou para as 13:30H, ao que parece, empurrado pelo futebol!

Anónimo disse...

Amado da Silva já ofereceu uma prenda para o sapatinho de Agronomia. O atleta,internacional, formado no RCMontemor, João Moreira, agora a estudar em Lisboa, não conseguiu inscrever-se por Agronomia pois, o RCM,não abdica dos seus direitos que constam do Regulamento de Indeminizações por Transferências. Com o fim deste Amado da Silva acabou com o dito Regulamento oferecendo ao seu Clube de sempre um bom terceira linha. Quem pode manda e os Clubes não têm outro remédio que calar-se contra o quero, posso e mando do Presidente da FPR. Ele que desminta se for capaz esta notícia.

Anónimo disse...

Os prognósticos ali do comentário acima falharam redondamente...

CDUL vence à pele, Agronomia passeia em Montemor, Técnico sofre em Coimbra e Cascais vence o CRAV a custo!

Anónimo de 20/Dez às 10:33, prestidigitação não é mesmo o seu forte, melhor pensar numa nova profissão :)


Quanto à suspensão do Regulamento de Indemnização por Transferência sugiro aos mais curiosos que consultem o manifesto eleitoral do Sr Amado da Silva, no seu ponto 3 e leiam o que lá diz.

Mas, nada de novo! Afinal já estamos habituados a este troca tintas que diz, depois desdiz, que aldraba, mente, esconde, a todos tenta agradar e a todos vai enganando.

Mas, o rugby nacional enquanto continuar a mentalidade de quintinhas, só tem o que merece.

Bom Natal!

Manuel Cabral disse...

Pedro Batista ainda bem que sabes que o comentário não será publicado.
Mas é uma pena que, sabendo, estejas a perder o teu tempo e o meu!

Anónimo disse...

O regulamento, na parte das transferências, foi mudado apenas porque Amada da Silva quis? Não houve clubes, como Direito e Agronomia, que eram totalmente a favor?

Neste momento, um dos maiores apoiantes de Amado da Silva é o Direito.

Anónimo disse...

Anónimo de 20 de dezembro às 20:30,

Tem que ir ao dicionário ver o significado de prestidigitação (acho que não era isso o que queria dizer) ;)