18 de abril de 2014

TAÇA DE PORTUGAL ANIMA SEXTA FEIRA SANTA

A realização da Taça de Portugal na Sexta Feira Santa é uma oportunidade para a procissão do rugby nacional se reunir no Jamor, onde o espectáculo será servido com o aperitivo dos Sub-23, e na conclusão de uma competição que ficou marcada pela eliminação, após os quartos de final, da equipa do Técnico, num processo que não abona nada a favor do rugby português.

A história é conhecida, foi já divulgada nas nossas páginas, e portanto não vamos hoje falar nela novamente, e vamos antes relembrar como tudo o resto se passou, desde a primeira eliminatória, que teve lugar no segundo fim de semana de Outubro.


E se as duas equipas guardam nas prateleiras o mesmo número de troféus, a verdade é que os universitários são os actuais detentores do título e os advogados tocaram nele pela última vez em 2008.
Mas como cada ano é um novo desafio, a rivalidade entre os dois clubes vai, mais uma vez, ser a mola real do desafio de hoje.



A prova começou no dia 12 de Outubro, com a participação de 13 equipas da 2ª Divisão, já que outras duas (AAUTAD e Elvas) desistiram mesmo antes do primeiro pontapé de saída, e decorreu nesta primeira fase numa base regional.

Assim e após três eliminatórias, duas equipas da Segundona - Vila da Moita apurada no Sul/Lisboa, e Famalicão, melhor no grupo Norte/Centro -  avançaram para o embate com as 10 da Primeirona, na segunda fase da prova, o que aconteceu no fim de semana de 23 de Novembro.

A partir daqui entram na corrida as 10 equipas da Divisão de Honra, que juntamente às seis equipas anteriormente apuradas, disputaram então, a 30 de Novembro, os oitavos de final, já sem qualquer representante da Segundona.

Nos quartos de final, disputados uma semana depois, a 7 de Dezembro, verificou-se o afastamento das últimas equipas da Primeirona em prova - Lousã e Évora - e os quatro apurados foram o CDUL, a Académica, o Direito e o Técnico.

Aqui deu-se o protesto do Belenenses, e a substituição do Técnico nas meias finais, onde o CDUL venceu precisamente o Belenenses, e o Direito bateu a Académica, chegando-se assim aos dois finalistas, que hoje estarão no Jamor.



E se a final da Taça terá lugar às 17 horas, e a servir de aperitivo a este grande encontro, vão defrontar-se às 15 horas os finalistas da Taça de Portugal de Sub-23, o CDUL e o CDUP.

Os universitários de Lisboa e Porto chegaram a esta final com trajectos diferentes, numa prova em que participaram apenas seis equipas, e que se desenrolou numa eliminatória prévia com um jogo em Dezembro (Agronomia 12-15 Direito) e outro em Fevereiro (CDUP 23-7 Belenenses), e depois, no fim de semana de 30 de Março, com a disputa das meias finais, entre CDUP e Direito (36-3) e CDUL e Técnico (28-7).



8 comentários:

Anónimo disse...

Impressionante a vitória do Direito. 14 pontos nos últimos 3 minutos. Acreditar até ao fim e muito nível nos ensaios marcados. Luis Sousa, Salvador Palha e Diogo Coutinho que nível ... O Cdul não se aguentou ... .

Anónimo disse...

E porque não dizer que saiu a taluda ao Direito?? O Direito bateu-se bem , até ao fim, aliás como lhe competia, mas e se Penha e Costa tem chutado a bola para fora em vez de a deixar em jogo ? Teria acontecido o que aconteceu com o ensaio do Direito: acabava o jogo !!

Anónimo disse...

Boa noite Manel

Grande arbitragem do meu amigo Paulo Duarte,
Ando no Rugby a MT anos , joguei também mt anos, fui arbitrado por mt árbitros, realmente, o Paulo , é o melhor que eu já vi, e pena é ele ter passaporte Português, se não era bem possível ver ao Sábado na Televisão noutros palcos.

JGT

Anónimo disse...

Ler P.Cabral em vez de Penha e Costa. Tratou-se de um lapso.

Anónimo disse...

No Direito só dizemos bem não crucificamos ninguém. Por ex. A bomba do Malhas ... 60 m a por o jogo no sítio certo! Lindoooo .

Great_duke disse...

Não sou adepto de nenhum dos finalistas por isso estou à vontade para fazer o comentário.

Foi mesmo à minha frente: o ensaio que deu a vitória ao Direito não deveria ter sido validado pois o jogador esteve com um pé no chão fora da linha lateral.
Isto não tira em nada o mérito ao Direito que fez uma segunda parte notável mas é a verdade.

Nem tira mérito a uma arbitragem fantástica do Paulo Duarte, apenas traído pelo auxiliar neste lance. E houve pelo menos mais 3 pessoas ao meu lado que também deram pelo erro...

Mas o Cdul deveria ter posto a bola fora antes e acabou por ser penalizado.

Anónimo disse...

Great Duke… va ver as fotos do ensaio… ta la e ainda bem que foi a sua frente pois assim ja sabe que precisa de ir a um oftalmologista!

Great_duke disse...

Não preciso de ver fotos nenhumas, o pé fora foi ainda antes dos 5m, não no momento do toque de meta.