11 de fevereiro de 2014

VITÓRIA E ADIAMENTO LEVAM BAIRRADA À LIDERANÇA *

* José Silva

No início da segunda volta jogaram-se duas partidas da 10 jornada, e mais uma para cumprir um jogo atrasado da 5ª jornada.

Com o Guimarães/Famalicão adiado para Abril não houve surpresas nos jogos da semana, com vitórias normais das equipas mais fortes no AAUTAD/Garranos e Bairrada/RUA.

Em Tomar, no jogo da tripla, deixou de haver equipas sem vitórias pois os locais foram mais fortes e bateram, com ponto bónus, o Braga Rugby.


Em vila real os Universitários locais não conseguiram sequer o ponto bónus ofensivo perante a mais experiente equipa dos Garranos. De facto os Garranos foram mais fortes, conquistando o ponto bónus ofensivo e desmistificam a ideia que viajam mal: 20 em 25 pontos possíveis nas saídas dos Garranos.
A AAUTAD após um bom início de campeonato tem vindo a decair e já não pontua desde 14 de Dezembro.  
O mal das equipas universitárias a atacar?

“O jogo foi dominado pelos jogadores do CRAV que conquistaram uma vitória confortável em Vila Real apesar do frio que se fez sentir e do campo se apresentar bastante “pesado” devido à chuva intensa dos últimos dias. Pelos Garranos marcaram ensaios os jogadores Viriato Teixeira, Luís Salvado e Nuno Amorim. Já Luís Lourenço foi o responsável pela transformação de uma penalidade.”




Em Tomar os locais receberam e venceram, pela primeira vez esta época, a equipa do Braga.
Os comandados de Joaquim Santos venceram folgadamente o Braga e ficam com um balão de oxigénio para o que resta da época, tentando apanhar as equipas que vão à sua frente…
O Braga perdeu uma boa oportunidade de somar pontos, mas terá muita mais, especialmente em casa
O que disseram os Clubes;

“O jogo teve duas partes completamente distintas. A primeira parte equilibrada, com alguma preponderância do Braga que jogava mais pelas as suas linhas atrasadas e lançava ataques muito perigosos enquanto o Tomar tentava romper a defesa do Braga na base da força dos seus avançados. O resultado ao intervalo era 8-3 para os da casa e reflectia o equilíbrio do jogo.

Com a 2ª parte, o jogo mudou completamente porque o Braga mudou a sua forma de jogar. O Tomar dominou e marcou mais 5 ensaios baseando o seu jogo sempre nos seus avançados. O facto que marcou esta 2ª parte foi o facto do Braga ter afunilado o seu jogo também pelo seu pack, procurando lutar de igual para igual com o pack adversário. Como não conseguiu superiorizar-se ao pack adversário ditou esta diferença pontual nos últimos 40 minutos. As linhas atrasadas do Braga na 2ª parte quase nem jogaram.

O resultado final foi 36-3, demasiado pesado para a equipa do Braga, mas ao mesmo tempo justo em castigar a ousadia de querer jogar de igual para igual em termos de avançados com a equipa do Tomar

Pedro Aguilar - Braga

IP Tomar – Rugby foi mais "esclarecido" 

Recebeu o IP Tomar – Rugby, no passado dia 8 de Fevereiro a equipa do Braga Rugby, havia a noção que os Bracarenses estavam ao alcance dos Tomarenses, este jogo era relativo á quinta jornada sendo que estava em atraso. Após as derrotas em Aveiro e em casa com Guimarães, este jogo veio em boa hora, pois se com o Guimarães já se notaram muitas melhoras no entrosamento, da linha atrasada, assim, sendo o Braga teoricamente uma equipa ao alcance do IP Tomar – Rugby, só restava mesmo jogar de uma forma concentrada e com ambição de ganhar. E foi isso mesmo que aconteceu para os Tomarenses entraram em campo decididos sempre a pressionar o adversário, maior esclarecimento tanto de avançados como de três quartos e como corolário disso o marcador aos dez minutos de jogo sofreu a primeira alteração através de uma penalidade, por seu turno os visitantes iam dificultando a vida ao IP Tomar – Rugby, defendiam com afinco e garra, mas aos 15 minutos veio então o primeiro ensaio da partida. Daqui para a frente os da casa empolgados com o ensaio intensificaram o caudal atacante sendo que atá ao fim da primeira parte marcaram mais dois ensaios e o Braga uma penalidade, colocando o resultado ao intervalo em 22 – 3. Para a segunda parte o objectivo era em primeiro não sofrer ensaios e manter a vitória, e em segundo marcar mais um ensaio para que se obtivesse o ponto bónus ofensivo, e efectivamente isso foi conseguido, refrescou-se a equipa com algumas alterações e a toada de jogo manteve-se o IP Tomar – Rugby sempre mais balançado no ataque e o Braga mais na defesa, até que veio o quarto ensaio dando mais alegria ao jogo e estabilidade aos da casa. Os últimos vinte minutos de jogo foram já de algum equilíbrio tendo os visitantes lutado por um ensaio que esteve muito perto de acontecer, mas foi o IP Tomar – Rugby que voltou a marcar mais um ensaio colocando o resultado final num justo 36 – 3, se bem que em abono da verdade se o Braga tivesse marcado um ensaio era um prémio justo para o que se passou em campo.”




Na Aldeia do rugby o clube local venceu com ponto bónus os vizinhos de Aveiro, e ocupam, com um jogo a mais o topo da classificação.
Passo a passo os homens da Bairrada vão trilhando o seu caminho com confiança e têm agora 15 dias para preparar a (difícil) deslocação a Guimarães.
Quanto aos de Aveiro perdem um pouco de gás nos períodos complicados do ano e terão de guardar forças para outros encontros com as equipas do seu grupo…

Da parte do RUA a deslocação à Bairrada foi complicada, com o clube a apresentar apenas 16 jogadores no boletim de jogo e com alguns jogadores limitados fisicamente e outros a terem de jogar em posições que não as suas habituais . Este fim-de-semana marcou o final da época de exames e muitos dos atletas estudantes aproveitaram para voltarem a casa.
Apesar disto, o RUA foi à Bairrada para dar réplica ao clube local evitando que o marcador avançasse para números obscenos, foi no entanto a derrota com maior diferencial desta época (30 pontos), já que Aveiro tinha cedido 29 pontos da recepção à Bairrada e 25 na deslocação a Guimarães. Da batalha da Bairrada vieram também mais alguns casos clínicos a exigir a atenção do gabinete de fisioterapia.
Foi marcado o ensaio de honra com o bom entrosamento nos 3/4 a manter-se apesar das improvisações. E o nosso abertura continua com a pé afinado tendo convertido o ensaio e duas penalidades.
A equipa tem agora 15 dias para curar mazelas e afinar o seu jogo para a recepção da UTAD.”

Paulo Fontes - RUA




1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente iniciativa esta de ter os comentários ou crónicas de jogo associados às duas Equipas intervenientes. Permite de forma mais concreta interpretar o resultado e acompanhar o evoluir do campeonato.
Apesar da boa vontade e esforço na verdade algumas conclusões tiradas apenas pela análise fria dos números levavam a textos que por vezes se distanciavam da realidade do jogo jogado e do estado das equipas.
Deste modo temos já alguma informação para se poder acompanhar os jogos à distância juntando à informação dos jogos assistidos.
Mais uma vez o Mão de Mestre e seus colaboradores estão de parabéns continuando a evoluir na área da partilha de informação.