23 de fevereiro de 2014

VITÓRIA DOS LOBOS ALIVIA PRESSÃO E PERMITE CONTINUAR A SONHAR *

* Bryan Freitas
Esta tarde em Bruxelas, perto do estádio Roi Baudouin, onde a equipa de futebol belga joga habitualmente, a selecção belga de rugby recebeu Portugal num estádio de que não vamos ficar com inveja, o nosso Estádio Universitário de Lisboa faz sonhar ao lado deste!

O dia começou com um sentimento pouco habitual, alguma pressão se fazia sentir nas duas equipas, na manhã deste jogo que era muito importante para a manutenção na Divisão 1 A do Europeu das Nações.

Os jogadores da Selecção Nacional acordaram com uma pressão bem diferente daquele que os invadia desde 2007, a pressão de jogar para sonhar ficou para trás e hoje foi a pressão de jogar para se tranquilizarem e se manterem neste 6 Nações B. 

O jogo começou bastante bem com duas formações ordenadas ganhas com a ajuda do árbitro, a punir os belgas. 

No final da primeira parte Portugal ganhava por 9-6 e ainda poderia ter somado mais pontos com duas jogadas por parte de Nuno Penha e Costa que ultrapassa a linha de ventagem e que terminaram a 5 metros da linha de ensaio. 

Notava-se nesta primeira parte que a formação belga era mais forte, os alinhamentos eram bem garantidos pelos avançados portugueses que também ganharam duas introduções aos belgas com contras por parte de Eric dos Santos e Gonçalo Uva. 

Na segunda parte, Portugal entrou forte com um ensaio nos 10 primeiros minutos por parte de Gonçalo Uva depois duma acção bem comandada pelo o médio de formação português, Emmanuel Rebelo. 

Notava-se que sempre que Portugal aumentava a velocidade do jogo, a Bélgica não conseguia acompanhar o ritmo. 

Depois de dois cartões amarelos para Fernando Almeida e Eric dos Santos, Portugal esteve a defender em frente da linha de ensaio durante 10 minutos. 

10 minutos de sofrimentos que mostrou uma grande capacidade portuguesa a defender e a inexplicável incapacidade dos belgas a marcar pontos. 

Nos minutos finais, Portugal com, de novo com 15 jogadores no relvado, marcou mais um ensaio por parte de Carl Murray, e ainda poderia marcado outro mesmo no fim do jogo, não fosse o adiantado de Gonçalo Uva, que corria para o ensaio sem nenhum belga a defender. 

Portugal fez o que devia fazer: ganhar e não permitir aos belgas fazer o ponto defensivo.

Uma vitória que vai libertar os jogadores e que nos pode deixar sonhar mais um pouco.....

OS OUTROS ENCONTROS
Quanto aos restantes resultados a nota mais significativa é que tanto Geórgia como Roménia garantiram o apuramento para o Mundial nas duas posições de acesso automático, faltando apenas saber quem será Europa 1 - a incluir no Grupo C de Nova Zelândia, Argentina, Tonga e África 1 - e quem será Europa 2, a incluir no Grupo D, juntamente com França, Irlanda, Itália e Canadá.

Mas isso apenas deverá ser resolvido na última etapa do Europeu das Nações, quando as duas equipas se encontrarem em Tbilisi, recordando-se que no outro jogo entre as equipas, realizado na Roménia, o resultado foi um empate a nove pontos.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO
BÉLGICA 6-19 PORTUGAL (0-2)
GEÓRGIA *36-10 RÚSSIA (5-1)
ROMÉNIA *32-6 ESPANHA (4-0)


7 comentários:

Anónimo disse...

apesar de tudo o que dizem de contra desta seleção hoje ja vi uma exibição com mais rotinas e acredito que ainda haja muito para crescer. tamos no bom caminho... não se pode querer milagres de um dia para outro. esta equipa com jogadores como o Lima e o bardy vão ganhar outro nivel competitivo. e jogadores que eram criticados como o miranda teem vindo a responder da melhor maneira. continuo a achar que está na hora de arranjar um talonador que esteja ao nivel do que é necessario, não que o pipas seja fraco mas falha muito no essencial de um talonador. jogadores em alta hoje:eric dos Santos, carl murray e pedro avila.

Anónimo disse...

apenas quero acrescentar os meus parabéns ao Gonçalo Uva, não só por ter marcado o ensaio e por um ligeiro escorregar da bola nas suas mãos não ter conseguido o segundo quando ia isolado a 5m da linha de ensaio, mas também porque para alem de ter estado perfeito na sua área, ele basicamente ter encheu o campo com placagens fortíssimas, para mim o melhor em campo

Anónimo disse...

Na minha opinião, os melhores em campo foram Pedro Ávila e Penha e Costa. Duas grandes exibições.

Mas Murray e Rebelo (apesar de este estar lento) também estiveram em bom plano.

Estas linhas atrasadas com mais o Lima e o Cabral (e outro abertura, por causa das lesões) podem ir longe.

Quanto aos pontas, acabado o ENC, será altura para decidir quais são os 3 ou 4 pontas em quem apostar (Frederico, T. Noronha, W. Rodrigues, Vincent, outros?)

Anónimo disse...

temos 3 bons centros no carl lima e avila. boa dor de cabeca, talvez um tenha de ir para ponta mas assim tambem se perde um pouco. temos de fazer o nosso trabalho e ganhar os dois jogos que faltam. jogo a jogo e o que se deve pensar

Leonardo disse...

Boa noticia :
O Julien Bardy está na fase de recuperação após sua lesão. A jogadore de Clermont, que ainda resultouse entreinoud e forma individualizada na semana passada, poderia se juntar ao grupe habitual de titualares do Clermont nos próximos dias. Na esperra dos proximos testes da equipe médica, ele ainda esta em dúvida para a viagem à União Bordeaux-Begles.
Se estara totalmente recuperado, ele serápodera ser chamado para enfrentar a Rússia no dia 8 de março para nos dar toda a sua dinâmica e força para seguir em frente!
Forca Julien!



Julien Bardy est en phase de reprise après sa blessure au niveau de la hanche. Le troisième ligne clermontois, qui s’entraînait encore de façon individualisée, la semaine passée, pourrait reprendre le travail collectif dans les prochains jours. En attendant, les premiers tests et la décision du staff médical Clermontois, il est encore incertain pour le déplacement à l'Union Bordeaux-Bègles (mais on a bonne espoir de le voir sur la feuille de match).
Et si c'est le cas, il sera remis pour affronter la Russie le 8 mars et nous donner ainsi toute sa dynamique et sa force pour aller de l'avant !
Forca Julien !
,

Great Duke disse...

Pegando no texto do Bryan, não posso deixar de concordar com a observação em relação ao estado do "estádio"...o nosso universitário tem condições bem melhores do que aquele campo que ainda para mais, tem o bonito Roi Baudouin, mesmo ali ao lado.

Todavia, o mau estado do "estádio" não me fez esquecer outras duas coisas: a belíssima moldura humana (muito melhor que em Lisboa) e o apoio que essa mesma moldura humana deu à sua equipa (a contrastar com o ambiente de funeral que habitualmente se vive no Universitário).

Portugal não deixou, todavia, de ser apoiado por algumas dezenas de adeptos, infelizmente, espalhados pelo "estádio". Na "bancada" por detrás dos postes onde marcámos (e nós vibrámos) os nossos dois ensaios, um grupo de cerca de 20 pessoas tudo fez (a minha garganta que o diga) para se fazer ouvir...

E diga-se que os rapazes bem mereceram. Apesar de alguns disparates (infelizmente habituais) e das dificuldades (também habituais) na melée, a malta bateu-se com galhardia e defendeu bem. Defendeu mesmo muito bem naqueles terríveis quase 10m em que estivemos com menos dois jogadores (diga-se que os belgas também não deram provas de muita inteligência, optando por fechar o jogo quando tinham o espaço à disposição para circular a bola).

Não gosto de individualizar, até porque costuma ser injusto num desporto tão colectivo (e como os Lobos o foram no Sábado) como o rugby. Por isso devo dizer que o que mais gostei foi da atitude da equipa. Mais viva e enérgica que das últimas vezes que a vi. Gostei e os meus miúdos deliraram...

Também quero fazer justiça à atitude dos jogadores em vir agradecer o apoio no final do jogo. Faço-o porque no final do jogo em Cluj os portugueses presentes se queixaram de não ter havido um gesto para eles (bem sei que o resultado foi diferente).

Agora temos de trabalhar para o próximo jogo, que será ainda mais difícil que este. Com todas as surpresas que os russos podem proporcionar... Creio que partimos mais fortes e mais confiantes e desejo toda a sorte à malta.

Por fim, quero agradecer, enquanto português residente no estrangeiro, a alegria que nos deram. Para nós, estas pequenas vitórias tem um valor inestimável. Fazem-nos sorrir de orgulho e permite-nos pequenas vinganças em relação aos nossos companheiros de trabalho, sempre prontos para uma alfinetada no nosso pequeno Portugal (com todos os seus defeitos).
Hoje pude vingar-me de alguns...

Que a força esteja convosco...

Anónimo disse...

Temos que seguir o velho ditado. Uma equipa joga o que a outra deixa jogar. Não podemos esquecer que os Belgas vão em ultimo. Por isso à que trabalhar com modéstia o próximo jogo, nunca pensado que já são os maiores.