19 de fevereiro de 2014

TOP 14 COM SEUS INTERNACIONAIS E PROD2 COM SEUS PORTUGUESES *

* Bryan Freitas
Depois dos dois jogos do Torneio das 6 Nações, o Top 14, primeira divisão francesa de rugby considerado como o campeonato mais forte do mundo, recuperou quase todos os seus jogadores internacionais com a décima nona Jornada.

Sim, disse quase todos porque o seleccionador francês Philippe Saint-André pediu ao clubes franceses para não utilizarem os jogadores que representaram a equipa francesa durante estes dois primeiros jogos do torneio das 6 Nações.

Algum clubes aceitaram, outros não.....


Sexta-feira, no primeiro jogo desta jornada, Clermont (1º) perdeu contra o Grenoble (6º) num jogo que ficou marcado pelo facto de três hipotéticos ensaios de Clermont terem sido recusados pelo TMO.


O nosso lobo Julien de Sousa Bardy, que não representou a nossa Selecção Nacional, também não jogou por culpa duma lesão no quadril.
Julien não vai recuperar para o jogo contra a Bélgica, uma péssima notícia para este jogo decisivo para a manutenção no 6 Nações B.

No grande jogo desta Jornada, o Toulon (5º) ganhou contra o campeão 2012/2013 Castres (4º) com o resultado de 19-13 no seu estádio de Mayol.

De resto podemos notar a vitória do Montpellier (2º) que esmagou o Perpignan (11º) no seu relvado por 50-19.
O Perpignan encontra-se numa posição muita difícil com quatro pontos de avanço sobre o penúltimo, Oyonnax, que tem dois jogos em menos.

O jogo entre Oyonnax e Bordeaux foi adiado numa data posterior.

Aqui ficam os resultados desta Jornada e a classificação do Top 14.





Pro D2 / JORNADA 12
A Pro D2 é a segunda divisão francesa de rugby e é um campeonato profissional.
Este campeonato continua a ser dominado pela equipa de Lyon, que tem um orçamento muito superior ao dos outros participantes na prova.

O Bourgoin (9º) perdeu contra o Tarbes (6º) com o resultado de 18-16.
Fábio da Silva foi mais uma vez titular e jogou todo o jogo.
O pilar luso argentino Cristian Spachuk voltou aos relvados depois de alguns meses de paragem por culpa duma lesão.
Jogou 64 minutos e foi excelente recebendo duas estrelas no jornal Midi Olympique.


O Colomiers (7º) empatou em casa contra o Albi (13º) num jogo com seis pontos para cada lado. 

Aurélien Beco que esteve com a Selecção Nacional para os dois jogos contra a Roménia e a Géorgia, não disputou este encontro.

Samuel Marques do lado de Albi, foi titular e marcou os seis pontos da sua equipa.

O Béziers (12º) foi derrotado pelo o Lyon (1º) 52- 5.
Francisco Fernandes (Béziers) entrou em campo aos 55 minutos de jogo.

A equipa de Béziers estevei muito longe do seu nível habitual, um resultado que surpreende, mesmo tendo em consideração a diferença de objectivos entre as duas equipas.

O Narbonne (4º) ganhou em casa contra o Agen (23º) com o score de 33-24, num jogo muito importante na corrida para o play-off, que dá oportunidade a uma equipa de subir para a TOP14.

José Lima foi titular como é costume, posso dizer. Jogou 65 minutos e marcou um ensaio.

Fiquei muito contente de o ver jogar ao lado de Pedro Ávila na Selecção, acho estes dois jogadores com um grande potencial. 
José esta a mostrar todo esse potencial neste campeonato de PROD2, e infelizmente não estará presente com a Selecção Nacional para defrontar a Bélgica....

Aqui fica os resultados desta Jornada e a classificação da Pro D2.




Quadros: itsrugby.fr
Foto: asm-rugby.com, lindependant.fr , sca-albi.fr

4 comentários:

Claudio disse...

Faz-me pena ler que os Lobos vão a Bruxelas jogar a manutenção.

Sei que o que o Bryan escreve muitos pensam até mesmo o grande capitão Uva declarou o mesmo objectivo a Sporttv ao sair do campo em Lisboa depois da derrota com a Geórgia.

No entanto faz-me pena e acho injusto.

Faz-me pena porque trata-se dos Lobos e acho que sempre que possível temos que desejar o melhor a "nossa" equipa e melhor que a manutenção ainda é possível.

Faz-me pena porque faz-me lembrar aqueles discursos daqueles professores que, quando andávamos no "collège" (non ciclo) nos anos 80/90 nos (a nos filhos de imigrantes em franca) diziam qualquer coisa como "os vossos pais vêem do estrangeiro, infelizmente não podem vos ajudar em casa a fazerem os trabalhos, têm poucos meios, então vocês têm que começar em pensar em estudos curtos e vos dirigir para profissões manuais assim poderão entrar cedo na vida activa ajudar vossos pais"... Enquanto os filhos desses professores, eles, claro estavam destinados a grandes estudos... Nunca me pensei superior aos outros, mas nunca deixei os outros decidirem por min o que era possível ou não em termos de ascensão social, enquanto o que eu pensava o melhor para mim me aparecia possível, até mesmo que a a possibilidade seja mínima, sempre procurei o melhor para min...

Somos apenas o produto da nossa história, por isso em relação ao que eu vivi, lutando contra todas as formas de determinismo, faz-me apenas constatar que adeptos e jogadores atribuem aos Lobos objectivos abaixo do que deveriam ser na minha idea.

E acho injusto.

Injusto porque nos dizem que os Belgas são super fortes, mas eu vejo que este ano e o passado os belgas não ganharam um só jogo contra as equipas mais fracas e as mais fortes do torneio, enquanto Portugal ganhou o ano passado e este ano apenas perdeu com os dois mais fortes.

Faz-me pena porque essa questão da luta para a manutenção é para mim uma noção exportada de campeonatos sem nenhuma parecença com o torneio . O seja faz sentido dizer que as três ultimas equipas do top 14 lutam para a manutenção quando se trata das ultimas jornadas de um muito longo campeonato numa altura onde todos já jogaram com quase com todos. Não me parece fazer sentido num torneio com apenas 5 jornadas e duas equipas muito acima das outras dizer que uma equipa que perdeu os seus dois primeiros jogo com os dois mais forte joga a manutenção com uma equipa que ainda não ganhou um jogo, tendo em conta o facto que a Espanha também ainda não jogou com os mais fortes nem a Rússia.

Para mim se este fim semana há uma equipa que joga a manutenção - mas eu penso que este fim de semana ainda é cedo para falhar de manutenção seja de quem for - então é a Bélgica e não Portugal.

Posso ser o único a pensar isto. Nunca me assustou ser o único a pensar possível coisas que os outros julgavam impossível ou no mínimo não razoáveis.

Eu acredito !

Envoyé de mon iPhone

Anónimo disse...

grande claudio 'e isso mesmo!


TdJ

Claudio disse...

Tenho que corrigir o torneio são 10 jornadas e não 5. No entanto falhar de manutenção quando na segunda mão ainda apenas Portugal defrontou os dois melhores, parece-me muito adiantado.

Claudio disse...

Falar !