9 de fevereiro de 2014

SPORTING TROPEÇA EM SETÚBAL E VITÓRIA FICA A UM PASSO DO PLAY OFF

O Sporting foi derrotado em Setúbal por 16-12, e apesar do bónus fica à mercê de Loulé e, especialmente, do seu adversário de ontem, que tem dois jogos em atraso, dos quais o primeiro - contra a Agrária - está previsto realizar-se no próximo final de semana, aproveitando mais uma folga num calendário que foi organizado ao estilo de queijo suíço, com muitos buracos.

O Benfica foi vencer os cavaleiros a Santarém e ultrapassou o Évora na tabela graças ao bónus conquistado, pelo menos até os chaparros realizarem o jogo que têm em atraso com a Lousã, previsto para o dia 15 de Março.

O Groundlink Caldas derrotou o Loulé com o resultado mais abastado do fim de semana e continua na frente, pelo menos até os serranos regularizarem as suas contas com o Évora, enquanto o São Miguel continua vem vencer depois da visita que a Lousã fez ao 1º de Maio.

Finalmente em Coimbra o Évora venceu a Agrária e continua com os olhos postos no terceiro lugar, agora ocupado pelo Benfica.

A história do jogo é a história dos nove ensaios marcados pelos pelicanos que entraram fortes e rapidamente marcaram o primeiro, pelo pilar Luis Silva, continuando depois em bom ritmo, e através de jogo penetrante pelos avançados, facilmente chegaram a três ensaios convertidos. 
Alguma displicência e individualismo impediram o Groundlink Caldas de construir, no primeiro tempo, uma vantagem mais dilatada que se chegou a perspectivar.
Segunda parte com um início de alguma reacção por parte do Loulé, que alcançou o seu ensaio. 
Mas com a quebra física dos louletanos, a partir dos 15 minutos, aproveitou a equipa da casa para dilatar a vantagem e rodar alguns jovens jogadores.
O Groudlink Caldas confirma a sua capacidade para discutir a vitória nesta Primeirona, aguardando-se pelo desempenho nos dois encontros que se seguem, contra o Évora e o Lousã, outros dois candidatos, não esquecendo, no entanto, que os jogos decisivos apenas acontecerão na discussão do play off.
O Loulé evidenciou a dificuldade habitual nos jogos fora, fruto de algumas ausências, e terá de fazer um esforço suplementar para se manter no grupo da luta pelo título.

Depois de uma folga provocada pelo adiamento do jogo com o Évora, a Lousã regressou em boa forma e não teve dificuldade de vencer no 1º de Maio, e os buldogues continuam sem ganhar, e se se mantém na última posição, com seis pontos de atraso em relação ao nono classificado.
Com um descanso no calendário no próximo fim de semana, o São Miguel vai ter que elevar a sua produção para os dois importantes jogos que tem logo a seguir, contra o Sporting e a Agrária, que podem definir desde logo o seu futuro na Primeirona.
A Lousã está na segunda posição e vai ter que esperar pela realização do jogo em atraso para saber se retoma a dianteira ou se deixa o lugar para o Groundlink Caldas...

Vitória tranquila do Benfica em Santarém, frente a uns cavaleiros que esgotaram as munições frente ao Sporting na semana passada.
Ou esgotaram ou estão a poupar para a viagem a Loulé onde uma vitória os colocaria numa excelente posição em relação à classificação final e à fuga ao rebaixamento - mas convém não esquecer que o Loulé venceu em Santarém, na primeira volta...
Os encarnados continuam a mostrar o seu valor e hoje já ninguém pode duvidar da sua competência para discutir o título, nem da ultrapassagem que fez à crise que assolou o emblema...
Entretanto se alguém souber como andam as obras do campo novo do Santarém, creio que todos gostariam de conhecer o que se vai passar e quando teremos a tão esperada estreia.

Os chaparros foram derrotar os charruas em Coimbra, mas falharam o quarto ensaio e o respectivo bónus de ataque que lhes garantiria a manutenção do terceiro lugar.
A Agrária mantém seis pontos de vantagem sobre o último da tabela - a quem vai defrontar no primeiro final de semana de Março - e joga já no próximo sábado o jogo em atraso que tem com o Setúbal, e da conjugação destes dois resultados deve sair a definição de quem deve ser rebaixado.
O Évora apesar de ter descido um lugar na tabela continua firme no grupo do título e com os 20 pontos de vantagem sobre o quinto classificado vai começar a preparar aos jogos a eliminar, desde já.

A derrota dos leões em Setúbal deixa o Vitória em excelente posição para avançar para o grupo do play off, sendo que a realização de um dos dois jogos que tem em atraso já na próxima semana, pode logo tirar as dúvidas sobre o seu futuro.
O Sporting parece estar a atravessar um momento menos bom, mas os dois jogos que se aproximam contra o São Miguel e duas semanas depois com o Loulé vão esclarecer muita coisa, embora não corra perigo de rebaixamento, com os 19 pontos que o separam do lanterna vermelha.

26 comentários:

jorge disse...

bom dia sr manuel como fonciona a phase final ?

Anónimo disse...

Fui o autor de um omentário sobre o Sporting, depois do jogo em Caldas, em que elogiei bastante esta eqyipe, pois bem, parece que me enganei ainda mais do que o Polvo.

Terei que pensar que aqueles que diziam que a segunda volta do Sporting, praticamente só com jogos fora, ia ser muito confrangedora e que esta equipa se arriscava a ter só derrotas na segunda volta, para já tem três. Vamos ver o que o futuro lhe reserva.

Parece-me óbvio que a derrota em Santarém ditou que irá ficar em Sétimo lugar e afastada dos Plaoff e não a vejo com capacidade de ganhar outro jogo que não o São Miguel.

Anónimo disse...

1º ensaio do Benfica foi só aos 32 minutos marcando de novo logo de seguida, o que evidencia as dificuldades da 1ª parte impostas por um santarem galvanizado pela vitoria frente ao Sporting. Benfica aproveitou para na fase final do jogo colocar em campo mais dois jovens sub 18, tendo um deles sido mesmo a estreia. Eng Jose Mendes continua a trabalhar para o futuro.

Jojo disse...

Força São Miguel... a qualidade de jogo só espera manifestar-se na práctica!

Anónimo disse...

Ao anonimo das 11h43: o Eng Zé Mendes ha muito que o faz..em todas as equipas por onde passou o fez! Mas obrigado pelo reparo! E sim, o Santarem esta de parabens pela equipa que tem! Pode perder para os 4 primeiros mas quanto aos restantes, nao sei nao!

Anónimo disse...

Anónimo das 11h43 : o santarem já joga com sub18 na equipa desde o inicio da época ! Por isso não acho anda especial da parte do Benfica o ter feito , já estavam a ganhar ...... Antes disso vê la se os meteram?

Anónimo disse...

Só quero dizer que a lousa já estreou 6 atletas sub18 na sua equipe,alguns deles até já foram titulares,portanto há uma clara aposta na formação...se querem falar ao menos falem bem...

Anónimo disse...

sportinguistas,

a lula não se engana. 3 jogos fora, 3 derrotas.

e mais uma previsão: Bruno de Carvalho chama dirigentes do rugby para informá-los que o futuro é muito escuro e mais não digo...

João Almeida disse...

O São Miguel é um caso estranho e para análise dos "experts" na matéria. Consegue levar 40 pontos na primeira parte, falhar 90% das placagens, para depois na segunda parte, inverter a coisa completamente e fazer um 6-6. Outra coisa estranha na partida, foi a quantidade de jogadores do Lousã a queixar-se de cãibras.

Adepto disse...

Pelo Benfica jogaram 2 atletas sub 18 de primeiro ano que já jogaram a titular em outros jogos...por isso tenham calma. Não e preciso atacar e vir dizer que as outras equipas tb o fazem, ainda que o tem feito...

Anónimo disse...

O São Miguel não é nenhum caso de estudo . Que motivação tem uma equipa que vai para o intervalo a ganhar 40 a zero? Pese o facto de ter feito entrar 4 atletas sub 18 na segunda parte.

Anónimo disse...

Já ninguém leva a tropa toda quando vai jogar com o São Miguel. As outras equipas já vêem o São Miguel como tendo o destino traçado.

Anónimo disse...

Não percebo porque é que o São Miguel já está condenado. Ainda tem que jogar com a Agrária e Santarem em casa e ainda joga com Sporting que esse sim vem em movimento decrescente.

Nenhuma equipa de rugby digna desse nome atira com a toalha ao chão antes do apito final do ultimo jogo.

Quando lá formos vamos com a melhor equipa que nos for possível porque dignificar o adversário é uma forma de nos dignificar a nós.

Anónimo disse...

As caibras da Lousã não enganam, esta equipa atingiu o pico muito cedo, se eu fossa o Polvo ou a Lula ou mesmo o carapau, apostava que a Lousã vai perder contra o Évora, Caldas e Benfica e não ganha ponto bónus contra Setubal. Aliás os candidatos á final são Caldas, Évora e Benfica.

Agora até já nem podem contratar a peso de ouro mais bifes e homens das pampas. Agora têm que se aguentar com o que têm.

Anónimo disse...

Nunca entendi esta dum clube dignificar o adversário espetando-lhe cento e muitos, ou tentando ir para o Guiness Book. Nalguns casos dignificam tanto que até acabam com eles, como já aconteceu em Portugal. Enfim....terminologias que diria, parvas de todo.

Anónimo disse...

Ao anônimo das 22:12:
Diz-me lá o que é que tu sabes da lousa,deves ser mais um ressabiado que está cheio de medo...
A lousa vai ser campeã nacional,já agora só um jogador teve cãibras!sejam sérios e honestos nas vossas análises,secalhar alguns clubes não têm bifes,porque em anos passados contrataram muitos só para se manterem...aprendam a ver o jogo como ele é e não como querem que seja!

António Ferreira Marques disse...

Não posso deixar de comentar as últimas opiniões.
O desporto, em geral, não é só uma disputa contra um adversário, seja colectivo ou individual, mas tb uma disputa contra nós próprios, enquanto indivíduos ou grupo. Entenda-se esta última disputa como a busca de uma "perfeição","realização e cumprimento de objectivos", e no caso de um desporto colectivo como o Rugby, "respeito pelo esforço e dedicação de cada um e de todos", i.e. respeito pela Equipa.
Assim, e dependendo dos "objectivos particulares da Equipa", jogo a jogo - preveligiar, p.e. a integração de jovens, acelerar processos de jogo colectivo, promover a adesão de "supporters", corresponder ao apoio de entidades, etc. etc., é absolutamente legítimo "espetar cento e muitos a um adversário", traduzindo este facto na verdade uma atitude de verdadeiro respeito.
É, por fim, de relembrar, que após o jogo, todos os participantes voltam a ser iguais, pelo menos nos direitos e deveres de cidadãos, continuando diferentes nas capacidades que podem por ao serviço das várias actividades a que se dedicam. No fundo somos todos humanos ...

Anónimo disse...

Quem fala desta maneira da Lousa é porque poucos jogos tem feito contra eles. Já são vários o anos em que tenho a Lousa como adversario e acreditem que é uma equipe que é capaz de fazer mal e logo de seguida fazer coisas de equipes de TOP em Portugal.
É um clube com grande historial de rugby, e neste momento com grandes jogadores e muitos deles jovens promessas.
Cuidado que a Lousa ainda vai dar mais cartas.

Anónimo disse...

Quanto a mim a Lousã já é um histórico do rugby nacional. Como histórico tem tudo o que faz história. Altos e baixos. É assim na história das nações, das nossas vidas, das sociedades, das empresas, dos clubes, etc. Os históricos do rugby portugues já tiveram altos e baixos. Indiquem-me um histórico do rugby que ainda não tenha estado no segundo escalão. Portanto, quando estão no cimo, não tentem esquecer o passado. Não é vergonha nenhuma. E posso-vos garantir sem medo de errar que Mais cedo ou mais tarde, os melhores de agora passarão lá por baixo.

Anónimo disse...

Não percebo a animosidade dos adeptos da Lousã, o Benfica provou que o Lousã não é imbatível, os últimos jogos do Lousã nada tiveram do esplendor do início de época, tem três deslocações difíceis, vai enfrentar equipas que estão a subir muito de nível, por isso qual o espanto e indignação do Lousã? já vi jogar quase todas as equipas da Primeira divisão e o Lousã é mais fraca que o Caldas e mesmo que o Benfica mas o que conta são os resultados e no Sábado teremos um jogo para ver a qualidade do Lousã e também do Évora.

Anónimo disse...

Sei que n tem a ver com o q se discute aqui, mas peço desculpa porque tenho mesmo de perguntar...
Os jogos contra o Técnico B contam para a classificação final das restantes equipas?

Filipe disse...

Não percebo mesmo o porque de tentarem prever o futuro...
Vivam o presente! A Lousã pode não andar a fazer as suas melhores exibições mas é por isso que já não vai ganhar o campeonato?
Realmente não percebo estas "adivinhações"....

Anónimo disse...

Pelos comentários não vai mesmo ganhar. Não é coisa a que já não esteja habituada. Por sinal, quanto mais perde, mais se renova. Tudo se conjuga para que seja o Caldas a subir. Só é chato porque eles não querem subir. Boa piada. Gandas mentirolas. Fazem lembrar o Eng que se não formão mundial se demite....

Anónimo disse...

Deixem la o Caldas de fora das vossas tricas, nos estamos tao descansados na nossa e voces a quererem mandar-nos para a confusao.
Temos dois objectivos desde o inicio da epoca: 1 - chegar aos quartos de final da Taca (falhado perdemos com o Lousa nos 1/8); 2 - ficar nos quatro primeiros do campeonato.
Nao mudamos de objectivos so porque convem (caso da derrota na Taca) e tambem nao gostamos que nos chamem mentirosos.
Se o Lousa quizer encomendar ja as fachas de campeao esta no seu inteiro direito.
Mais uma vez nao metam o Caldas nestas confusoes.
Muito Obrigado

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior. Estamos demasiado contentes com nosso desempenho (nada tem que ver com a classificação), estamos radiantes de pela primeira vez esta época podermos contar com quase todos os atletas a treinar. Estamos demasiado radiantes com o que dizem irá acontecer no próximo ano (não tem que ver com subidas).
Deixem o Lousã fazer de Benfica no Futebol e reservar já as faixas de campeão e reservar a praça central da Lousã para a celebração do titulo.
Desde que sejamos todos felizes, é o que se quer, afinal o desporto deve ser alegria. No entretanto toda a gente fala e o Évora...caladinho e é dali que vem o maior perigo.

Anónimo disse...

Concordo com o comentário do anonimo das 22:11...O Évora e a equipa que joga mais rugby, é mais regular e nos jogos a doer a equipa mais calma.