18 de fevereiro de 2014

JACQUES DE LUXO NA VITÓRIA DO COVENTRY *

* Ricardo Mouro
Na pausa dos internacionais das 6 Nações alguns jogadores, menos utilizados, voltaram aos seus clubes numa jornada em que todos os líderes venceram, mas não foram vitórias fáceis e o resultado foi um fim de semana animadíssimo para os fãs de rugby.

Destaque para Jacques Le Roux que voltou ao XV do Coventry e numa forma que fará falta à selecção nacional contra a Bélgica - confiram em baixo.

Na Sexta feira os tubarões de Sale continuaram o seu aguerrido campeonato e quase "afogavam" os
Saracens. 
Depois da inesperada derrota caseira da semana passada, os londrinos contaram com algum do seu contingente inglês dispensado por Lancaster para os clubes, nomeadamente Alex Goode, Barritt, Strettle e Mako Vunipola. 
Com um pack bem oleado e liderado por Braid, um maul dinâmico levou o talonador Marc Jones até à área de ensaio, o que colocava sarracenos numa desvantagem de 10-3 ao intervalo. 
Foi necessário muito labor na área adversária na segunda metade para forçar o erro nos Sharks, com a bota acertada o experiente Hodgson foi enchendo o papo da galinha até no minuto final colocar os Saracens seguros na frente com 10-15, mais um susto para os londrinos que temporariamente regressavam à liderança da Premiership.

No Sábado os Quins também sofreram para se manterem no quarto posto da tabela e foram necessárias duas penalidades de Botica nos minutos finais para evitar a desgraça quando o Newcastle só tinha 14 em campo. 
O jovem Lindsay-Hague, no lugar de Mike Brown, abriu o marcador com ensaios aos 11 minutos e viria a ser o destaque deste encontro. 
Outro londrino Sam Smith precisou do TMO para confirmar o seu ensaio e tudo parecia de feição até um ensaio de Alex Tait colocou os falcões a voar dois pontos à frente (12-14) com 10 minutos para jogar mas Botica com poucos minutos para o final do encontro confirmou a vitória por 18-14. 
Aos mais interessados sugiro que procurem o vídeo da placagem de Fa'asavalu a Tiesi, o argentino ainda está a pensar de onde é que veio aquela parede.

Em Northampton os últimos classificados não tiveram hipótese nem estiveram perto dos Santos como estiveram dos Tigers a semana passada. 
Depois de uma primeira parte pobre (9-6) abriram-se as comportas para os ensaios (e cartões) com destaque para o Saint sul africano Van Velze que assinou dois ensaios, ele que já acertou a transferência para... o Worcester. 
Antes os Saints já tinham empurrado o pack adversário para a sua linha de ensaio ao que o samoano Lemi respondeu com um ensaio para o Worcester, final 30-14.

De volta a Londres para um derbi em casa os Wasps sucumbiram ao London Irish que depois de aterrorizar os Saracens a semana passada bateram as vespas incapazes de dar a ferroada final ao adversário. 
Mesmo com 14 o heróico pack exilado manteve o Irish à tona e criou uma oportunidade de drop a Geraghty que este não enjeitou para o 20-23 aos 73 minutos. 
O formação O'Leary viu vermelho após decidir pentear Haskell num ruck com os seus pitons.

A terminar um excelente dia de rugby o Sandy Park em Exeter recebeu os vizinhos de Bath com um inspirado George Ford ao leme que não falhou um pontapé e teve visão para explorar o melhor dos seus três-quartos. 
O jogo foi no entanto equilibrado com o Exeter a acampar no campo adversário com um pack de combate que suficiente para dar a Steenson pontapés que colocavam a sua equipa a liderar ao intervalo, 13-10. 
Na segunda metade Eastmond numa correria e Abendanon com confirmação do TMO colocaram o Bath numa posição favorável 16-24 mas o Exeter animava o jogo com um ensaio bem conseguido do centro Whitten mas Ford com uma penalidade na bola de jogo confirmou a vitória da sua equipa por 24-27.

No Domingo um jogo pobre em Welford Road fechou a jornada. 
O sol, no entanto, apareceu finalmente, pena que para tão poucos pontos marcados. 
Os Tigers começaram a dominar o jogo a partir das fases estáticas mas não convertiam pontos face à defesa em bom plano do Gloucester e o resultado era 3-3 ao intervalo. 
O Gloucester esteve perto de uma gracinha quando Martyn Thomas e Sharples partiram a defesa de Leicester para o ponta inglês ensaiar. 
Os tigres aqui ligaram o maul dinâmico após alinhamentos para se encostar à linha de ensaio, mas a bola sairia para o largo para Tait ensaiar, Flood viria surpreendentemente a falhar a conversão e o jogo ficava empatado. 
Seria a temível formação ordenada, com Mulipola em bom plano, a conquistar uma penalidade que Flood não falharia e para garantir uma "vitória à Tigers".

Na tabela Northampton e Saracens seguem em velocidade cruzeiro no topo, com Bath a conseguir bater o pé a Quins e Leicester. 
O Worcester não tem mais que quatro bónus defensivos e não deverá escapar à descida.



Championship
O temporal que teima em não sair das Ilhas Britânicas teve como consequência que apenas três dos jogos esperados para o fim de semana se realizassem. 
Isto levou o campeonato a conhecer o seu terceiro líder em três semanas. 
O jogo do Rotherham realizou-se apesar da lama e foi a batalha que se esperava com Socino a apontar 5 penalidades contra apenas 4 do seu adversário Newton do London Scottish, final 15-12. 
O Bristol foi até Nottingham arrancar uma vitória a ferros no último minuto graças a uma penalidade de Nicky Robinson. 
Os nortenhos já festejavam a vitória após um ensaio de penalidade aos 79 minutos mas Robinson estragou a festa na bola de jogo.
Ainda no Domingo o Leeds aplicou chapa 60 (10E) ao Moseley para, com um jogo a mais, assumir a liderança à condição. 
Destaque para o hattrick de Dave Doherty, final 62-7.



Coventry RFCApós a derrota da semana passada Jacques Le Roux voltou ao XV e logo da melhor forma. 
O avançado fez parte de um pack que "sovou" os congeneres de Worthing no regresso ao Butts Park Arena perante quase 1000 espectadores. 
Le Roux assinou dois ensaios e saiu com o prémio de "man of the match" que no Butts Park dá direito a umas palavrinhas aos fãs na zona dos bares. 
O Coventry aplicou sete ensaios no adversário onde o pack registou toques de meta através de maul dinâmicos, melées lá para dentro, o pacote completo! 
47-7 ainda deixam os azuis e brancos a uns longínquos 26 pontos do Doncaster que precisou da bola de jogo para bater o Tynedale (26-31). 
Le Roux aparece pré convocado para o jogo dos Lobos contra a Bélgica e esperemos que o nr 8 mantenha a sua veia marcadora.


3 comentários:

Anónimo disse...

Só uma pequena correcção a placagem do Fa'asavalu foi ao Andrea Masi e não ao Tiesi.

Anónimo disse...

http://www.rugbydump.com/2014/02/3597/maurie-faasavalu-makes-huge-hit-on-andrea-masi-in-the-aviva-premiership

Ai esta,

Mouro

Anónimo disse...

Não há placagem nenhuma.