6 de fevereiro de 2014

CAMINHO PARA JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO REVELADO PELA IRB

Foi finalmente divulgado o processo de qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e assim os verdadeiros candidatos podem agora preparar-se seriamente para o efeito.

Como já era conhecido o processo vai passar por diversas fases, sendo a primeira delas através das Séries Mundiais de Sevens (o Circuito Mundial) da próxima época, 2014-2015, dando uma ainda maior relevância à permanência das equipas como core team (equipa residente).

O Circuito Mundial será composto de nove etapas a disputar entre 1 de Outubro de 2014 e 31 de Maio de 2015, e serão apurados para o Rio de Janeiro as melhores quatro equipas do ranking final da competição.
Convém aqui esclarecer que os sistemas de apuramento para o torneio olímpico masculino e feminino são idênticos, e cumprirão o mesmo calendário, e que em qualquer deles o Brasil tem, como país organizador, o seu lugar antecipadamente garantido.

Portanto, dos 12 lugares em disputa, cinco estão já identificados (1 país organizador, 4 melhores do Circuito Mundial), faltando saber como se apuram os restantes sete finalistas.

O processo a partir daqui entra no sistema de qualificação regional, que qualifica seis participantes numa primeira fase – um por cada uma das Federações Regionais da IRB: CAR (África), ARFU (Ásia), FIRA-AER (Europa), NACRA (América do Norte e Caraíbas), FORU (Oceania) e CONSUR (América do Sul) – e que será resolvida através dos respectivos Campeonatos Regionais, no caso da FIRA o Grand Prix Series (GPS), que deverão realizar-se entre 1 de Junho e 31 de Dezembro de 2015, devendo os respectivos calendários serem divulgados até 31 de Dezembro de 2014.

Resta então apenas mais um lugar em aberto, que será preenchido através da realização de um Torneio de Qualificação Final a realizar entre o final das competições regionais e o dia 30 de Junho de 2016, com data a confirmar até 30 de Novembro de 2015, e será disputado por 16 equipas assim distribuídas:

·  África (CAR) – 3 equipas
·  Ásia (ARFU) – 3 equipas
·  Europa (FIRA-AER) – 4 equipas
·  América do Norte e Caraíbas (NACRA) – 2 equipas
·  Oceania (FORU) – 2 equipas
·  América do Sul – 2 equipas

A PARTICIPAÇÃO DA GRÃ-BRETANHAA revelação do processo qualificativo desvenda ainda outros pormenores que não são relevantes neste momento, com exceção daquilo que diz respeito à equipa representativa da Grã-Bretanha, em que foi clarificado como se processa.

Como sabem, Inglaterra, Escócia e País de Gales são representados nos Jogos Olímpicos, em todas as modalidades, por uma equipa comum – a Grã-Bretanha -, e no caso do rugby todas aquelas representações seriam por si só, candidatas a um lugar nos Jogos Olímpicos.

Assim, no sentido de evitar qualquer dúvida quanto a uma eventual concorrência desleal no apuramento, a IRB esclarece que apenas uma daquelas equipas poderá representar a Grã-Bretanha no processo qualificativo, que, como já indicamos, se inicia com o Circuito Mundial de 2014-2015.

Então, e como participam no referido Circuito mais do que uma daquelas equipas – neste momento todas elas são equipa residente, e mesmo que uma delas seja desqualificada para a época em questão, ainda restam duas – o Comíté Olímpico Britânico (BOA) deverá informar até 30 de Junho de 2014, qual das três representa a Grã-Bretanha no processo.

Quanto aos nossos interesses, esperemos que a equipa nomeada pela BOA se consiga apurar logo na primeira fase de qualificação, deixando para o GPS europeu a possibilidade de vitória portuguesa e um lugar nos Jogos Olímpicos.

Isto partindo do princípio que Portugal não conseguirá um lugar entre os quatro melhores do ranking IRB, o que sendo extremamente difícil, não é de todo impossível.

11 comentários:

Anónimo disse...

Numa rápida análise verifica-se que:
1- Nos jogos Olímpicos masculinos teremos duas equipes fracas, ou não tão fortes (Brasil e o representante asiático - quase de certeza o Japão).
2- Se Argentina conseguir ficar nos 4 primeiros do IRB, teremos outro país que não faz actualmente parte dos core team a representar a América do Sul, e mais 2 a disputar a repesacagem, enquanto na Europa, por exemplo equipes que hoje participam do core team do circuito mundial podem nem se classificar para repescagem
3- Em África as coisas parecem decididas - Africa do Sul deve se classificar directamente e Quénia via vaga africana.
4- Das qualificações mais dificeis poderá ser a da Oceania, pois se NZ e Fiji provavelmente se classificam directamente (pelo menos uma vai de certeza), teremos ainda Austrália, Samoa, Tonga a lutar pela qualificação directa e pela repescagem
5- O torneio de repescagem será quase de certeza dominado ou por uma equipe da oceania, ou pelos EUA/Canada, ou no caso de Africa do Sul não ficar qualificada automaticamente, pelo Quénia.
6- Portanto unica chance de Portugal parece-me ser a qualificação via torneio europeu, pois de outro modo será muito dificil. E no torneio europeu teremos que vencer - França, Espanha, Russia, Itália, Georgia, Irlanda, Bélgica, e etc... portanto panorama muito dificil

Manuel Cabral disse...

O panorama é difícil sim, mas perfeitamente ao nosso alcance.
Na verdade temos ganho consistentemente a todas as europeias, com excepção da França e das britânicas.
Uma preparação adequada da equipa pode sim levar-nos ao Rio de janeiro.

Anónimo disse...

E porque não a Grã, fazer a selecção com o mesmo nome, juntado assim os melhores jogadores de cada uma das nações (Gales, Escocia e Inglaterra) ?

Great_Duke disse...

Não parece ser essa a indicação dada no documento do IRB.
Tudo leva a crer que a equipa da Inglaterra deverá representar a Grã-Bretanha. Se depois quererão ir buscar algum Galês ou Escocês é outra questão.

Penso que para termos hipóteses realistas de estarmos nos JO é fundamental que a Inlaterra se classifique nos primeiros 4 do circuito mundial.

Depois será entre nós, França, Espanha e Rússia no torneio Europeu.

Se os ingleses não se qualificarem directamente será muito, muito difícil.E o torneio de repescagem, muito, muito complicado...

O meu desejo é que seja a Grã-Bretanha, NZ, AS e Fiji ou Samoa nessas 4 posições.

Mas teremos de contar com luta dos australianos, argentinos e até quenianos...

O apuramento é muito difícil mas isso já se sabia e o anúncio de hoje não trouxe surpresas.

Na perspectiva nacional é pena que o Brasil e um representante asiático ocupem dois lugares num grupo tão apertado, mas isso são os anéis olímpicos que contam e não vale a pena chorar...os JO são assim e ainda bem que o são.

Eu sei que temos valor para disputar a qualificação, mas é preciso não fazer disparates e reconhecer o valor e o interesse que os 7s têm.

Força Portugal!

Anónimo disse...

CONVOCADOS E EQUIPA PRINCIPAL
http://www.fpr.pt/ficheiros_site_fpr/imagens/noticias/Convocatória%20nº.%2014%20-%20PORTUGAL%20vs%20GEORGIA.pdf

Anónimo disse...

mais um grande disparate de frederico sousa! continua com a mesma logica suicidària em nao convocar um chutador,um abertura,e apresenta uma primeira linha que vai ser esmagada pelos terriveis lelos!e ninguém diz nada

Anónimo disse...

O mais importante pra o ano é dar o merecido valor aos 7s e dar lhes as melhores condições possíveis para eles trabalharem!!! Acredito plenamente que temos hipóteses de passar diretamente ganhando o torneio europeu!!! Pedro Leal, Frederico Oliveira, Pedro bettencourt, Diogo Miranda, Gonçalo Foro, Duarte Moreira, David Mateus, Adérito Esteves, Carl murray, Miguel Lucas, Vareta e muitos outros "Craques" que temos de dar valor e apostar forte neles, para o circuito do próximo ano (acreditando que PORTUGAL se vai manter nele) e tentar ganhar o torneio Europeu!!!
FORÇA LOBOS!!!
FORÇA PORTUGAL!!!!!

Anónimo disse...

Acredito plenamente que nos podemos qualificar para os Jogos! Mas para isso, convém jogar com os melhores, e não com a equipa que levámos para Las Vegas e para Wellington (com todo o respeito pelos jogadores que nos estão a representar).

Acho que quando contamos com jogadores como Carl Murray, Pedro Leal, Pedro Avila, Miguel Lucas, Frederico Oliveira, Pedro Bettencourt conseguimos mostrar um rugby que impõe respeito!

Ao nosso melhor nível não considero por exemplo a França, EUA ou Canadá superiores a nós!
Acho que temos boas hipóteses, nós não somos nenhuns coxos, temos uma excelente equipa de sevens! Tenho mesmo muita fé nesta equipa, caso apostem como deve ser nela!!! Espero que começe a ser prioritária à de XV em breve, não só pelos Jogos Olímpicos, mas também porque está mais que visto que estamos muito mais talhados para esta vertente!

Força Portugal!!

Anónimo disse...

nao se esqueçam que o joe garden e o wily hafu sao equiparados

Anónimo disse...

É tudo muito fácil , dizemos os nomes e já está , só que a maioria se esqueceu de alguma coisa , a maioria não está disponível pelas diferentes razões ,não será tão fácil assim .

Anónimo disse...

Se eles não estão disponíveis, chamem outros e paguem aos outros. Simples.

Para que é que interessam os não disponíveis, por melhores que sejam?