14 de janeiro de 2014

VENHA A CALCULADORA PARA A HEINEKEN CUP *

* Ricardo Mouro
Falta apenas um fim de semana da fase de grupos da Heineken Cup onde ainda há muitas contas para fazer entre primeiros e melhores segundos, e ainda 4 "sortudas" que seguirão as suas aspirações para a Amlin Cup como os piores segundos.

O Clermont de Julien Bardy já está apurado, assim como Munster, Ulster e Toulon. 

Outras equipas esperam ainda por milagres, mas no rugby europeu a lei do mais forte é difícil de quebrar. Em baixo a análise ao fim de semana de rugby europeu.


Grupo 1
O Leinster parece ter tudo controlado no topo do grupo para a última jornada onde vão receber os últimos classificados Ospreys, com quatro pontos acima dos Saints só mesmo um desastre evita o apuramento dos irlandeses. 
Os ainda detentores da Amlin Cup foram a Castres onde necessitaram de horas extra para trazer a vitória, ainda com hipótese de apuramento uma entrada de rompante registou dois ensaios dos franceses em 20 minutos para 14-0. 
O Leinster com calma e seguro voltou a abrir o jogo através de dois ensaios de Gopperth, um abertura neo-zelandês que a época passada se passeava pelo Championship inglês. 
O Leinster virava o marcador com mais nove pontos do kiwi, o resultado final foi 22-29 onde o Castres garantiu o ponto bónus defensivo na bola de jogo com um ensaio de Lamerat.

À mesma hora no País de Gales os Saints defrontavam os Ospreys numa primeira parte marcada pela excessiva indisciplina dos da casa que Myler castigava com penalidades aos postes. 
Na segunda parte George North, ao seu estilo, correu 70 metros ora a sacudir defesas ora a deixá-los a comer pó e só parou na área de ensaio. 
O ponta galês é daqueles jogadores que fazem valer o dinheiro gasto no bilhete com a sua imparável passada. 
Os Ospreys ainda viram um ensaio anulado por avant de Tipuric, mas as equipas trocariam ensaios para um final emocionante, o formação Webb e o capitão AW Jones, através de maul dinâmico, marcaram para os galeses com George Pisi e Glenn Dickson a marcar para os ingleses, final 17-29. 
Os Ospreys dizem adeus às fases a eliminar, os Saints precisam de um milagre em Swansea para a semana e está difícil mesmo como um dos melhores segundos, destino provável Amlin!


Grupo 2
O Toulon não esperou por ninguém e já garantiu o primeiro lugar do grupo fruto de uma vitória arrancada com força bruta aos Blues de Cardiff. 
Uma segunda parte demolidora onde o Cardiff foi desfeito pelos músculos de Sheridan e Hayman na primeira linha francesa e depois Fresia e Castrogiovanni que substituíram os primeiros, foram três, sim três ensaios de penalidade com que a avançada francesa desbloqueou o jogo para o seu lado e que causou quatro amarelos do lado galês, final 43-20.

Enquanto isso em Inglaterra o Exeter perdia em casa para o Glasgow que trocaram de posição na tabela mas sem fazer qualquer comichão no topo, os Warriors bateram os Chiefs com dois ensaios das estrelas escocesas Maitland e Lamont, final 10-15.


Grupo 3
O Toulouse repetiu a gracinha e bateu os super Saracens pela segunda vez, uma boa jogada concluída por Ashton registou o único ensaio do encontro mas sete penalidades de Doussain chegaram para esse ensaio mais duas penalidades de Farrell, sem espinhas 21-11 deixa o Toulouse com uma confortável viagem até Itália, sábado que vem para jogar contra o Zebre que não venceu e registou mais uma derrota contra o Connacht por 20-3. 
Os Saracens estão, no entanto, bem lançados para qualificação como melhores segundos se baterem o Connacht em casa.


Grupo 4
O nosso Julien Bardy já está qualificado para os "quartos", vitória suada no Stoop frente aos Quins garantida pela afamada linha de três-quartos que contou com o regresso do capitão Rougerie. 
Dois ensaios de Nalaga e Sivivatu (de saída para o Castres) e uma penalidade de Brock James operou a revolta na segunda metade depois de estarem a perder por 13-0 ao intervalo, ensaio de Hopper, conseguindo a reviravolta final 13-16. 
Bardy foi substituído aos 23 minutos e foi hoje sujeito a exames, que determinarão a gravidade da lesão.
Os Scarlets foram a França bater o Racing por 13-19 e disputarão com os Quins na semana que vem uma vaga na Amlin Cup.


Grupo 5
Ulster e Leicester dominam o grupo a seu belo prazer, ainda com uma jornada por disputar, precisamente o Leicester-Ulster dia 18, têm mais pontos que os outros primeiros classificados (22 e 20), isto significa que provavelmente ambos se apurarão como primeiro e melhor segundo. 
Assim ambos venceram os seus adversários esta jornada, o Ulster bateu sem sobressaltos o Montpellier orfão de Gorgodze por 27-16 e o Leicester foi a Itália buscar cinco pontos com destaque para mais dois ensaios do ponta Miles Benjamim. 
O luso descentente Sebastian de Chaves foi titular na vitória por 19-34 sobre o Treviso.


Grupo 6
O Munster já está apurado, foi vencer o Gloucester ao Kingsholm por 27-16 e deixou o segundo classificado a seis pontos, o Edinburgo, que bateu o Perpignan em casa por 27-16. 
Por decidir fica quem vai para a Amlin, Edinburgo ou Gloucester.





British & Irish Cup
Mike Dias por seu lado está também já apurado para os quartos de final da taça Britânica e Irlandesa, o internacional português jogou 35 minutos na vitória esmagadora do Rotherham sobre o Connacht Eagles por 59-3. 
Antes do intervalo o Rotherham já tinha aplicado seis ensaios ao adversário com Dias a fazer parte do ataque final que garantiu mais três ensaios nos últimos 10 minutos.


Coventry RFC
Desta vez com menos chuva, o Conventry foi até Henley regressar a caminhos vitoriosos graças à certeira bota de Hodgson que apontou os 18 pontos dos azuis e brancos. 
O Coventry está a 16 pontos do Doncaster mas tem menos um jogo que poderá dar-lhes o terceiro lugar na tabela. 
Resultado deste fim-de-semana 10-18. Para a semana no Butts Park prepara-se a recepção ao Blaydon que segue o Coventry perto na tabela.

Foto: ERC

1 comentário:

Anónimo disse...

caro ricardo

o ulter e o leicester matematicamente ja estao apurados, embora um como melhor segundo. assim como munster toulon clermont e toulouse. o leinster e saracens dependem deles proprios apenas e tem fortes probabilidades de se apurarem tambem