18 de outubro de 2013

LUSITANOS RECEBEM IRLANDESES DE LONDRES

Realiza-se amanhã a segunda jornada da participação do Lusitanos XV na Amlin Challenge Cup, com a estreia da prova em terrenos nacionais a ter lugar no Estádio Universitário de Lisboa às 15 horas.

O dia e local do jogo são a novidade que a organização nos ofereceu, depois de ter anunciado que os encontros em Portugal teriam lugar à quinta-feira e no Estádio Nacional, por forma a permitir que os jogadores representassem os seus clubes aos fins de semana.


Como resultado da realização do jogo no sábado, Belenenses e CDUL adiaram o seu jogo da Divisão de Honra para terça feira, sendo que a folga do Direito nesta competição acabou por facilitar a mudança.

Depois de uma primeira jornada em que os favoritos venceram com grande facilidade, embora jogando em casa, aguarda-se com curiosidade para ver as mesmas equipas na condição de visitantes e com os adversários trocados.

Assim, o Stade Français que bateu o Lusitanos XV por 61-3 desloca-se a Itália para defrontar os Cavalieri Prato, que foram derrotados pelo London Irish por 60-11, enquanto os Lusitanos recebem os irlandeses em Lisboa.

LONDON IRISH
A equipa dos irlandeses de Londres tem tido um comportamento irregular na Premiership inglesa, ocupando de momento a oitava posição na tabela, entre 12 participantes.
No entanto é de notar que o seu último resultado foi extraordinário, com a vitória sobre os snob vizinhos dos Harlequins por 19-13, talvez querendo dizer que a equipa está agora a começar a render perto do seu melhor.





Fundado em 1898 para concorrer directamente com os já existentes London Welsh e London Scottish, o seu melhor resultado na Premiership inglesa foi a presença na final de 2009, quando foi batido pelo Leicester Tigers por 10-9.

Na última época, em termos da Amlin Challenge Cup, os londrinos não conseguiram passar da fase de grupos, já que o vencedor do seu foi o Gloucester.

É aliás na procura de conseguir garantir o máximo possível de pontos de bónus que possam ajudar na hora do fecho das contas, e o máximo de ensaios e pontos que ajudem na hora do desempate para determinação do acasalamento dos quarto de final, que os Irish apontam as baterias, e para isso precisam de conseguir os resultados mais dilatados contra as equipas menos cotadas, no caso os italianos dos Cavalieri e o Lusitanos XV.

Não se imagine portanto que o London Irish vem a Lisboa passear e tomar umas cervejolas, porque quem assim pensar está muito enganado.

LUSITANOS XV
A equipa portuguesa apresenta cinco caras novas no XV inicial, e uma mudança da segunda para a terceira linha - Fernando Almeida despe a camisola número 4 e veste a número 7.

Duas outras alterações no pack avançado, com a entrada de João Correia para talonador e de Rui d'Orey para a segunda linha, e três nas linhas atrasadas, na verdade todo o três de trás, com a saída de Afonso Rodrigues e de Rodrigo Figueiredo, e a passagem de Francisco Appleton para o banco, e a entrada de Pedro Bettencourt, Duarte Moreira e Nuno Penha e Costa.

Para as entradas de Diogo Miranda para o banco e dos já mencionados João Correia e Duarte Moreira para a equipa que estará no pontapé de saída, além de Afonso Rodrigues e Rodrigo Figueiredo, saiu ainda do grupo Luis Salema.

No entanto, Luis Salema ainda estará de prevenção, pois a recuperação de Miguel Leal não está garantida a 100%, havendo a possibilidade de não entrar na equipa.

FIQUE COM AS EQUIPAS INICIAIS


9 comentários:

Anónimo disse...

O Antonio Henriques anda muito distraído. A FPR sempre anunciou os jogos da Amlin Cup para o Estádio Universitário. Os jogos de Novembro é que foram anunciados para o Estádio Nacional. Vamos ver. Mas o importante é podermos ver boas equipas em Portugal, não é ?

Anónimo disse...

Temos transmissão televisiva?

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 00:43
Sim, creio que na SportTv 3

Anónimo disse...

Continuo sem perceber por que razão chamam os jogadores da seleção A. Temos de dar a oportunidade a outros jogadores de se mostrarem, e sempre a mama para os mesmos.

Manuel Cabral disse...

Não sei porque menciona o António Henriques, mas já agora esclareça-nos se a FPR afirmou ou não que os jogos em Portugal seriam realizados às quintas-feiras?
Quanto ao resto mantenho o que foi publicado.

Anónimo disse...

Por acaso até não concordo com o comentário das 00:46... esta seleção dentro da seleção até tem bastantes caras novas e que podem assim mostrar o seu potencial em vista do futuro. Até aos Lusitanos XV, verdade se diga, eram sempre os mesmos... apesar de alguns crónicos com mania de vedetas que já deviam estar reformados, este conjunto está cheio de gente nova e com valor.

Anónimo disse...

Embora não seja o local adequado:

Sub-23:

Direito 13 v Técnico 20

Great_Duke disse...

Totalmente de acordo com o comentário das 21:12

Anónimo disse...

Sou a favor da participação nesta competição.
Se a razão da participação é dar jogos de alta competição aos jovens Portugueses pq é que o Vasco F M continua a ficar no banco e não se poupa o Vasco U para jogos que serão mais importantes.
Não me parece que os resultados finais seriam tão diferentes se dessem oportunidades aos mais novos.