4 de abril de 2013

PRIMEIRONA PÕE ALENTEJO EM BRASA

RUGBY EM PORTUGAL
A última jornada da primeira volta da fase final da Primeirona pões frente a frente os dois verdadeiros candidatos à conquista do título e ao acesso à Divisão de Honra.
Depois de duas vitórias sobre os seus rivais regionais na fase de apuramento, o Montemor desloca-se a Évora como líder da prova e principal candidato à vitória final.
No grupo da manutenção o Loulé defronta os cavaleiros naquele que pode ser o desafio chave da despromoção, e desta vez - à terceira! - o jogo será em Santarém.

GRUPO DO TÍTULO
ÉVORA - MONTEMOR
Inferno dos Canaviais, sábado, 18 horas
Depois de ter falhado a qualificação para a fase final na época passada, o Montemor venceu isolado o apuramento deste ano e chega a esta altura do campeonato como cabeça da tabela, e equipa melhor posicionada para vencer a competição, o título e o acesso!
Mas tem só um pequeno detalhe: o Évora...
Os chaparros estiveram na fase final do ano passado, mas perderam todos os seis jogos que realizaram, e na fase de apuramento deste ano perderam duas vezes com os muflões - não são portanto os principais candidatos à glória...
Mas, sabendo do trabalho que tem sido desenvolvido, nomeadamente com Sérgio Ferreira na direção dos avançados, temos que dar algum crédito aos donos da casa e esperar para ver o que vai acontecer!
De qualquer modo o rugby no Alentejo está em alta, e as duas equipas podem proporcionar um excelente espectáculo que dignifique os intervenientes e a modalidade.

VITÓRIA DE SETÚBAL - LOUSÃ
Vale da Rosa, domingo, 15 horas
Duas equipas que não demonstraram até agora poder para discutir as primeiras posições, Setúbal e Lousã vão defrontar-se no campeonato da consolação, depois de terem sofrido duas derrotas cada uma, apresentando-se à partida para a terceira jornada sem um ponto sequer para alegrar as tropas.
A Lousã tem desiludido completamente nas últimas partidas e não parece curada do mal do viajante, que a tem atormentado desde sempre...
O Vitória de Setúbal foi derrotado pelos serranos nas duas partidas da fase de apuramento e a dúvida que se coloca é se terá capacidade para reverter a situação.

GRUPO DA PERMANÊNCIA
CALDAS - AGRÁRIA
Caldas da Rainha, sábado, 15 horas
O Caldas tem-se destacado da concorrência - e isso acontece a partir do final da fase de apuramento - e está a um pequeno passo de garantir a permanência, depois de duas vitórias nas duas primeiras partidas da fase final.
Se conseguir a terceira vitória, como tudo indica, o Caldas fica com a sua situação praticamente resolvida, e pode começar a preparar desde já a próxima época.
Os charruas, apesar da vitória conseguida frente ao Loulé precisam desesperadamente de pontos para não serem despromovidos, e nesse sentido a obtenção do bónus defensivo seria uma maravilha.
Mas não vai ser fácil, atendendo ao passado recente (duas derrotas frente ao Caldas na fase de apuramento) e à forma com que os caldenses se apresentam, contando já com o reforço do internacional Nuno Taful (representou Portugal em oito ocasiões entre 2006 e 2009).

SANTARÉM - LOULÉ 
Chã das Padeiras, domingo, 15 horas
Jogo que terá grande importância na luta pela permanência, e que marca o confronto entre duas das equipas que maiores perigos correm de despromoção.
Uma vitória dos cavaleiro poderá colocar a equipa escalabitana com um pé fora do buraco, mas não vai ainda ser o passaporte definitivo para a manutenção.
Pelo contrário, uma derrota dos algarvios - a terceira em três jogos, apesar dos bónus acumulados - vai pôr a equipa em posição muito difícil para conseguir a manutenção na Primeirona.
Um jogo em que se exige das duas equipas um comportamento exemplar, sobretudo disciplinarmente, para mostrar que o rugby é um desporto diferente, onde ganhar é importante, mas não é tudo!

Foto: Rugby Photo Store/Teresa Mendes Vitorino

7 comentários:

Anónimo disse...

todas as semanas o mesmo! o mal dos viajantes o mal dos km o mal nao sei de que! agora ate na antevisao dos jogos?

Manuel Cabral disse...

Pareces incomodado com o comentário...Então trata de ajudar o clube a resolver esse problema, pois esta época a Lousã não vence fora desde que defrontou o Vitória de Setúbal em 18 de Novembro, e soma desde essa altura quatro derrotas fora, entre as quais uma em Loulé e outra nas Caldas...
E se puxares pela memória constatarás que esse padrão se repete há mais de 25 anos.
Portanto não reclames comigo, reclama com o clube, se é que queres reclamar com alguém.
Porque, aparentemente, nem o clube nem os seus jogadores estão muito preocupados com isso.
O que não impede que eu ache isso criticável, e como gostaria muito de ver o RCL avançar para outros voos - para os quais reúne todas as condições - não posso deixar de comentar.

Anónimo disse...

Pois ; ..." entre duas das equipas que maiores perigos correm de despromoção." esta não e verdade , as duas equipas em perigo e Loulé e Agraria , e não Santarem , Agraria não tem hipotese nenhum contra Caldas , entretanto no jogo de Santarem x Loulé , apesar das
duas vitórias dos Algarvios sobre Santarem na fase de apuramento,o resultado domingo não e facil prever . Uma vitoria para Santarem e eles afastarem bem de Loulé e Agraria ,e a situação das duas equipas mantem-se no mesmo , enquanto uma vitoria para os Algarvios e eles subem ate 2ºª lugar e Agraria vai levar a lanterna ....

Anónimo disse...

Amigo Manuel, o R.C da Lousã ganhou fora em Loulé a 6 de Janeiro e ganhou fora a 09 de Fevereiro em Santarem. Quanto as preocupações....

Anónimo disse...

quem é o sérgio ferreira?

Anónimo disse...

Lamento discordar mas a Lousã ganhou ao Loulé por 16-11 se não estou em erro, e o jogo foi no dia 6 de Janeiro. Abraços

Manuel Cabral disse...

Seria mais fácil eliminar os comentários feitos, mas essa não é a minha maneira de proceder.
O comentário que fiz anteriormente tem os dois erros apontados, e pelo facto aqui fica o pedido de desculpa.