15 de fevereiro de 2013

TAÇA DE PORTUGAL À ESPERA DE UMA SURPRESA

O melhor que poderia acontecer para o sucesso da prova seria uma vitória do Montemor frente a Agronomia, tipo tomba gigante, mas muito dificilmente isso vai acontecer.

Mais complicado é o jogo da outra meia final, que leva o CDUL até às Olaias, e que vai acabar por se decidir na possibilidade de utilização dos internacionais das equipas, com os universitários a fornecerem o maior contingente à seleção, apesar dos treinos dos Lobos estarem apenas marcados para segunda feira...

Mas não seria inédita a proibição federativa da utilização dos jogadores, sob indicação que, quando não estão ao serviço da seleção, devem aproveitar para descansar...

TAÇA DE PORTUGAL - MEIAS FINAIS
MONTEMOR - AGRONOMIA
Frigideira, sábado, 15 horas
O Montemor tem feito uma brilhante carreira na Primeirona, liderando a tabela classificativa, e demonstrando grande superioridade sobre os adversários no conjunto da tarefa.
Agronomia teve um início de prova menos bom, perdeu alguns dos seus jogadores mais influentes, mas parece ter recuperado (parte) do seu vigor e demonstrou eficácia ofensiva no último jogo que disputou.
Para a Taça, os muflões derrotaram sucessivamente o Oeiras (81-3), o Famalicão (64-19) e a Lousã (30-20), enquanto os agrónomos bateram o Direito (24-10) e o Belenenses (26-13).
Recorde-se que Agronomia é a atual detentora do título - derrotou na final do ano passado a Académica por 35-21 - e que o Montemor foi finalista vencido da Shield, perdendo para o Santarém por 26-19.
Além disso Agronomia venceu a prova por nove vezes, tantas quantas o Benfica, e as duas equipas lideram a lista dos vencedores desde 1958.
Olhando para o histórica de cada equipa a vantagem é claramente da equipa de Lisboa, mas a beleza da Taça, quando disputada da forma tradicional, com eliminatórias diretas e sucessivas, é precisamente esta - e ñinguém pode afirmar com inteira certeza que os agrónomos não vão sair da Frigideira sem uma boa fritura...

TÉCNICO - CDUL
Olaias, sábado, 15,30 horas
As duas equipas defrontaram-se para o campeonato na semana passada, e o CDUL venceu por 29-15, apesar de não ter podido utilizar os seus internacionais ao serviço da seleção nacional.
O CDUL é líder isolado daquela competição, enquanto os engenheiros sofrem para manter o sexto lugar, último com acesso ao play off do título.
Na época passada o Técnico foi eliminado pelo CDUL, perdendo por 41-15, nas meias finais da Plate, em jogo disputado também nas Olaias.
Os universitários apresentam-se como favoritos, mesmo se não puderem utilizar os internacionais, mas com eles em campo, menores são as possibilidades de uma surpresa.
Numa prova a eliminar tudo pode acontecer, e esta seria a altura ideal para o Técnico se apresentar numa final da prova que já venceu por quatro vezes - o problema é que o CDUL tem tido uma época (quase sempre) consistente, e não vai deixar de lembrar ao adversário os seis troféus da prova que guarda em sua casa.
Se a lógica prevalecer, no próximo dia 2 de Março os finalistas serão Agronomia e o CDUL, mas como se disse anteriormente, numa meia final da Taça não há vencedores antecipados, e qualquer das equipas vai ter que lutar arduamente durante 80 minutos para lá chegar.

Fotos: António Simões dos Santos

11 comentários:

Anónimo disse...

Sem surpresas, jogo de sentido único. Montemor leva um cabaz que obriga a reflexão uma equipa que pretende subir à Honra, até se atendermos ao facto de Agronomia este ano não estar muito forte (5º lugar) e ter jogado hoje com um XV pouco habitual...
A páginas tantas andavam todos os jogadores de Montemor a discutir entre si, e sabemos que em casa onde não há pão, todos ralham e...
Também não foi bonito de ver no último lance da 1ª parte a agressão de um homem da 1ª linha de Montemor ao 15 de Agronomia, carregando-o fora de tempo e não provocando uma lesão grave por acaso. Era cartão vermelho, nem penalidade foi marcada

Anónimo disse...

76...toma lá morangos mouflons...ainda têm de ser mto humildes por sonhar sequer jogar ao nivel minimo da 1ª...jogam em casa com todo o apoio contra uma equipa que anda á procura de pé na primeira este ano e que está em baixo de forma...tipica bazofia alentejana

Pedro disse...

Quase que havia surpresa em montemor.

Anónimo disse...

RCM esmagado pela agro. Podiam ao menos ter dado a acompanhar no facebook como fazem com os outros jogos onde dão cabazes. A postura com que se puseram no facebook do RCM DIRECTO não me pareceu ser a mais adequada para quem se propõe a objectivos tão nobres... derrotismo, levantamento de falatórios com meias conversas sobre árbitros, conversas sobre a MEO, nao me parece que seja ciosamente quem se propõe a mais. A evolução também começa dentro da cabeça de cada um e é nestes pormenores que se vê que ainda há situações a trabalhar. Joguem o vosso jogo tal como sabem e deixem-se de guerrinhas de bastidores, isso nao vos ajudará em nada.

Boa continuação de campeonato, pois a taça... já era!

Anónimo disse...

O Montemor em 15 anos de história tem 3 presenças em meias finais da taça de Portugal. Só por si este feito já é histórico.
Infelizmente o resultado com a Agronomia não foi o que era desejado, mas também dificilmente poderia ser outro.
Parabéns à Agronomia mas também ao Montemor, esteve presente em mais uma meia final com todo o mérito.

Anónimo disse...

RCM DIRECTO, ao menos metam lá alguém que escreva português minimamente bem. É com cada calinada. Pontuação então, nem vê-la.

Anónimo disse...

o rcm directo nao é nenhuma "fonte oficial" do clube nem espelha aqueles que andam dentro de campo. É feito por adeptos.

Anónimo disse...

Não percebi bem a tentativa de levantar conversinhas sobre a arbitragem pela parte do Rcm. Qual a necessidade? Acham que já há pouca intriga e converseta desinteressante em torno do Rugby português? Que figurinha tão triste e deprimente por parte do Rcm. Não havia necessidade nenhuma daquele espalhafato.

Anónimo disse...

o primeiro comentário é totalmente descabido e denota uma falta de noçao incrível. relativamente ao primeiro aspeto, onde este fulano fala da necessidade de reflexao. reflexao pq...somos o melhor clube da primeirona, nao temos culpa da falta de nível desta divisao.relativamente ao segundo aspeto, ninguem discutiu entre ninguém e nao houve agressao nenhuma. o rugby é para homens e nao para meninas. peço desculpa pela falta de pontos de interrogaçao. abraço

Anónimo disse...

Melhor clube da primeirona, ou melhor equipa senior no presente da primeirona? Não confundas um momento passageiro da equipa, com o clube. Quanto a serem campeões, com a tal melhor equipa da primeirona, a ver vamos como diz o cego. Já vos vi abandonarem um campeonato por falta de jogadores e queira Deus que este cabaz contra Agronomia não leve muitos "valentes" a mudarem de poiso. Irem para o berlinde ou para os copos.

Anónimo disse...

Realmente o RCM é mesmo grande e começa a incomodar, até já se preocupam com um facebook feito por pessoas que gostam do clube, até já isso é grande, até já isso é importante, até já se preocupam com os conteúdos, com os acentos que estão lá ou não, grande RCM que incomoda o poder instalado na capital do antigo Império e seus tentáculos