24 de fevereiro de 2013

PRIMEIRONA SEM SURPRESAS, LOULÉ SOBE UM LUGAR

Decorreu sem novidades significativas a jornada da 1ª Divisão, com os favoritos a vencerem, numa jornada calma e em que a única nota de interesse se prende com o regresso do Loulé à quinta posição, após vitória sobre os cavaleiros...andantes...

Fica assim apenas por jogar uma jornada, que se realiza apenas no dia 9 de Março.

Até lá pode consultar os quadros de resultados e a classificação da fase de apuramento aqui, e pode também consultar o calendário da fase final, grupo do título e grupo da manutenção, aqui.

E se desejar consultar as Tabelas Mar e Sol e Napoli, dos marcadores de ensaios e pontos, pode consultar aqui.

SANTARÉM 20-30 LOULÉ (3-4)(Em Loulé)
Apesar da viagem, este foi o jogo em que o Santarém mais pontos marcou esta época, o que é claro sinal que o grupo continua unido e sem dar mostras de desfalecer, apesar de andar com a casa às costas e sofrer também de uma quebra de qualidade em relação ao ano anterior, que não era completamente esperada.
O Loulé parece recuperado da pesada derrota sofrida perante os muflões, e recuperou o quinto posto que já ocupara durante algumas semanas, mostrando claramente que pode e deve pertencer a este grupo, e que uma eventual retorno à Segundona será uma perca significativa para o conjunto do rugby português.
O mesmo se podendo dizer do Santarém - o rebaixamento nada trará de útil para o nosso rugby, bem pelo contrário.
E a verdade é que a partir da próxima jornada, as duas equipas correm esse risco.


LOUSÃ 36-10 VIT.SETÚBAL (6-1)
O resultado confirmou a diferença entre as equipas, sentida na primeira volta, assim como as suas posições relativas na tabela classificativa.
Depois de uma primeira parte equilibrada, os serranos vieram do intervalo com uma nova disposição e acabaram por vencer tranquilamente.
As equipas têm então definidas as suas posições finais da fase de apuramento, e poderão voltar as suas preocupações para a disputa do título, embora pareçam à partida, menos preparadas para a vitória final que as duas equipas alentejanas que também estarão na fase final.
Mas a verdade é que tudo pode acontecer, e não é de eliminar a possibilidade de qualquer delas ter um papel decisivo na atribuição do título, seja como interessada direta, ou apenas como potencial desmancha prazeres.

ÉVORA 39-3 37-3 CALDAS (6-0)
Outro resultado revelador da diferença entre as equipas e que comprova que o Évora está em condições de lutar pela subida de escalão, em pé de igualdade com o seu principal rival, o Montemor.
O bónus conquistado permitiu aos chaparros recuperar um ponto frente aos muflões, que se ficaram por uma vitória simples, chegando assim à derradeira jornada, onde se vão encontrar, separados pela diferença mínima.
O Caldas desceu à sexta posição e perante o calendário de jogos do 14º dia, dificilmente recuperarão o primeiro lugar dos últimos, mas convém referir, que se a sua competência fora de campo tivesse sido outra, teriam agora mais três pontos que o Loulé.
Temos conhecimento que o Caldas irá lançar uma nova campanha de recrutamento, em colaboração com o seu principal patrocinador, o que reforça a opinião que emitimos que a equipa deverá no futuro próximo ganhar uma nova competitividade, e também aqui o rebaixamento terá efeitos mais negativos que positivos.

AGRÁRIA 8-22 MONTEMOR (1-3)
O jogo foi inesperadamente equilibrado no primeiro tempo, com um ensaio para cada lado e os visitantes a garantirem a vantagem na transformação de uma penalidade (5-8).
No segundo tempo o Montemor melhorou e marcou mais dois ensaios, garantindo a vitória e mantendo a liderança na tabela classificativa.
A Agrária conseguiu reduzir muito a diferença da primeira volta, e apenas fica por saber se isso terá ou não reflexo na sua capacidade de discutir a permanência, em pé de igualdade com a concorrência, mas queremos acreditar que sim.
Ou seja, como nos três casos anteriores, descer de divisão não vai melhorar o rugby português, nem aumentar a competitividade deste escalão.

Resumindo, parece claro que este é o momento indicado para proceder ao alargamento da Primeirona, pela subida dos dois finalistas da Segundona, sem descida de nenhuma equipa para o escalão inferior.

Fotos: Francisco Albuquerque AfonsoTeresa Mendes Vitorino

9 comentários:

Anónimo disse...

O Santarém a provar que mesmo com uma viagem difícil não foram favas contadas e não vai dar o braço a torcer na luta pela manutenção.
O que aconteceu no Agrária-Montemor?Fraca prestação do Montemor ou boa prestação da Agrária?

Anónimo disse...

Essencialmente muito fraca prestação de um Montemor bastante remendado com muitas adaptações e bastantes jogadores de fora devido a lesões/trabalho.

A muito fraca prestação do árbitro também não ajudou. Fraca prestação que não foi por maldade ou caseirismo, foi simplesmente falta de experiência e de andamento a arbitrar jogos da primeirona que era bem visivel e que ele admitiu.

Eu sei que é bastante dificil conseguir árbitros para apitar todos os jogos mas mandar um árbitro com esta experiência para um jogo da primeirona é "queimar" o próprio árbitro e não defender minimamente quem anda dentro de campo a jogar.

Anónimo disse...

Desloqueime ao Algarve este fim de semana e como amante e adepto da nossa modalidade aproveitei para ver o santarem loule e do que vi gostei loule c uma equipa agressiva e c algumas lacunas e distraccoes e tb vi um santarem melhorado e c vontade quanto a indisciplina vi por parte do santarem mais perda dr cabeça do que do loule Parabens as duas equipas

Anónimo disse...

Parabens aos jovens sadinos cujo XV com média de idade inferior a 22 anos se bateu de igual para igual com a Lousã durante a maior parte do tempo !

Jonas Stilwell disse...

sinal de vitalidade de um Santarém que anda há muito a preparar a fase final. vai haver muita emoção...

abraços

Anónimo disse...

Com o devido respeito pelo Santarem mas este clube perdeu 12 jogos, não mostra qualidade de jogo nenhuma, são uma equipa de caceteiros e quem jogou contra o Santarem sabe do que falo. Ameaça árbitros e tem jogadores que como não ficam contentes com o resultado lhes querem bater. Que sinal de vitalidade o Santarem mostra? qual a vantagem que existe em manter esta equipa na primeira divisão? O Santarem é a equipa que pior rugby joga na primeira divisão e um "estagio" na segunda seria bom para os jogadores aprenderem o valor do desportivismo e para os seus adeptos terem lições de civismo.

Anónimo disse...

Adeptos do Santarém terem lições de civismo?

O RCS jogou 13 jogos fora de casa, infelizmente não teve muitas oportunidades de jogar perante os seus adeptos.

Eu joguei contra o Santarém e não concordo nada com essas afirmações.

Aliás, para jogadores amadores que somos todos. E numa divisão nacional em que se joga desde Loulé até à Lousã.

Conseguir apresentar-se em campo todos os fim-de-semanas já é uma atitude de uma equipa.

E no rugby, ter uma equipa unida é muito mais importante que jogar bem rugby, isso vem depois.

Já não vou jogar contra o RCS mais esta época, mas tenho lá bons amigos e desejo a melhor sorte do mundo para a final 4.

Anónimo disse...

Atenção que na fase final o Santarém vai contar com um jogador argentino cedido ao clube através de um protocolo com a Escola Agrária de Santarém para colmatar a reforma antecipada do melhor jogador da equipa Pedro Lourenço que se vê a contas com uma lesão na omoplata.

Anónimo disse...

o santarém é tão arruaceiro que ainda ninguém se tinha queixado... enfim mais campeões da internet!