9 de fevereiro de 2013

LINCES: EXCELENTES!

Terminou o primeiro dia do Las Vegas Sevens, e Portugal destacou-se da multidão, ao derrotar a Inglaterra por 21-5 no segundo jogo do dia, naquela que foi a sexta vitória portuguesa sobre os ingleses, e aquela em que o marcador mais se inclinou para o lado português.

Mas antes desta brilhante vitória, Portugal perdeu com a Escócia por 14-12, num jogo oferecido em dois erros defensivos e num cartão amarelo, mas em que os Linces tinham já demonstrado duas qualidades que têm estado algo ausentes das suas exibições - circulação de bola, e agressividade defensiva.

No segundo jogo Portugal esteve melhor, e se foi uma delícia ver a bola a circular, o que mais causou admiração foi o fato da equipa não ter falhado uma única placagem!
De tal modo que o comentador da Sky não evitou elogios a esse particular pormenor...

Mas o mais importante não foi isso - não falhar placagens foi apenas uma consequência - mas sim o fato de que a nossa linha de defesa subiu sempre agressivamente, não dando espaço aos britânicos para circularem a a bola!
E isso, fez a diferença - placámos a andar para a frente, no território do inimigo, e não poucas vezes fomos buscar bolas que não eram nossas.

Finalmente, mas não menos importante, temos que fazer uma referência bem positiva ao que os Linces fizeram com a bola: usaram-na!
E que bem o fizeram! De tal forma que não temos qualquer dúvida que esta sexta-feira, os Linces jogaram provavelmente o melhor sevens de Las Vegas!
E mais não digo!

Ficam as fichas dos dois jogos, e o quadro de resultados do primeiro dia, e no final do texto faremos alguns comentários ao estado da classificação.


Note que em cada Grupo, os dois últimos jogos se disputam no sábado a partir das 17 horas de Lisboa, e o primeiro desses jogos é precisamente o Fiji-Portugal.

O grupo A em que Portugal está inserido apresenta a seguinte classificação, após os dois primeiros jogos de cada equipa:


Convém relembrar que os fatores de desempate são, por ordem de aplicação, o diferencial entre pontos marcados e sofridos por cada equipa empatada, no total dos jogos disputados, e depois o número de ensaios marcados, também no conjunto dos jogos realizados.

É por isso que neste momento Portugal está à frente da Escócia, apesar de ter perdido o jogo entre as duas equipas: primeiro porque o diferencial de pontos marcados/sofridos é favorável às nossas cores (+14 contra 0), e depois, se isso não fosse suficiente, porque marcámos mais ensaios (5 contra 4).

Ora bem, desta forma Portugal tem possibilidade de conseguir um lugar na Cup, mesmo perdendo o terceiro jogo!
Para isso, a Escócia não pode deixar de perder frente à Inglaterra, o que é muito provável que aconteça - não se iludam, esta Inglaterra que Portugal bateu hoje por 16 pontos, é a mesma que na semana passada ganhou o Wellington Sevens! - e tudo se decidirá entre as três equipas nos fatores de desempate...

Claro que vencer as Fiji ajudaria, mas mesmo nesse caso, e se os escoceses conseguirem também vencer a Inglaterra, o desempate seria entre Fiji, Portugal e a Escócia!

Mas em qualquer das circunstâncias, Portugal está muito bem posicionado para a guerra dos desempates, com o melhor diferencial de pontos marcados/sofridos até este momento.

Vamos esperar que os Linces acordem com as garras de fora!


2 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que a perder contra Fiji, também será importante que não seja por muitos pontos, já que o critério de desempate é o diferencial em todos os jogos e não apenas entre as equipas empatadas.

Jonas Stilwell disse...

pena os erros cometidos contra a Escócia parece que tínhamos mesmo boas hipóteses de vencer o jogo não fosse o impeto descontrolado causado pela falta de experiência e pela ansiedade com que entrámos em campo. e foi essa motivação que ajudou os Linces a fazer um jogo perfeito contra a Inglaterra. força pra hoje não há impossíveis!

abraços