24 de fevereiro de 2013

CDUP "DESPEDE" DIREITO E COROA CDUL NO TOPO *

Ao ceder em Leça da Palmeira perante o CDUP, por 28-20, Direito, despediu-se da possibilidade de atingir o final da fase inicial da DH no topo da classificação e viu o Belenenses, que até tem um jogo a menos, aproximar-se perigosamente do 2.º lugar (está a cinco pontos de distância).

Mas esta 16.ª jornada foi ainda marcada pela ultrapassagem da Académica (vencedora em Arcos de Valdevez) ao Técnico (por seu turno derrotado em casa pelos azuis), com os pretos a reentrarem entre os seis da frente, lugar onde não moravam há largas semanas.


CDUP 28-20 DIREITO (3-2)
A favor do forte vento que se sentia no sintético de Leça, Direito, que se apresentou muito desfalcado, começou de forma algo displicente, mas até chegou a estar na frente por 10-0.
No entanto, a jovem equipa portuense nunca se desuniu e, como era sua intenção, foi-se mantendo dentro resultado pois antes do intervalo reduziria para 13-8, com um ensaio de Martim Bettencourt.
Na 2.ª parte o quinze da casa tomou conta do jogo e de forma autoritária e inteligente, a partir de um bom trabalho dos avançados e com o vento pelas costas, virou o jogo e, mais importante, o resultado, com ensaios de John Rogerson e Miguel Queirós, e pontapés de Rodrigo Figueiredo.
E nem o apelo aos velhos guerreiros vindos da reforma, Eduardo Acosta e Miguel Portela, conseguiria inverter um resultado que coloca os advogados a inalcançáveis 13 pontos do topo.
(Já agora, pergunta minha: depois do que assistirmos ao jogo, sábado, no Estádio Universitário de Lisboa, frente aos pobres belgas, será que algum dos dois estará disponível para ser convocado por Errol Brain? É que davam jeito para enfrentar russos e espanhóis…).

BENFICA 7-42* AGRONOMIA (1-6)
A jornada iniciou-se na Sobreda com Agronomia a bater o Benfica, por 42-7. 
Entrando de rompante, a equipa da Tapada vencia ao intervalo por fáceis 35-0, fruto de cinco ensaios, com bis de António Duarte e Duarte Cardoso Pinto.
No 2.º tempo, e impondo ritmo de gestão pensando na final da Taça do próximo sábado, os agrónomos mandaram apenas as camisolas para dentro do relvado, o que permitiu aos encarnados equilibrarem a contenda, com os derradeiros 40 minutos a registarem uma igualdade a sete pontos.

CRAV 8-35* ACADÉMICA (1-5)
Na Coutada, a Académica triunfou sobre o CRAV, por 35-8, realizando, nomeadamente na 2.ª parte, umas das melhores exibições feitas pelos pretos nesta época.
Equilibrando e até superiorizando-se na luta de avançados – departamento onde os minhotos costumam causar sempre grandes problemas aos adversários – os homens de Coimbra partiram dessa plataforma para, depois de 40 minutos iniciais marcados por muitos erros, marcarem clara diferença entre as duas equipas num 2.º tempo de muito bom nível, no qual, com mais quatro ensaios, ganharam direito ao valioso ponto de bónus que os recoloca entre os seis primeiros da tabela. 

TÉCNICO 19-34 BELENENSES (3-5)           
Nas Olaias o Técnico disse adeus, por agora, aos lugares de disputa do título, ao perder diante do Belenenses, por 34-19, com os cinco ensaios azuis a serem anulados – em termos de bónus – pelos três conseguidos pelos engenheiros.
A equipa do Restelo entrou a todo o pano e tirando partido de claras deficiências da cobertura defensiva dos homens a casa – e as falhas de placagem, meu Deus, as falhas de placagem… – cedo cavaram distâncias.
Sebastião Cunha logo aos 3’ (defesa esventrada pela arrancada demolidora de David Mateus), Duarte Moreira aos 12’ (sacudindo adversários pelo caminho como se fossem moscas), Francisco Cabral aos 27’ (aproveitou generosa autoestrada de 30 metros aberta à sua frente e nem teve a gentileza de agradecer…) e Manuel Costa à meia-hora (ladeando defesa mais esburacada que o Orçamento de Estado para 2013) cedo estabeleceram os 24-0.
Só aí veio por fim ao de cima a matriz preferencial do jogo do Técnico: a utilização intensiva do seu pack avançado, que tantos estragos tem provocado esta época.
E até ao intervalo, duas boas ações seriam concluídas em força por Artur Conceição (sucessão de rucks) e Taione Vea (enésima imparável saída do 3.º linha neozelandês valeu-lhe o seu nono ensaio na prova).
Entre ambos, Duarte Moreira, a passar rivais com facilidade como se estivesse em plenos sevens do Dubai, faria o seu segundo da tarde num lance iniciado numa desastrada e perdida touche de introdução da equipa da casa.
Ao intervalo, tudo azul e 31-14 numa 1.ª parte entretida e que teve, vivó luxo, sete ensaios, que serviram para aquecer uma tarde de frio siberiano!
No 2.º tempo a equipa do Restelo travou incompreensivelmente às quatro rodas, deixou os engenheiros dominarem o jogo pelos avançados e só não sofreu um profundo dissabor por que este Técnico, sem o seu ex-treinador-jogador neozelandês Scott, já não é o mesmo em termos de consistência.
E assim os visitantes limitaram-se a marcar numa penalidade de Manuel Costa e até sofreriam um terceiro ensaio – que lhes roubou o bónus atacante – de autoria do entrado Duarte Marques (68’), quando estavam a jogar 15 contra 13(!!), por exclusão de dois avançados adversários.
(Já agora, alguém me explica por que, nesses 10 minutos, Guilherme Themudo autorizou as mêlées a não serem disputadas, quando o Técnico colocou o seu armário Taione Vea a pilar direito?).

CASCAIS 13-28* CDUL (2-5)           
Na Guia, um diminuído líder CDUL venceu o Cascais por 28-13, com cinco ensaios e direito a bónus face aos dois conseguidos pelos homens da Linha.
Os campeões nacionais, que atacaram razoavelmente mas defenderam de forma sofrível, desperdiçaram ainda inúmeros pontos pelo desacerto do chutador que, entre as diversas tentativas aos postes, só converteria… uma penalidade.
       
O campeonato é interrompido no próximo fim-de-semana para a final da Taça de Portugal entre CDUL e Agronomia, regressando dentro de duas semanas numa jornada marcada pelo embate entre Académica e Técnico, decisivo para o futuro das duas equipas e do campeonato, pois quem vencer praticamente garante o acesso ao playoff do título.

*Texto: António Henriques
Foto: José Cerqueira

16 comentários:

Anónimo disse...

Não tem a ver se o jogador que vai para a 1ª linha é grande ou pequeno. Se esse jogador não está inscrito como 1ª linha na ficha de jogo não pode haver força nas melees.

Anónimo disse...

Grande fotografia! looool oh zé miguel!

Anónimo disse...

Pretos de parabéns. Boa segunda parte e uma vitória merecida da Académica.
Para muita desilusão de quem nos tem querido ver bater no fundo.
Força Pretos

Jonas Stilwell disse...

eu a pensar que não iria haver surpresas... vem o CDUP e cala-me! boa vitória perante o GDD.

abraços

Anónimo disse...

eu disse aqui que o direito ia perder no Porto, perdeu em seniores e em sub 21, eu já tinha dito também depois da derrota com o CDUL que a formação do direito é muita parra e pouca uva, é que ambas as equipas de seniores eram formadas à base de sub 21 o CDUP foi muito melhor, nos sub 21 também o CDUP foi muito melhor, não restam dúvidas que com o resultado que o Belenenses conseguiu nas Olaias (este sim eu disse que seria o Técnico a ganhar, não sabia que o treinador/jogador já cá não estava) , não tenho qualuqer dúvida que será o Belenenses a ficar em 2º lugar.

Anónimo disse...

O CDUP so ganhou ao direito, porque o Direito jogou com as reservas, sem os 5 ou 6 que estavam na seleção, o mesmo ja aconteceu no jogo com o CDUL, etc....
Sem essas ajudas o CDUP nem seria apurado para a fase final.

Anónimo disse...

que maravilha de comentários... o gdd nem com a ajuda do inteligente, e arrogante, do zé maria vareta, a dar indicações para o pai apitar, sim, o pai dele foi o árbitro do jogo... e com dois liners que juntos não devem conseguir completar o rugby ready. as vitórias do cdup fazem inveja a muita gente, é um facto

Anónimo disse...

Anónimo das 16:13 , ninguém colocou isso em causa , o que se fez foi uma comparação entre a formação do Direito e a do CDUP, viu-se que em caso de confronto directo sem os jogadores da selecção o Direito perde claramente com o CDUP , o CDUP era uma equipa de miúdos, não tinha lá jogadores experientes e batidos, talvez tivesse até uma média de idades inferior ao Direito (antes da entrada na 2ª parte dos jogadores mais experientes e mesmo com esses em capo o direito não deu a volta) está realmente a trabalhar se mal lá por aquelas bandas.

Anónimo disse...

Caro amigo das 16:13 azia?????? Ok rennie mas cautela nao tome ja tudo que pode precisar de mais! Cumprimentos.

Anónimo disse...

O Acosta e o Portela por onde correm no campo parece que está cheio de buracos. Estão um "bocado" degradados. A idade não perdoa. Não me parece que façam falta na seleção, apesar do severino não estar na melhor forma, na minha opinião

António Henriques disse...

Relativamente ao primeiro comentário, façam-me a bondade de aceitar que eu percebo um bocadinho das leis do jogo. O que eu continuo sem compreender (tal como muita gente que se encontrava nas Olaias ontem) é como
é que o Técnico tem obrigatoriamente que apresentar no boletim de jogo 6 jogadores de 1.ª linha entre os 23 jogadores que lá constavam, só tinha usado até àquele momento 4, fica sem um pilar 10 minutos por exclusão e apesar de ainda não ter esgotada todas outras opções... as mêlées passam a não ser disputadas!
Quanto aos dois 'enormes' jogadores Miguel Portela e Eduardo Acosta, peço desculpa pela ironia do meu àparte que parece nem todos terem percebido....

Anónimo disse...

De rugby sinceramente percebo muito pouco, sou tanto como vocês: "jogadores de bancada". E como tal evito dar opinião e limito-me a guarda-la para mim. No entanto há coisas que são totalmente desnecessárias, acho uma falta de educação estarem a insultar as pessoas, como estão a insultar aqui o Zé Maria Vareta e como insultaram o pai dele no jogo. Estão a falar de azia, mas como podem ver os único aziados aqui parecem ser vocês. Essa do rennie já perdeu a piada, é o melhor que consegues dizer ?! Mas sim, ainda nos sobrou, não precisam de pedir nós somos generoso e temos todo o prazer em vos dar (quando o campeonato chegar ao fim). Só artistas a falar, queria-vos ver no campo. Em relação ao pai do Zé Maria ter arbitrado o jogo, não vejo qual é o problema, ele soube ser imparcial. E para os que o insultaram , eu tinha vergonha, visto que depois lhe vão lamber as botas. Para acabar, visto que já estou a perder demasiado tempo com gente frustrada, se ganharam deviam estar a festejar em vez de estar aqui a criticar as pessoas, aquelas pessoas que chegaram bem mais longe do que a maior parte dos do cdup. Ass adepto do GDD e do zé maria vareta "adpeto de bancada"

Anónimo disse...

De rugby sinceramente percebo muito pouco, sou tanto como vocês: "jogadores de bancada". E como tal evito dar opinião e limito-me a guarda-la para mim. No entanto há coisas que são totalmente desnecessárias, acho uma falta de educação estarem a insultar as pessoas, como estão a insultar aqui o Zé Maria Vareta e como insultaram o pai dele no jogo. Estão a falar de azia, mas como podem ver os único aziados aqui parecem ser vocês. Essa do rennie já perdeu a piada, é o melhor que consegues dizer ?! Mas sim, ainda nos sobrou, não precisam de pedir nós somos generoso e temos todo o prazer em vos dar (quando o campeonato chegar ao fim). Só artistas a falar, queria-vos ver no campo. Em relação ao pai do Zé Maria ter arbitrado o jogo, não vejo qual é o problema, ele soube ser imparcial. E para os que o insultaram , eu tinha vergonha, visto que depois lhe vão lamber as botas. Para acabar, visto que já estou a perder demasiado tempo com gente frustrada, se ganharam deviam estar a festejar em vez de estar aqui a criticar as pessoas, aquelas pessoas que chegaram bem mais longe do que a maior parte dos do cdup. Ass adepto do GDD e do zé maria vareta "adpeto de bancada"

Anónimo disse...

Uma estupidez esta troca de comentários entre CDUP e GDD, ainda por cima porque foi um bom jogo no qual o CDUP venceu e pronto. Assim como a na 1ª volta perdeu. Foi somente mais um jogo. O GDD efectivamente estava bastante desfalcado, sem alguns jogadores que representavam a selecção nacional. Situação que o clube aceitou quando aceitou o actual modelo de campeonato, assim como o CDUP já foi também prejudicado quando jogou vários jogos sem os seus internaionais sevens. Deixem lá de picardias ridículas, e comentem sobre os aspectos do jogo, em vez de se ficarem a falar sobre tricas.

Anónimo disse...

É verdade que o CDUP ganhou mas não nos podemos esquecer que o GDD estava a jogar com 8 jogadores com idade para ser sub21, no XV titular

Anónimo disse...

Azia para o cdup que venceu e bem, apesar do que se passou?

Fala-se da agressão ao Sebastião, mas o CA não aprende. E onde está o cd?

continuem a apoiar os putos arrogantes, indisciplinados, mimados e depois queixem-se

Eu estive lá, será que os comentadores estivera?