9 de novembro de 2012

SANTARÉM RECEBE LOUSÃ...NA LOUSÃ!

Afinal o que se passa com o Santarém, e porque o clube ribatejano joga os seus jogos em casa...em casa dos adversários?

Ao que julgamos saber a história prende-se com o deplorável estado em que se encontra o campo do CNEMA, e a renovação em curso no campo de Chã das Padeiras, e com um Protocolo que entretanto foi acertado entre a Câmara Municipal e o Rugby Clube de Santarém.

Nesse Protocolo - que prevê a disponibilização de um antigo campo de futebol da Escola Prática de Cavalaria, agora na posse da edilidade escalabitana, para o Clube de Rugby - está previsto que a Câmara procederá  à limpeza e à terraplanagem da área, e à preparação do terreno para receber a relva, e ainda à instalação da energia elétrica, e o Clube tratará da relva e da rega.

Ora até aqui tudo são boas notícias, a que se junta a existência de uns balneários no pavilhão perto do campo, e que poderão ser utilizado para o rugby.

A Câmara começou a fazer a terraplanagem (como se pode ver na imagem) em Agosto passado, mas a verdade é que não concluiu os trabalhos, e os mesmos se encontram parados desde então.

Entretanto, a perspectiva do Clube de Rugby está em suspenso, aguardando que a preparação do terreno se conclua, para que possa começar a fazer aquilo que se comprometeu no tal protocolo - arrelvamento e rega.

Enquanto isso não acontece, o Rugby de Santarém continua a disputar os jogos da primeira volta, em casa dos adversários, e por este andar, vai disputar a segunda também...e se a Câmara Municipal de Santarém não concluir aquilo a que se comprometeu, o Rugby Clube de Santarém - herdeiro de uma tradição com mais de 40 anos de atividade do rugby, primeiro na Escola Superior Agrária, na capital ribatejana - vai continuar de casa às costas...

Neste fim de semana, a viagem do Santarém é até à Lousã, onde, no José Redondo, sábado às 15,30 horas, vai defrontar um dos quatro primeiros, e atendendo ao que os dois emblemas demonstraram este ano, o mais natural é que a vitória sorria aos da Serra, até para que não se vejam em perigo de deixar o grupo da frente.

No Inferno dos Canaviais, sábado às 12 horas, o Évora recebe o Setúbal, e apesar da melhoria de rendimento dos setubalenses, os eborenses contam por vitórias todos os jogos realizados e apenas falharam o ponto de bónus na semana passada na Lousã, pelo que dificilmente deixarão fugir a vitória bonificada.
No entanto, uma eventual derrota do Setúbal, apenas lhe pode fazer perder o terceiro lugar, e nunca deixar o grupo dos primeiros.

Em Coimbra, no sábado às 15 horas, na Escola Superior, a Agrária recebe o Caldas num encontro em que a vitória mais natural é da equipa da casa, mas a que os visitantes se podem opôr e passar uma rasteira aos charruas - as duas equipas seguem apenas com uma vitória cada, mas no último fim de semana os caldenses estiveram bem enquanto os de Coimbra, nem por isso...

O jogo Loulé-Montemor foi adiado para 26 de janeiro, ao que parece em virtude do estado do terreno de jogo, mas assim que soubermos mais pormenores, informaremos.
(De acordo com informações entretanto recebidas, devido às fortes chuvadas sentidas na região, o campo ficou completamente alagado e impraticável)


Foto: João Thiago e Rugby Clube de Santarém

13 comentários:

Anónimo disse...

que se desengane quem pensa que o jogo vai ser fácil para a lousã. o santarém vai querer vingar-se de tudo o que tem vindo a ser dito sobre os jogadores e treinadores. espero um grande jogo, com a vitória provavelmente a sorrir aos serranos, mas com um santarém sério e a dar luta. o rugby português merece.

Bernardo disse...

CARREGA RCS!!!!

Anónimo disse...

Todos os clubes passam por estas questões de sobrevivência, apenas os bem organizados subsistem. Força Santarém!

Anónimo disse...

bora lá, malta. força rcs!!!

Anónimo disse...

a câmara de Santarém esbanja dinheiro em touradas e semelhantes, está endividada até à ponta dos cabelos e não investe no desporto? assim se vê como está Portugal... força ao rugby de Santarém, força ao rugby de Portugal!

Anónimo disse...

o mundo dos toiros nao custa dinheiro as camaras, devias informar-te melhor! força RC Lousa

Anónimo disse...

http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=474&id=70481&idSeccao=7619&Action=noticia

anónimo das 4h57, informe-se você antes de falar. mas estamos aqui para falar de rugby e não de toiros.

força santarém

Anónimo disse...

carrega rcs!!!!!!!!

Anónimo disse...

que seja um jogo de união para o santarém.

saudações eborenses

Anónimo disse...

Infelizmente o problema do Santarám é um problema semelhante ao da maioria dos clubes do nosso país. Em raros locais existem parques desportivos municipais que permitam aos clubes dispor de campos (a vila de Arcos de Valdevez e da Lousã e a cidade de Coimbra são uma das raras excepções, e ainda bem). Pois no nosso país parece que sempre que se fala de apoio ao desporto, a grande maioria vira-se para o futebol. Olhemos para os clubes nacionais e vemos que com excepção de uma meia dúzia de clubes que contam com apoio das câmaras, ou dispõem de espaço próprio, o resto não cresce por falta de condições, pois onde estas existem, normalmente o rugby torna-se um desporto de eleição.

Anónimo disse...

vamos ver se o santarém não ser perde no são martinho como é habitual e dignifica o seu emblema. grande abraço

Anónimo disse...

boa sorte para o projecto do santarém, é importante ter um clube forte no ribatejo.

quanto ao jogo propriamente dito, vou lá estar curioso para ver como joga a estrela do santarém, mesquitella. que vença o melhor e o melhor seja o lousã.

cumprimentos a todos

Anónimo disse...

força SANTARÉM!