11 de novembro de 2012

PEQUENOS TIVERAM SÃO MARTINHO *

A 7.ª jornada da DH foi marcada pelas derrotas de três equipas do grupo A, com Cascais CDUP e Técnico a conseguirem resultados surpreendentes perante rivais mais cotados. 
Mas essas vitórias só constituíram mesmo surpresa para quem não assistiu aos jogos. 
Lá bem na frente, CDUL e Direito seguem bem muito obrigado.

Os jogos desta tarde tiveram desfechos (talvez) inesperados, com as castanhas de S. Martinho a rebentarem na boca das equipas teoricamente mais apetrechadas. 
O resultado de tudo isto é que, descontando os dois de cima da tabela e o duo de baixo (CRAV e Benfica), os restantes seis concorrentes encontram-se num molhinho, com apenas cinco pontos a separá-los.

Em Leça da Palmeira, a terceira classificada Agronomia viu-se batida pelo CDUP, por 22-20, naquele que foi o primeiro êxito dos portuenses de Marcelo d’Orey em duelos com equipas do grupo A. 
Com o forte vento pelas costas, o quinze da casa penalizou todas as faltas lisboetas no 1.º tempo graças à tarde afinada do chutador Rodrigo Figueiredo (total de 17 pontos em pontapés), atingindo o intervalo a vencer, por 15-3.
Na 2.ª parte os agrónomos reagiram, chegaram a 15-13, com pontapés de Duarte Cardoso Pinto e um ensaio do talonador Martins Hofmann. 
Mas o CDUP acabaria por fazer o seu único ensaio da tarde através de Carlos Sottomayor (22-13), controlando a partir daí o jogo. 
E nem o ensaio final do centro Guilherme Covas alterou a tendência da partida deixando a equipa da Tapada já demasiado distante do duo da frente.

Nas Olaias, o Técnico venceu a Académica, por 30-28 graças a um pontapé de penalidade de Duarte Marques nos derradeiros instantes de jogo, na segunda vitória engenheira a surgir já para lá dos 80 minutos, repetindo o que acontecera frente ao CDUP. 
Aguenta coração! (Será que por ali têm algum acordo feito com uma clínica especializada em cardiologia?)
Numa partida com sete ensaios (quatro para os da casa), os “pretos” chegaram a 20-7 à meia-hora, com ensaios muito facilitados de Gere Maree e Sérgio Franco (7.º ensaio na DH para o líder destacado dos marcadores de ensaios). 
E quando se pensaria que a visita a Lisboa se cifraria numa agradável passeata, eis que surgiu o estreante n.º 8 dos engenheiros, o neozelandês Taione Vea, 23 anos e um autêntico armário com pernas, sempre muito ativo e empenhado (surge aqui embalado pela presença na ITM Cup…), dificílimo de parar, e que com duas saídas de 3.ª linha bisou para 23-19 ao intervalo favorável à Académica.
Na 2.ª parte e a favor do forte vento, o Técnico dominou por completo o jogo e com um ensaio e uma penalidade, ambos conseguidos por Duarte Marques (15 pontos), passou para a frente por 27-23. 
Só a cinco minutos do fim os conimbricenses atingiriam, pela primeira vez no 2.º tempo, a área de 22 adversária e logo a seguir Francisco Serra (mais 18 pontos para o líder dos marcadores) fez um ensaio muito polémico concedido por Paulo Duarte – para a maioria dos presentes não foi mesmo ensaio, mas contou. 
E quase valia um triunfo caído do céu para “pretos” que desiludiram, em especial nas linhas atrasadas, onde exceto Serra e Franco, há um enorme deserto de ideias no ataque.
Mas a contar os segundos, o Técnico (que diferença para a equipa triste e descrente dos últimos anos) atirou-se para cima do adversário e após construir uma série de fases, sacou a falta em frente aos postes que pretendia e lhe daria uma justa vitória.

Ontem, no sintético da Guia o Cascais bateu o Belenenses, por 15-11. 
O quinze de João Bettencourt nunca deixou os azuis desenvolverem o seu jogo, matando muitas iniciativas adversárias a partir do labor do seu pack avançado, que esteve sempre muito bem ao longo dos 80 minutos. 
Além do mais, a equipa da Linha (9-6 ao intervalo e 15-6 a meio da 2.ª parte) foi mestra a explorar os inúmeros erros dos azuis, nomeadamente as muitas faltas efetuadas no chão – que resultaram nas cinco penalidades cascalenses, convertidas por Francisco Guerra (3) e Maxi (2) – e diversos alinhamentos de introdução própria perdidos.
A cereja no topo do bolo da demasiadamente infeliz tarde dos do Restelo, onde a falta de Diogo Mateus se fez sentir em demasia, surgiu quando o experiente internacional Sebastião Cunha, a 20’ do fim, viu um amarelo e os seus exagerados protestos valeram-lhe um (justo) vermelho, deixando a sua equipa meia parte com menos um jogador. 
E o ensaio final de Pedro Silva apenas serviu para garantir o ponto de bónus defensivo.

Na Sobreda e em jogo de sentido único, o líder invicto e bem desfalcado CDUL bateu o lanterna vermelha Benfica, por 70-5, através de 10 ensaios, com bis para Seti Filo e Bernardo Silveira.
A assinalar a curiosidade de todos os ensaios universitários terem sido transformados pelo jovem Rodrigo Ruiz e o facto dos encarnados marcarem um ensaio – o “herói” foi Jorge Bento –, algo que não conseguiam há quatro jogos!

Em Arcos de Valdevez, nem a ausência de sete internacionais nas seleções de quinze e sevens – que, aliás, não foram fazer praticamente nada a Villajoyosa (Espanha), já que a seleção espanhola não compareceu no torneio, parece que por birra do seu responsável técnico, limitando-se Portugal a fazer seis jogos-treino frente às duas equipas russas que ali se encontravam em estágio! – impediu Direito de vencer o CRAV por 29-10, marcando quatro ensaios, com um bis na 1.ª parte de Vasco Fragoso Mendes.
Sob o comando de Gonçalo Malheiro que mandou no jogo como quis e muito bem sabe, os advogados já sorriam ao intervalo (19-3). 
No 2.º tempo, mesmo fazendo alinhar jovens sub-19 na 1.ª linha, a equipa de Monsanto aguentou a reação minhota (que chegou a 19-10 num ensaio de maul dinâmico por João Monteiro) mas um quarto ensaio pelo asa Luís Alvim fechou a loja, com a viagem a redundar no pleno de cinco pontos.       

* Texto: António Henriques

34 comentários:

Anónimo disse...

"Mas essas vitórias só constituíram mesmo surpresa para quem não assistiu aos jogos?"

Que jogos é que viste?

Parabéns ás equipas vencedoras! É sempre bom termos um campeonato competitivo, em virtude, de inúmeras paragens por causa de jogos da selecção.

Como nota final e apenas como amante da modalidade, Será possível termos arbitragens menos vergonhosas? Eu sei que isto parece futebol mas os jogos só não são de melhor qualidade porque infelizmente são dados apitos a quem não sabe mesmo o que anda lá a fazer.

Mais palavras para q? Vão assistir aos jogos e tirem as vossas próprias conclusões!

Finalmente temos equilíbrio! É pena não termos arbitragens que tornem os jogos mais espetaculares.

Anónimo disse...

Mais respeito pelos árbitros. São pessoas que andam pelo país todo a trabalhar só por amor ao rugby e sem ganhar um tostão. Quem souber fazer melhor que vá para lá arbitrar. Obrigado a todos os árbitros pelo trabalho que fazem. Sem árbitros não há jogos!

Anónimo disse...

Sem ganhar um tostão???? Olhe que não, olhe que não

Manuel Cabral disse...

Oh anónimo das 20:43
Conheces o autor do texto de onde? pela forma intimista como o tratas deves ser um conhecido de longa data.
Explica-me tu a mim, que jogos tu viste na tua vida? Fazes alguma ideia do que é o rugby?
Porque dás os parabéns às equipas vencedoras? Achas que mereceram as vitórias? Como sabes? viste os jogos?
Quem te dá o direito de reclamares contra as arbitragens? És membro do Colégio de Árbitros? Tens alguma competência específica para os criticares? Que árbitros viste em atuação para criticares?
Qual é a tua competência para afirmares que os jogos só não são melhores porque se dão apitos a quem não sabe o que anda a fazer?
Já arbitraste algum jogo? Cumprimentaste um árbitro?
Ora faz o favor de estares caladinho e respeitares quem não conheces nem fazes a mínima ideia do que fazem ou devem fazer.
Por acaso já leste o livro de Leis? E caso o tenhas lido - o que duvido seriamente - entendeste alguma coisa do que lá está escrito?
Toma juízo, uma chávena de chá e vai dormir!

Anónimo disse...

Exactamente caro Manuel, imponha respeito nestas bestas.
É certo que os árbitros erram, e por vezes em demasia, mas de certo que fazem o seu melhor. Como muitas vezes já se referiu, o amadorismo não é só nos jogadores, os árbitros também o são.
Para além de que muitas vezes, o fanatismo cega quem assiste aos jogos.

Manuel Cabral disse...

Caro AC
Apesar de reconhecer o teu esforço para manter a questão em termos civilizados, não vou publicar o teu comentário, pois isso seria abrir uma porta que eu quero manter fechada.
Abraço

Anónimo disse...

Grande Técnico, para a semana somamos mais uma vitória sem espinhas em Monsanto, é como esta direcção diz, daqui a 3 anos voltamos a ser campeões...Para a frente é o caminho, está-se a construir uma grande equipa.

Pedro Miguel disse...

Parece-me que a forma demasiado agressiva como o Sr. Manuel Cabral trata as pessoas que escrevem neste blogue é de todo desnecessária. Será que as pessoas não podem emitir juízos de valor? Não podem discordar da sua opinião? Não podem achar que constituíu surpresa os resultados desta semana? Não podem criticar os àrbitros? Mas neste país há alguém que não possa ser criticado? Eu cumprimento alguns e respeito-os mas não deixo de achar que por vezes alguns deles não têm competência para apitar determinados jogos. Ou o Sr. acha que todos os àrbitros estão habilitados a apitar qualquer jogo.

Cumprimentos a todos

Anónimo disse...

Caro MC,

Compreendo a sua opção.

Obrigado,

AC

Anónimo disse...

Para além dos parabéns - já normais -para o teu site, deixa-me igualmente dar-te os parabens pelo facto de teres conseguido o António Henriques como comentador. Goste-se ou não se goste dele, eu por sinal gosto, é uma enorme valia para a nossa modalidade tê-lo comentador.
Tenho a certeza a absoluta que todos os envolvidos na DH já estão a começar a ir à pressa ver o quem ele diz sobre os jogos efectuados.

Anónimo disse...

Os árbitros fazem o melhor que sabem e podem, nalguns jogos sem o minimo de condições para eles poderem arbitrar. Quero ver quando os nossos poucos árbitros desistirem, o que acontecerá ao rugby nacional. Ajudem-os,em vez de criticarem por tudo e por nada.

Anónimo disse...

Manuel,
Concordo com o teor da sua resposta ao critico dos arbritos, contudo permita Me que discorde na forma pois acho que tem sido agressivo nos seus últimos comentários e isso pode afastar alguns dos inúmeros seguidores do excelente trabalho realizado por si e pela sua equipa.
De seguida gostaria de referir que tenho o maior respeito pelos arbritos e que não nos podemos esquecer que sem eles não haveria jogo, mas também não devemos exagerar e dizer que trabalham em regime de voluntariado. Isso não é verdade. Recebem e ainda bem que recebem porque sao um elemento fundamental do jogo.
Quanto aos que os criticam devem ser muita bons na vossa vida, se o sao inscrevam se nos cursos de arbritos e façam algo em vez de só criticarem.

Anónimo disse...

Caro manuel Cabral, porque continua essa sua luta contra a fpr? Maisnuma vez um resultado histórico e nem um referencia. O seu trabalho e, prol do rugby seria muito melhor se não entrasse em guerras pessoais (ou ser mandatário de outros), e fosse mais um do rugby e não mais uma pedra no caminho do nosso rugby.

Saudações

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 13:32
Quando se fazem comentários públicos devem-se medir cautelosamente as palavras que são ditas (ou escritas).
O Mão de Mestre fez a cobertura (possível) em tempo real do jogo Uruguai-Portugal, e foi com toda a certeza um dos primeiros em todo o mundo a parabenizar publicamente a equipa e a festejar a vitória.
Na ausência de elementos sobre o jogo, solicitamos a seguir ao jogo a um dos responsáveis federativos que está com a equipa (ao mesmo tempo que lhe dávamos os parabéns e pedíamos que os transmitisse a toda a equipa)alguns elementos referente à vitória portuguesa, para podermos então fazer o respetivo desenvolvimento no site - esperamos que seja possível fazer esse trabalho ainda hoje.
A propósito, o site da FPR não deu ontem qualquer notícia sobre o jogo, e hoje deu uma pequena notícia que não traz elementos, por exemplo, sobre que jogadores foram utilizados - será que você escreveu para a FPR afirmando que ela prossegue uma luta consigo própria?
Aconselho-o, portanto, a aderir à Página do Mão de Mestre no Facebook, que é utilizada em sintonia com o site e os mini-sites, fornecendo informação e comentários em cima da hora.
Pode acessar a referida página clicando na respetiva etiqueta no final de cada texto do site.

Manuel Cabral disse...

Aos que discordam da forma como eu respondi a certos comentários.
O Mão de Mestre tem tentado ao longo dos meses que as conversas nesta caixa de comentários se desenvolvam com respeito pelas pessoas e já é sabida a nossa opção quanto aos comentários sobre árbitros e arbitragens.
Apesar disso, diariamente nos chegam dezenas de comentários que somos forçados a eliminar, quer pelo seu conteúdo, quer pela sua forma.
E quem tiver acesso aos endereços de onde esses comentários são enviados, verificará facilmente que se resumem a meia dúzia - ou seja, aqueles que tentam inflamar as conversas, que insultam, que mentem são quase sempre os mesmos, e sempre a coberto de anonimato. Acontece até que alguns comentários "assinados" com nomes diversos, têm origem nos mesmos computadores...
Portanto só me restam duas soluções - ou fecho a caixa de comentários, com prejuízo óbvio para os muitos que aqui escrevem dedicando-se ao rugby, ou então continuo com esta tarefa de ir eliminado os comentários que ultrapassam os limites, e condicionando mesmo a abertura de alguns temas.
E, porque o Mão de Mestre sendo embora um espaço público, é também um espaço com o direito de admissão reservado, continuarei, sempre que me chegue a mostarda ao nariz, a ser mais agressivo com este ou aquele abusador.

Manuel Cabral disse...

Ao anónimo que comentou o comportamento de certo jogador no Cascais-Belenenses.
Agradeço o teu comentário e sugiro que sobre o tema escrevas um texto completo, que terei todo o gosto em publicar, mesmo com pseudónimo, mas desde que eu saiba quem o escreve.
Quanto ao teu comentário de hoje, não o publicarei porque nele fazes acusações graves que, embora acreditando no que dizes, não posso confirmar e tu não te identificas por forma a que te possam ser pedidas responsabilidades por essas acusações...
Abraço

Anónimo disse...

1º Não é verdade que os árbitros não recebem, recebem e não é tão pouco assim , podem ter a certeza que não fosse esse dinheiro que recebem a maior parte não era árbitro e estava-se mas tintas para a modalidade.
2º Não me parece que seja pelo facto de aqui não aceitarem criticas aos árbitros que eles vão ser melhores, o que há na realidade é que a naior parte deles nem o básico sabem, há inclusive alguns que assumem nunca ter lido o livro das leis
3º Para quem vem aqui evoltado porque o site não deu a noticia da vitória da seleccção eu proponho que ele se ofereça para pagar as despesas para que o Manuel cabral possa ter um enviado especial a todos os jogos da nossa selecção, caso não tenhas reparado para o Manuel Cabrla ter acesso a essas noticias teria que a FPR se disponibilizar para dar essas informações coisa que como se pode ver pelo site da FPR ele não fazem.
4º Não concordo com muitas ideias do Manuel Cabral, não concordo com o tom que por vezes usa mas isso não me impede de reconhecer o trabalho impar que ele tem feito em prol da divulgação do rugby e julgo que todos lhe devíamos agradecer.
5º Estranho o anúncio do João Paulo Bessa que agora é acessor da FPR, julgo que deveria ser esclarecido o que é que ele vai acessorar, também era importante que ele explicasse o que o levou a dar um volta de 180 graus ele que dizia cobras e lagartos do Cabé sendo inclusive um dos possíveis cabeças de cartz para uma direcção concorrente, já agora também era bom que esclarecessem se ele vai para lá ganhar algum e se vai para lá na qualidade de dirigente do CDUL ou como independente.
6º Já que os problemas de divulgação do site da FRP se mantém , já que a FPR paga a tanta gente porque não fazer mais um esforço e convidarem o Manuel Cabral para tomar conta dessa área na FPR?

Anónimo disse...

E que tal discutirmos os jogos do fim-de-semana? O que acharam? Não vi nenhum, mas pareceu-me uma jornada muito emocionante, pelo relato feito no excelente artigo. É muito bom ver todo este equilibrio na divisão de honra, ainda que justificado (nalguns casos) pelas ausências nas selecções e afins. 6 equipas com 3 vitórias e 3 derrotas (à excepção do CDUP e Cascais) é obra.

Um abraço

Anónimo disse...

Sobre este tema da arbitragem tenho a dizer o seguinte. Joguei Rugby durante mais de 20 anos, fui internacional em todas as categorias, joguei 7 épocas de sénior onde fui três vezes Campeão Nacional e ganhei outras tantas Taças de Portugal.
Fui sempre titular em todas as equipas, ou seja, joguei centenas de jogos durante mais de 20 anos ( na Selecção A joguei muito poucos, o João Queimado era muito melhor que eu).
Já assisti a dezenas de jogos das 5 (6) Nações e acompanhei 3 campeonatos dos mundo.
Depois de tudo isto, uma certeza tenho : nunca vi um árbitro roubar, nunca. Já vi alguns enganarem-se, o que é completamente diferente.
Ontem, segundo me contaram, um jogador do Belenenses foi expulso por ter insultado o árbitro. Um jogador do Belenenses ! Tenho Vergonha.

Anónimo disse...

Em relação ao comentário das 15:09 dizendo que os árbitros "recebem e não é tão pouco assim", gostaria de saber porque razão não há filas e filas de pessoas a quererem ser árbitros. A regra mais elementar que se aprende num país com uma cultura forte de rugby - UK, Irlanda, Austrália, etc - é que se deve ter SEMPRE o maior respeito pelos árbitros porque sem eles é impossível haver um jogo. Já vi vários jogos internacionais e NUNCA vi uma pessoa sequer mandar bocas e criticar os árbitros especialmente vindo dos bancos dos treinadores. O que acontece cá é uma vergonha! Como disse o grande árbitro Nigel Owens, "this isn't soccer".

Anónimo disse...

J P Bessa assessor da FPR ? Foi anunciado ?

Jose Silva disse...

É com pena que o Técnico esteja a contratar estrangeiros para se aguentar. Esperemos que esses estrangeiros ensinem e formem os mais jovens e que o Técnico reavive qualidade.

Anónimo disse...

Tens razão anónimo das 18:40, no UK o capitão diz à malta da sua equipa antes do jogo começar, "aqui quem fala sou eu e quem falar sai do campo imediatamente, há no banco quem queira jogar!" Joguei este fim de semana e o meu capitão disse "atenção que este árbitro é novo e só apitou 2 jogos, por isso se nos outros jogos não falam, neste nem piam!". É a diferença...

Mouro

Anónimo disse...

parabens ao tecnico esta a subir de forma e a fazer melhores resultados esta epoca. simpatizo muito com o tecnico ja ao longo dos anos é bom ver o tecnico de volta. um tecnico forte engradece o campeonato. Apesar de ainda estar longe daquilo que poderá fazer nas proximas epocas.
ass. ex jogador do oeiras.
É preciso nao esquecer o rumo!?? inesistente no belenenses nas ultimas epocas talvez a marcar um fim de um clico... o ciclo mateus que tao bons resultados deu mas como tudo na vida esta a acabar.

Arbitros amadores? sim, mas penso que recebem 60 euros por jogo nao apitam todos de graca apesar de existirem possivelmente casos desses. Dantes era complicado ir jogar fora quando não haviam ou faltava o arbitro designado... hoje em dia temos arbitros em todos os jogos evoluiu...como tudo na vida aos poucos poderá ainda mais melhorar.

toda a gente tem o direito de errar uns por não saberem, ao nivel mais alto talvez se sintam mais as queixas porque os jogos têm mais visibilidade, a nivel geral como jogador acho que o que se sente mais é talvez um estilo muito diferente de arbitro para arbitro e nao um tipo de arbitragem "moldada" se me faco entender.

Anónimo disse...

e... se ha uns anos poucos eram os que queriam arbitrar hoje em dia muitos jogadores e ex jogadores ja são arbitros. Evoluiu mas temos de informar as pessoas que por muito amor ao rugby ganham por jogo algum. é normal. teve de acontecer para termos arbitros em todos os jogos. isso do apitarem porque é giro não é bem assim...

Anónimo disse...

Alguém disse ali para trás que o Técnico estava a comprar estrangeiros para se aguentar!

E pergunto eu, e daí? Não pode? É proíbido?

Que fez o CRAV, que fazem as outras equipas? Por exemplo, a Académica, o Benfica que fizeram no ano passado?

O que pelos vistos parece é que o Técnico começa a incomodar, com uma equipa bem jovem, que está a crescer a olhos vistos e a tornar-se mais sólida!

Sejam construtivos, discutam questões que valha a pena e mantenha aceso o espírito do rugby...

Manuel Cabral disse...

Ao anónimo que comentou o comportamento de certo jogador no Cascais-Belenenses.
O facto de não publicar o teu comentário não significa que não tenha tomado nota do mesmo e que o assunto fique esquecido.
Apenas significa que no Mão de Mestre temos que tratar dos assuntos duma forma diferente.
É por isso que em quase quatro anos de vida, ninguém tenha tido oportunidade de nos apontar o dedo quando acusamos alguém de aldrabão ou outra coisa qualquer...
Mas o assunto não fica esquecido...

Anónimo disse...

os avançados do belem sao miseraveis levaram uma liçao do cascais

Anónimo disse...

Ao comentador das 17:17

Qualquer pack que conte com o concurso do pilarão Carlos Janardo não pode ser miserável...

Anónimo disse...

O tecnico está muito mal está muito mal, mas vamos lá ver se não vai haver já outra surpresa no jogo em monsanto na proxima jornada. O Taione Vea vai dar muitos miminhos aos advogados!

Anónimo disse...

Mais um reparo em relação à "arbitragem", quando vou de férias a Portugal normalmente vou ver um joguito ou dois dos Sub18, pois em 100% das vezes não houve árbitro. Os treinadores e directores lá convocam alguém de mútuo acordo vindo da bancada para apitar. Já me calhou a fava várias vezes e digo,o problema não são os miúdos, eles é fizeste assim ou assado recua dez e lá vão eles... Mas depois do banco, da boca dos adultos lá vem sempre o "és um m##da e vai para o c@r@lh#" entre outros, como é que esperam que estes miúdos a crescer no rugby vejam os árbitros? E isto acontecia mesmo da equipa que vencia sem espinhas. Ora se o treinador manda alarvices porque não mando eu? Quando chegam a séniores mandar árbitros à m#$da é mato. Mas também acredito que não são todos os clubes assim e não quero vulgarizar.

Mouro

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo do dia 12. Tenho vergonha que um jogador do meu Belenenses tenha sido expulso por insultar o arbitro.

José Silva disse...

Ao anónimo das 00:29 que diz que nao faz mal ao Técnico comprar estrangeiros para se Aguentar e da o exemplo do Benfica e da Académica:
Nao achas um mau exemplo? Olha o Benfica a rastejar... Olha a Académica o ano passado?
Estrangeiros desenrasca mas e quando se acabar o dinheiro (se é que existe?)?
Se o Técnico tem uma boa confiança nos escalões jovens e acha que dentro de 1-2 anos os seniores terão qualidade, então aguentar 1-2 anos com estrangeiros poderá ser bom. Até porque o técnico tem equipa B e pode conseguir manter alguns jogadores interessados e activos. Vamos ver...
Em todo o caso, ganhar campeonatos só com estrangeiros, como o fez há uns anos, nao tem mérito nenhum.

Anónimo disse...

No Rugby ainda existem valores acho eu, era bonito o Sr Presidente do Belenenses, pedir desculpa ou mesmo o jogador.