18 de novembro de 2012

LOULÉ VENCE PELA PRIMEIRA VEZ

A estreia do Loulé a vencer, e o ponto bónus do Santarém, alteraram as coisas no fundo da tabela, enquanto os três da frente consolidam as suas posições e a luta pelo quarto e último lugar para a disputa da fase final para atribuição do título, promete ser dura e arrastar-se durante muito tempo...

MONTEMOR 59-0 AGRÁRIA
Na Frigideira de Montemor poucas dúvidas havia quanto ao vencedor do jogo, apenas não se sabendo até que ponto os charruas iriam resistir aos mouflons, e foi sem grande surpresa que se registou um resultado muito desnivelado, a confirmar que os conimbricenses precisam de dar uma volta na sua equipa, sob risco de se afundarem na classificação, onde já são últimos isolados.
O Montemor tornou a marcar a sua superioridade em relação à concorrência, aguardando-se com grande curiosidade a próxima jornada - a realizar em 15/16 de Dezembro - frente ao Évora, para saber qual das equipas tomará a dianteira.
A tabela classificativa não faz justiça à equipa de Montemor-o-Novo, já que a não realização do jogo com o Loulé lhe retirou, provavelmente, alguns pontos que, no mínimo, a colocariam a par dos seus vizinhos alentejanos.

CALDAS 12-45 ÉVORA
O líder isolado da competição, que beneficia dos factos descritos acima, viajou até às Caldas para vencer mais um encontro na sua caminhada para a fase final.
Já o dissemos antes, e repetimos, que o Évora dá a impressão de ter dado um salto na sua força, com o regresso aos jogos em Évora, depois de uma passagem por Arraiolos que não parece ter-lhe feito muito bem.
O Caldas, apesar de claramente dominado não baixou os braços, marcou dois ensaios e demonstrou claramente que está na Primeirona para ficar, e eventualmente para discutir um lugar nos quatro da frente, explicando no campo a justeza da sua manutenção no segundo escalão da hierarquia do rugby nacional.

SETÚBAL 13-25 LOUSÃ
O jogo nas margens do Sado tinha como prémio a terceiro lugar na tabela classificativa, com alguma vantagem sobre o quarto, e isto tudo entre as duas equipas em confronto.
Ganhou a Lousã, que desta vez se esmerou, viajou para somar pontos na tabela, e trouxe de Setúbal o bónus de um ponto que tanta falta pode vir a fazer.
Foi um  jogo de qualidade duvidosa, que valeu sobretudo pela resistência dos sadinos e pela persistência dos serranos, numa tarde ventosa e com muita chuva que fizeram do terreno um pesadelo, e que resultou no isolamento da Lousã na terceira posição, e manteve o Setúbal ao alcance do Caldas na luta pela última vaga da fase final para os que lutam pelo título.

LOULÉ 5-0 SANTARÉM
Na luta para fugir ao último lugar, o Loulé conseguiu não só o objetivo, mas também a primeira vitória após a sua promoção à Primeirona, numa partida em que o adversário não facilitou e lutou até final pela mudança no marcador.
Os escalabitanos conseguiram um importante ponto de bónus, que lhes permitiu deixar a Agrária sózinha na cauda da tabela, e igualar os algarvios em número de pontos.
Claro que o Santarém gostaria de trazer de Loulé uma vitória, mas a verdade é que as dificuldades para quem visita o Algarve vão ser cada vez maiores, e virá o tempo em que até o bónus defensivo será coisa rara de lá conseguir.
O ponto de bónus conseguido pode parecer pouco, mas quando se forem lavar as cestas veremos da sua importância.
O Loulé confirmou a sua vontade de crescer e depois de quase ter conseguido pontuar, em casa, frente ao Setúbal, arrancou agora esta vitória que vem amenizar um pouco o tempo de chuva que tem assolado a região.

Com uma jornada para o meio da prova, a tendência é para a confirmação de Évora, Montemor e Lousã na cabeça da tabela, Setúbal e Caldas na luta pelo último lugar na fase final dos apurados, e Santarém, Loulé e Agrária na luta da sobrevivência.
Mas a verdade é que ainda há muito terreno para palmilhar e esperasse que as equipas no seu conjunto, se apresentem cada vez mais competitivas.

Fotos: António Simões dos Santos

16 comentários:

Anónimo disse...

boa competividade na 1ª divisao, vamos la ver quem ganha entre Montemor-Evora ! ps: boa ideia por os resultados em encarnado.

Anónimo disse...

Não esperava esta derrota do Santarém, começa a ser necessário um estímulo vitorioso para que a equipa consiga inverter o ciclo cinzento que atravessa (penso que tem potencial para fazer mais e melhor do que tem feito). Felizmente ainda há tempo para isso. Salva-se o ponto de bónus, num campeonato onde parece que todos os pontos serão de máxima importância, com a 1ª Divisão a ser protagonista, uma vez mais, de um campeonato recheado de competitividade.

Espero que, com a Taça de Portugal na próxima semana, o Santarém acorde e faça valer a sua conquista do ano passado, nada melhor para afastar esta fase negra do que seguir em frente na taça, com um olho na jornada seguinte onde defrontará o mesmo adversário.

Parabéns ao Loulé e aos restantes vencedores da jornada.

Saudações desportivas,
Ana Cristina

Anónimo disse...

Boa jornada, onde os líderes da tabela se afirmaram e mostram estar num bom caminho para a final four. Tenho apenas que lamentar a baixa qualidade dos árbitros que têm sido nomeados para os encontros da Lousã. Não só têm prejudicado a Lousã, que até tem ganho jogos, mas também os seus adversários e têm diminuído muito a qualidade dos jogos. Se bem que a culpa não será somente dos árbitros, pois "muita palha come o burro, mas mais burro é quem lha dá", e penso que a federação aqui poderia ter um papel diferente e deixar de concentrar o que é bom em Lisboa. Sim, o nível em Lisboa é bom, e todos estamos orgulhosos disso, mas há varias pessoas por esse país fora a esforçar-se para manter jogadores, manter campos, para conseguir evoluir no rugby e que merecem uma resposta diferente por parte da Federação. Espero é não ser eu a estar errado, pois se o verdadeiro objectivo da Federação é concentrar todo o rugby em Lisboa, está, sem dúvida, num bom caminho.
Jogo rugby há 15 anos e cada vez tenho menos vontade de o fazer, pois venho que o reconhecimento e respeito dado aos "outsiders" de Lisboa é praticamente zero.
Dou os meus parabéns às equipas da Primeirona e divisões abaixo, ao CDUP, ao CRAV e à Académica e às pessoas a estes clubes ligadas que lutam para sobreviver e penetrar na tão defendida muralha lisboeta.

Cumprimentos

Anónimo disse...

o artigo da segundona vai demorar muito tempo na fornalha? abraços a todos os apoiantes de rugby

Anónimo disse...

Não existe muralha nenhuma existe é sim uma inevitavel facilidade geografica em lisboa, pensa que arbitros de lisboa querem ir ao porto ou trás os montes ou minho ou minho ou coimbra todos os fins de semana apitar jogos ?! é descabido ! formem arbitros melhores por todo o lado do país.

isto só a falar da arbitragem. e mesmo assim cá na capital ve-se algumas arbitragens de meter medo.

Anónimo disse...

Força RCM!! Um clube que têm evoluído através de uma direção competente...mantenham-se humildes e chegaremos ao título! Ninguém nos bate na frigideira...nem fora dela!

Miguel Ribeiro disse...

Caro anónimo, para se formarem árbitros noutras partes do país que não Lisboa, convém que a própria FPR os acompanhe e os forme...
O problema é que essa formação e acompanhamento até vai existindo no papel, com as escolas de jovens árbitros, mas na prática o mesmo não se passa, porque senão existirem pessoas formadas e com reconhecida qualidade a observarem quem apita, como querem que um potencial arbitro detecte nas suas fraquezas e qualidades para melhorar?
Por isso é que os de Lisboa evoluem! Porque têm esse acompanhamento que é vital para a evolução.
Além disso os próprios clubes, como parte interessada em ter melhores árbitros devem colaborar na formação destes, coisa que não acontece.
A mentalidade futeboleira impede os clubes de pensarem que sem bons arbitros não temos bons jogos e bons jogadores...

Miguel Ribeiro

Anónimo disse...

O Montemor vai conseguir o titulo, se comparar-mos os resultados somos claramente melhores.
Ao contrário do évora temos uma formação decente que tem vindo a evoluir constantemente, e temos todos os escalões a disputar o campeonato A, enquanto que o Évora tem todos no B, para além de que temos o melhor presidente, que conhece todos os jogadores um por um desde os sub-8 aos seniores e conhece os pais de quase todos

Anónimo disse...

Os gajos do Montemor são mesmo burrinhos, têm sub 18 ha 4 ou 5 anos e estao na A ha apenas 2. Antes de terem acabado estiveram sempre no campeonato B (porque nao havia C), e agora vêm para aqui gabar-se que estao todos na A e que o Évora tem tudo na B. Quanto a irem ganhar o campeonato por terem marcado mais pontos, isso tem a sua razão e vão percebe-la ja na proxima jornada. Cumprimentos.

Miguel Carlos Almeida (CDUL)

Anónimo disse...

ao Anónimo que disse...
O Montemor vai conseguir o titulo... de 19 de Novembro de 2012 21:41

o seu cego comentario espelha o ridiculo da vossa situação. resumida a "se formos melhor que os de evora somos felizes"
nunca qualquer habitante de montemor foi distinguido no rugby e voces nao metem medo a ninguem, sejam humildes e por gostarem, apenas por gostarem as pessoas do rcm jogam rugby, nao como o senhor pensa para serem melhores que os de uma cidade vizinha.

vivo rugby

Zé Ácidos

Anónimo disse...

Caros senhores venho por este meio informar que o Montemor está a ter uma evolução crescente, enquanto que o CRE está a decrescer, e isso nota-se principalmente nas camadas jovens.
Mas o pior nem são os jogadores, que isso vá ainda se aguenta mas os pais... Na última época assisti a um jogo de sub-10 entre Montemor e Évora e a única coisa que ouvia vinda dos vais eborenses era"Vai bate-lhe bate-lhe", e para descrever o ridiculo dessa situação temos o episódio do ano passado nno jogo de sub-18 entre CRE e CDUL em... Arraiolos, em que os pais dos jogadores (que não sei porquê têm a mania de ver o jogo da linha lateral, sendo essa a razão pela qual, na minha opinião há um fosso no campo dos Canaviais) entraram em campo para agredir os jogadores do CDUL.

Anónimo disse...

O montemor vai ser campeão! Évora vai ver o navio passar, a direção trata mal os atletas (pelo menos tratava) dai também a razão de abandono de alguns atletas. Os dois atletas que abandonaram o CRE e ingressaram no RCM, tiveram uma evolução muito boa, nomeadamente o Joaquim Murteira Correia e o João Maria Santos, pena que o primeiro já não jogue devido a lesão! Teria todo o gosto em ve-los a jogar na divisão de honra.

Anónimo disse...

Estes gajos da aldeia são mesmo mongloides,parem com essas coisas dos sub nao sei que e isto e aquilo,o que é certo é que nos ultimos anos em seniores nunca nos conseguiram ganhar em jogos oficiais o que mostra que inda não tem estaleca para nos,e este ano levam mais um cabaz para a aldeia,mas enfim só voces é que inda acreditam na vitoria!

beijinhos e abraços

Anónimo disse...

Aldeia lololol mais vale aldeia, toda a vida que bairro só um ano , ja foram corridos do Lusitano, de Arraiolos, agora são um clube de Bairro. Para o ano deve voltar a mendigar para jogarem na Aldeia.

Anónimo disse...

...e já pediram campo á aldeia!! ahah

Anónimo disse...

Peseteros fiquem com eles todos, pode ser que num dia de jogo vos deixem agarrados para ir pegar um boi...