18 de novembro de 2012

LOBOS TRAZEM VITÓRIAS NO SACO!

A segunda vitória dos Lobos na América do Sul, perante o Chile por 28-22, fechou com chave de ouro a digressão que começou no Uruguai.

Foi uma vitória suada frente a uma equipa difícil, que concentrou todas as suas expectativas nos avançados, e criou muitos problemas aos portugueses, em especial no primeiro tempo - os chilenos falharam fisicamente e a segunda parte não teve a intensidade dos primeiros 40 minutos.

Neste aspecto os portugueses estiveram muito bem nos dois encontros, lutando sem quebrar durante os 80 minutos, e essa foi uma das peças fundamentais para o sucesso da equipa.

A partida começou bem para a nossa equipa, que praticamente no início conseguiu os seus primeiros pontos, por Pedro Leal, na transformação de uma penalidade.


Esteve muito bem o nosso médio de abertura, compensando alguns falhanços que trazia na bagagem do Uruguai, e numa tarde verdadeiramente inspirada, Pedro Leal não perdoou aos chilenos e à sua conta marcou sete penalidades (21 pontos) e uma transformação de ensaio (2 pontos).
Ontem, a vitória portuguesa passou, sem sombra de dúvidas, pelos seus pés!

Mas logo aos 9 minutos Javier Valderrama, o defesa chileno, empatou o jogo, para aos 13 minutos dar vantagem à sua equipa (6-3) a que Leal respondeu aos 15 minutos, igualando de novo o marcador.
Foi um  período de troca de pontapés, que serviu para as equipas se medirem e assentarem o jogo.

Os chilenos faziam questão de conservar a bola ao nível dos avançados, o jogo não se desenvolvia ao largo, por clara opção tática de Los Condores, e aos 28 minutos, finalmente, a equipa da casa conseguiu transformar em pontos a pressão que exerceu com os seus homens da frente, e o segunda linha Pablo Huete marcou o ensaio chileno, que Valderrama transformou, passando o marcador para 13-6.

A primeira parte terminou marcada por um cartão amarelo a Jacques Le Roux - que Valderrama (de novo!) converteu, e ao qual Pedro Leal respondeu muito bem, encerrando as operações com o resultado favorável aos chilenos por 16-9.

Ainda a propósito de Pablo Huete, registe-se que ele e e seu companheiro de segunda linha Sergio Valdés, jogam no PAU de França, sendo dos mais qualificados Condores da atualidade - quem os deve conhecer bem, é Francisco Appleton.

A segunda parte começou melhor para os Lobos, ainda com 14 homens em campo, já que a espada (amarela) do árbitro uruguaio Joaquin Montes, caiu desta vez na cabeça de Benjamim Pizarro, que foi ainda castigado com mais um belo pontapé de Pedro Leal que reduziu o marcador para 16-12.

Mas Valderrama não demorou a repor a diferença - os últimos pontos que marcou, pois foi substituído aos 65 minutos, lesionado.

Entretanto Errol Brain tinha já feito duas substituições, fazendo entrar Jorge Segurado e Laurent Balangué para os lugares de Anthony Alves e Eric dos Santos, refrescando a grupo da frente, e chamando António Aguilar para o lugar de Nuno Penha e Costa.

E foi a meio do segundo tempo que Portugal deu a volta à situação e, finalmente, anulou a vantagem chilena com um ensaio de Gonçalo Foro, a solicitação ao pé de Pedro Leal - já o tinha feito no Uruguai, dessa feita para Aguilar - e com a respetiva transformação que o milimétrico pé de Leal, não perdoou - no marcador ficavam 19-19, e menos de 20 minutos para jogar.

E nesse período, mais uma vez - perdão, três vezes! - Pedro Leal somou pontos para as nossas cores e, aos 77 minutos pôs Portugal fora do alcance de tiro dos chilenos, com nove pontos de vantagem no marcador: 19-28

Com três minutos para jogar, e nove pontos na carteira, a vitória estava praticamente assegurada, e nem o cartão vermelho que Francisco Fernandes recebeu - e os três pontos que os chilenos dele retiraram - nem a entrada de Alexandre Barros para o lugar de Carl Murray, teriam influencia de nota no registo do jogo.

Com o marcador em 22-28, Joaquin Montes - que teve como assistentes o brasileiro Henrique Platais e o argentino Juan Sylvestre - deu o jogo por terminado e a vitória (suada) a Portugal.


Portugal alinhou de início com:
1-Francisco Fernandes, 2-João Correia (c), 3-Anthony Alves; 4-David dos Reis, 5-Gonçalo Uva; 6-Eric dos Santos, 7-Jacques Le Roux, 8-Tiago Girão; 9-Samuel Marques, 10-Pedro Leal; 11-Gonçalo Foro, 12-José Lima, 13-Carl Murray, 14-Wilfried Rodrigues; 15-Nuno Penha e Costa


Foi uma jornada inesquecível esta, com Portugal a recuperar seis (!) lugares no ranking da IRB, e regressando ao 21º lugar de onde saiu há cerca de um ano, quebrando uma longa série de nove derrotas, apenas interrompida por uma vitória contra a Espanha em Coimbra, que nos levou ao pior lugar que alguma vez ocupámos naquela tabela, o 27º

A IRB apenas na segunda feira publicará a tabela oficial, mas nós fizemos as nossas contas e aí fica o que saiu destas duas semanas de jogos internacionais, na parte que nos interessa:


18º (18º) - Roménia    63,58  (64,54)
19º (20º) - Espanha    62,72  (61,63)
20º (19º) - Rússia       61,51  (62,05)
21º (27º) - Portugal    59,63  (56,58)
22º (21º) - Uruguai     59,37  (61,13)
23º (23º) - Bélgica      59,17  (59,17)
24º (22º) - Namíbia     58,40  (59,24)
25º (24º) - Chile          57,02  (58,32)
(Entre parenteses, posição e pontuação das equipas em 5 de Novembro de 2012)

Pouco se fala dele, é por natureza, um homem discreto.

Errol Brain foi durante a primeira parte do seu trabalho em Portugal, quase que empurrado para a sombra por adjuntos que não o respeitaram e se apresentavam nas conferências de imprensa falando como se o treinador principal fosse outro que não o neo-zelandês.

Mas a verdade é que a situação parece ter mudado - não sabemos exatamente em que moldes, mas que mudou, mudou - e Errol Brain parece ter hoje mais autoridade e independência no comando da equipa.
E a verdade é que o afastamento de uns e a chamada de outros parece estar a resultar.

Aguardemos agora o que nos trará o futuro próximo. Para já Brain sai vitorioso deste teste e ganhou - com certeza! - uma maior margem de manobra. Resta saber como a vai utilizar.

Aproveite para dar uma vista de olhos no nosso mini-site dedicado em exclusivo ao registo da atividade da nossa seleção nacional aqui, e veja bem que apenas no inverno de 2009, Portugal conseguiu melhor que duas vitórias seguidas, e que desde então apenas no inverno de 2010 e entre Março e Junho de 2011, os Lobos conseguiram duas vitórias, como agora.

Fotos: www.feruchi.cl, Tomaz Morais e Miguel Rodrigues.

15 comentários:

Anónimo disse...

poucas vezes houve um treinador do XV com tao pouco sucesso quanto Errol Brain. Herdou uma equipa no ranking 20 e que batia de igual com Canada, Tonga ou EUA e colocou-a no ranking 27 e a ganhar sofridamente ao Chile.
Mao de Mestre acha que Brain ganhou? Nao se entende bem o que... Ja devia ter sido despedido ha muito..!

Anónimo disse...

Muitos parabens a esta selecção apesar das mudanças feitas com jogadores semi Portugueses.
Alguém sabe dizer as datas correctas do Mundial U20 que irá decorrer precisamente no Chile ?

Anónimo disse...

A culpa é do Errol. Estás como aqueles que dizem que a nossa posição na Europa é culpa dos alemães. Para ti os culpados são sempre os outros.

Anónimo disse...

Na única época em que Portugal se bateu de igual para igual com Canadá e EUA, o treinador era o Errol Brain.

Anónimo disse...

O MdM faz o que pode (parabéns por isso) mas é uma pena não haver mais informações isentas sobre estes jogos.
Foi a primeira vez que S. Marques jogou pelos Lobos e foi titular nos dois jogos. Como é que esteve?

Leal a abertura: independentemente dos pontapés aos postes, é o abertura que precisamos para substituir P. Cabral?

Penha e Costa titular a defesa na selecção, W. Rodrigues a ponta em XV, A. Barros na selecção, como é que estiveram?

Anónimo disse...

O Trophy U20 de 2013 no Chile é em Junho

Anónimo disse...

Segundo a crónica do DN:

«Destaque no quinze nacional, para lá do omnipresente e certeiro Pedro Leal, autor de 23 pontos, para as grandes exibições de Samuel Marques e Gonçalo Foro (não foi só o ensaio que marcou...), com a única contrariedade a ser a lesão no joelho do centro Carl Murray.»

http://www.dn.pt/desporto/outrasmodalidades/interior.aspx?content_id=2893449

Anónimo disse...

No jogo contra o Uruguai o melhor da equipa portuguesa foi o Nuno Penha e Costa.

Anónimo disse...

Obrigado pelas informações.

Anónimo disse...

É pá... os melhores jogadores foram do CDUL, só do CDUL! Mas a equipa não vale como um todo? Depois levam estes baldes de água fria despejados lá de cima, pelo CDUP.... Modéstia precisa-se.

O que não se entende é o treinador levar jogadores que depois nem sequer 1 minuto jogaram!É para quê, para não jogarem nas suas equipas? Estes jogos não servem para rodar jogadores, ver o que os novos podem fazer? Enfim

Anónimo disse...

Bem podias ficar calado. São dispensáveis asneiras deste calibre!!!

Anónimo disse...

Mvp uruguai vs portugal Nuno Penha e Costa
Mvp chile vs portugal Pedro Leal

Anónimo disse...

Não, isto não é como os jogos particulares no futebol. Estes jogos são test matches, o que significa que são jogos a sério. Dá para fazer algmas experiências mas sem exagerar.

Anónimo disse...

Epa não conheço quase ninguém nesta foto! Isto é a selecção nacional? De que paÍs?

Anónimo disse...

Sim. É a seleção de Portugal.