23 de novembro de 2012

LOBOS REGRESSAM, MAS JOGOS MELHORAM? *

Regressados da digressão à América do Sul de barriga cheia e peito feito com os êxitos alcançados, alguns dos 13 Lobos convocados por Errol Brain que alinham em equipas nacionais já estão à disposição dos seus clubes, pelo que a 9.ª jornada da DH, que se realiza toda este sábado, já terá, nalgumas partidas, jogadores com moral em alta e argumentos técnicos e físicos para proporcionarem melhores espetáculos que aqueles a que temos assistido. 
Ah, é verdade, mas vão continuar a faltar os 12 atletas chamados por Frederico Sousa para os sevens de Dubai e Port Elizabeth, a realizar nos próximos dois fins-de-semana. 












Querem ver que, afinal, o nível dos encontros vai continuar (quase) na mesma?

Sendo uma ronda com as equipas a defrontarem-se dentro de cada grupo, logo à partida haverá duas formações que folgam, neste caso serão Direito (A) e Cascais (B).

E as partidas que suscitam mais interesse são precisamente aquelas em que vão estar quatro equipas que moram na metade de cima da tabela: CDUL-Belenenses (EUL, 15.30 h) e Agronomia-Académica (Tapada, 15.00 h).

Ainda na ressaca da derrota inesperada em casa perante o CDUP da versão “borralheira” do CDUL, o campeão nacional e líder da DH espera que, com a chegada dos seus internacionais, surja em campo uma bem mais atraente versão “princesa” para enfrentar os azuis do Restelo.
Manuel Sommer já terá à sua disposição atletas como Nuno Penha e Costa (bons jogos na digressão sul-americana), Francisco Pinto de Magalhães, Tiago Girão (o seu melhor chutador!) ainda poderá estrear o “baby black” Daniel Faleafa e terá de regresso Francisco Appleton, que deixou em definitivo o Section Paloise por motivos pessoais e estudantis. 
Reforços importantes para as linhas atrasadas, pois Carl Murray fez uma distensão do ligamento interno do joelho frente ao Chile e estará um mês parado, e Gonçalo Foro e Frederico Oliveira estão nos sevens.

O Belenenses continuará sem três importantes peças nos três-quartos (Miranda, Moreira e Francisco Vieira de Almeida), mas o problema dos azuis é mesmo o menor poder da sua avançada frente aos mais fortes rivais. 
E perdendo claramente esse confronto, dificilmente escaparão a pesado castigo.

Na Tapada da Ajuda, Agronomia terá pela frente a Académica
A equipa de Murray Cox já terá Leal da Costa e Fernando Almeida (nem um minuto fizeram na digressão…) para reforçarem um bem precisado pack, fulcral para melhorar um desempenho que tem sido de meias-tintas neste princípio época. 
Ou, como aconteceu diante do CRAV, que atingiu mesmo tons bem escuros… Quanto aos “pretos” – isentos de preocupações com ausências provocadas pelas seleções (com tudo o que isso tem de bom mas também de mau…) e não vale a pena falar de-quem-devia-estar-e-não-está-e-quais-as-razões-etc.-etc. – vamos ver com que disposição e atitude chegarão à capital. 
E podem estar certos que, se for igual à de há duas semanas atrás nas Olaias, dificilmente sorrirão no fim. 

A ronda arranca na Sobreda (14.00 h) com o Benfica, que ainda não pontuou na prova, a receber o Técnico, 8.º classificado – na tabela, pois no número de comentários no Mão de Mestre ocupa, destacado, a primeira posição… – que procura chegar-se aos lugares de acesso aos play-off. 
Os engenheiros são favoritos, mas se os encarnados querem somar o seu primeiro triunfo, era capaz de não ser má ideia começar por explorar algumas das ainda claras insuficiências da equipa agora treinada por Scott Uren. 
Mas consegui-lo-ão?

O jogo que fecha a jornada disputa-se ao final da tarde de sábado na Zona Desportiva de Leça da Palmeira (17.30 h), onde o CDUP recebe o CRAV num duelo de “homens do Norte”. Os minhotos estiveram razoáveis, dentro das suas limitações, frente a Agronomia no sábado passado, mas a imagem plena de cafeína – ou seja, pujante e robusta – que a equipa de Marcelo d’Orey deixou no Universitário na semana passada não deixa qualquer outra possibilidade que aplicarmos sonoro “um” na bolsa de apostas. 
E desconfio que não ganharíamos muito dinheiro...

* Texto: António Henriques

7 comentários:

Anónimo disse...

E os jogos continuam a ser todos à mesma hora! Porquê?!

Anónimo disse...

fiquei com a impressao q o autor do texto acha q alguem da academica tem lugar nesta selecçao. gostava de saber quem...

Anónimo disse...

Devia ser como no Futebol Americano.O chutador entrava e saía só para chutar aos postes. Nesse caso o Serra e o Sérgio tinham lugar. Um para chutar e o outro para correr e colocar a bola no local do pontapé.

Anónimo disse...

Hoje viu se como o belenenses sem 10 titulares deu um banho de luta e inteligencia ao cdul...

Anónimo disse...

CN I Divisão Feminino: CRAV 0 v Técnico 45

Anónimo disse...

Cdul 9-9 Belenenses

Anónimo disse...

CDUP 33 - CRAV 7

Sem pontos de bónus