16 de novembro de 2012

FAVORITOS COM CAUTELA E CALDOS DE GALINHA...*

Com a seleção na América do Sul, onde amanhã, em Santiago, irá defrontar o Chile – que bateu nos anteriores dois duelos realizados entre os dois países – ambicionando novo triunfo que lhe permita subir mais uns degraus no ranking mundial (a vitória em Montevideu fê-la saltar do 27.º para o 24.º lugar), por cá este fim-de-semana continua a disputar-se a DH, com a realização da 8.ª jornada, derradeira da 1.ª volta em que as equipas dos dois grupos se defrontam entre si.
No confronto direto entre grupo A e B, a última jornada foi claramente favorável às formações teoricamente mais débeis que somaram três vitórias e dois desaires. Mas apesar de alguns esporádicos sucessos aqui e ali, as cinco equipas do grupo B ainda continuam a ocupar a segunda metade da tabela.
Mas é indubitável que aqueles recentes êxitos dos ditos “pequenos”, que souberam tirar todo o proveito de receberem em casa os seus adversários, constituem um novo aliciante para a ronda deste fim-de-semana, apesar da condição agora de visitantes, negando a ideia-feita de que, ao contrário de outras modalidades, no rugby existe pouco espaço para surpresas.
E se o campeão CDUL e Direito confirmam ser, de longe, as mais apetrechadas e coesas formações, precisamente o oposto do que acontece com os dois últimos, CRAV e Benfica, as restantes seis equipas surgem muito equilibradas em termos pontuais, pois entre o 3.º e o 8.º classificados há apenas cinco pontos de diferença.
A jornada da DH arranca amanhã no Sérgio Conceição de Taveiro (15.00) com a Académica a receber o Cascais. Os “pretos” desiludiram na sua deslocação às Olaias – mesmo só perdendo no derradeiro lance, a exibição deixou muito a desejar… –, mas no aconchego do “lar” não estamos a ver como a equipa da Linha, que até esteve muito bem frente ao Belenenses em especial no pack avançado, poderá evitar a derrota.
Mas se a Académica continuar a confiar quase em exclusivo em Francisco Serra – há muito tempo que não víamos um chutador português com tanta facilidade e classe a chutar aos postes – vai ter alguns dissabores inesperados…
Ainda no sábado e à mesma hora (15.30), o CDUL recebe o CDUP no EU Lisboa, enquanto na Tapada Agronomia é visitada pelo CRAV. São dois jogos que apontam em absoluto para triunfos dos quinzes da casa, que dificilmente não alcançarão o pleno dos cinco pontos.
Aliás, os campeões nacionais averbaram sempre ponto de bónus nas disputas com equipas do grupo B, pois marcaram 10 ensaios a Técnico e Benfica, nove ao CRAV e oito ao Cascais. E mesmo sem cinco internacionais em Santiago do Chile, contra os portuenses são bem capazes de não ficar por muito menos, até por que estes também estarão desfalcados.
Já os agrónomos, que até domingo só tinham ganho com bónus atacante, perderam a invencibilidade frente a quinzes do grupo B, em Leça da Palmeira. Desta feita e mesmo ainda sem o seu melhor marcador, Manuel Murteira – em princípio, pois as relações entre os clubes e a equipa técnica dos sevens está complicada, mas no rugby português nunca se sabe… – julgamos que a equipa de Arcos de Valdevez vai pagar caro a desfeita do CDUP há uma semana.     
A jornada conclui-se domingo com dois encontros agendados para as 14.00. No Restelo, o Belenenses recebe a visita do Benfica, numa versão pobrezinha de um clássico que, há alguns anos, faria acorrer bastante assistência – alguns mais adeptos de bolas de outros formatos, mas o historial dos clubes e as cores das camisolas sempre movimentaram muito público.
Mas desta feita, e face à pobreza franciscana a que se tem assistido por parte dos encarnados, o 4.º classificado – sem o trio de três-quartos dos sevens? A equipa técnica nacional diz que não, presidente Amado da Silva telefona para Lisboa a dizer que sim, clubes exasperam e jogadores, os menos culpados, arrepiam os cabelos… – não vai dar muitas possibilidades aos jovens benfiquistas de sonharem com algo mais que seja continuar na sua curva de aprendizagem. Lenta, mas espera-se que consistente, sob pena de surgir um terramoto de grau 10 lá para as bandas da Luz.
Em Monsanto, Direito recebe o Técnico Os “advogados”, sem quatro internacionais mais o lesionado capitão Vasco Uva, estão a dar oportunidade a algumas das suas jovens promessas fruto do belo trabalho que por ali se vai fazendo – e elas vêm correspondendo na plenitude – numa mescla bem conseguida com jogadores bem mais maduros, acima dos quais vai pairando o abertura Gonçalo Malheiro, gerindo os jogos com mestria e que tal como as pilhas de uma conhecida marca, dura, dura e dura…
Pela frente terão engenheiros saídos de uma moralizadora vitória frente à Académica, mas parece-nos ainda sem argumentos ao longo de 80 minutos completos para bater o pé a uma equipa que leva vários anos de vantagem na sua construção. Mas se querem um conselho, e para quem não esteve nas Olaias no domingo, vale a pena a deslocação a Monsanto, pela hora de almoço, só para poderem conhecer o novo n.º 8 do Técnico, o neozelandês Taione Vea, vindo diretamente da ITM Cup neozelandesa. Na sua estreia e sem conhecer ainda bem a cara dos companheiros, fez “só” dois ensaios e construiu o terceiro em imparáveis saídas de 3.ª linha. Esta semana e com mais treinos, parece que já consegue distinguir quem joga do seu lado. Pelo que a coisa promete.  

* Texto: António Henriques
Fotos: Aguinaldo Vera-Cruz

22 comentários:

Anónimo disse...

O Direito vai esmagar esses rapazes das olaias.

Anónimo disse...

vamos ver

Anónimo disse...

O Direito vai perder pela primeira vez, em mais de 12 anos, com o Técnico! Não tem hipóteses. Sem o J.Correia, Segurado,Vasco Uva, Luis Sousa, Adérito, Pipoca e Aguilar a equipa é muito fraca.

Anónimo disse...

Nem.pensar. Os medíocres jogadores do técnico perante a possibilidade de ganhar vão assustar-se e perder categoricamente . Pena os jogos da DH não estarem na betclick. Era dinheiro garantido.

Manuel Cabral disse...

Não estão na betclick, mas estão no Totoforum! É só inscreveres-te!

Anónimo disse...

Mas não dá dinheiro. E derrotas do técnico é tão seguro como barras de ouro.

Anónimo disse...

Duas actuações confrangedoras...CDUL e Murinello.
Assim sendo parabéns ao CDUP que tudo fez para ganhar. O Murinello ajudou um bocadinho ... mas bem vistas as coisas mereceram ganhar.

Anónimo disse...

Pois pois voces sao muito bons! Perderam por culpa propria. Um plantel tao grande, vao alguns para a seleccao e perdem contra um cdup que nem sequer jogou c a sua equipa mais forte. Sao mm bons estes gajos do cdul!

Anónimo disse...

Força Técnico!

Anónimo disse...

nao percebi mt bem aquela do "não haver chutador ha muito tempo" ..qd no ano passado Gonçalo Marques foi o melhor marcador do campeonato fazendo parte duma equipa da segunda metade da tabela..

Anónimo disse...

Um pormenor não relacionado com quem mais mais golos com uma bola oval: Portugal ganhou no Chile.

Anónimo disse...

O Rennie deve ter esgotado la para os lados do universitario, pena e culparem o murinello, um dos melhores arbitros de Portugal, a que saber perder pois o CDUP mostrou o que e raça e vontade.

Anónimo disse...

Só que não esteve no Universitário não viu!

Foi de facto um jogo entediante, confrangedor mesmo por parte do CDUL. Apenas conseguiu um ensaio, mas em maul dinâmico! No mais, simplesmente não existiu! andaram por lá umas camisolas azuis a pairar...

Foi sempre o CDUPorto a procurar a iniciativa, a arriscar mais! E a sorte acabou por lhe sorrir, praticamente no final.

Não costumo falar dos árbitros, mas não vejo onde esteve o problema...o jogo foi tranquilo, sem casos e o amarelo mostrado ao nº 8 do CDUL é perfeitamente normal, placagens altas, ao pescoço são hjogo perigoso, está nas Leis do Jogo! E esse rapaz tem tanto de bom jogador como de maldoso. É estarem atentos e vejam como procura sempre magoar alguém intencionalmente.

Anónimo disse...

ja a semana passada o nº 8 do CDUL levou amarelo pelo mesmo mas devia era ter levado vermelho pois andou a distribuir agressoes gratuitas à equipa do Benfica e que passou impune !

Anónimo disse...

Esta a vir ai uma nortada! pessoal so sul tenham cuidado

Pedro Gonçalves disse...

De facto o CDUL perdeu por culpa própria. Jogámos muito abaixo das NOSSAS possibilidades.

Temos sim um plantel mais profundo que a maioria das equipas, mas não como no ano passado.

Quem vem para aqui mandar postas de pescada sobre jogos a que não assistem e falar de plantéis que não conhecem mais valia ficarem em casa. Também percebo que o CDUL seja o alvo a abater e que as nossas vitórias deixem muita gente com azia, é o fruto do sucesso.

Mas o CDUL não jogou apenas com menos os 6 internacionais que estiveram com a seleção de XV! A esses 5 há que somar:

- Frederico Oliveira e João Lino na seleção de VIIs
- Pedro Cabral - Lesão grave no joelho
- João Júnior, Veltioven Tavares e Nuno Ferreira a trabalharem no estrangeiro
- Frederico Vasconcelos a trabalhar em portugal mas que não consegue treinar.
- Sebastião Vilax e Vasco Melim lesionados

Destes jogadores que referi dáva para fazer um XV, isto para não falar de Frederico Melim que saiu para o Belenenses ou de Mike Dias e de Justin Pakes que sairam de Portugal ou mesmo do David dos Reis. Tudo jogadores que estiveram convocados na final do último CN.

Gostava de saber qual a equipa que face a isto ainda assim perderia por 2 pontos com um a boa equipa do CDUP, num dia, indiscutivelmente mau do CDUL?

CDUL que mesmo com esta equipa pode e vai fazer melhor

Mas há uma coisa que não deixa de ser verdade, o Pedro Murinello inclinou bastante o campo. Os últimos 10min do jogo são ridículos e não me refiro ao amarelo ao jogador do CDUL.

Mas volto a sublinhar perdemos por culpa própria, porque estivemos bastante abaixo do que podemos e sabemos.

Mas parece-me que todas as equipas do CN gostariam de estar na nossa posição.

Parabéns ao CDUP, que tem uma equipa jovem mas com futuro, basta ter paciência e continuar a trabalhar bem e no futuro poderá fazer coisas engraçadas.

Anónimo disse...

Técnico do costume, bifes, bifes e mais bifes e conseguem sair de monsanto com duas derrotas

Anónimo disse...

esse numero 8 jogou com o direito hoje?andou pa la um pilaruxo que em 80 min fez uma saida de 8 q deu em ensaio....de resto viu se para la um samoano a ser claramente dominado pela equipa de monsanto. o tecnico nao tem rugby e hj ficou demonstrado.talvez se dessem oportunidades aos putos deo clube talvez daqui a uns anos fossem premiados...mas msm assim os sub21 com 5 estrangeiros n foram para alem de uma derrota! enfim.mabecos postos no lugar deles mais uma vez....

Anónimo disse...

tirando o campeao nacional CDUL, penso que a equipa que se apresentou hj contra o tecnico do GDD,chegava para qq equipa deste campeonato. e o que é facto é que tem chegado! humildade.
luis salema

Anónimo disse...

Mas porque se preocupam tanto com os jogadores das outras equipas? É proíbido ter estrangeiros? Pela leitura do Regulamento Geral de Competições não me parece que seja proíbido! E além disso, quem faz a gestão dos jogadores são os clubes, não os comentadores de blogues!
o Técnico não tem rugby, mas já ganhou 3 jogos! Então que me dizes do Benfica, CDUP, Cascais, CRAV e até do Belenenses e Académica! Têm o quê? Bagdminton? Voleibol? Sinceramente...

Anónimo disse...

epa ó pedro goncalves, isso é desculpa?? e os longos anos em que o direito dava mais que 10 jogadores para a seleçao e nca deixou de ganhar os seus jogos sem se desculpar com lesoes e malta q ta a trabalhar fora? eu n sei se a culpa é do arbitro ou nao, mas fica te mal vires aqui desculpar te com conversa de merda. vitorias do cdul dao azia a mta gente. isso é pa rir. todos os anos vao e voltam jogadores. queixas te do mike dias ter arrancado? fizeram te foi favor.e o melim idem...abracos e preocupa te a montar os 3000 metros que e aparentemente é aunica coisa q percebes disto.

Pedro G disse...

Obrigado ANÓNIMO ou seria melhor escrever cobarde das 23.05h.

Lamento que não saibas ler, mas enfim.