25 de novembro de 2012

ALGUÉM AVISOU O CDUL QUE ESTAVA A CHOVER? *

Sinal amarelo de aviso de mau tempo para os lados do Universitário pois, pela segunda semana consecutiva, o líder CDUL não venceu e em caso de vitória de Direito no próximo fim-de-semana em Taveiro – numa jornada na qual os campeões nacionais folgam – serão os advogados os “campeões” da 1.ª volta.

E tudo isto porque sábado e num jogo “à antiga portuguesa”, sem ensaios mas com muita chuva e toneladas de lama no EU Lisboa, o jovem quinze do Belenenses travou a equipa de Manuel Sommer, ao conseguir um empate a 9-9.

Parafraseando (e adaptando) Shakespeare – com a devida vénia – o encontro entre estes dois históricos do rugby nacional foi um caso de “tanto domínio para coisa nenhuma”. 
E a explicação é simples. Uma chuva persistente e por vezes torrencial inundou Lisboa no sábado à tarde, mas parece que se esqueceram de avisar os jogadores do CDUL, que passaram grande parte do encontro a jogar como se estivesse uma tarde de sol, com um terreno seco e a bola fácil de circular. 
Mas não estava e ninguém do lado dos universitários parece ter reparado nisso…
Sabe-se que, nestas circunstâncias, é mais fácil destruir que construir, mas nem o mais fanático adepto do CDUL deixará de confessar que se pedia muito mais a um quinze deste valor… e preço.
A equipa da casa nunca se soube adaptar àquelas péssimas condições e insistiu “ad nauseam” em abrir bolas e tentar ambiciosos passes em salto que terminavam com a bola invariavelmente a ser perdida, perante um quinze jovem e inexperiente, mas que se bateu de forma heroica, com um pack avançado de “antes quebrar que torcer” e que conseguiu algo que seria inimaginável à partida: bater-se, olhos nos olhos, contra uma avançada com internacionais portugueses e à qual ainda se somavam o tonguiano Seti Filo e o neozelandês ex-campeão mundial sub-20, Daniel Faleafa.
Com linhas atrasadas sem os seus três internacionais de sevens (pelo CDUL jogou Gonçalo Foro…) nem os valiosos gémeos Mateus, os azuis não se mostraram “verdinhos”. 
E na avançada, jovens como os pilares Luís Silva, Rogério e o talonador Salgueiro (que “baile” deram aos opositores...), os segundas-linhas Cabral e Júnior e a 3.ª linha composta por Frederico Melim (jogando contra a sua antiga equipa), Rafael Simões e Barreto (grande jogo!) tiveram uma atuação espantosa de entrega perante um pack de peso bem superior, anulando por completo a esperada supremacia adversária
E desconfio até que Faleava deve-se ter perguntado, perante tamanha exibição de Júnior, em que raio de equipa neozelandesa da ITM Cup alinhava o miúdo 2.ª linha que lhe apareceu pela frente…
Com o médio de formação Pinto de Magalhães a tentar lutar contra a desafinação geral dos companheiros, a 1.ª parte foi dominada amplamente pelo CDUL, que passou grande parte dos 40 minutos acampado no meio-campo e área de 22 rival. 
Mas toda essa hegemonia resultou praticamente em nada, pois só marcaria através de duas penalidades do abertura Nuno Penha e Costa, contrariadas por dois excelentes “drops” de Manuel Costa, que – ele sim – percebeu exemplarmente onde estava e jogou de acordo com as (más) condições, pautando e gerindo o jogo com assinalável e nunca contrariada mestria.
Ao intervalo, 6-6 e no 2.º tempo, penoso, o CDUL continuou a dominar mas os seus avançados, mesmo quando chegavam, em força, perto da área de ensaio azul, acabavam por arruinar todo o seu esforço com faltas infantis (obstruções em mauls dinâmicos imparáveis!) ou desconcentrações, que os do Restelo aproveitavam para respirar e meter um pouco mais de energia naqueles corpos já muito sacrificados.
Nos últimos 40 minutos as equipas apenas conseguiriam mais três pontos cada, para um resultado final que já não se usa: 9-9. Os chutadores ainda dispuseram de outras três tentativas aos postes, mas que seriam desperdiçadas por Penha e Costa (duas) e Manuel Costa (uma, mas um verdadeiro “penalty” que até poderia ter dado o impensável triunfo.

Na Tapada, Agronomia venceu a Académica, por 30-12, sem direito a ponto de bónus. 

Num terreno enlameado e difícil, a equipa de Coimbra ainda equilibrou as coisas na 1.ª parte atingindo o intervalo a vencer (9-6), com pontapés dos preciosos Francisco Serra e Duarte Cardoso Pinto, os dois melhores marcadores da DH que mesmo à chuva… acertam sem piedade.
Mas no 2.º tempo – e com as condições do terreno a ficarem gradualmente mais complicadas – os “pretos” foram varridos por uma exibição categórica da avançada agrónoma, que com três ensaios (Francisco Domingues em maul-touche e bis do n.º 8 António Duarte) e mais 15 pontos de DCP, cimentou o 3.º lugar e a aproximação aos lideres por parte do quinze de Murray Cox.

O Técnico foi à Sobreda bater o Benfica (28-3), com os encarnados a somarem a sua oitava derrota noutros tantos jogos, apesar desta ter sido a de menor expressão, pelo que a equipa de José Mendes Silva conseguiu o seu melhor resultado até aqui. 
Os engenheiros marcaram o ensaio inaugural logo aos 6' pelo neozelandês Kane Hancy mas viram o Benfica logo a seguir reduzir (7-3), resultado que se manteria por uma looonga hora.
E o quinze das Olaias só alcançaria o pleno dos cinco pontos (única equipa que o conseguiu nesta ronda!) graças a três ensaios convertidos e marcados nos últimos 12 minutos de jogo, primeiro por Filipe Luís (68') e depois de rajada nos derradeiros dois minutos, num ensaio de penalidade e numa arrancada do n.º 8 Taione Vea, que desde que chegou a Portugal nunca ficou sem “molhar a sopa” nos jogos que realizou.

A concluir a 9.ª jornada na qual, recordo, folgaram Direito e Cascais – na próxima, que fecha a 1.ª volta da DH, descansam CDUL e CDUP –, a equipa de Marcelo d’Orey recebeu e bateu o CRAV, por 33-7, sem direito a bónus, mas com novo desempenho afinado do chutador Rodrigo Figueiredo, autor de 18 pontos: quatro penalidades e as conversões dos três ensaios da sua equipa.
Com tempo seco e numa 1.ª parte muito boa, os portuenses dominaram o adversário e venciam ao intervalo por 20-0. 
No 2.º tempo e talvez devido ao adiantado da hora, o CDUP adormeceu, aproveitando os minhotos para crescerem e aparecerem. 
Esta reação do CRAV, surgida muito por força do pack avançado, redundou apenas num ensaio de penalidade. 
Mas bastou para evitar o ponto de bónus que daria o 4.º lugar isolado ao CDUP.

Resultados e classificação aqui

* Texto: António Henriques
Fotos: Gui Vera-Cruz, António Simões dos Santos, Fernando Nanã Soares


24 comentários:

Anónimo disse...

os ensaios de Agronomia foram de Francisco Domingues, Marthinus Hoffman e António Duarte

Anónimo disse...

Autocarro de estrangeiros (entre Italianos, franceses, espanhois) do Tecnico só dá isto ? POuco .. muito pouco se viu ontem do Técnico .. claro claro a desculpa vai ser do terreno .. enfim .. sem estrangeiros era demasiado fraca esta equipa, que no banco quase nem Portugueses tinham e que obrigou o unico 1ª linha Portugues a regressar ao jogo depois de ter sido substituido ao intervalo. Fraco Técnico com a armada que tem ao dispor.

Anónimo disse...

final o Belenenses sem os internacionais chegaram para o cdul com todos os internacionais COMO EXPLICAR? O CDUL tem assim uma equipa tão boa ? Talvez o seu presidente vá contratar agora um abertura neozelandês. Não se compreende.

Anónimo disse...

A Agronomia chegou ao intervalo a ganhar 10-9 e não a perder e os ensaios foram marcados por Francisco Domingues, Martinus Hoffman e António Duarte

Anónimo disse...

Grande Junior!!

Anónimo disse...

Italianos, Espanhois e Franceses? Antes de falar informa-te!! são alunos de Erasmus ou estrangeiros a trabalhar por cá que procuraram um clube para jogar. Fico contente por estar num clube inclusivo que permite a estas pessoas jogarem rugby mesmo fora do seu país. E mais, todos estes italianos, espanhois ou franceses apenas 1 já jogou na primeira equipa. Os outros apenas na equipa B.

Anónimo disse...

E são terríveis...

Anónimo disse...

Ridículos os comentários. Tenham respeito.

Anónimo disse...

Manuel Cabral !

Garanto-te que no Benfica - Técnico o resultado ao intervalo era 7-0 para o Técnico, como eu informei a Mão de Mestre ao intervalo, e não 7-3 como está na crónica e como o Aguilar escreveu na "A Bola" ! Alguém andou a ler pela cartilha errada :D
Abraço

Aguinaldo

Anónimo disse...

Sr. Manuel Cabral a razão de tão ironicamente referir que o técnico vai na frente na tabela dos comentários, deverá estar relacionada com o facto de todo o tipo de insultos e faltas de respeito para com o clube serem permitidas e publicadas.
Tenha juízo e seja menos arrogante que o seu trabalho não é assim tão bom quem aqui vem, vem apenas porque não existe outra alternativa

Anónimo disse...

E não há notícias e um quadro classificativo para a I Divisão do Rugby Feminino aqui no Mão de Mestre, tal como acontece com os outros campeonatos?

Resultados da segunda jornada, tanto quanto se conseguiu apurar:

CRAV 0 v Técnico 45
Bairrada 0 V Benfica 81
Agrária 96 v Agronomia 0

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 13:55
Há sim, tens que procurar melhor eheheh

http://www.clubes.maodemestre.com/p/feminino.html

Anónimo disse...

Uma dúvida em relação aos regulamentos: uma equipa que empate ou mesmo que perca pode obter um ponto de bónus ofensivo? Ou seja, se empatar 20-20 com quatro ensaios marcados contra apenas um + 5 penalidades, a primeira equipa ganha um ponto de bónus? Mesmo em caso de derrota por 20-26 ( 4 ensaios vs 1 ensaio + 7 penalidades) esta equipa ganha dois pontos? Cumprimentos e parabéns pelo trabalho

Manuel Cabral disse...

Sr. anónimo das 11:19
Não sei onde viste essa minha afirmação, mas deves ter sonhado.
E quanto aos teus comentários sobre a minha pessoa, estás absolutamente à vontade para não visitares estas páginas.

Anónimo disse...

nao viram de certeza o banho de meele q o belem levou sempre a ser empurrado e nos mauls tb . sao miseraveis os avançados

Anónimo disse...

não foi o Manuel Cabral foi o António Henriques, não deixa de ser falta de respeito. É só mal-educados arrogantes a escrever no mão de mestre, ainda se queixam do tipo de comentários que aqui vem por

Manuel Cabral disse...

Anónimo das 16:31
Agora que já definimos que não leste o artigo com atenção - tu próprio o reconheces quando admites que o autor o texto não fui eu - vamos então tentar perceber o que lá está escrito. Infelizmente ainda há muita gente que lê mas não compreende o que lê e em algumas circunstâncias somos levados a tentar explicar...mesmo que isso seja difícil para certas pessoas.
Dizes no teu comentário anterior que se afirma "ironicamente que o Técnico vai na frente na tabela dos comentários".
E partes daí para fazeres uma série de apreciações sobre a minha pessoa - agora fico na dúvida se serão sobre mim ou sobre o António Henriques.
O problema é grave, já que NADA DO QUE SE DIZ no texto corresponde ao que tu afirmas que lá está...
Ou seja, tu INVENTASTE, CRIASTE NA TUA CABEÇA afirmações que não foram produzidas.
O que deixa as pessoas a pensar se não estarás a precisar de tratamento psiquiátrico, ou, em alternativa, que escreveste sob a influência de álcool ou qualquer produto alucinogénio...
Olha, desculpa a ironia e arrogância da minha resposta, mas estavas mesmo a pedir...

Anónimo disse...

António Henriques por amore de Deus nao seja rídiculo! O CDUL dominou por completo os avançados do belem. Ganhamos TODAS as touches nossas e deles. E nao perdemos uma unica melle nossa e pressionamos bastante as deles. Fizemos 2 moules de quase 30 metros e o senhor diz que o CDUL levou baile na 1º linha??? pff....

Anónimo disse...

Eu não vi o jogo, mas considero um jogo histórico o facto duma equipa ter ganho "todas as touches nossas e deles". Primoroso. Nem uma touchezinha do adversário perderam.... É obra. Parabens ao CDUL e aos seus atletas. Oh Manel, tens de ter uma paciência infinita com estes tipos. E já agora publica este post, que eu prometo que não vou andar mais de igual teor.

Anónimo disse...

Anónimo das 14: 23,
Tenho o jogo e terei todo o prazer de lho facultar para que possa tirar as suas conclusões. E mais uma vez reitero as touches foram TODAS ganhas pelo CDUL. As melles nao, de todo que nao. mas as touches posso assegurar-lhe que foram

Anónimo disse...

Nao se percebe e como uma equipa com esse domínio todo no pack e com as condições que tavam nao consegue ganhar o jogo

Anónimo disse...

"nossas e deles". Veja melhor o vídeo, ou então há filmagens duplas, como nos filmes dos gémeos....

Anónimo disse...

Reitero que ja vi e também reitero a conclusão. as que nao ganhamos foram bolas tortas que deram lugar a formação ordenada.
O jogo nao foi ganho porque o Belenenses foi bastante mais inteligente na forma como abordou o jogo e jogou simples como muitos pontapes. O cdul tentou em demasia jogar á mão algo que nao era adequado para as condições do campo

Anónimo disse...

a justiça tarda.. mas não falha..