28 de novembro de 2012

222 PONTOS DESCONTADOS A 19 CLUBES

19 clubes descontam um total de 222 (sim, duzentos e vinte e dois pontos!) nas tabelas classificativas das três divisões do rugby nacional, provocando profundas alterações que ainda hoje apresentaremos em pormenor.
Para já fique com a lista dos clubes e respetivos descontos a efetuar nas classificações:
DIVISÃO DE HONRA
Direito = 2 pontos a descontar

PRIMEIRONA
LOULÉ = 2 pontos
AGRÁRIA = 2 pontos
ÉVORA = 2 pontos
SANTARÉM = 2 pontos
CALDAS = 8 pontos
LOUSÃ = 10 pontos
SETÚBAL = 10 pontos

SEGUNDONA
LOUSÃ B =  2 pontos
BRAGA = 4 pontos
BEIRA-MAR = 6 pontos
TÉCNICO B = 6 pontos
ÉVORA B = 8 pontos
GUIMARÃES = 8 pontos
FAMALICÃO = 10 pontos
AVEIRO = 18 pontos
SÃO MIGUEL = 20 pontos
LOUSADA =  46 pontos
KELLERMAN = 56 pontos

50 comentários:

Anónimo disse...

boa escolha de imagem!

Anónimo disse...

Porque é que estão a retirar pontos às equipas?

Anónimo disse...

quais são os motivos??

Anónimo disse...

pq?queq se passou?

Anónimo disse...

Qual a razão disto?

Anónimo disse...

why??

Anónimo disse...

Alguém sabe o motivo dos pontos serem descontados?!

Anónimo disse...

irregularidades na inscrição de jogadores

Anónimo disse...

Tanga!

Anónimo disse...

atletas nao inscritos pelos seus clubes nos prazos legais estabelecidos ... a lei é para ser aplicada a todos e nao só a alguns .. nao é agradavel de ver mas tinha de se fazer algo. Em outras modalidades isto tinha tambem custos financeiros mas como os clubes de rugby já têm a vida financeira muito dificil as coisas ficam apenas por penalização de pontos.

Pedro disse...

O importante é saber quando é que são descontados.

Anónimo disse...

É ridículo, esta palhaçada!
Que coincidência serem logo 2 pontos: caso o G.D.Direito vença com ponto bónus para o campeonato, fica atrás do Cdul. Já parece o futebol..

Anónimo disse...

Já se preocupou em ir perceber se o jogador estava mesmo não inscrito na data ao invés de vir dizer essa coisa bonita ?

Manuel Cabral disse...

Aconselho a que vejam os documentos oficiais que já estão publicados no Mão de Mestre antes de comentarem.

Anónimo disse...

Finalmente temos verdade desportiva!

Anónimo disse...

Acho isto muito complicado.... Isto sao sanções por atleta não inscrito,ou por jornada com atleta não inscrito?

Anónimo disse...

No caso do Setúbal perde-se 8 pontos por causa de um jogador (Batista). Porque não o impediram de jogar o segundo jogo? Acharam que nada acontecia?

Anónimo disse...

o Ano passado o belas perdeu 44 nas ultimas jornadas quando referente ao 1 jogo

Anónimo disse...

Se é para um é para todos, o Belas este ano não tem casos, aprendeu a lição, já outros clubes o ano passado foram penalizados e este ano estão a ser penalizados outra vez... a isto chama-se aldrabicite...

Anónimo disse...

Se queremos aumentar a qualidade do nosso rugby em Portugal, começa pela organização dos próprios clubes mesmo sabendo que quase todos não têm pessoas dedicadas a 100% ao clube no seu dia a dia e que muitos clubes vivem da ajuda que cada um de nós pode dar ... mas regras são regras ... por muito que custe ver a nossa realidade e "bomba" que hoje foi largada ... esperava-se que pelo menos os clubes que o ano passado fizeram igual que este ano aprendessem algo ...

Anónimo disse...

A confirmar-se q a FPR tem razão em todos os casos, será q os clubes sancionados infrigiram os regulamentos conscientemente? Será que o actual sistema para confirmar as inscrições (visionamento dos jogadores listados no portal que é actualizado só varios dias após as inscrições de cada jogador serem submetidas/estamos praticamente a meio da 2.ª volta dos campeonatos e ainda não há cartões!) legitíma uma aplicação tão dura dos regulamentos por parte da FPR? Os atletas em questão não são por definição atletas dos clubes em causa (depois de detetado o lapso estas inscrições serão certamente regularizadas)? Esta medida de sancionar "simplesmente pelo princípio" traz vantagem efetiva para q os clubes alegadamente em infração não as voltem a cometer (a terem cometido)? Esteve alguma vez em causa a verdade desportiva? Será que quem dá resposta às exigências burocráticas da FPR em cada clube é profissional ou será que faz um favor ao seu clube, pelo seu clube com sacrifício pessoal, pelo Rugby, etc...? Porque é q as sanções não foram aplicadas na 2.ª jornada? Porque é que a FPR não avisou direta e objetivamente cada clube em alegada infração na 2.ª jornada? Será esta uma decisão sensata e que favorece o rugby REAL, nomeadamente da I e II divisão?

Anónimo disse...

Os clubes foram avisados e pronunciaram-se sobre a situação das inscrições irregulares na 1ª Jornada. Os clubes receberam mails do Presidente e receberam um prazo para se pronunciarem, todos os clubes que responderam disseram que os regulamentos são para cumprir e ai está o cumprimento.

O ano passado o Belas levou -44 pontos, este ano querem perdoar quem ? Alguns destes clubes são reincidentes e o facto de que existem clubes que não tem situações irregulares é prova que o sistema só não funciona para quem não quer !

Venha isto oficializado no Boletim ! ponhamos esta vergonha atrás das costas e agora os clubes que aprendam !

Bernardo disse...

Sei que realmente se encontra tudo de acordo com os regulamentos e a federação agiu em conformidade com eles!
Não esquecendo isto como jogador do Lousada, agrada-me a ideia de qualquer impossibilidade de nos apurar-mos, já é difícil motivar uma equipa, retirando-lhe a competição, é um belo assassínio de uma equipa!

Sem mais, só espero estar enganado

Anónimo disse...

LOLL e se ajudasse a tua equipa a cumprir!

Anónimo disse...

Olha quem havia de aparecer, amigo ainda me lembro do seu comentário

"Ai ai tanta lavoura...tudo defende o rugby e o seu crescimento e só vejo gente a querer por equipas fora...

Se há coisa que me parece boa ideia é por equipas fora que nós já somos tantos...

Também acho lindo esta enorme preocupação de o adversário está inscrito...se o jogador efectivamente faz parte do plantel, o facto de ter lá o papelinho na federação para mim muda 0, só lhe convém é a ele por causa do seguro!

PS: Eu jogo por Lousada!"

Agora aguente-se !

Anónimo disse...

http://www.fpr.pt/a_fpr/lista_jogadores_inscritos.asp

é este o site oficial e onde se pode verificar os atletas correctamente inscritos de cada escalao de cada clube ... eu levo um print da listagem de cada clube nos jogos de cada escalao do meu clube para poder conferir a ficha de equipa do adversario em cada jogo. Fica a dica para os seccionistas e dirigentes.

Bernardo disse...

Meu caro,

Continuo a dizer o mesmo, para mim muda 0! O que não quer dizer que mude 0 para a federação!
Mais a mais eu vou reforçar o PORTUGUÊS para ver se me entende: O que critico e critiquei é a caça à falha por parte do adversário.

Eu daqui a dois fins-de-semana entro em campo para jogar outra vez, o que se passa para além disso passa-me ao lado e também lhe posso garantir que a minha motivação será a mesma!

PS: quanto ao ajude a sua equipa a cumprir, fique esclarecido que a minha inscrição está pendente, não faço ideia porquê e fiquei a saber agora!

Anónimo disse...

Muitas destas equipas têm apoios e patrocínios... olha que coisa bonita de se fazer.

Anónimo disse...

Parabéns à FPR, apesar de achar que, noutros assuntos, a sua Direcção tem obrigação de fazer mais e melhor, agora que, pela primeira vez, tem um presidente pago.

Neste caso, esteve muito bem. Antes só eram penalizados os clubes em relação aos quais havia queixas formais e mesmo assim...

Quem se lixavam eram clubes como o Belas que nunca apresentavam queixas.

Nem mesmo (e, há uns anos, eu critiquei-os por isso...) quando sabiam que tinham perdido um jogo de acesso à divisão acima porque o outro clube tinha jogado com jogadores inscritos por... outros clubes.

E, mais tarde, quando alguém se queixou deles, perderam os pontos que tinham a perder.

Pelos vistos, as coisas mudaram e é bom que assim seja. Aposto que na próxima época casos como estes serão quase inexistentes.

Isto tem que ser igual para todos. Não se pode favorecer o xico-espertismo. As burocracias e as questões administrativas são uma seca. Mas são uma seca para todos, não só para alguns.

Toda a gente sabe o que tem que fazer. Se alguém acha que não tem estrutura suficiente para isso, pode sempre increver-se nas competições para emergentes e ir preparando as coisas para no ano seguinte poder participar num campeonato oficial.

O facto do jogador A, B ou C do clube X, Y ou Z achar que isto é um ataque ao seu clube ou à expansão do rugby só mostra aquilo que todos negam, mas que é evidente: a mentalidade prevalecente no rugby português é igual ou pior do que a que existe no futebol (basta ler muitos comentários no MdM).

No futebol são grunhos e bimbos, mas não enganam ninguém.

O principal problema do nosso rugby é o betogrunhismo.

Anónimo disse...

o LOUSADA RUGBY CLUBE não tem qualquer Bernardo!
esta a falar por si ou pelo clube?
levou -44 e diz que o papel da fpr vale 0?

Anónimo disse...

Para aqueles que estão sempre a falar no futebol aqui fica um aviso, afinal isto é bem pior, que vergonha, onde está a escola de vida?? é isto verdade desportiva?? se tiverem um pingo de vergonha nunca mais falem dos outros olhem primeiro para si.
No rugby é bem pior do que no futebol, são é menos.

Anónimo disse...

Sera que todos os clubes jogaram com os jogadores por inscrever deproposito?? Será que grande parte das pessoas não faz as inscrições no clube por "carolice"? A FPR devia ter sido mais preventiva que fiscalizadora, porque alguns clubes de certeza que jogaram com atletas por inscrever sem saber. A FPR a segunda jornada devia ter avisado ou a terceira. Eu aceitava estes castigos com alegria se as penalizações fossem por jogadores que estavam castigados e jogaram; se fosse por jogadores que jogaram sabado num equipa e domingo noutra. Acredito que estas falhas foram sem intenção de prejudicar alguem. Realmente tirar 16 e 20 pontos algumas equipas é mata-las...

Anónimo disse...

Parabéns Loulé parabéns Montemor os únicos que respeitaram a verdade desportiva na 1ª divisão

Anónimo disse...

O são miguel e alguns dos clubes incumpridores os seus jogadores PAGAM PARA JOGAR E PARA SE INSCREVEREM. nao se percebe... como estas situaçoes acontecem ainda.

Anónimo disse...

os clubes foram penalizados por terem sido honestos com as fichas de jogo basta fazer como se faz quando nao se e honesto e alterar os dados e colocar jogadores inscritos mas que nao vao jogar como toda a gente faz ou ja fez parabens a FPR por castigar gente honesta que nao utilizou qualquer esquema para enganar ninguem pois colocaram os jogadores em causa devidamente identificados castigar estas equipas e uma total vergonha pois nao tentaram enganar ninguem de certeza que se tratou de varios lapsos burocraticos pois nao se pode esquecer que os clubes sao ainda muito amadores e nao tem devidamente montadas as estruturas necessarias para que tudo corra bem mais uma vez obrigado federaçao por castigar a honestidade e boa vontade destes clubes todos

Anónimo disse...

É uma postura, ou falta dela que se detecta a vários níveis.Recordem que o treinador de sub 18 levou um jogador castigado a Madrid, e fê-lo jogar com o nome de outro jogador. Foi afastado por isso, mas já voltou.....Esperteza saloia.

Anónimo disse...

Acabei de ser informado que a FPR,no cumprimento do regulamento, retirou 2 pontos ao São Miguel por uso indevido de um jogador que não estava inscrito à data do jogo.O jogador em causa, nunca esteve inscrito pelo São Miguel,nem nunca jogou pelo São Miguel.Não se entende,assim como não se entende que exista a necessidade da FPR em questionar os clubes sobre um período de excepção,(Não existe um regulamento aprovado). Obviamente que todos os clubes responderam que são pelo cumprimento integrar do regulamento e a FPR?quer nos informar o que se passou a época passada com as inscrições,ou acordaram agora com mau acordar por terem sido postos em causa pelo cumprimento do regulamento,que ao que parece não o queriam cumprir (prazo de alargamento,pedidos aos clubes de resposta sobre o mesmo...E depois trocam se nos nomes e erram,alargam divisões para caberem mais um outro clube que interessa,deixam participar o sporting na 2ª divisão, quando devia estar nos emergentes,deixa que os árbitros permitam jogar jogadores não inscritos,mudam as jornadas a seu belo prazer e conforme o seu interesse (aconteceu o ano passado no circuito feminino de rugby de 7). Espero que a FPR cumpra e faça cumprir, mas de forma que contribua para o rugby crescer e não desta forma ressabiada com as respostas transparentes dos clubes de rugby .

Anónimo disse...

Com o Caldas também. Um jogador inscrito a 26 mas que jogou a 14, 21 e 27. Perderam 6 pontos. Os árbitros e delegados de equipa não verificaram?

Anónimo disse...

Com a inscrição pendente vais jogar?

Anónimo disse...

A FPR não cumpriu os regulamentos. Esta decisão é ilegal. Calma que a bomba ainda vai rebentar nas mãos do cabé.

Anónimo disse...

Como é possível um jogador fazer 4 jogos mal inscrito sem a Federação ter avisado o clube. A Federação tem um prazo para sancionar o resultado, ou seja se em vez desta deliberação ter sido feita esta semana, se fosse feita daqui a 4 meses o clube desceria pura e simplesmente de divisão. Esse clube tinha de ter sido avisado logo, aquando da primeira falta e se insistisse em jogar com esse atleta, então sim, teria de ser penalizado. Por outro lado, quantas vezes se inscreve honestamente um atleta na ficha de jogo, sabendo-se que foi inscrito e só mais tarde se recebe a informação que a foto ou o que quer que valha está errado. Isto vai dar bronca, lá isso vai. A culpa não é do Cabé, mas de quem o acompanha. Já deram cabo do Dídio e agora vão dar cabo deste. A diferença é que o Cabé é um grande rato.

Anónimo disse...

Mas os clubes não sabem oque estão a fazer ?!?! tão a pintar os clubes como inocentes porque ?! estes clubes , talvez com a exceção do kellerman sabem oque estão a fazer ! Ou vivem no mundo da fantasia e acham que clubes calejados nisto já não sabem como são os procedimentos ?! clubes aqui reincidentes em castigos ?! isto HÁ ANOS que é assim ! só que agora tá-se a tomar uma posição ! acordem !!

Os clubes tão longe de ser inocentes... muitos deles se calhar deviam era não dizer nada porque sabem bem as coisas que têm feito, ponham a mão na consciência !

Anónimo disse...

Os Clubes foram e tornaram a ser avisados. Foram enviados relatórios e listagens pela Fpr para verificação, houve um período a mais, de excepção, para os Clubes regularizarem as várias situações.

Portanto, não se percebem alguns dos comentários acima. Ou não fazem parte dos Clubes ou andam muito distraídos e por essa razão deixam passar os vários e repetidos avisos da Fpr relativamente a este assunto.

Organizem-se como os outros! É maçador, dá muito trabalho mas tem de ser feito. Não venham por favor com as desculpas do costume que não há meios, que são voluntários, que isto e que aquilo.

Na maior parte dos Clubes assim é e a maior parte cumpriu provávelmente com sacrifício. Não venham com a conversa que o São Miguel ou o Setúbal ou outro qualquer não têm meios. Acontece com a maior parte dos Clubes que se socorrem de carolas e voluntários para que as coisas se tratem e organizem. Ponham-se a funcionar. Já é mais do que tempo para isso e também para acabar com as desculpas recorrentes e esfarrapadas do costume.

Evoluam, andem para a frente. Por estas e por outras é que o Rugby Nacional dificilmente sairá da cepa torta.

E a Fpr nem foi ver os escalões para baixo senão a hecatombe havia de ser muito maior.

Parabéns à Fpr pela medida, assim tenha verificado à exaustão todos os casos.

E quanto às sugestões de colocar atletas a jogar com nomes trocados, está tudo dito quanto à suposta honestidade e "Escola de Vida". Lentamente (mas mais depressa do que julgam) estamos-nos a transformar naquilo que muitos criticam: o tuga futeboleiro (no pior sentido da expressão).

Tenham vergonha!

Anónimo disse...

parabens a FPR teve "tomates"
mas... cabe tambem punir os arbitros que recebem para arbitrar nao verificarem essas situaçoes in loco e permitirem que os resultados se alterem no campo quando jogadores nao estao inscritos.
clubes e arbitros devem ser punidos obviamente.

Clubes brincam com o dinheiro e tempo dos seus atletas que pagam para jogar e depois acontecem estas situçoes de 3º mundo.

o sao miguel ia lancado...agora nem com um milagre la chega.

o moita ainda vai a tempo mas... levou um corte tambem.

belas aprendeu com anos e anos de amadorismo nesse aspecto.

Tecnico B o eterno incumpridor... tambem por nao ter nada a ganhar nao é tao exigente nessa area MAS é lamentavel obviamente e nao desculpavel.

PUNIR A POSTRIORI É LAMENTAVEL MAS... NECESSARIO..
TORNA SE NECESSARIO É OS ARBITROS FISCALIZAREM LOGO ANTES DE COMECAR. TAO ESSENCIAL COMO OS PITONS... SEREM OS CORRECTOS.

Anónimo disse...

os clubes deviam ter vergonha existem clubes castigados que tem usado jogadores com BI de outros.
Só falta dizer que é por engano

Anónimo disse...

Que clubes foram penalizados no ano passado?

Anónimo disse...

Desculpas para todos os gostos, e de grande imaginação.
O site não funciona para alguns, mas funciona para outros e não esta atualizado. As estruturas de alguns clubes que não tem pessoas responsáveis, nem conheciam os regulamentos, fizeram-no inconscientemente. Alias os clubes que foram penalizados são os honestos a preencher os boletins de jogo. Os mails de resposta de inscrições foram para spam, assim como os mails de aviso da federação e dos clubes que se prenunciaram no sentido das regras serem para cumprir. A federação não entregou os cartões, que não podem ser substituídos por cartão de cidadão, e até devia ter sido preventiva mais ainda para além dos regulamentos, pedidos de pronuncia, avisos. A vontade de assassinar equipas e o ataque à expansão do rugby é o objetivo da federação.
E a culpa é dos adversários que são policias e querem cumprir. Ainda se critica o futebol.

A realidade é que há jogadores que pagam e não foram inscritos por irresponsabilidade de alguém. E há patrocinadores que não querem estar no meio de irregularidades.
Os árbitros e clubes, nomeadamente os delegados e treinadores devem ser punidos.
Finalmente a fpr mostrou coragem.

Anónimo disse...

Cada um fala de acordo com o que sabe de de acordo com a sua experiência... é assim e é justo. Admito que nenhum dos que aqui opinaram faltou à verdade no que escreveu (sem ironia!). O grande facto é: na 2.ª jornada, qdo a FPR terá tomado conhecimento das irregularidades, não informou objetivamente todos os clubes em alegada infração de que o jogador "a" ou "b" tinha tido inscrição regeitada ( por ex.: porque era estrangeiro no caso filho de imigrantes mas q há muito vive em portugal e nunca jogou rugby antes), ou porque apesar do atleta ter atestado BI e estar segurado, faltou a indicação da companhia indicada em listagem, etc...). Do que sei a FPR enviou e-mail geral para todos os clubes (os q estavam em alegada infração e os q não estavam) informando que alguns clubes estavam em infração, nunca especificou. Oa clubes com ateltas alegadamente mal inscritos sem q tal tivesse acontecido de modo premeditado, só se aperceberam da falha qdo sofreram a sanção. Ninguém confirma se está errado qdo nada indica que esteja.
A FPR marcou posição tinha que o fazer, mas a sanção é desajustada, deve recuar e encontrar modo de o fazer sem perder dignidade.

Anónimo disse...

Se há casos em que a responsabilidade não é dos clubes, esses casos têm que ser separados dos outros. Se esses casos existem, não podem servir de boleia para casos em que a responsabilidade é dos clubes.

Na época passada houve um clube penalisado em 40 e tal pontos, que por essa penalização perdeu o direito a passar à fase seguinte (e perdeu bem, na minha opinião) e não vi ninguém escandalizado.

Por outro lado, não acho as penalizações aplicadas nada de especial. Acho que a FPR esteve bem ao não impedir os clubes de continuarem a participar nas provas em causa, apesar de o poder fazer.


Esses clubes não vão ter as suas débeis finanças afectadas por isto e não vão deixar de poder continuar a jogar.

Anónimo disse...

Quem é que deve fiscalizar os jogadores em campo?? Os árbitros não inscritos???
Qual vai ser a penalização para estes senhores???
Vão deixar de receber todos os jogos que arbitraram sem se terem inscrito???
Muito Bonito, que medidas é que a FPR vai tomar relativamente a esta questão, e agora os Clubes não vão fazer nada??