4 de outubro de 2019

ITÁLIA SEM CATEGORIA PERDE PARA ÁFRICA DO SUL POR PESADA MARGEM

Ao perder por 49-03 frente à África do Sul, a Itália mostrou a fragilidade do rugby europeu quando em presença de um dos grandes do sul, e deve ter perdido a possibilidade de chegar aos quartos de final pela primeira vez na história.

Note-se que o comentário que faço não tem por base a derrota, mas sim a expressão da mesma, quer nos números, quer em campo, onde nunca os italianos mostraram competência para perturbar os sul-africanos.


Se juntarmos e esta pesada derrota a derrota de ontem da Geórgia frente a Fiji, começa a ficar claro que se não contarmos com a França, a Inglaterra, a Irlanda e o País de Gales (e de quando em quando, a Escócia), as restantes equipas europeias não conseguiram atingir um nível competitivo que lhes permita mais do que um lugar fora dos quartos de final dum campeonato do Mundo.
E mesmo das cinco equipas referidas note-se que a França chegou às meias finais por 6 vezes, a Inglaterra por 4 vezes, o País de Gales por 2 vezes, a Escócia apenas numa ocasião, e a Irlanda nunca lá chegou!
Se olharmos para o Hemisfério Sul verificamos que a Nova Zelândia participou em 7 meias finais, a Austrália em 6, a África do Sul em 4 (mas não participou em 1987 e 1991) e a Argentina em 2.

Além dos 8 países que já chegaram às meias finais, note-se que apenas a Irlanda (6 vezes), Samoa e Fiji (2 vezes cada uma) e o Canadá (1 vez) conseguiram chegar aos quartos de final!

Não quero com isto dizer que não houve evolução, pois basta lembrar que em 1999 a Itália perdia por 101-03 com a Nova Zelândia, para constatar que essa evolução existiu, mas não foi ao ritmo que se poderia pretender.
Reparem que de todas as equipas que participaram dos quartos de final de qualquer Mundial, apenas o Canadá não tem uma longa tradição na modalidade, com o rugby a atravessar as respectivas sociedades de uma forma ou outra...
Ou seja, não basta ter uma equipa que possa de quando em quando atingir um nível elevado: É necessário que o rugby represente uma peça importante na sociedade, com o envolvimento de famílias e escolas, que o transformem numa necessidade...

Vamos ficar com o Boletim do Jogo de hoje, a classificação atualizada do Grupo B e, para encerrar, o quadro da participação de todas as equipas em todos os campeonatos do Mundo


PARTICIPAÇÕES NOS MUNDIAIS


Sem comentários: