11 de outubro de 2019

CAMPEONATOS NACIONAIS ARRANCAM ESTE FINAL DE SEMANA

É já esta noite que o pontapé de saída do Campeonato Nacional da Divisão de Honra será dado, quando às 20,15 h o Técnico-CDUL se iniciar.

Sofrendo mais uma alteração na sua forma de disputa, a Divisão de Honra vai este ano contar com 12 equipas, distribuídas numa primeira fase em três grupos de quatro, para depois os dois primeiros de cada grupo se juntarem e disputarem o título nacional, enquanto as duas últimas de cada grupo irão correr na fuga à despromoção.

Não é segredo para ninguém que não concordámos com este formato, que teve entre outros problemas, a promoção de quatro equipas da Primeirona para a DH, com tudo o que isso poderá trazer, e ainda mais com uma redução bastante sensível no nível da Primeirona, que era bastante competitivo. Agora com a subida de quatro equipas da Segundona para a Primeirona - para ocuparem os lugares deixados vagos pelas outras quatro que subiram à DH - naturalmente o nível deste segundo escalão irá sofrer uma forte depreciação.

Mas enfim, é o que temos e é o que vai começar já hoje!

Numa primeira apreciação dos grupos da DH e do que se pode esperar deles, vamos comentar um por um.

GRUPO A
Agronomia - Cascais - CDUP - CRAV
Agronomia é a atual campeã, e não deve ter dificuldade em conseguir o apuramento. O segundo lugar será discutido entre o Cascais e o CDUP, enquanto o quarto lugar deve estar destinado ao CRAV.

GRUPO B
Académica - Belenenses - Direito - Lousã
O Belenenses foi finalista derrotado na DH da época passada, e começou esta da melhor maneira, vencendo a Super Taça frente a Agronomia, e tal com esta não deve ter dificuldade no apuramento.
Académica e Direito vão discutir o segundo lugar e o apuramento, enquanto a Lousã deve ter o quarto lugar garantido.

GRUPO C
Benfica - CDUL - Montemor - Técnico
No único grupo em que duas das equipas foram promovidas tudo indica que o CDUL e o Técnico serão as apuradas, embora se deva ter em consideração que os mouflons venceram a Primeirona em 2018-19, sendo portanto a única das promovidas que o foi por direito próprio e não em função do alargamento da DH.

Note-se que com este formato se corre o risco de só termos equipas de Lisboa na fase final do título, o que na nossa opinião não é nada bom para o rugby nacional...

Quanto à Primeirona, que perdeu as suas melhores quatro equipas para a DH, mantiveram a sua posição na divisão as equipas do Caldas e do Évora (que recusaram a promoção sendo desta forma as equipas mais graduadas das 10 participantes), Guimarães, Santarém, São Miguel, e Vila da Moita e é natural que seja entre estas seis que as grandes decisões venham a ser tomadas.
As restantes quatro participantes são o Braga, a Bairrada, o Elvas e a Escolinha da Galiza (os Jaguares), e a expectativa é que algumas delas consigam atingir um nível competitivo que venha a equilibrar a luta na prova.


Fique com o calendário deste final de semana:


Sem comentários: