27 de outubro de 2019

SPRINGBOKS NA FINAL FRENTE À INGLATERRA

Numa reedição da final do Mundial 2007, a África do sul irá defrontar a Inglaterra no derradeiro encontro do Mundial do Japão.

Vencendo o País de Gales por 19-16, com os três pontos da vitória obtidos quase em cima da hora, a África do Sul garante a sua presença pela terceira vez numa final, depois de ter derrotado a Nova Zelândia em 1995 e a Inglaterra em 2007.

Recorde-se que 1995 marcou o regresso da África do Sul ao convívio do rugby de alto nível, depois de ostracizada durante algum tempo por causa da sua política de apartheid, e retomou então o seu devido lugar entre os grandes do rugby mundial.

O jogo de hoje foi um jogo bem diferente daquele a que assistimos ontem, com pouca circulação de bola, muito ruck e muito pouco brilho.
Os sul-africanos adiantaram-se no marcador aos 15 minutos na conversão duma penalidade, e o jogo prosseguiu sempre com um resultado muito apertado, feito apenas de penalidades até quase metade da segunda parte - 0-3, 3-3, 3-6, 3-9, 6-9 (ao intervalo) e 9-9 aos 57 minutos.

Foi então que aconteceu o ensaio sul-africano (9-16) a que os galeses responderam oito minutos depois, repondo a igualdade (16-16), para a quatro minutos do final, na conversão de mais uma penalidade, os springboks fecharem o resultado em 16-19.

Um jogo repetitivo e sem grande espetacularidade, muito diferente do jogo da outra meia final, e que pode indicar duas coisas para a final:
1- Ou a Inglaterra joga como jogou contra a Nova Zelândia, dá espetáculo e mesmo se não ganhar conquista o publico e dá um excelente contributo para a divulgação do rugby, ou
2- As duas equipas se envolvem numa espécie de ruckby chato e sem interesse, e ganha aquela equipa que conseguir fazer menos faltas e bater melhor nua espécie de luta corporal que em nada serve os interesses da modalidade.

Claro que pode acontecer que a África do Sul resolva mudar o seu tipo de jogo, e então todos ganhamos, mas isso não é mesmo nada provável...

Os jogos que faltam serão disputados na sexta-feira (3º lugar) às 9h da manhã, em Tokyo, e no sábado (final) à mesma hora mas na cidade de Yokohama.


Sem comentários: