16 de outubro de 2019

COMEÇARAM OS CAMPEONATOS EM PORTUGAL COM DESTAQUE PARA OS FAVORITOS

Começaram no passado fim de semana os dois principais campeonatos nacionais de seniores - a Divisão de Honra e a Primeirona - e tudo correu como previsto, sem qualquer surpresa para animar a malta...

Na competição principal o Belenenses, a Agronomia e o Técnico - que terminaram o ano passado nesta ordem classificativa - venceram respetivamente o Direito (24-10), o Arcos de Valdevez (62-10) e o CDUL (25-19).


A Lousã foi perder a Coimbra (0-31) confirmando que ainda existe um desnível apreciável entre as equipas que disputaram a DH e a Primeirona no ano passado, enquanto no único encontro que colocou frente a frente dois dos promovidos, o Benfica foi vencer a Montemor (29-23), o que se pode classificar como o resultado menos esperado da jornada.

Finalmente o Cascais foi vencer ao Porto (19-13), deixando desde já o CDUP em situação difícil para conseguir o apuramento.

Vejam aqui os resultados completos da Divisão de Honra e as classificações depois da 1ª jornada.

2ª JORNADA DA DIVISÃO DE HONRA VAI ESCLARECER ALGUMAS DÚVIDAS
GRUPO A
Os dois vencedores da 1ª jornada jogam em casa e é seu o favoritismo para o desenrolar das partidas Agronomia-CDUP e Cascais-Arcos de Valdevez.

GRUPO B
O Direito recebe em Monsanto a Académica, e do resultado deste encontro ficará apontado desde já quem vai acompanhar o Belenenses na fase final.
O Belenenses por seu lado vai jogar à Lousã, e não deve ter dificuldade em vencer.
A propósito deste jogo ficámos surpreendidos por verificar que não se disputa na Lousã e sim em Miranda do Corvo. De tal forma que resolvemos perguntar ao RC Lousã porque não jogava no seu magnífico estádio.
Fui informado que esta deslocação se ficou a dever ao castigo que foi atribuído ao clube em razão duma agressão de um espectador a um árbitro, que aconteceu no ano passado no Estádio José Redondo.
Lembrei-me então do caso, e lembrei-me também que o clube da Lousã repudiou de imediato o que se passou, participando a ocorrência às autoridades, e deu todo o apoio ao árbitro agredido.
Posteriormente o agressor foi afastado do clube e em nenhum momento o RCL se furtou às responsabilidades do fato ocorrido.
O castigo foi pesado para o clube que se viu impedido de jogar em casa por quatro jogos, e por isso teve de inventar uma solução, dispendiosa, que o levou a conseguir o campo de Miranda do Corvo para a realização desses jogos.
Esta história fez-me pensar e comparar o peso de um castigo desta natureza quando o castigado é um clube de Lisboa - recordo que no ano passado Agronomia e Direito ficaram impedidos de jogar em casa e simplesmente foram jogar a casa do vizinho (os agrónomos fizeram os jogos em casa, do outro lado de Monsanto em casa do Direito, e o Direito fez os seus jogos em casa logo ali ao lado, na Tapada, casa de Agronomia), sem qualquer custo acrescentado, sem ter que mobilizar transporte, preparação de campo, etc. - e o peso da punição quando o castigado é um clube isolado no fim do mundo do rugby, sem vizinhos rugbistas a cinco minutos de distância, e que tem que transformar um campo utilizado para o criquet em campo de rugby, tem que pagar pela preparação do campo (incluindo postes...), tem que assegurar o transporte dos seus jogadores, e impede a população local de assistir durante mais de 2 meses a um jogo de rugby, com todos os prejuízos daí decorrentes.
É claro que o RC Lousã tinha que ser castigado!
Mas existe uma grande diferença entre aplicar a Lei e Fazer Justiça!
E neste caso é evidente que para o mesmo castigo o custo sofrido pelo clube - afinal aquilo que define o peso da Lei - é manifestamente superior para a Lousã, comparando com o que aconteceu ao Direito e a Agronomia.
Aproveitei para dar uma vista de olhos por todo o processo e o que acaba por me espantar é que a AG da FPR, onde foi apreciada uma eventual amnistia que abrangeria a Lousã, não tenha tido consciência desse diferencial e eventualmente promovido uma alteração ao castigo, que equilibrasse as suas consequências nos clubes castigados.
Em bom português, a AG esteve se lixando para a Lousã, esse clube pequeno de fora de Lisboa!

GRUPO C
O Benfica, vencedor em Montemor, recebe o Técnico em casa (no Estádio Universitáriode Lisboa) e esta será a sua estreia contra um clube tradicional da DH.
Uma improvável vitória encarnada deixaria o Técnico numa situação incomoda, mas na verdade são os engenheiros que tem todo o favoritismo, ao mesmo tempo que o CDUL recebe o Montemor, também em casa, no Estádio Universitário de Lisboa e também aqui o favoritismo vai todo para os universitários, que se por acaso perderem ficam numa posição muito complicada, com duas derrotas...
Note-se a propósito do comentário sobre o Grupo B que a casa do Benfica é a mesma casa do CDUL, - e se o CDUL for castigado não podendo disputar os seus jogos em casa, será que os vai disputar em casa do Benfica??

PRIMEIRONA CONFIRMA FAVORITISMO DE ALGUMAS EQUIPAS 
As quatro equipas melhor colocadas na Primeiona da época passada - sem contar com as quatro que subiram à DH - venceram os jogos que disputaram e que opuseram o Évora à Bairrada (31-14), o Caldas ao Guimarães (40-19), o São Miguel aos Jaguares (26-8) e o Santarém ao Vila da Moita (41-10).
Das equipas que subiram da Segundona, o Elvas foi jogar a Braga e perdeu por 38-19.

Vejam aqui os resultados completos e a classificação da Primeirona após a 1ª jornada.

Este final de semana Évora (frente ao Vila da Moita), Caldas (frente aos Jaguares), São Miguel (frente ao Braga) e Santarém (frente ao Elvas) são favoritos para somarem a sua segunda vitória na prova, deixando a incerteza da jornada no encontro entre o finalista vencido da Segundona (Bairrada) e o penúltimo da classificação da Primeirona (Guimarães).

SEGUNDONA VAI DAR O PONTAPÉ DE SAÍDA
Este final de semana vai começar a Segundona, que estará dividida em três grupos - Norte/Centro, Sul 1 e Sul 2 - e que vai com certeza sentir a falta daquelas que seriam à partida as quatro grandes favoritos à vitória, e que subiram para a Primeirona.

Vejam aqui o quadro dos jogos do final de semana

1 comentário:

João disse...

Julgo que o investimento feito vai fazer com que valha a pena olhar para o Benfica. A vitória frente ao Técnico neste fim de semana, embora apenas por 2 pontos, não deixa de ser um sinal evidente da competitividade desta nova equipa encarnada.